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Uno mille eletronic 1.0 para 1.3

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  • M Offline
    M Offline
    marinheiro
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    #1

    pessoal,

    bom dia…

    este é meu primeiro tópico aqui, espero que não esteja infringindo nenhuma regra ... vamos lá...

    tenho um fiat uno mille 91 aqui na empresa que é o severino e o xodó da turma. inclusive estou usando ele diariamente pois vendi meu carro, rsrs. compramos ele por conta do rodizio e lá se vão mais de 10 anos... hj tem 126 mil kms originais... é zerinho de tudo...

    bom o motor esta dando sinais de fraqueza, e o peso da idade bateu...rs

    o carro não baixa óleo, porem esta bem fraquinho e quando de sobe giro ele raja muito.

    estava conversando com o mecânico e gostaria de encostar ele para fazer o motor inteiro, de cabo a rabo, e como certamente terei que mandar o bloco para a retífica, estava pensando e passar ele de 1.0 para 1.3.

    isso é viável é terei um motor um pouco melhor? as peças são compatíveis é (cabeçote, vira e etc ) ?

    qual o custo hj para fazer um motor desses inteiro é a ideia é mantê-lo totalmente original, porém com motor 1.3. meu mecânico estima de custo por volta de 2,5k de custo... para fazer um 1.0 original... agora para passar para 1.3 não sei...

    o que vcs acham é qual a melhor opção ?

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    • J Offline
      J Offline
      JMZ
      escreveu em última edição por
      #2

      para passar para 1.3 vai precisar de um virabrequim 1.3 e um jogo de pistões de vw ea111, se não me engano o da kombi 1.4 é o mesmo. se não me engano tem que dar uma mexida com a retifica em algum ponto do bloco; as bielas usam as mesmas originais do fiasa; a diferença da altura que o novo virabrequim vai dar você tira nos pistões que tem a altura de compressão menor e saia bem curta; mas ja que vai retificar poderia gastar um pouquinho mais e colocar a ignição mapeada do eletronic e o carburador duplo dele também, com essa ignição você vai poder aumentar essa taxa de compressão para 9,5:1 e vai deixar esse motor com aproximadamente entre 65cv e 70cv com um torque de 11kgf, o desempenho vai mudar bastante e acredito que até o consumo baixe um pouco devido a nova ignição e a taxa mais alta.

      tenho um amigo aqui do forum que usava essa configuração com turbo. acredito que ele ainda tem o virabrequim que é std. os pistões eram forjados de ea111 e ele vai usar em outro projeto..

      abraço

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      • M Offline
        M Offline
        marinheiro
        escreveu em última edição por
        #3

        para passar para 1.3 vai precisar de um virabrequim 1.3 e um jogo de pistões de vw ea111, se não me engano o da kombi 1.4 é o mesmo. se não me engano tem que dar uma mexida com a retifica em algum ponto do bloco; as bielas usam as mesmas originais do fiasa; a diferença da altura que o novo virabrequim vai dar você tira nos pistões que tem a altura de compressão menor e saia bem curta; mas ja que vai retificar poderia gastar um pouquinho mais e colocar a ignição mapeada do eletronic e o carburador duplo dele também, com essa ignição você vai poder aumentar essa taxa de compressão para 9,5:1 e vai deixar esse motor com aproximadamente entre 65cv e 70cv com um torque de 11kgf, o desempenho vai mudar bastante e acredito que até o consumo baixe um pouco devido a nova ignição e a taxa mais alta.

        tenho um amigo aqui do forum que usava essa configuração com turbo. acredito que ele ainda tem o virabrequim que é std. os pistões eram forjados de ea111 e ele vai usar em outro projeto..

        abraço

        legal amigo… então na verdade este carro já possui o weber (original) não sei se é duplo... e possui ignição eletrônica, já que é o mille eletronic... os pistõeses do fiasa 1.3 não da para por é o que é esta ignição mapeada ?

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        • J Offline
          J Offline
          JMZ
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          #4

          o que muda é o curso os pistões todos tem o mesmo diametro 76mm porém cm altura de saia diferentes.

          1.0 - 54.8mm 1050 - não me lembro 1300 - 71mm - 1500 - 82.50mm

          1 Resposta Última resposta
          • M Offline
            M Offline
            marinheiro
            escreveu em última edição por
            #5

            o que muda é o curso os pistões todos tem o mesmo diametro 76mm porém cm altura de saia diferentes.

            1.0 - 54.8mm 1050 - não me lembro 1300 - 71mm - 1500 - 82.50mm

            caramba, então tanto um pistão de 1.0 como de 1.3 dos motores fiasa, ambos possuem o mesmo diâmetro é vale a pena passar para 1.3, neste caso ?

            1 Resposta Última resposta
            • J Offline
              J Offline
              JMZ
              escreveu em última edição por
              #6

              vale pelo torque e potencia mais já que ele vai continuar com excelente r/l. aumento de cilindrada não é so em diametro, mas tambem em curso.

              esse motor nasceu 1050 cilindradas com r/l baixíssimo feito por aurelio lampredi

              famoso projetista que passou pela ferrari. este motor foi desenholvido para o nosso 147

              e como era popular estrangularam tudo o que dava para estrangular;

              depois de acordo com as necessidades brasileiras foram aumentando a cilindrada para cima

              com maior curso, as cilindradas foram 1000, 1050, 1300, 1415(oggi css), 1500;

              quanto maior o curso mais piorava o r/l devido ao uso das mesmas bielas de 130mm em todas as versões;

              1 Resposta Última resposta
              • M Offline
                M Offline
                marinheiro
                escreveu em última edição por
                #7

                puts…. vc vai me mandar tomar naquele lugar se eu te perguntar o que é r/l ?rs

                entao vc acha que vale a pena a alteração é entao em resumo tenho que comprar os pistões, e levar o vira e o bloco para a retifica para fazer casar tudo ... quanto ao cabeçote, como tb vai para a retifica, devo alterar algo ?

                1 Resposta Última resposta
                • J Offline
                  J Offline
                  JMZ
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  é uma adptação que você vai ter que acompanhar para ficar correto. vai ter que passar as cordenadas para retifica de odo o processo. o cabeçote fica o original a menos que voce queira montar com as valvulas de strada 1.5. vai ganhar um pouco mais de potencia. r/l é uma relação entre curso do virabrequim e comprimento de bielas, existe um calculo em que r/l= curso/2 /comprimento centro a centro da biela.

                  no caso do fiasa 1.0 r/l = 54.8/2/130 r/l = 0,21

                  se aumentar o curso sem aumentar a biela o r/l vai subindo

                  existe uma teoria ja muito descutida que o limite aceitavel de r/l e 0,30

                  abaixo disto tempo motores lisos em alto rpm e acima asperos.

                  um bom exemplo é andar em fiasa 1.0 que ta sempre pedindo rpm sem parecer aspero

                  e andar em fiasa 1500 que em 5000rpm ja começa a mostrar grande aspereza.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    marinheiro
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    é uma adptação que você vai ter que acompanhar para ficar correto. vai ter que passar as cordenadas para retifica de odo o processo. o cabeçote fica o original a menos que voce queira montar com as valvulas de strada 1.5. vai ganhar um pouco mais de potencia. r/l é uma relação entre curso do virabrequim e comprimento de bielas, existe um calculo em que r/l= curso/2 /comprimento centro a centro da biela.

                    no caso do fiasa 1.0 r/l = 54.8/2/130 r/l = 0,21

                    se aumentar o curso sem aumentar a biela o r/l vai subindo

                    existe uma teoria ja muito descutida que o limite aceitavel de r/l e 0,30

                    abaixo disto tempo motores lisos em alto rpm e acima asperos.

                    um bom exemplo é andar em fiasa 1.0 que ta sempre pedindo rpm sem parecer aspero

                    e andar em fiasa 1500 que em 5000rpm ja começa a mostrar grande aspereza.

                    julian, entendi o que vc disse e agradeço demais as explicações e a paciência.

                    estou com medo de nao saber explicar e o cara fazer merlin.

                    quanto a durabilidade, terei um motor tão confiável quanto um motor 1.0 original? quantos cvs tem este motor original e quanto viria em um motor 1.3 cometas modificaçõesó

                    vc ja montou um motor exatamente como este? parte de escape e carburador posso manter td original? com é um carro de empresa nao posso andar de 4x1, rs

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                    • J Offline
                      J Offline
                      JMZ
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      a durabilidade vai ficar bem proxima do original. porem esse teu motor ao me ver durou muito pouco, tivemos aqui em casa uma elba 1.3 com 370mil e o nosso uno atual da empresa movido a gnv desde 0km ja está com 120mil. para não ter problemas na hora de retifica é melhor estar a par de todas as situações e ter bastante conhecimento das alterações

                      , e voce so vai conseguir buscando informações; nunca montei esse motor, mas vi carro montado assim. essa alteração e relativamente pouco feita porque as pessoas acham que não da. tem um forum que um cara fez em um palio 1.3 mpi

                      até um caso bem documento e com fotos.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        marinheiro
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        a durabilidade vai ficar bem proxima do original. porem esse teu motor ao me ver durou muito pouco, tivemos aqui em casa uma elba 1.3 com 370mil e o nosso uno atual da empresa movido a gnv desde 0km ja está com 120mil. para não ter problemas na hora de retifica é melhor estar a par de todas as situações e ter bastante conhecimento das alterações

                        , e voce so vai conseguir buscando informações; nunca montei esse motor, mas vi carro montado assim. essa alteração e relativamente pouco feita porque as pessoas acham que não da. tem um forum que um cara fez em um palio 1.3 mpi

                        até um caso bem documento e com fotos.

                        cara muito obrigado mesmo… vou dar um print nesses posts e levá-lo ao meu mecanico... confesso que deste motor não manjo nada ...

                        qualquer dúvida volto a entrar em contato contigo...

                        aqui no forum pelo que pesquisei, o forte dos carros modificado são da linha fiat mesmo, correto ?

                        nao conhecia esta forum e hj a noite vou dar uma boa pesquisada nele tb ... ia fazer isso ontem mas por falta de tempo, nao deu...

                        abs meu amigo

                        1 Resposta Última resposta
                        • J Offline
                          J Offline
                          JMZ
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          tem carro forte de todas as marcas e bastante gente que com conhecimento. se tem alguma duvida é só procurar que geralmente ja teve alguem com a mesma duvida.

                          1 Resposta Última resposta

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