Tempra turbo
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lancia, eu até acredito, mas veja bem, qual motor forte de competição ou rua, turbo ou aspirado que usa aspiração dos gases do carter pela admissão? todos que vi até hoje usam no máximo duas mangueiras aeroquip -10an (5/8 ), e tem outro fator, se for usar uma válvula pcv, ela vai fechar justamente quando o blowby é mais intenso, creio eu que meu sistema será suficiente, mas vou tentar medir a pressão no carter também, daí comparamos os nossos resultados, o que acha?
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eu estou usando uma pcv 881c da ac rochester (gm) e ela absolutamente não fecha no máximo de blow-by.
ela limita que excesso de vácuo da admissão entre no cárter prejudicando tanto quanto o excesso de pressão, quanto menos aspiração mais ela abre.
portanto se o blow-by quiser sair passa perfeito pela válvula.
quem inventou essa válvula lá nos anos 60 deveria ter ganho um prêmio…
vamos medir a pressão sim e vais ver porque o pessoal da f1 tem bomba de vácuo elétrica aspirando o cárter e ganhando cerca de 40 hp com isso.
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veja na foto lancia, são duas passagens bem grandes, e por falar nisso, o tempra turbo original não tem aspiração ativa por vácuo dos gases do carter não, o respiro é ligado entre o debímetro e a turbina, o máximo de vácuo que dá é a pequena depressão que a turbina faz quando puxa o ar…
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boa, não sabia dessa dos motores de f1, já estou com um manometro em mãos, só preciso montar de volta o cabeçote do tempra e fazer a medição, começarei com um manômetro bem sensível, um de 40cm/h2o, caso dê fundo de escala passo pra um mais forte, e para não ficar falando do mesmo assunto em dois tópicos, lhe pesso permissão para postar os resultados dos meus tester no seu tópico sobre blowby, posso?
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yes, of course, my pleasure
e aquela pequena depressão que você menciona que ocorre na tubulação da entrada de ar da compressora não é tão pequena assim.
se você fizer um elemento pitot invertido, ou seja, com a ponta em direção à turbina, já com um fluxo de ar suficiente para apenas 0,2 bar de pressão terás pelo menos uns 5 in/hg.
eu fiz uma comutação com as válvulas, conforme você pode ver naquele meu rascunho horrível, de modo a que de onde vier a maior aspiração ela será usada para retirar blow-by.
com o esqueminha do rabisco, além de sumir totalmente o óleo que minava à baldes pelo eixo da hélice da compressora percebi uma melhora enorme na subida de giro.
eu percebia a queda no nível de óleo pela vareta a cada dia, veja você, antes de procurar o porque disto estar acontecendo.
lembre-se que o blow-by, para sair sozinho do cárter primeiro irá ocupar todos os espaços físicos disponíveis (causando pressão) para então buscar por onde sair.
no meu caso, ele tentava sair pelo tubo do retorno da turbina, não me canso de repetir isso tamanho que foi o meu espanto.
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mudando um pouco o assunto, como eu já disse, os bicos originais já não alimentam mais a nova cavalaria, e a meta são os 350cv, o uso de bico suplementar já foi descartado, então restaram 4 opções, colocar uma segunda bancada de bicos de astra flex na admissão (fica muito caro e o resultado é fraco, 60 lbs/h mais ou menos), colocar 4 bicos de 100~120lbs/h de baixa impedancia (são mais baratos, mas o peak n hold pra usar eles custa 500 contos), retrabalhar os originais p/ em torno de 100lbs/h (é mais barato porém pode ferrar com um jogo de bicos se for mal feito). no momento estou tendendo à mandar retrabalhar os bicos originais, tenho ouvido falar do dalton, mas gostaria de ter outras opniões, e se possível o contato do dalton
valeu
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mudando um pouco o assunto, como eu já disse, os bicos originais já não alimentam mais a nova cavalaria, e a meta são os 350cv, o uso de bico suplementar já foi descartado, então restaram 4 opções, colocar uma segunda bancada de bicos de astra flex na admissão (fica muito caro e o resultado é fraco, 60 lbs/h mais ou menos), colocar 4 bicos de 100~120lbs/h de baixa impedancia (são mais baratos, mas o peak n hold pra usar eles custa 500 contos), retrabalhar os originais p/ em torno de 100lbs/h (é mais barato porém pode ferrar com um jogo de bicos se for mal feito). no momento estou tendendo à mandar retrabalhar os bicos originais, tenho ouvido falar do dalton, mas gostaria de ter outras opniões, e se possível o contato do dalton
valeu
4 bicos de 80lbs dão com sobras… pode ser deka siemens, ou ver se consegue abrir os originais (não aconselho, são bicos caros , vale mais a pena guardar-los e revender e abrir outros bicos mais propicios, o dalton pode lhe recomendar algum ou te vender alguns já abertos)
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olá pessoal,
desculpem por não estar atualizando o tópico do temprão. mas agora que a correria deu uma diminuída vou ter tempo de postar por aqui. o tópico parou quando colocamos a megasquirt, aceleramos com 110% de duty cycle e queimamos a junta do cabeçote. continuando daí, desmontei o cabeçote e constatei duas trincas na carcaça do próprio cabeçote e um alojamento de guia de válvula estragado (montaram o guia prensando ele torto), por onde descia oleo pro escape. então compramos um cabeçote novo e mandamos no rener da rener force special heads aqui de uberlândia para dar um trato no bixo, foram retiradas as imperfeições dos dutos, que também foram levemente abertos, as camaras de combustão foram alteradas visando diminuir os pontos quentes, colocamos guias novos, 8 válvulas novas em inox, assentadas com 3 angulos (salvo engano) e a face foi retificada e rebaixada em 1mm p/ compensar a abertura das camaras de combustão. conseguimos um jogo de 4 bicos padrão bosch rc injection de 60lbs, 2 bobinas de uno funcionando em wasted spark, wideband x2 odg e montamos tudo novamente, com a mega já acertada p/ aumentar o pulso dos bicos p/ usar etanol e wasted spark demos as primeiras voltinhas. daí já surgiram dois problemas, antes a pressão da turbina subia vertiginosamente em qualquer marcha, agora já quase não está gerando pressão em primeira marcha, começa a empurrar na segunda, e enche pra valer da terceira pra frente, já apertei os parafusos da base da wastegate (beep turbo básica), troquei a junta do coletor de escape, e a junta da turbina, está tudo muito bem apertado, e mesmo assim quase não vem pressão mesmo com o parafuso wastegate todo apertado. pra completar a zica, o sensor map da ms parou de funcionar e a junta do cabeçote começou a vazar da galeria de água p/ fora do bloco (?), agora fiquei sem saber, nunca vi junta de cabeçote queimar da galeria de água pra fora, seria o caso de um retorque nos parafusos do cabeçote? e a pressão? wastegate zicada? acerto? obrigado desde já pela ajuda.
fotos:
bloco sem cabeçote:
cabeçote retrabalhado:
duto de admissão:
foto rodando (lambda 1.00~1.05 em lenta, 0.95~1.00 com baixa carga e 0.78~0.83 em wot com pressão positiva)
valeu galera
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quanto a junta do cabeçote, você verificou se ambos o cabeçote e o bloco estão perfeitamente planos e tudo bem limpinho? se ficou uma mínima rebarba em um furo após a fresa, babau.
que marca de junta foi essa? aço?
independente da pressão, qual a potência que você estima que o motor esteja dando? igual a anterior mesmo com mais marcação de pressão do manômetro?
ou seja, os dois motores (o antes e o depois) estão com rendimento aproximado?
o menegotto lembrou muito bem, essa junta de admissão e escapamento de papel em motor fiat turbo não vai dar certo. coloque uma de aço.
na turbina recomendo usar o veda junta da spa, vale cada centavo. simplesmente a melhor solução.
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amigos lancia e menegotto,
a junta de admissão não tem um rasgo, nem nada, e é específica do tempra turbo, bastante grossa, montei ela porque estava realmente intacta, e também colei com locktite preta (oem fiat), quanto às roscas e face do bloco e cabeçote, salvo engano ou falta de atenção, foi tudo muito bem conferido, mas vou rever tudo isso, obrigado pelas dicas
abraços
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galera,
enfim desmontei o tempra, a conclusão foi pra lá de simples. a tampa do reservatório não estava vedando corretamente, e quando o carro atingia temperatura de trabalho, vazava fluído por todos os cantos, então o nível ficou baixo, o motor superaqueceu, o proprietário não viu (ainda não ligamos o painel depois de ter instalado a megasquirt), e a junta abriu as pernas. ficou bem claro isso ao desmontar o cabeçote, a junta estava bem queimada no quarto cilindro. sobre a demora p/ vir pressão, acredito que tenha sido cabeçada minha, a saída da turbina que estamos usando é para v-band e eu montei com mangueira + abraçadeira, com o tempo o ressalto p/ v-band detonou a mangueira e a deixou vazando pressão, conferi também a junta do coletor de escapamento, a solda da adaptação feita p/ uso de wg externa e a junta entre o coletor e a turbina e estava tudo estanque, seguem as fotos:
onde a junta queimou:
reservatório e tampa novos:
reparem na saída de pressão da turbina:
mangueira da turbina, olhem a marca do ressalto:
a barca, agora com rodas de marea turbo:
valeu pessoal
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hanks, me desculpe dizer isso pois é resultado da minha formação e idade, mas, cacete, não invente
andar turbinado sem as lampadas espia? wow
não tem a peça ainda? então não monta. acabas assim gastando mais dinheiro à toa e pondo em risco a integridade do motor.
faça tudo só de acordo com as normas técnicas e verifique tudo duas vezes.
até eu errei um mês atrás ao não medir o comprimento dos parafusos do cabeçote após ter feito rebaixos nele e no bloco mas veja que no meu caso, foi uma arapuca quase impossível de se detectar.
desculpe a bronca paterna, mas se não simpatizasse muito contigo não teria dito nada.
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cara, vc tá dizendo que o cabeçote foi rebaixado 1mm, é isso? seu motor pode estar bem fora de ponto por conta disso
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lancia, você tem toda razão, isso é coisa de moleque, de querer ver o carro andando logo… mas já será resolvido.
menegotto, sem querer contrariar, mas no fórum brasileiro do tempra (tbr)só recomendam a taranto, eu tinha as duas em mãos e não pude deixar de notar que as taranto são bem mais reforçadas.
pellegrino, o cabeçote está 0.5mm mais baixo, será que fica tão fora de ponto assim?
amanha prossigo com a montagem do motor e volto com mais novidades
valeu pessoal.
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alô galera,
então, vamos às novidades, trocamos a junta do cabeçote e refizemos parte da pressurização do temprão, o retorno de óleo da turbina foi refeito, agora no cárter, colocamos uma blow off hks dessas chinesas (funciona incrivelmente bem), foi feita a troca do reservatório de água e adicionado fluído, o que eu posso dizer é que o carro ficou uma maravilha, enche pressão com vontade, só tenho a agradecer a todos vocês, especialmente ao amigo lancia e ao amigo menegotto, que tem ajudado bastante. vamos às fotos:
turbina com a saída modificada (cortei metade do cano depois dessa foto):
pressurização antiga x pressurização nova:
abraçadeira de tucho no tbi (a foto ficou péssima):
blow off:
pressurização montada:
montando tudo:
valeu pessoal