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Calculo de grau de velas

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • C Offline
    C Offline
    Casantosef
    escreveu em última edição por
    #20

    milan, squish é uma região do cabeçote (mais especificamente na câmara de combustão) responsável por comprimir a mistura e empurrá-la para o centro ou para região do eletrodo da vela. no motor ap e no md esta região é divida em partes relativamente iguais para os dois lados. com isso a velocidade da frente chama se reduz (isso não é muito legal, por que se não for bem projetado pode superaquecer a câmara), porém a queima se torna mais homogênea gerando uma expansão mais isocinética (isso sim é super legal e compensa a perda da velocidade da frente de chama). como consequência o torque aumenta em baixas rotações e ainda preserva a câmara já que as duas zonas de s squish colaboram muito para refrigerar a câmara. por isso é tão difícil estimar com precisão que velas usar. porque a taxa sozinha não diz praticamente nada. motores turbo podem ter escolhas de velas diferentes e isso se deve a vários motivos e um deles é que, a depender do tamanho da biela, o tempo em que o pistão permanece perto do pms é maior ou menor. a compressão efetiva muda em cada caso(motores quadrados, subquadrados e super quadrados).

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #21

      po maluco que aula ;)

      É meu motor entao é um caso a parte, bielinha, pistao largao, camara dividida (que o preparador catucou e n sei o q fez), pouca taxa com pressao relativamente alta.

      ou seja….. quando em lenta muito frio, quando em alta muito quente...

      e ainda alimentado por um 2e

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      • C Offline
        C Offline
        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #22

        e ainda há outro detalhe que tem influência muito forte na escolha da vela. a taxa de escoamento da válvula de admissão foi alterada em seu motor. digo isso porque em algum momento você nos disse que o preparador que efetuou a mensagem usinou alguns ângulos nas válvulas de admissão. quando se altera o coeficiente de escoamento a quantidade de mistura fresca aumenta e como consequência secundária há um resfriamento significativo da câmara modificando novamente os critérios para estimar a escolha do grau da vela. por isso é muito mais seguro testar em laboratório. infelizmente não sei exatamente o que seu mecânico fez e por isso não tenho condições de fornecer uma estimativa. estimar já é um processo probabilístico, porém restringindo o campo de possibilidade com o intuito de reduzir as incertezas. estimar sem dados seguro é o mesmo que dar um tiro no escuro. por mais absurdo que possa parecer, o empirismo é o processo menos arriscado: utilizar as experiências que deram certo com os colegas e evitar as que apresentaram erros é mais seguro. por isso preparadores bons e experientes guardam alguns segredos (eles erraram muito até acertar e por isso não vão fornecer os dados deles assim tão fácil).

        milan, qual o gap que você usa nas velas?

        1 Resposta Última resposta
        • N Offline
          N Offline
          Nando Moura
          escreveu em última edição por
          #23

          parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk

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          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #24

            desculpem-me se os deixei confusos.

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              rbsmontemor
              escreveu em última edição por
              #25

              muito boa explicação cantosef, haja conhecimento!

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              • M Offline
                M Offline
                Milan
                escreveu em última edição por
                #26

                desculpem-me se os deixei confusos.

                ahuahua nada cara, sao conhecimentos preciosos, e mesmo sendo difícil entender algumas coisas é de muito interesse.

                realmente, nem eu sei exatamente o que ele catucou, sei que foram angulos de dutos e valvulas, camara (nao sei oq), polimento de algumas coisas. acho que por isso penei tanto pra acertar o carro de baixa, carro carburado com duto polido é uma m.

                o gap eu to usando o padrao que veio na vela no momento, creio que seja 1, mas eu ja botei 0,6 1,5 e não vi dif nenhuma , mas acho que eram pela minha péssima experiencia com iridium. to com as velas quase originais (grau 6 no carro ainda) nem botei o jogo novo que comprei

                parece que quanto mais aprendo menos eu sei!! :humpft: kkk

                tamo junto kkkkkkkkkkkkkkkkk.. maluco quando casantosef responde me sinto na primeira vez que vi calculo kkkkkkk….. mas dessa vez mesmo sendo difícil de entender da até gosto de ler.

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                • W Offline
                  W Offline
                  WILPNG
                  escreveu em última edição por
                  #27

                  supletivo, supletivo, supletivo….

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    Casantosef
                    escreveu em última edição por
                    #28

                    kkkkkkkkkkk

                    " os melhores do mundo"

                    1 Resposta Última resposta
                    • N Offline
                      N Offline
                      Nando Moura
                      escreveu em última edição por
                      #29

                      é rapaziada, mesmo sem saber como se faz é muito bom saber pra que serve, esta semana ainda tive que responder a pergunta.-praque serve mudar o grau termico da vela no turbo, e foi muito bom responder sem achismo pra que serve,ou não ter que responder.-todo mundo faz isso senÃo quebra!!!! e agradeço os parceiros que não se importam de repartir conhecimentos tão preciosos, mesmo sabendo que outros tem tão pouco a oferecer, valeu rapaziada do preparados que deus abençoe a vida de todos vcs.

                      1 Resposta Última resposta

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