Taxa de compreensão vs pressão de turbo.
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olá amigos vou esplicar o porque…...ja tive carro turbo inclusive o ultimo explodiu o motor literalmente.....nem as velas deram para aproveitar....
andava com meu corsinha 1.6 8v com 250cv....( tenho os graficos do dino mas tenho que procurar )
começando a história.... em 2012 comprei um jogo de pistão e bielas do meu mexanico....ele me disse que era pra ser forjadas masssss......
rodava com 1.5 bar de pressão, embreagem de cerâmica displatec, bomba de combustivel da dinâmica,injeção proficional hardware, polia do comando com regulagem (comando original), 8 bicos injetores ( 4 original a alcool e 4 bicos retrabalhados pelo dalton de 6g ), intercooler feito pela folego turbo, escapamento todo de 2,5 pol, e eu era feliz......
ateh que um dia fui "brincar" e houve uma falha catastrofica onde as bielas quiseram ver a luz o sol.....resumindo não sobrou nada.....
rodei um ano com essa pressão até o acontecido.....
agora comprei um corsa gsi batido....vou montar o motor 1.6 16v turbo com caixa de câmbio do gsi que é mais longa e todo o sistema de freio do gsi que é com abs no meu atual corsa gl.
como tenho outro carro este é soh para os fins de samanas e de vez em quando um festival de arrancada que acontece por aki...
não quero cometer o mesmo erro, não gosto desperdiçar dinheiro, já tenho um monte de peças que sobraram de outros projetos por isso procuro esta cavalaria e não vou mais mexer no carro, vi o video do corsa gsi vermelho com 370cv e me apaixonei.....curto carro turbo e não sei viver sem, conheço um pouco de mecânica mas aki na região não tem mecânicos de confiança para fazer um carro deste tipo.
por isso peço os concelhos de quem já manja deste tipo de preparação.....
agradeço a todos que possam ajudar....sei bem que o caminho das pedras é arduo e nem barato, mas quem tem e gosta vale cada centavo...!!!!!!
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É veio ja vi esse filme,então vamos la,pra começar vc precisa de um jogo de pistão e bielas forjadas,lembre-se,novos de uma loja de performance,não da oficina do zé!!!!kkkkkk um vira std com aneis originais,ai vc começa pelo caminho certo!!!!!
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heheheh verdade esse erro eu não pretendo cometer….o barato que saiu caro....kkkk
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ja cometi esse erro e a alegria duro so 4 dias,ai o rombo no bolso.!!!!kkkkk
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ih fala nao e eu acho que estourei a junta do motor denovo depois que a valvula de prioriadade deu uma de louca e deixou soprar 1.7 bar no meu motor original?¿
sei que fiz uma viagem de 100km sumindo agua carro falhando e com mulher e meu filhinho de 3meses no carro de noite no desespero pra nao enguicar.
e quando pisava por algum motivo o carro dava umas pipocadas cheguei até ver uam fumacinha preta na hora do estouro.
cheguei em casa larguei o carro lá nem quis ver nada ainda…..
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há um risco enorme ao se taxar um cabeçote e empregar uma pressão relativamente grande afim de obter potência: exceder a taxa residual de segurança. existe uma série de critérios a serem empregados para determinar a pressão mais próxima do ideal.
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hunnn sou muito leigo nessa parte de calculos…..e por este motivos gostaria que os amigos pudesem me ajudar ......então já cometi vairos erros e gastei um monte de dinheiro.....e pior que meu "mexanico" me fala.....vamo faze, e dpois nois ve oque dá.....ai fica ruim.....tipo loteria....
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minha experiência com motores turbo se resume a alguns motores ap (acho que 11 ou 12), motores boxer (fusquinhas e brasília), alguns motores ford(foram pouquíssimos) e um ou dois fiat. por isso não sou uma pessoa qualificada o bastante para dar dicas infalíveis. acredito que posso apenas contribuir com pouquíssima coisa, mas acho que o básico já dá para evitar erros mais grosseiros.
primeira coisa é definir o que se quer com o seu motor ao turbinar, ou seja, definir o objetivo do projeto a ser seguido. o uso do turbo é o meio mais simples, barato e eficaz de se obter potência, mas também é um dos meios mais arriscados, pois pode comprometer a durabilidade.
ao definir o que se quer, você vai buscar a taxa residual de compressão que é na verdade a taxa dinâmica obtida com aplicação da pressão requerida junto a taxa estática (muitos chamam de taxa geométrica).
então, para seguir em um projeto, eu pergunto a você ricardo: qual seu motor? qual sua pretensão? com essas duas perguntas a gente pode ir adiante.
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minha experiência com motores turbo se resume a alguns motores ap (acho que 11 ou 12), motores boxer (fusquinhas e brasília), alguns motores ford(foram pouquíssimos) e um ou dois fiat. por isso não sou uma pessoa qualificada o bastante para dar dicas infalíveis. acredito que posso apenas contribuir com pouquíssima coisa, mas acho que o básico já dá para evitar erros mais grosseiros.
primeira coisa é definir o que se quer com o seu motor ao turbinar, ou seja, definir o objetivo do projeto a ser seguido. o uso do turbo é o meio mais simples, barato e eficaz de se obter potência, mas também é um dos meios mais arriscados, pois pode comprometer a durabilidade.
ao definir o que se quer, você vai buscar a taxa residual de compressão que é na verdade a taxa dinâmica obtida com aplicação da pressão requerida junto a taxa estática (muitos chamam de taxa geométrica).
então, para seguir em um projeto, eu pergunto a você ricardo: qual seu motor? qual sua pretensão? com essas duas perguntas a gente pode ir adiante.
muito bem colocado.
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olá casantosef…...primeiramente pesso desculpas por não ter te respondido antes .... ando com uns problemas f***a....por isso me desliguei do forum.
então tudo que vc comentou sobre taxa, me soou como grego.......kkkkkkk
bom meu motor é um c16xe 16 válvulas......bom é o motor do corsa gsi....com os pistões do corsa nascional.
pretendo usa-lo turbo e tirar uns 300 cv não mais.....tendo que já tenho a embreagem de cerãmica com 980lbs onde a displatec me garantiu que suporta mais de 400cv....entre outras peças que acredito que se enquadrem nesse projeto...
vou usar o carro somente para "brincar" nos fins de semanas.....rsrsrssrsrsss
se puderes me explicar oque significa todas essas taxa e como calcula-las e ficarei muito agradecido....
desde já agradeço pela sua atenção.
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ricardo ai vai uma tabelinha pra vc entender melhor as taxas dinamica e estatica e pressão de turbo!!!!
espero que ajude!!!
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15 psi;
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hunnn axo que entendi. então de posse da taxa dinâmica do motor poderei calcular qual bielas suportariam os esforços…....
pré-ignição, a escolha da vela ideal, a escolha da turbina...???? tbm estão relacionados com a pressão dinâmica ???????
utilizando um exemplo. taxa de 9,5:1 com pressão de turbo 1.5bar (arredondando 22 psi) terei 23.7:1 de taxa dinâmica
qual seria os outros equipamentos a serem modificados para construção do projeto com uma margem de segurança......
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ok. seu primeiro passo foi dado: definiu seu motor e escolhou a taxa dinâmica, que no seu caso foi de 23,7:1, não foi? não pretendo entrar no mérito da escolha da taxa dinâmica, apenas das vantagens e riscos envolvidos e a vazão, já que a pressão por si só define metade do caminho.
outra parte que, a princípio, muitos não dão a mínima importância, mas que se bem escolhido fará uma diferença assutadora: o comando(duração simétrica e assimétrica, levante simétrico e assimétrico e lob center). depois disso sugiro uma avaliação criteriosa afim de verificar a necessidade ou não de adequação do im(se puder dê uma olhada no tópico http://www.preparados.com.br/topic/74078-motor-md/ do junior85, onde há algumas explicações pormenorizadas que talvez possam te ajudar), r/l para motores turbo, tipos de bielas(tipos de ligas de aço, formato e distribuição dos centros de gravidade), alterações na câmara, modificações de dutos, fluxo rotacional horizontal ou vertical(depende do cabeçote) entre outras tantas coisas.
minha proposta é permitir que, a pouca informação que tenho esteja disponível aos colegas da maneira mais simples possível. não se trata de um tutorial, mas alguns preceitos que possam nortear o ínicio de uma preparação para quem não está habituado.
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milan, seu o ricardo gallo não se incomodar e permitir no tópico, até mesmo o gap de vela eu queria discutir.