Projeto mazda
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só não se esqueça que motor pequeno e r/l baixa vem poténcia a 10.000 rpm mas fica muito ruim de torque.
eu manteria r/l 0,31 mesmo e trabalharia no cabeçote para ele respirar bem de alta, pra compensar a queda de rendimento mecânico (perda por atrito pela maior componente lateral no pistão).
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e o que acha de colocar as bielas do fiat sevel (130mm), tem que abrir o colo de 47,13mm para 48mm. vai aumentar meu r/l em 0,006 (praticamente nada) e pistões forjados do ap 1.8 de cabeça reta com 32mm de altura (se não me engano a afp tem).
o pistão vai ficar 2,84mm abaixo do bloco, o que acredito que seja fácil de resolver para manter a taxa original (+/- 9,4:1)
no fim vou ficar com 1723cc, 0,32 r/l, não vou ter um custo tão alto e estará pronto para pendurar um caracol da alegria caso não goste da coisa
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usar peças fáceis de encontrar por aqui é uma boa, mas quase 3mm abaixo da altura de compressão original é bastante.
fatiar o bloco assim ainda mais de um motor difícil de achar como este é arriscado ao meu ver.
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em breve começo… só estou esperando ter tudo definido pra começar a mexer
também acho bem bacana o visual do carro (foi o principal motivo de ter comprado).
bom saber que mais alguém está com as mesmas idéias que eu... pelo menos da pra compartilhar as idéias...
tem o contato dele??
estive pensando e tive outras idéias...
como aspirado não vai vir muita potencia mesmo, deixar as bielas originais e usar pistões do ap 1.8 alcool "comuns" (tem a mesma altura de compressão). com a grana que eu economizo dos pistões/bielas invisto em outras coisas.
mando fazer um trabalho top no cabeçote, mando fazer comandos com a graduação que desejo, etc...
uma dúvida aos mais entendidos
as especificações dos comandos originais são:
admissão: 230 graus
escape: 245 graus
overlap: 60 graus
eu consigo colocar um comando de escape na admissão (já tenho aqui), deixando a duração da admissão com 245 graus também.
será que vale o trabalho, ou melhor investir em uns com mais duração?
ou quem vai fazer o cabeçote me da as melhores opçõesó (quem vai fazer tem bancada de fluxo)
desde já obrigado a todos
abraço
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amigao eu tenho um mazda aqui tbm eu tava pesquisando varias coisas e ja achei quem faz os comandos aqui no brasil so que como sao dois sai a r$1750 se eu nao me engando a graduação dos comandos nesse valor é 273 so que tem que trocar as molas das valvulas eu vi na supertech( importada ) que custa quase r$ 1000,00 ja com o frete e td o meu carro por enquanto so ta com o cabeçote rebaixado e com pistao 0,50 e eu vi tbm coletor de escape 4x2x1 sai a r$ 1000,00 ja com o frete e tem uma oficina la em sp que se levar o carro eles fazem o coletor o problema do mx3 é que as peças para ele de alta perfomance sao importadas e caras se pesquisares vais ver que tem td para deixar o carro forte so o problema é a pessoa que vai fazer o serviço que sabes mazda é meio complicado
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to quase abandonando o projeto inicial.
no fim depois de gastar com comando, coletor e tudo mais ainda não vai ficar com a potencia que desejo.
infelizmente no brasil é muito difícil de se realizar um projeto desses.
pra ficar um serviço bem feito tem que ter muita grana pra ficar importando coisas ou mandar fazer "sob medida", o que não é o meu caso..
dou a sorte que não tenho que pagar mão de obra pra ninguém… se não já teria desistido do carro faz tempo..
de onde vc é?
abraço
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amigao sou de belém do pará o meu carro ta la no mx3zone tbm to rafazendo ele completo eu ja vi varias opçoes para aumentar a potencia mas so tem um unico problema sao os preçps das peças que sao muito mas muito alto eu ate pensei em turbinar e deixar com 0,6 de pressao para nao forçar muito mas o problema tbm é o coletor que so fabricao para o mx3 e a porra da turbina fica para cima mas um bora ver ne como agent faz
so uma pergunta onde compraste esta tua tampa de valvulas ela é muito doida -
sempre vejo o tópico do seu carro lá, inclusive está ficando top!
estou tendo umas idéias pra dar uma melhorada nesse motor, mas a grana ultimamente está meio apertada..
a tampa de valvulas é a original mesmo, apenas cortei a lateral dela e pintei de preto.. além disso mandei fazer polias regulaveis de alumínio para os comandos.. abraço
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poise eu tava dando uma olha no teu o meu vai ficar esteticamente parecido com o seu pois vou pintar de branco fosco e vou pintar as minhas 17 de preto eu voltei a procurar os coletores turbo que são baratos lá fora eu vou ver se eu compro um só para testar que tem uns que a turbina fica para baixo
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ja tive um carro desse quando morei no eua la esse carro compartilhava muita peça da ford que e dona da mazda da uma olhada que pode ser um projeto próximo dos zetec
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ressucitando…..
milan.. É o tigra que compartilha peças com o corsa, aliás, a mecânica inteira é praticamente a mesma
vou mudar o rumo do meu projeto outra vez...
consegui uma turbina master power .42 .48 e vou enfiar ela no mazda. vou usar uns 0,5~0,6 de pressão com o miolo original e ver o que explode primeiro.. kkkkk
ainda tenho que fabricar um coletor tubular pra turbina, comprar todos os mangotes para fazer a pressurização, waste gate, etc...
pelos meus cálculos estou bem próximo dos 10 de taxa, será que vou perder muito rendimento (potencia/economia) se já começar a rodar no etanol com ele ainda aspirado e essa taxa?? lógico que com os devidos ajustes nos mapas de injeção/ignição.
É que o etanol por aqui está r$ 1,60/l e a gasolina r$ 2,90/l.
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sim o tigra é um corsa mas digo o mazda mx mesmo. tinha um cliente do meu tio com esse carro e passava uns sufocos com as peças, ai o mecanico fazia essa salada tb.
10 de taxa ta bom com alcool ….. o meu tem 8,5 kkkkkkkk........
mas tipo se puder escolher entre gasosa e alcool, mesmo com essa diferenca de preço a gasolina valerá mais apena (pela taxa pra comecar acredite).
ve qual a largura da biela..... se nao for fininha aguenta sim..... esses motores japoneses sao bons, porém bem aliviados