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Taxa de aspirado vs turbo

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  • M Offline
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    menegotto
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    #8

    motores projetados para tal aplicação resistem sim. não é o caso de nenhum motor vw nacional, gm, alguns ford e alguns fiat.

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    • S Offline
      S Offline
      svcglobal
      escreveu em última edição por
      #9

      acho que o que o amigo quiz dizer é quando chegamos no extremismo… como nos turbo f1 que passam dos 5 bar... isso é eficiencia volumetrica ou é socar as pra dentro com toda a força do mundo?

      flávio, o processo é exatamente o mesmo só que para chegar a 5 bar os 2.4 v8 atuais (ou 1.6 v6 turbo em 2014) estarão a 18.000 rpm, impensável nos nossos motores.

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      • B Offline
        B Offline
        biriba
        escreveu em última edição por
        #10

        eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

        eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

        um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

        não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

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        • F Offline
          F Offline
          Fabio
          escreveu em última edição por
          #11

          eu entendi a pergunta dele da seguinte maneira :

          eu sei que é bem mais complexo que isso, mas de uma forma bem simplificada, só pra ilustrar:

          um motor x tem 10:1 de taxa e se este mesmo motor for turbinado, sua taxa dinamica vai para 20:1. por que não podemos deixar um aspirado com 20:1 de taxa?

          não sei se escrevi muita besteira, mas a grosso modo acho que foi essa a pergunta que ele fez.

          exatamente isso, não sei porque viajaram na resposta.

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          • M Offline
            M Offline
            menegotto
            escreveu em última edição por
            #12

            pq se vc tiver 20:1 de taxa vai queimar diesel e não gasolina hahahahhaa

            tirando a zueira, na gasolina com 20:1 de taxa há detonação instantânea assim como no ciclo diesel, sem necessidade da faísca… ou seja é impossível vc controlar a queima de gasolina nessa taxa, logo o motor não irá render nada se escapar da morte que é bem possível

            na minha opnião empirica, o máximo de taxa que a gasolina suporta é de algo próximo a 14:1, usando cabeçotes especificos com camaras e pistão com formato projetado para evitar detonação, um gerenciamento perfeito da ignição, combustível de otima qualidade e acima de tudo trabalhar no limiar da detonação, tolerando ela em algumas faixas do motor.

            1 Resposta Última resposta
            • F Offline
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              Fabio
              escreveu em última edição por
              #13

              concordo, mas um motor turbo de 1 bar e taxa de 10:1 não resultaria numa mistura comprimida que seria equivalente a maior do que 14:1?

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
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                menegotto
                escreveu em última edição por
                #14

                um motor 10:1 aspirado com rendimento de 80% (motor bem moderno) tem uma taxa dinâmica próxima a 8:1, com turbo a 1 bar, a taxa dinâmica vai próximo a 15:1, isso considerando um bom turbo e um bom cabeçote com alto rendimento volumétrico.

                é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

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                • F Offline
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                  Flavio Cruz
                  escreveu em última edição por
                  #15

                  fico imaginando a taxa de um motor pra comprimir 5 bar de turbo… pqp ...

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
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                    menegotto
                    escreveu em última edição por
                    #16

                    pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                    1 Resposta Última resposta
                    • G Offline
                      G Offline
                      Gaucho
                      escreveu em última edição por
                      #17

                      ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                      ajudei a montar 1 citroen turbo mortadela parecido c o meu, mas usando uma turbina pequena

                      afundava o pé vinha 1 kg, depois de 5k giros ía abaixando e no corte tava c 0,5

                      o motor sugava a pressão da turbina ahahahahahahah

                      parecia q tinha uma válvula n75

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        menegotto
                        escreveu em última edição por
                        #18

                        o turbo deveria estar trabalhando em choke não deve durar muito nessa condição

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
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                          Flavio Cruz
                          escreveu em última edição por
                          #19

                          pelo que me lembre os antigos motor de f1 tinham 7 ou 8:1 de taxa e enchiam 3,2bar algo assim, mas a taxa é baixa pois o beneficio de se usar altas pressões é aquela velha discussão do enchimento volumétrico, ou seja quanto menos taxa e mais pressão mais enchimento do cilindro

                          australian gp, for example… as a result, qualifying manifold pressure rose to over 5.0 bar (up to 5.5 bar has been reported) and outputs were generously in excess of 1100hp - some sources say approximately 1300hp. it came as no surprise, therefore, when gerhard berger s ferrari v6 twin-turbo was clocked at a milestone 218 mph (351 km/h). and, remember, we are still talking about little 1.5-litre engines...

                          taxa de 6.5 e até 5.5 bar de turbo (qualificação)

                          santa ignorancia...

                          1 Resposta Última resposta
                          • J Offline
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                            jonas_102
                            escreveu em última edição por
                            #20

                            eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                            pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                            posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                            1 Resposta Última resposta
                            • P Offline
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                              pallaoro
                              escreveu em última edição por
                              #21

                              é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                              cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                              mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                              da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
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                                jonas_102
                                escreveu em última edição por
                                #22

                                é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                1 Resposta Última resposta
                                • P Offline
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                                  escreveu em última edição por
                                  #23

                                  é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                  cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                  mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                  da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                  nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                  pior que chega, meu irmão eh engenheiro no lab de desenvolvimento tecnologico da mahle e comentou isso, tiverem um curso lá sobre esse motor. mas isso eh um pico em alguma condição (baixa rotação), vou perguntar melhor pra ele.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • G Offline
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                                    Gaucho
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                                    #24

                                    é de conhecimento comum, que um turbo 10:1 com 1 bar de pressão tem que rodar com alcool ou gasolina podium. pra queimar gasolina comum + batismo no posto é suícidio, ou então usar controle eletrônico de pressão como nos audi onde enchem 1,2 de inicio e no fim do limite de giro estão com apenas 0,6bar

                                    cara isso é o que vo fazer uhauhauha…

                                    mas no meu caso 9,5 de taxa e 0.8bar.

                                    da hora o mini cooper que tem 10.5 de taxa e chega a 1.6bar de boost na gasola de posto, mas ai são outros 500, injeção direta, bla bla bla...

                                    nao creio que com alcoolina chegue a tal pressão.

                                    mas o álcool é melhor em tudo

                                    99% dos carros brasileiros resfriados …....... só são turbo por causa do álcool

                                    na gasolina teriam q abrir o motor p destaxar (trocar os pistões).......eu mesmo não faria

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • M Offline
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                                      #25

                                      com certeza os mini usam forjados de fábrica

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • P Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #26

                                        fora que, já imaginaram dar partida num motor ciclo otto com 20:1 de taxa?

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fabio
                                          escreveu em última edição por
                                          #27

                                          eu acho que nenhuma das respostas responde a pergunta.

                                          pelo que entendi a pergunta foi: porque em um motor turbo no alcool pode-se chegar a taxas dinamicas proximas de 24:1 e em um aspirado não?

                                          posso estar errado mas o que eu entendi foi isso.

                                          essa pergunta mesmo.

                                          e mesmo em motore só gasolina como, por exemplo, punto t-jet que tem mais taxa dinâmica do que no aspirado.

                                          por que o turbosuporta e o aspirado não suporta algo equivalente.

                                          1 Resposta Última resposta

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