[em progresso] corsa econoflex
-
aí rapha, comprei as molas que vc falou, infelizmente só tinham 5, as outras vou arrumar em outro lugar.
valeu pela dica.
-
valeu!
depois conta se resolveu mesmo :d
qual a pretensão de potência?
quero chegar o mais próximo de 350 cv, minha turbina é pequena uma r4449 mas vou andar com ela no limite, e com algo entorno de 1,7; 1,8 bar e ver no que vira.
-
aí rapha, comprei as molas que vc falou, infelizmente só tinham 5, as outras vou arrumar em outro lugar.
valeu pela dica.
legal, no seu motor que vai girar mais que o meu com certeza, são essenciais.
valeu!
depois conta se resolveu mesmo :d
qual a pretensão de potência?
quero chegar o mais próximo de 350 cv, minha turbina é pequena uma r4449 mas vou andar com ela no limite, e com algo entorno de 1,7; 1,8 bar e ver no que vira.
talvez venha os 350cvs com 1,5 bar. esse motor tem bastante torque você vai ver rs.
-
fico vendo vcs falando de 1.8 com 1.5bar 350cv, fico achando que talvez eu tenha feito a coisa errada em colocar 1.4 pois vou precisar de coisa de 2bar pra chegar em 300cv, acredito eu … :(
-
vou montar as molas hoje e que sabe já da para ver algum resultado.
-
fico vendo vcs falando de 1.8 com 1.5bar 350cv, fico achando que talvez eu tenha feito a coisa errada em colocar 1.4 pois vou precisar de coisa de 2bar pra chegar em 300cv, acredito eu … :(
este motor 1.8 tem r/l muito alto e cabeçote relativamente pequeno, o torque vem numa patada e não rende tanto em alta.
o 1.4 com cabeçote / comando original e molas trocadas, com uma turbininha relativamente grande para o motor (apl525), gira 7500rpm empurrando bem, sem sofrer muito.
isso no motor com miolo 100% original. no forjado com comando um pouco atrasado dá para arriscar girar mais se continuar rendendo.
ah, quando abrir o motor, monta a bomba de óleo do 1.8. as engrenagens dela são diferentes, ela tem mais vazão e pressão que a do 1.4.
vou montar as molas hoje e que sabe já da para ver algum resultado.
até o corte de giro fica diferente com as molas, fica mais brabo rs.
-
kkkk vou ficar rindo a toa…. carro tipo original se reloginho estilo pega bobo, vai ser interessante.
-
fico vendo vcs falando de 1.8 com 1.5bar 350cv, fico achando que talvez eu tenha feito a coisa errada em colocar 1.4 pois vou precisar de coisa de 2bar pra chegar em 300cv, acredito eu … :(
este motor 1.8 tem r/l muito alto e cabeçote relativamente pequeno, o torque vem numa patada e não rende tanto em alta.
o 1.4 com cabeçote / comando original e molas trocadas, com uma turbininha relativamente grande para o motor (apl525), gira 7500rpm empurrando bem, sem sofrer muito.
isso no motor com miolo 100% original. no forjado com comando um pouco atrasado dá para arriscar girar mais se continuar rendendo.
ah, quando abrir o motor, monta a bomba de óleo do 1.8. as engrenagens dela são diferentes, ela tem mais vazão e pressão que a do 1.4.
vou montar as molas hoje e que sabe já da para ver algum resultado.
até o corte de giro fica diferente com as molas, fica mais brabo rs.
quando trocou as molas foi com o cabrçote no lugar? teve que usar algo para as valvulas não descer?
-
usei uma chave no furo da vela segurando a valvula na hora de comprimir a mola na montagem.
na desmontagem dos semi cones que seguram os pratinho, por segurança, coloque o pistão do cilindro que estiver trabalhando em pms, pois se a valvula descer bastante, ela não sai da guia nem cai para dentro do cilindro.
foi assim que eu fiz!
abraço
-
blz valeu a dica novamente, mas a chave não marca pistão?
-
não marca não!
-
esses dias eu estava na reserva de combustível indo tranquilo (para não correr riscos obviamente) até a hora que o joselito que vive aqui dentro esqueceu de tudo e a merda aconteceu:
aí fui ver que o recurso que me salvaria, que é o corte por pressão de combustível estava configurado de modo a permitir que a pressão caísse muito antes de efetivamente cortar o motor :(
pistão novo na mão:
aproveitar para montar as bronzinas da acl:
me perguntaram quantas vezes eu já abri esse motor, prefiro nem pensar nisso hehehe.
mas dessa vez foi cabaçada minha mesmo :(
-
rapha, pq está trocando as bronzinasó que bronzinas são essas?
-
estou trocando as bronzinas por que as duas vezes que abri o motor depois de montar 1.8, as bronzinas estavam marcadas.
essas acl são de alta performance, estilo as clevite que usam nos ap.
vou usar outro óleo também, saindo de elaion f50 5w40 para motul 5w40 das bmw. vamos ver como estarão as bronzinas próxima vez.
flw!
-
trincou mesmo, mas está derretido alí no meio, atravessou o pistão o maçarico :(
falei com o junior da hxp, ele disse que quando fura o pistão mais para o centro (não nas bordas como acontece muitas vezes) o pistão trinca no sentido de flexão dele, que é o mesmo sentido do pino.
você acha que foi detonação e o pistão trincou antes?
-
-
não marca não!
qual embreagem que vc usa? a minha ferro vou ter que comprar plato…
-
espere a embreagem assentar corretamente. o plato mais pesado vai fazer ela não patinar mesmo sem assentar, mas o correto mesmo é usar o plato ideal e esperar as pastilhas "riscarem" o volante / pista do platô.
lembre-se que este motor mesmo original tem desgaste da bronzina de encosto axial do virabrequim. então é interessante você usar o platô mais leve que suporte seu torque para não correr riscos. quando você pisa na embreagem, a força de desacoplamento é transferida para o virabrequim e por consequência para a bronzina central (controle de folga axial).
eu usava uma embreagem de 980lbs de 4 pastilhas e não patinava depois de assentado, com 1,5 bar e 48kg de torque.
uso agora uma de 6 pastilhas com plato tambem de 980lbs e no começo, primeira semana, patinou. mas conforme fui usando parou.
edit: patinava um pouco só, se tiver patinando muito, precisa de mais carga no platô mesmo.
abraço.
-
espere a embreagem assentar corretamente. o plato mais pesado vai fazer ela não patinar mesmo sem assentar, mas o correto mesmo é usar o plato ideal e esperar as pastilhas "riscarem" o volante / pista do platô.
lembre-se que este motor mesmo original tem desgaste da bronzina de encosto axial do virabrequim. então é interessante você usar o platô mais leve que suporte seu torque para não correr riscos. quando você pisa na embreagem, a força de desacoplamento é transferida para o virabrequim e por consequência para a bronzina central (controle de folga axial).
eu usava uma embreagem de 980lbs de 4 pastilhas e não patinava depois de assentado, com 1,5 bar e 48kg de torque.
uso agora uma de 6 pastilhas com plato tambem de 980lbs e no começo, primeira semana, patinou. mas conforme fui usando parou.
edit: patinava um pouco só, se tiver patinando muito, precisa de mais carga no platô mesmo.
abraço.
vou precisar de outro plato mesmo, o carro não ta quase andando, ta fei a coisa…. só que aqui em goiânia é difício conseguir as coisas vou ter que pedir de fora.