Ajuda com zetec rocan 1.0
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elron,concordo com milan, vc consegue motor e cx 1.6 pro teu carro sem mexer em nada,com o mesmo investimento de um kit turbo bacana, se não me engano na injeção so muda modulo e bico,o modulo da pra remapiar, qualquer investimento que queira fazer para elevar a potencia de seu 1000 cc, é muito investimento pra pouco resultado, mude a mecanica que a satisfação é garantida!!
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o que você quer é executar um downsinzing(ampliação da potência específica mantendo o conjunto) mesmo ou um refinamento de projeto(blue printing pra evitar a perda oriunda das flahas de fundição e execução de serviço)?
só definindo essa questão é que você realmente vai encontrar opções de abordagens mais adequadas.
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o que você quer é executar um downsinzing(ampliação da potência específica mantendo o conjunto) mesmo ou um refinamento de projeto(blue printing pra evitar a perda oriunda das flahas de fundição e execução de serviço)?
só definindo essa questão é que você realmente vai encontrar opções de abordagens mais adequadas.
huahauua casantosef voce consegue nos deixar com dúvida sobre o nada que achamos que sabemos ahuahauhauhauhauahuahau
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desculpem-me mais uma vez.
parece que causo esse tipo de confusão toda vez que me expresso.
assim que abrir um tópico sobre um dos meus motores vou tentar expor todo o processo de intervenção que costumo fazer: do conceito à execução.
agora vou reformular: você vai manter a cilindrada e tentar aumentar a potência ou vai trabalhar as peças e componentes para melhorar o que já tem sem grandes modificações.
o uso do turbo é considerado downsinzing por manter a cilindrada e adicionar apenas um componente permitindo um ganho bastante expressivo de potência específica(potência/peso).
retrabalhar um cabeçote sem abrir dutos ou aumentar o diâmetro das válvulas ou aliviar volante pode ser considerado um pode ser um downsinzing. mas se você apenas equalizar o conjunto ou balancear um volante, você passa a executar um refinamento de projeto (blue printing).
É bem mais que isso, mas para simplificar a questão eu coloquei desta maneira.
então, qual vai ser sua abordagem?
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desculpem-me mais uma vez.
parece que causo esse tipo de confusão toda vez que me expresso.
assim que abrir um tópico sobre um dos meus motores vou tentar expor todo o processo de intervenção que costumo fazer: do conceito à execução.
agora vou reformular: você vai manter a cilindrada e tentar aumentar a potência ou vai trabalhar as peças e componentes para melhorar o que já tem sem grandes modificações.
o uso do turbo é considerado downsinzing por manter a cilindrada e adicionar apenas um componente permitindo um ganho bastante expressivo de potência específica(potência/peso).
retrabalhar um cabeçote sem abrir dutos ou aumentar o diâmetro das válvulas ou aliviar volante pode ser considerado um pode ser um downsinzing. mas se você apenas equalizar o conjunto ou balancear um volante, você passa a executar um refinamento de projeto (blue printing).
É bem mais que isso, mas para simplificar a questão eu coloquei desta maneira.
então, qual vai ser sua abordagem?
olá casantosef , agradeço a todos que participaram do topico, porem eu nao queria trocar o motor galera… quero optar pela opção de como diz nosso colega
de downsinzing quero so almentar a potencia, tipo trocar as valvulas rebaixar cabeçote... etc so que como sou novo na area de tuning preciso de todos voces
para me ajudar...
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coloca um supercharger original dos zetec 1.0, baixo custo e ótimo beneficio, chega fácil nos 90, 95 cv….. e nem precisa adaptar nada, compra o kit completo em um desmanche e boa.....
hmm interessante gostei da dica.. sabe me dizer se o valor dela e de 700,00 mesmo e se tem alguma especifica para meu carro é obrigado.
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coloca um supercharger original dos zetec 1.0, baixo custo e ótimo beneficio, chega fácil nos 90, 95 cv….. e nem precisa adaptar nada, compra o kit completo em um desmanche e boa.....
melhor opcao.
se for trocar valvulas, mexer dutos, alimentacao, remap, taxa... acho que você nao vai ganhar 15cv , vai ficar mais fraco de baixa e vai gastar uns 1500
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vamos então estudar um pouco o motor que o amigo tem nas mãos e, com base nos dados, definir uma abordagem que permita um ganho significativo, sem perda da dirigibilidade em baixas rotações e com um custo que o bolso permita?
se fosse eu a intervir neste motor, provavelmente conseguiria obter uns 130 cv relativamente simples de dirigir na cidade e dar uma esticada em pistas de trânsito mais livre sem uso de sobre alimentação e a um custo que não seria o fim do mundo. o motivo é que eu mesmo monto meus motores (o que permite converter aproximadamente o valor da 60% da mão de obra em peças e serviços).
não sei se é o caso aqui.
então, vou expor alguns detalhes da estrutura do motor e onde o preparador poderá atuar. depois de saber de cada tipo de intervenção é só fazer o orçamento e verificar se é ou não possível. vale lembrar que, como eu indico uma abordagem modular, o dono poderá fazer cada serviço por parte sem prejudicar o orçamento. exemplo: retrabalhar o cabeçote visando um comando assimétrico para o uso de um turbocompressor e só posteriormente é que esta instalação será feita. desta forma, o dono percebe uma evolução no desempenho do carro e permite que seu bolso seja recapitalizado para o próximo up grade. essa é a forma como costumo montar os motores dos meus amigos aqui e me acostumei muito a fazer as coisas desta maneira.
peço encarecidamente que, se alguém tiver uma abordagem mais objetiva e criteriosa que esta que eu costumo usar, publique para ajudar o colega e a todos que usam este local como fonte de conhecimento. quando monto motores, eu o faço por hobby e não como profissão e por isso minha abordagem muitas vezes cansa. somente quem levou algum carro a minha casa é que já sabe e tem a paciência necessária para discutir esse passo a passo.
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vamos então estudar um pouco o motor que o amigo tem nas mãos e, com base nos dados, definir uma abordagem que permita um ganho significativo, sem perda da dirigibilidade em baixas rotações e com um custo que o bolso permita?
se fosse eu a intervir neste motor, provavelmente conseguiria obter uns 130 cv relativamente simples de dirigir na cidade e dar uma esticada em pistas de trânsito mais livre sem uso de sobre alimentação e a um custo que não seria o fim do mundo. o motivo é que eu mesmo monto meus motores (o que permite converter aproximadamente o valor da 60% da mão de obra em peças e serviços).
não sei se é o caso aqui.
então, vou expor alguns detalhes da estrutura do motor e onde o preparador poderá atuar. depois de saber de cada tipo de intervenção é só fazer o orçamento e verificar se é ou não possível. vale lembrar que, como eu indico uma abordagem modular, o dono poderá fazer cada serviço por parte sem prejudicar o orçamento. exemplo: retrabalhar o cabeçote visando um comando assimétrico para o uso de um turbocompressor e só posteriormente é que esta instalação será feita. desta forma, o dono percebe uma evolução no desempenho do carro e permite que seu bolso seja recapitalizado para o próximo up grade. essa é a forma como costumo montar os motores dos meus amigos aqui e me acostumei muito a fazer as coisas desta maneira.
peço encarecidamente que, se alguém tiver uma abordagem mais objetiva e criteriosa que esta que eu costumo usar, publique para ajudar o colega e a todos que usam este local como fonte de conhecimento. quando monto motores, eu o faço por hobby e não como profissão e por isso minha abordagem muitas vezes cansa. somente quem levou algum carro a minha casa é que já sabe e tem a paciência necessária para discutir esse passo a passo.
olha fico no aguardo… como te disse e exatamente dessa forma que vou fazer parte por parte como manda meu bolso..
mão de obra dependendo do que for eu entendo um pouco de mecânica bem pouco mais tenho um amigo que e mecânico e pode me ajudar pois possuí ferramentas e experiencia
porem, para saber oque fazer preciso da ajuda de vocês que podem me ajudar.... gostei da dica do bruno_bgs. porem preciso saber qual a melhor maneira de executar e se tem
contras ... estive ontem ate 01:00 da manhã pesquisando rsrsrs, e achei bacana o supercharger porem se tiver algum que ja utilizou ou ja viu fica melhor para saber como
e...
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amigo,
esse super charger é para motores pequenos, se nao me engano até estourando 1.6.
pode ser instalado desde fusca (instalam muito) até fiesta (original dele) rs….. ja vi chevette fusca ap tudo com isso.
a ideia é simples, coloca-se um suporte para segurar o bichinho, uma correia e uma tubulacao para a tbi.. pronto ....
se quiser aumentar a brincadeira diminui-se a polia do supercharger e acerta os bicos.
só tem 1 contra isso. o oleo do supercharger dura acho que 100.000km no maximo (acho nao lembro exatamente) mas custa uns 800,00 o oleo!!!!
acho que assim vc pode por uns 50% a mais de potencia sem grandes prejus.
nao acho que seja muito jogo aspirar esse motor nao, mas casantosef é ninja, viu pelo comentario dele né rs... =)
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É bem como o colega milan falou, é muito simples….. e o bom do zetec, é que o bloco já tem o suporte para o charger, a correia tem original, não precisa adaptar, coletor já tem original, mangueiras tudo certinho...... e o ganho é melhor que aspirar e bem mais barato.....
é montar igual ao original e curtir muitas puxadas sem dor de cabeça.........
na minha humilde opinião motor para aspirar é 1.5 para cima..... de preferencia super quadrado.....(diâmetro maior que altura de curso) e um kit nitro.......
elron, se eu estivesse no seu lugar eu faria o seguinte, eu iria dar uma volta pelas revendas da cidade e arredores, procurar um fiesta supercharger.... pedir para fazer um teste.... dar uma volta com o carro, faça isso com uns três diferentes....
assim você vai ter uma ideia de como seu carro vai ficar caso opte pelo compressor.... abra o capo bata umas fotos, observe bem os detalhes do motor..... após isso você saberá se vai valer apena o investimento.... depois procure o mesmo carro em um desmanche (ferro velho) que esteja com a mecânica completa no lugar... e cote o preço do kit charger completo..... e diga ao vendedor que você gostaria de desmontar o kit, leva um mecânico e pegue todas as peças que o seu não tem......
depois parte para a montagem e ajuste.
faÇa isso é nos diga quanto vai custar o kit, compare com o preço de uma preparação de cabeçote e o real ganho.......
acho que uma preparação bem feita vem uns 20cv no aspirado e gasta uns 1500......
certo pessoal ???
nem sempre temos a oportunidade de comprar um carro de maior cilindrada as vezes dinheiro, apego afetivo pelo carro (meu caso) são diversos fatores, e acabamos com um 1.0.....
para uso diário não precisa ser um drag para andar na rua.... um 1.0 com cambio curtinho e um kit fica bem legal...
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amigo,
esse super charger é para motores pequenos, se nao me engano até estourando 1.6.
pode ser instalado desde fusca (instalam muito) até fiesta (original dele) rs….. ja vi chevette fusca ap tudo com isso.
a ideia é simples, coloca-se um suporte para segurar o bichinho, uma correia e uma tubulacao para a tbi.. pronto ....
se quiser aumentar a brincadeira diminui-se a polia do supercharger e acerta os bicos.
só tem 1 contra isso. o oleo do supercharger dura acho que 100.000km no maximo (acho nao lembro exatamente) mas custa uns 800,00 o oleo!!!!
acho que assim vc pode por uns 50% a mais de potencia sem grandes prejus.
nao acho que seja muito jogo aspirar esse motor nao, mas casantosef é ninja, viu pelo comentario dele né rs... =)
po vlw pela dica meu brother obrigado mesmo...
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É bem como o colega milan falou, é muito simples….. e o bom do zetec, é que o bloco já tem o suporte para o charger, a correia tem original, não precisa adaptar, coletor já tem original, mangueiras tudo certinho...... e o ganho é melhor que aspirar e bem mais barato.....
é montar igual ao original e curtir muitas puxadas sem dor de cabeça.........
na minha humilde opinião motor para aspirar é 1.5 para cima..... de preferencia super quadrado.....(diâmetro maior que altura de curso) e um kit nitro.......
elron, se eu estivesse no seu lugar eu faria o seguinte, eu iria dar uma volta pelas revendas da cidade e arredores, procurar um fiesta supercharger.... pedir para fazer um teste.... dar uma volta com o carro, faça isso com uns três diferentes....
assim você vai ter uma ideia de como seu carro vai ficar caso opte pelo compressor.... abra o capo bata umas fotos, observe bem os detalhes do motor..... após isso você saberá se vai valer apena o investimento.... depois procure o mesmo carro em um desmanche (ferro velho) que esteja com a mecânica completa no lugar... e cote o preço do kit charger completo..... e diga ao vendedor que você gostaria de desmontar o kit, leva um mecânico e pegue todas as peças que o seu não tem......
depois parte para a montagem e ajuste.
faÇa isso é nos diga quanto vai custar o kit, compare com o preço de uma preparação de cabeçote e o real ganho.......
acho que uma preparação bem feita vem uns 20cv no aspirado e gasta uns 1500......
certo pessoal ???
nem sempre temos a oportunidade de comprar um carro de maior cilindrada as vezes dinheiro, apego afetivo pelo carro (meu caso) são diversos fatores, e acabamos com um 1.0.....
para uso diário não precisa ser um drag para andar na rua.... um 1.0 com cambio curtinho e um kit fica bem legal...
boa mano obrigado mesmo pelas dicas, no meu caso sou do espirito santo, aqui e meio complicado para achar peças desse tipo e talz mais gostei das suas dicas vou estar
procurando montar dessa forma que me falaram... obrigado a todos que me ajudaram nesse topico vlw mesmo....
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vc acha no mercado livre.
vejo é muito nego colocando isso muito em fusca….
olha um fusca feito com isso.
https://www.youtube.com/watch?v=bhb4vr1awrq
é a oficina do cara que fez meu carro
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vc acha no mercado livre.
vejo é muito nego colocando isso muito em fusca….
olha um fusca feito com isso.
https://www.youtube.com/watch?v=bhb4vr1awrq
é a oficina do cara que fez meu carro
pocha show, vou adaptar no meu porem vou ter que fazer o motor a parte de baixo pois estar fumaçando (fumaça branca) por isso estava pesquisando oque fazer pois eu ja
iria modificar.... vlw
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fumaça branca?
provavelmente nao é a parte de baixo, e sim a de cima. (o meu está igualzinho porem estou enrolando pra abrir porque nao tenho dinheiro pra consertar e nem posso ficar sem carro no momento =/
entao, nao tem nem 3 meses que eu fiz o cabeçote todo…. acho que o poblema e os aneis.... pois ele perde a potencia quando jogo a segunda nele...