Avaliação é harley-davidson xr1200x
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fotos: eduardo azeredo
pilotar essa moto me trouxe uma sensação muito especial. a harley-davidson xr1200x faz o piloto se sentir em uma daquelas motocicletas de corrida da década de 60, com um seu design bastante arrojado, motor todo preto com detalhes cromados, e sua potência que pode ser diretamente sentida, por seu ronco forte e vibração do motor.
esta é definitivamente uma moto bem diferenciada. a começar por seu estilo, pois ela foge totalmente ao tradicional custom de suas ?irmã? de marca. a posição de pilotagem é ótima. até mesmo para mim, que sou bem alto, com 1,95m, tudo se encaixou perfeitamente, pois tive extremo conforto para braços e pernas. para o carona o banco é pequeno, mas a posição é confortável e segura.
uma fera que requer perícia do piloto para domá-la, por ter muito motor em uma estrutura não muito adequada à alta performance, especialmente em curvas. o motor que a impulsiona, um evolution 1202cc, refrigerado a ar, com 2 cilíndros em v, gerando cerca de 90 cv, enche com uma facilidade incrível, tornando o ganho de velocidade algo simples e rápido. me transmitiu a sensação de estar em uma moto dragster, com excelente performance, muito torque, rendendo muito em curto intervalo de tempo.
para parar todo esse desempenho, a máquina vem equipada com um belo sistema de freios, de disco duplo na dianteira e disco simples na traseira, que cumprem muito bem o seu trabalho. fiz questão de usar e abusar do equipamento em condições gradativas e bruscas, tendo boas respostas em todos os casos.
todo o seu sistema de suspensão é regulável, permitindo o melhor ajuste de compressão, de acordo com as preferências do piloto e necessidades do ambiente onde estiver sendo utilizada.
um fator que me incomodou um pouco pilotando essa moto é o calor gerado pelo motor, que é clara e diretamente sentido nas pernas. pilotá-la na cidade, no trânsito, se torna certo transtorno, mas na estrada, com o vento batendo, e a refrigerando, é uma delícia.
em curvas o piloto deve ter muita atenção, pois como é uma moto de alta performance, a tendência natural é querer curvar como as tradicionais esportivas, mas é aí que mora o perigo. devido a sua estrutura, a tolerância de inclinação da xr1200x é baixa, o peso é alto, e a probabilidade de, se exagerar, perder o controle, é grande. ela exige um pouco de esforço nas curvas, necessitando de que o motociclista use do contra-esterço com um pouco mais de intensidade, para firmar melhor o desenho das curvas e mantê-la estável.
apesar de sua grande motorização, trata-se de uma moto relativamente econômica, fazendo cerca de 19,5km/l na estrada e 14km/l na cidade. com seu tanque de 13.3 litros, de design inspirado na clássica xr 750, o condutor tem boa autonomia para trajetos mais longos.
para ter essa bela motocicleta em sua garagem, o motociclista deverá desembolsar o valor de r$34.600,00, sugerido pela h-d, e poderá escolher entre as cores black denim (preta fosca) e white hot denim (branca fosca). já vem equipada com sistema de bloqueio automático hands-free, por afastamento, que desativa e ativa as funções de segurança da moto.
em um contexto geral, é uma moto para amantes do motociclismo esportivo clássico. uma máquina belíssima, repleta de tecnologia, segura, veloz, que encanta quem a vê, quem ouve seu delicioso ronco e quem a pilota. curtir uma estrada a bordo da xr1200x é garantia de uma sensação única e inesquecível.
*ficha técnica:
dimensões
comprimento: 2.225 mm
altura do assento, carregada 1742 mm
altura do assento, descarregada795 mm
distância do solo: 150 mm
ângulo da coluna de direção (graus): 28.9
trail: 132 mm
distância entre eixos: 1.515 mm
pneu dianteiro (especificação): 120/70zr18 59w
pneu traseiro (especificação): 180/55zr17 73w
capacidade de combustível: 13,3 l
capacidade de óleo (com filtro): 2,6 l
peso seco: 250 kg
peso em ordem de marcha: 260 kgmotorização
motor 2 evolution®, refrigerado a ar
diâmetro do pistão: 88,9 mm
curso do pistão: 96,8 mm
cilindrada: 1.202 cm³
relação de compressão: 10.0:1
sistema de alimentação de combustível: injeção eletrônica de combustível por porta sequencial (espfi)transmissão
transmissão primária: corrente, relação 57/34
relação de transmissão – 1a marcha: 10.782
relação de transmissão – 2a marcha: 7.702
relação de transmissão – 3a marcha: 5.728
relação de transmissão – 4a marcha: 4.748
relação de transmissão – 5a marcha: 4.071
relação de transmissão – 6a marcha: n/achassi
escapamento: preto, reto e inclinado para cima. sistema de de alta performance com silenciadores duplos
roda dianteira (estilo): preta, 3 raios de liga de alumínio com contorno laranja
roda traseira (estilo): preta, 3 raios de liga de alumínio com contorno laranja
freios (tipo de cáliper): disco duplo com 4 pistões na dianteria, pistão simples e disco simples na traseiraperformance
torque do motor – método de teste: eec/95/1
torque do motor: 310,2 kgf.m
torque do motor (rpm): 3700
ângulo de inclinação, dir. (graus): 39
ângulo de inclinação, esq. (graus): 40elétrica
luzes indicadoras: farol alto, ponto neutro, baixa pressão de óleo, luzes indicadoras de direção, diagnóstico do motor, alerta de baixo nível de combustível e sistema de segurança
painel de instrumentos: conjunto especialmente desenhado com velocímetro digital compacto e amplo conta-giros analógico com hodômetro total, relógio e hodômetro parcial duplo1. a medição reflete um motociclista com peso de 82 kg.
2. recomenda-se combustível com octanagem 91 ou superior.
3. os valores mostrados são nominais. o desempenho pode variar de acordo com o país e a região.*dados do fabricante
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uma das piores motos q já andei…......liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixo
engraçado que eu sempre vi elogios dessa moto nas revistas….vai ver os caras compararam com as outras hd, que conseguem ser piores que ela...
conta aí como foi a sua experiência, gaucho (é sério, sem ironia, to curioso).
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uma das piores motos q já andei…......liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixo
engraçado que eu sempre vi elogios dessa moto nas revistas….vai ver os caras compararam com as outras hd, que conseguem ser piores que ela...
conta aí como foi a sua experiência, gaucho (é sério, sem ironia, to curioso).
ela anda bem, o motor é forte comparado c as outras hd
mas vc senta nela e não se encaixa…....as pedaleiras batem nos tornozelos e canelas, vc anda em cima dela mas parece q vai cair dela a qq momento
uma cb400/450 dá de 10x0 em ergonomia e facilidade de condução.......a moto é esquisita
olhava p ela e morria de curiosidade p andar, pois os freios brembo, canelas invertidas e balança traseira de alumínio bem grossas me chamavam atenção.
1 liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiixo.
as buell são as únicas hds q prestam em termos de ciclística/ergonomia/facilidade de adaptação
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1200cc e 90cvó
em matéria de jacas é uma excelente potência, pois a maioria é 1600 e tem só 65 hps
não entendo bem, mas realmente, a potencia de uma sbk em uma jaca é suicida. mas 1100 numa superbike vem muito mais potencia, não vem?
a 1000 referência do mercado é a bmw s1000r c 193 cvs…........a kawa zx10 divulgam 200 cvs, mas no dino e nas retas perde para bmw
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1200cc e 90cvó
em matéria de jacas é uma excelente potência, pois a maioria é 1600 e tem só 65 hps
é verdade…
os motores harley mais potentes são aqueles que o erik buell encostou a mão...os 1200 chegavam a 105 hp no máximo...tb não dá pra passar muito disso pq o motor vibra muito e é refrigerado a ar, então não tem milagre...
hj qqer naked 600 4 cilindros tem 100 cv, esportiva 600 vai pra casa de 125 a 130
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os motores harley mais potentes são aqueles que o erik buell encostou a mão…os 1200 chegavam a 105 hp no máximo...
eu tenho uma ulysses preta c 4k kms rodados (novinha sem nenhum arranhão)…......paguei 21k reais (1 achado)
dá 210 km/h garupado, faz curva p cacete e a manutenção é baratíssima
filtro de óleo é o mesmo de pálio (15 reais)
óleo é o 25w60 q pago 12 reais
pastilha dianteira custa 30 dólares e a traseira 15 (no ebay)
se não cair c ela, só alegria
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os motores harley mais potentes são aqueles que o erik buell encostou a mão…os 1200 chegavam a 105 hp no máximo...
eu tenho uma ulysses preta c 4k kms rodados (novinha sem nenhum arranhão)…......paguei 21k reais (1 achado)
dá 210 km/h garupado, faz curva p cacete e a manutenção é baratíssima
filtro de óleo é o mesmo de pálio (15 reais)
óleo é o 25w60 q pago 12 reais
pastilha dianteira custa 30 dólares e a traseira 15 (no ebay)
se não cair c ela, só alegria
buell rox demais….andei na de um amigo a um tempo atrás e fiquei besta com o tanto q faz curva....vc pensa em entrar na curva ela já tá deitando, fora q vc pode ir até o talo q ela nem sente
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buell rox demais….
a injeção da moto é programável, comprei 1 kit de 42 dólares e to brincando de programador/chipeiro
além de ver todos parâmetros, posso alterar qq coisa….........mexe no cilindro da frente ou de trás, ou nos 2 ao mesmo tempo