Gol g5 1.0 turbo - ajustes finais
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intercooler é o unico upgrade que te da mais potência, mais confiabilidade e diminui o risco de quebras…vc tem noção de que temperatura sai o ar após ser comprimido a 0,6bar ?as i.e. pra carros normalmente aspirados tem pouca correção de ponto por temperatura do ar, geralmente a maior escala acaba li nos 60°c (em média a aspiração não passa de uns 55°c num aspro mesmo num dia de 45°)... ja num turbo nesta condição a temperatura vai subir um absurdo precisando de enriquecimento para minimizar detonação tirar ponto para evitar ocorrer...
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relato, tenho um golf 1.6sr turbo, inclusive vivo enchendo o saco do overspeed com ele…
antes rodava com 1.5bar de pressão sem intercooler,
hoje rodo com 0.9 de pressão caindo pra 0.7, 0.8 com o intercooler frontal, o carro
esta praticamente com a mesma potencia de antes.
quando acelera de primeira ficou um pouco mais fraco, menos torque,..
mais de resto muito melhor, independente o tempo a wideband sempre marca da mesma forma, oscila muito pouco,
antes oscilava muito mesmo...
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é uma simples questao de fisica,ar mais frio muda a densidade,as moleculas se agrupam melhor,consequentemente enche melhor o cilindro.
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mudança de planos, o carro ficou pronto e estamos apanhando ao extremo pra acertar
primeiro foi o clamper, mas conseguimos ajeitar (tínhamos colocado ele no lugar errado, puxando do sensor tps quando na verdade é ligado no sensor map, vacilo - sem comentários, hahaha)
porém a digipulse… p*tz não acerta por nada nesse mundo, o carro tá rodando com 0,6. mexe um pouco ele dá falta, tenta corrigir dá excesso já cogitei até a idéia de o digipulse estar problemático e to pensando na idéia de uma fueltech
tudo bem que somos (eu e o preparador ) bem iniciantes (iniciantes no sentido de conhecimento teórico apenas), mas saiu tudo conforme combinado a instalação foi boa e tal, e eu topei usar meu carro como cobaia pra aprendermos um pouco, alguém tem dicas pra acertar essa maldita digipulse? o bico é um monoponto do monza e os outros 4 estão originais o carro tá bem fraquinho (mais do que esperávamos) e antes de levá-lo ao preparador queria tentar acertar
a idéia da ft é boa ou é desperdício? como eu disse, queria um carro com baixo risco de quebra, mas com folego de 1.6 ~ 1.8
outra pergunta, o óleo 20w50+militec foi uma boa pedida ou é muito viscoso (eu tinha pensado na combinação do 15w40+power racing, mas me falaram que o óleo ia afinar muito em altos regimes)? não fiz nada na bomba de óleo, será que mexo nela também?
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cara, acontece que o suplementar que vcs utilizaram é muito grande, falta, digamos, resolução. tá sobrando suplementar :)
à título de curiosidade, qual bico está sendo usado como suplementar, o branco ou o azul? experimentem com um bico menor que vcs verão esse problema, se não acabar, diminuir muito. o bico laranja do gol 1000i/uno 1.0 ie dá suas 32lb/h de vazão com 1.0 bar de pressão de combustível. o bico verde, do gol cli 1.6/1.8 se não me engano vai perto das 60lb/h. eu tentaria primeiro com o laranja, sempre de olho na leitura da sonda e não passaria de 1.5 bar nele, que a vazão começa à cair lá pelos 1.8 bar ao invés de subir.
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eu usei o acdelco 20w50 quando estava amaciandoo motor, e a pressão de óleo em lenta a 120ºc ficava em 1.7bar.
com o elaion 10w40 fica em 2.6bar na mesma situação.
sobre o bico suplementar, acredito que um menor já resolva seu problema, siga o que o amigo pellegrino disse.
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voltando ao tópico, parei um pouco de mexer no carro e estou andando na maciota, provavelmente vai vir uma fueltech pra resolver o problema só não comprei ainda porque to pensando se pego a ft350 e coloco uma borboleta e pedal mecânicos ou se pego a ft400 e mantenho os eletrônicos originais.
sobre o bico já to dando uma checada também.
to com outro problema é que meu carro tem que ter a partida a frio, então coloquei a mangueira direto na pressurização pra quando precisasse injetasse gasosa direto lá, porém eu não contava que quando entrasse pressão fosse f*der a partida a frio. to pensando ainda no que fazer, pois já tá vazando na bombinha lá!
outra coisa, qual intercooler eu compro pra esse carro??
abraços!!
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cara, eu manteria borboleta eletrônica no teu caso.
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cara, eu manteria borboleta eletrônica no teu caso.
to estudando direitinho, mas to quase colocando uma mecânica do ap. já to com ódio mortal desse acelerador eletrônico!!
mas me diz aí, porque voce deixaria a eletrônica? o que você me indica?
cara se sua partida a frio ta vazando é problema com a solenóide !!!
ando com 1,5 e a partida a frio direto na pressurização tambem e nao vai nada para o reservatório … veja isso ai mas dá sim !
pois é cara, a solenóide era nova!! tá vazando bem na bombinha lá que fica no reservatório! to rodando com 0,6 de pressão e quando tira o pé o manômetro sobe pra 0,7~0,8 e volta (bem rápido) - é normal?
bom, provavelmente vem uma fueltech aí (ft350 com borboleta mecânica ou ft400 com borboleta eletrônica) e 4 bicos do astra flex! queria deixar o suplementar pra entrar bem na alta mesmo, que que voces acham?
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poxa ninguém pra ajudar ?
to quase comprando a ft350 pro carro , vou colocar uma borboleta mecânica e mudar o acelerador pra cabo! meu preparador quer bicos deka pra por no carro e eu to um pouco preocupado com o consumo em baixa (fase aspirada, até uns 3000~3500 rpm) , visto que uso carro para o dia-a-dia!
gostei muito da injeção fuelbox mas não achei lugar pra comprar nem preço e tal! o que voces acham?
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cara, bico deka num 1.0 é muito. de tamanho de bico, poderia muito bem se basear nos extintos 1.0 16v turbo ou, como ouvi falar em álcool, os bicos dos motores fiat tjet 1.4 de 152cv ou, ainda, os de astra amarelinhos
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cara quem pode te falar direitinho sobre a fuelbox com certeza eh o lost e o overspeed,manda uma mp pra eles!!!
boa sorte com seu projeto,vai fik lgl
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muito tempo sem postar aqui, mas vamos lá! mudamos bastante o projeto e to precisando de dicas… estou pulando de fórum em fórum e cada vez fico mais perdido!
decidi optar pela pandoo power inject + módulo powerspark de 4 canais (me indicaram esse módulo para futuramente poder usar 4 bobinas independentes).
optei pela pandoo por ter datalogger (e não precisa de um cabo de r$200), por ter correção por sonda e, claro, pelo preço mais em conta!
o acelerador vai ser mecânico, estou sem saber qual pedal uso pra adaptar no carro a borboleta eu já tenho!
também teremos um coletor plenum de alumínio com 8 bicos, serão meus 4 bicos originais + 4 bicos do astra flex! por enquanto não terá intercooler nem nada forjado. to querendo rodar com 1bar, mas não sei se é muito!
bomba ainda não sei se vou mudar ou se a minha dá conta!
e aí, o que voces acham?
outra pergunta, conversei em outro fórum sobre essa configuração e me contra-indicaram fortemente a i.e programável. relataram que não vou ter nada de economia nem na fase aspirada, que a lenta vai ficar ruim e que o acerto não vai ficar 100%.
pensei nessa configuração porque se tudo correr bem é daí pra frente (num futuro próximo quero tudo forjado + intercooler e etc...)
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cara, na moral, é muita grana pra um 1.0, sério mesmo…
qto à acerto da ie programável, depende do tempo que o preparador vai ter para acertar o seu carro. se vc deixar ele trabalhar no acerto, não vejo pq não obter um bom ajuste, visto que tem mto carro de ie programável que até passa no controlar.
quanto aos 4 bicos originais + 4 de astra, eu acredito que vc alimentaria o seu motor numa boa com os 4 de astra apenas. eles sustentariam aí uns 120cv no álcool, turbo. não sei a resolução que a pandoo teria pra controlar isso, mas acho que ela conseguiria tocar todas as faixas do motor numa boa com esses 4 bicos de astra.
eu partiria de vez pro intercooler, e bomba, qq coisa, vc pode usar a do astra flex, montei no meu 106 e tem uma vazão absurda, rs.
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cara, na moral, é muita grana pra um 1.0, sério mesmo…
qto à acerto da ie programável, depende do tempo que o preparador vai ter para acertar o seu carro. se vc deixar ele trabalhar no acerto, não vejo pq não obter um bom ajuste, visto que tem mto carro de ie programável que até passa no controlar.
quanto aos 4 bicos originais + 4 de astra, eu acredito que vc alimentaria o seu motor numa boa com os 4 de astra apenas. eles sustentariam aí uns 120cv no álcool, turbo. não sei a resolução que a pandoo teria pra controlar isso, mas acho que ela conseguiria tocar todas as faixas do motor numa boa com esses 4 bicos de astra.
eu partiria de vez pro intercooler, e bomba, qq coisa, vc pode usar a do astra flex, montei no meu 106 e tem uma vazão absurda, rs.
concordo em tudo o que falou hehehe.
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questão de grana não é o problema gente, eu nao to aqui falando que sou rico e gasto o quanto quiser, mas pra voces entenderem eu quero um projeto confiável contra quebras e forte (dentro das limitações de um "mil", claro) e não é uma opção trocar motor, trocar de carro, etc, etc, etc! também quero um projeto que saia um pouco do comum, aqui na região é só ap preparado e, claro, os 6 caneco da vida, difícil dever um g5 turbo por exemplo! vocês falaram aí coisa de 120cv, mas não acredito que dê só isso, calculei algo em torno de 160 cavalos pelo menos, será que to ficando doido?
os 8 bicos eu queria porque quero que na fase aspirada rode com meus 4 originais, de boa, entrou pressão os 4 do astra entram junto e outra, os do astra vão trabalhar com cerca de 70% no máximo (eu acho). também pensei no seguinte, já que tá metendo um plenum já faz ele com 8 bicos não é melhor não?
a bomba do astra flex pode até ser, como ela seria instalada? fora do tanque ou no lugar da original? o intercooler vai vir em breve, só não vo por agora porque quero estudar um bom e quero estudar uma pressurização que não pegue calor do motor de forma alguma!
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cara, 160 cv nesse motor, vc vai ter que fuçar em muita coisa. acho que 120cv é uma estimativa pra lá de realista, e nesse carro, traria um ótimo resultado. pra melhorar isso, vc poderia mexer em comando, borboleta (se bem que com motor pequeno não é bom que ela seja mto taluda, uns 35mm tá ótimo), se puder dar um tapa no cabeçote… ou tampar na pressão. mas aí, uma coisa puxa a outra. quanto ao intercooler, um intercooler de carro original te atenderá tranquilamente (por exemplo, um de s10/l200 ou de a3/passat 1.8t montados na frente já resolvem seu problema com folgas).