Aos entendidos de aspro, cabeçotes, calculos, etc
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pessoal sou novo aqui no forum e vi que tem muitas pessoas que entendem bastante. participo de outros foruns, e postei o mesmo topico nos outros tambem, meu intuito é adquirir o maximo de infos possivel e filtrar para meu entendimento.
estou com alguma ideias em mente, e to juntando informações, aprendendo mais sobre algumas coisas, para verificar sozinho a viabilidade de algumas alterações, ou pelo menos entender o porque melhoraria determinada modificação..
os senhores que manjam bem mais de preparação, principalmente aspro, sabem como eu calculo quantos cfm (cubic feet per minute, ou pés cúbicos por minuto) um determinado cabeçote admite de ar originalmente?
essa é mesmo a melhor unidade de medida?
entendo que, se elevar se elevar essa quantidade de ar, a eficiência (não sei se é a palavra certa) ira melhorar..
entendo também, que em um aspro, isso é primordial. e que em um motor sobre alimentado, começamos a ter pressão positiva no sistema depois que a pressão que a turbina empurra, iguala ao que o cabeçote admite, a partir dai, começa a subir a pressão, correto?
não sei se é relevante para as duvidas acima, mas trata-se de um cabeçote gm 1.6 16v…
desde já agradeço a ajuda..
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cara um número exato somente medindo em banco de fluxo mesmo pois cada cabeçote tem diferenças dimensionais em função do processo de fundição.
um valor aproximado pode ser estimado pela potência/rotação do motor, porém é um valor que não leva a muita informação…
para o que o que vc precisa o cfm do cabeçote original???
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eu tenho um trabalho meia sola sobre isso, meu projeto de conclusão do técnico foi um manual de bancada de fluxo e nisso arregacei os dutos de um cabeça gm 16v. lá tem essas fórmulas que o menegotto falou, de estimar cfm de cabeçote pela potencia máxima, rpm máximo e combustível. qndo tiver em casa posto aqui.
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opa.. beleza, se puder passa sim…
menegoto, to pensando em um sc no motor, mas antes de pensar no problema espaço quero ver qual seria o melhor e o pq...
como falei ali, entendo que começa a pressurizar depois que iguala o que manda com o que se admite, correto?
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entendi..
agora outra pergunta, como calculo o que vai vim de pressao? para eu poder dimencionar as polias de forma a obter o que eu quero..
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sei que muitos vao dizer, a coloca 2x1 ou 3x1.. exemplo…
mas queria saber tipo, para cada giro do compressor, ele gera 0,x bar..
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obviamente 12k rpm é o limite para uma boa eficiência do compressor, então ficamos com relação de 2:1… 3:1 iria levar ele a 18k rpm o que nem consta no gráfico de rendimento, certamente irá destruir os eixos dele... o limite fica em 15500 porém com apenas 40% de eficiência
o restante é questão de conversão de cfm para m3/hr, isso uma pesquisa rápida no google resolve
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show menegoto
só preciso conseguir interpretar essa tabela. rs
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não é uma tabela, é um gráfico… se não conseguir interpretar ele, aí fica complicado de conseguir projetar algo em termos de preparação... acaba tendo que seguir as famosas receita de bolo que temos por aí
o problema não é interpretar, o problema que estou tonto com esse gráfico na tela… hehehe
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jun1n, coveiro oficial do preparados!!! kkkkk
amigão, este grafico se le da seguinte forma:
pressure ratio: pressao atmosferica + pressão gerada pelo compressor
inlet volume flow: fluxo de ar gerado pelo compressor conforme sua rotação. medida em m³/h
a rotação do compressor é dada pelas linhas tracejadas verdes.
os numeros que ve-se em torno das hachuras são a eficiência do compressor.
exemplo de uso:
imagina-se que um motor utilizando uma relação de polias 2:1 tenha um limite de giro de 6.500 rpm, este fará com que o compressor gire a 13.000 rpm com um fluxo de aproximadamente 520 m³/h. imagina-se ainda que seja gerada uma pressão no coletor na casa de 0,7 bar. considerando pressão atmosferica de 1 bar ou 14,7psi isso geraria um pressure ratio de 1,7. o compressor estaria trabalhando com uma eficiencia de 55%.
espero ter ajudado.
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jun1n, coveiro oficial do preparados!!! kkkkk
amigão, este grafico se le da seguinte forma:
pressure ratio: pressao atmosferica + pressão gerada pelo compressor
inlet volume flow: fluxo de ar gerado pelo compressor conforme sua rotação. medida em m³/h
a rotação do compressor é dada pelas linhas tracejadas verdes.
os numeros que ve-se em torno das hachuras são a eficiência do compressor.
exemplo de uso:
imagina-se que um motor utilizando uma relação de polias 2:1 tenha um limite de giro de 6.500 rpm, este fará com que o compressor gire a 13.000 rpm com um fluxo de aproximadamente 520 m³/h. imagina-se ainda que seja gerada uma pressão no coletor na casa de 0,7 bar. considerando pressão atmosferica de 1 bar ou 14,7psi isso geraria um pressure ratio de 1,7. o compressor estaria trabalhando com uma eficiencia de 55%.
espero ter ajudado.
haha, informaçao nunca é demais, pessoal anda sofrendo comigo mesmo, entendi +/-, é que tenho que entender outras coisas, pra entender bem esse grafico, mas bacana, nao sabia que dava pra aprofundar assim nao, vou estudar! haha, valeuuu e voce ja ta enterrado viu kkk