Preparação ap 2.0 álcool
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tuchos hidráulicos = vantagens: silenciosos e auto regulagem através do óleo no interior dele. desvantagens: dependendo da rotação que o motor atinge podem se descarregar e ficar com atuação prejudicada sobre as válvulas.
tucho mecânico = vantagens: barulho vintage no motor, na precisam de óleo para se regular, facilidade de ajuste, suportam mais rpm. desvantagem. precisam de regulagem periódica, barulhentos etc. não tem melhor ou pior tem gosto e necessidade. as vezes agente quer ligar o carro no domingo de manhã e na escutar nada. as vezes a gente quer um 250s com a lenta borbulhando e os tuchos trabalhando no sábado a tarde.
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sobre o turbo no taxado é realmente bem por ai mesmo….
tenho 10,5 de taxa com 0,9 de turbo na injeção original, o carro é muito gostoso, sobe o giro gostoso, a potencia vem subindo junto, não despeja de uma hora pra outra e passa a destracionar e se perder....
o outro era aspirado, a injeção original dava conta ainda, foi remapeada, a lenta ficava em 1200 dando uma embaralhada leve ainda, girava pra la de 7k e qq pedaço de estrada segurando em alta qnd tirava o pé parecia motor diesel os tuchos se recarregando lentamente.....
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É amiigo,,, o jmz e sem controle estão certos.
vou te dar uma ideia simples.
meu carro é 'quase original' com embreagem de ceramica (vibra tudo) e isso quase original, num asprao desse que vc diz cara namoral, seria a mesma coisa de eu tentar sir com o carro toda hora de quarta marcha.. (talvez eu saia até melhor que você ainda).
eu ja tive ideia de aspirar igual vc , mas tem limites.
assim eu tinha um sam cams 288 e ja era grande… e iria embolar na lenta ja, com seu 320 lenta ia ficar 2000 kkkkkk
seu carro nao teria força pra subir a garagem.
ia beber 2km/litro
até esquentar ia ser só tiroteio na sua casa kkkkkk.
fogo....
eu com 288 desisti porque mesmo aspirando tudo que devia nao ia tirar a potencia que tiro hoje com 1bar de turbo, e de baixa é um carro quase original.
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É amiigo,,, o jmz e sem controle estão certos.
vou te dar uma ideia simples.
meu carro é 'quase original' com embreagem de ceramica (vibra tudo) e isso quase original, num asprao desse que vc diz cara namoral, seria a mesma coisa de eu tentar sir com o carro toda hora de quarta marcha.. (talvez eu saia até melhor que você ainda).
eu ja tive ideia de aspirar igual vc , mas tem limites.
assim eu tinha um sam cams 288 e ja era grande… e iria embolar na lenta ja, com seu 320 lenta ia ficar 2000 kkkkkk
seu carro nao teria força pra subir a garagem.
ia beber 2km/litro
até esquentar ia ser só tiroteio na sua casa kkkkkk.
fogo....
eu com 288 desisti porque mesmo aspirando tudo que devia nao ia tirar a potencia que tiro hoje com 1bar de turbo, e de baixa é um carro quase origina
turbo sem dúvidas vem melhor custo x benefício...
mas estou pensando em fazer a "tal loucura" que é colocar um 320.
claro que gasta combustível pra car**** e também vai ficar praticamente sem lenta...
f***-se a lenta, deixo acelerado mesmo, pra não ocorrer o problema de contaminação de óleo.
tem vários pontos negativos em simplismente colocar esse comando, mas uma coisa não se pode negar: É um ganho de potência com investimento não tão caro.
embreagem de cerâmica, fueltech e futuramente a admissão 4 borboletas nem conto pois isso vou por de qualquer jeito.
se souberem bicos adequados ao 320, quantos bar. pra eles e grau de velas, agradeço.
e andei vendo uns videos no youtube de carros com comando 320, e realmente pipoca demais.
já que cravei na minha cabeça essa idéia, se alguém souber qual o giro que o 320 fica (quase) liso me diga aí.
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pode prepar um cabeçote de 3000 reais entre comando e.preparaçao. fora que voce tem um 2.0 com bielas.144 mm que nao vai aproveitar todo o potencial da admissao. só colocar comando vai te dar pouco acrescimo de potencia. pense que teu comando é um elefante bebendo agua de canudinho dentro de um copo chacoalhando. comandos graudos exigem preparaçoes graudas. igniçoes muito eficientes. acredito que esse motor após 7200 rpm comece a ovalizar os cilindros por causa do r/l desfavoravel. ja vi uma ap 2.1 com uma w40 e comando 324. tinha uns 170hp e o comando morria de fome e o motor morria com caimbras apos os 7500. detalhe de pista. agora se você que fazer diferente do que todo mundo faz eh um gosto seu. mas vw qualquer um faz e com certeza alguem ja fez assim. ser diferente eh fazer das outras marcas ou um vw a ar aspirado. mas como vc ja tem o carro, te facilita fazer esse.
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pode prepar um cabeçote de 3000 reais entre comando e.preparaçao. fora que voce tem um 2.0 com bielas.144 mm que nao vai aproveitar todo o potencial da admissao. só colocar comando vai te dar pouco acrescimo de potencia. pense que teu comando é um elefante bebendo agua de canudinho dentro de um copo chacoalhando. comandos graudos exigem preparaçoes graudas. igniçoes muito eficientes. acredito que esse motor após 7200 rpm comece a ovalizar os cilindros por causa do r/l desfavoravel. ja vi uma ap 2.1 com uma w40 e comando 324. tinha uns 170hp e o comando morria de fome e o motor morria com caimbras apos os 7500. detalhe de pista. agora se você que fazer diferente do que todo mundo faz eh um gosto seu. mas vw qualquer um faz e com certeza alguem ja fez assim. ser diferente eh fazer das outras marcas ou um vw a ar aspirado. mas como vc ja tem o carro, te facilita fazer esse.
exatamente cara, é um gosto meu, sei que está tentando me dizer pra fazer algo mais suave, mas agora do fundo do meu pensamento: eu quero ver o rpm desse motor subir o máximo possível.
acho que agora defini pra você o que realmente quero.
então, se não tiver alguma receita revolucionária que supere os rpm do 320 me diga o grau das velas e quais bicos cara.
e outra, cada hora você cita um problema…
novamente se não tiver uma receita que supere os rpm do 320, me diga como resolver os problemas que você diz!
você tem tentado me direcionar para algo que não quero, entendeu? não quero uma preparação normal, mas não quero uma de 20mil dilmas.
mesmo assim, tenho certeza que todas suas receitas me auxiliam no entendimento geral meu e na receita final.
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mas se vc ler com cuidado vai entender, o problema q ta cego nessa ideia…..
pra valer esse comando, vc tem q investir muito no cabeçote, até ai blz, além de investir no cabeçote, vai precisar fazer o motor girar muito, girar muito vai ovalizar os cilindros, e as bielas não contribuem pra esse folego q seu cabeçote pode dispor
motor é como uma orquestra, precisa ter harmonia, não é um comando mega super ultra power q vai fazer um motor.....fica mais fácil afundar a orquestra toda com tamanho desequilíbrio
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dudu o amigo jmz está tentando te mostrar os prós e contras do brinquedo que você quer… vou tentar te explicar com calma proque pelo que notei você quer ter um carro potente, nao importanto como ele se comporte e que gaste pouco, sendo diferente de todo mundo.
vamos lá: vamos pegar por base um turbo pra você ver (meu carro um 82 md 1.6 carburado)
meu motor em partes mecanicas nao tem nada diferente de original (0 reais)
paguei 2000 no kit turbo padaria (+2000)
botei o comando original 49g +200 (vou contar só pra acrescer)
fiz (porque quis fazer) uma preparação no cabeçote (1000)...
(citei somente as coisas que eu faria diferente de voce
total disso foi 3,200.
turbo 1bar... chutando por alto,... um 1.6zin de 90 cavalos (original que nao é) digamos 180hp blz?¿
andando de boa é praticamente original apesar da lenta esporrenta pois tem escape largo sem silencioso.... e de tótó faz uns 7km/litro alcool
agora o que você quer fazer.
comando 320. quanto tá um desse?¿ uns 300 tb? +300
*tendo um comando de 320 você vai ter que mexer no cabeçote inteiro. o exemplo do elefante que o amigo disse é que você vai ter um comando que deix aa valvula aberta um torrao de tempo mas a valvula é pequenininha. o resultado seria pior que por um comando menor e uma valvula decente.
entendeu. é tipo você ligar uma mangueira de 2polegadas numa torneira de casa... vai sair agua? vai... mas se fosse uma bomba eletrica sairia mais e melhor.+ uns 2000 de cabecote (molas, dutos, valvulas, retentores, modificacoes, e mao de obra)
*seu corpo de borboletas e fueltech... (mesmo sendo injecao não vai fazer milagre), essas borboletas, assim como (porém menos) as webber deitadas. são boas demais de alta, mas de baixa são complicadas. mesmo sendo fueltech administrado lá seu carro vai ter que jorrar combustivel de lenta para permanecer ligado na 'lenta', com queima irregular e queimando mais combustivel que o meu carro a 60km/h carburado.
sendo que a 'lenta' menor que 1500 seu carro literalmente apagaria. teria que ser por volta de 2000 mesmo.
ficar do lado de um carro desse, esquentando pra arrancar (pois só existe em pista), é igual arrancar o cano de descarca de um carro normal... da até dor de cabeça. É esporreira não ronco.
com 15 de taxa acho que nem rolaria nesse comando.
você literalmente nÃo conseguiria sair com esse carro na rua, voce iria ficar acelerando e debreando o tempo inteiro, e quando começasse a andar teria que parar por sinal e seila.
risco grande de ferver. teria que rever o arrefecimento.
iria beber coisa de 2km/litro.
a lubrificação seria comprometida porque , como estaria lavando o cilindro o alcool não queimado, que seria muito, desceria pro motor contaminando o óleo e partes móveis.
seu investimento seria muito maior que um carro turbo básico, e seria mais fraco que um, fora que seria , sinceramente, vergonhoso andar na rua com um carro desse, mais esporrento que um caminhão velho da prefeitura e andando menos que uma bicicleta segurando o transito todo com nego buzinando atras de você. com risco de ainda tomar pau de um carro original, porque até limpar e começar a valer o comando de 320 (que seria la pra 4000rpm+) o cara ja estaria longe.
quando chegar em casa, se sua garagem for meio alta, provavelmente vai ter que pedir ajuda pra empurrar o carro pra subir, ou acordar a vizinhanca inteira acelerando 5000rpm pra subir a garagem.
*** agora se você quiser mesmo,,, te damos o papo.... o máximo que vi de rua era 292 e ja era meio complicadinho , imagina 320
se não, te falo, aspirados de rua tem limites, e por isso ninguem aspira, ou aspira leve.
o que a gente nao quer que vc gaste rios de dinheiro pra voce nao gostar do carro e ainda falar que demos o papo errado ou ninguem avisou.
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comando de grande duração mostram menor estabilidade em cilindrada um pouco maiores, (2,0 pra cima). a dificuldade neste caso será estabilizar uma marcha lenta pra um comando que só apresenta o funcionamento mais "limpo" às 2800 rpm pra cima.
desde sobreposição, assimetria de ajustes fixos das válvulas, controle preciso de mistura e ponto no limite mínimo aceitável.
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um acerto extramente difícil. mesmo com peças retrabalhadas e adequadas para esse novo uso vão ser necessários vários métodos e abordagens para fazer dessa configuração algo viável.
particularmente, da forma como foi exposto, este motor está mais próximo para arrancada que uso de rua comum.
mas… é o dono quem decide e resolve.
cabe ao preparador executar o serviço.
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dudu o amigo jmz está tentando te mostrar os prós e contras do brinquedo que você quer… vou tentar te explicar com calma proque pelo que notei você quer ter um carro potente, nao importanto como ele se comporte e que gaste pouco, sendo diferente de todo mundo.
vamos lá: vamos pegar por base um turbo pra você ver (meu carro um 82 md 1.6 carburado)
meu motor em partes mecanicas nao tem nada diferente de original (0 reais)
paguei 2000 no kit turbo padaria (+2000)
botei o comando original 49g +200 (vou contar só pra acrescer)
fiz (porque quis fazer) uma preparação no cabeçote (1000)...
(citei somente as coisas que eu faria diferente de voce
total disso foi 3,200.
turbo 1bar... chutando por alto,... um 1.6zin de 90 cavalos (original que nao é) digamos 180hp blz?¿
andando de boa é praticamente original apesar da lenta esporrenta pois tem escape largo sem silencioso.... e de tótó faz uns 7km/litro alcool
agora o que você quer fazer.
comando 320. quanto tá um desse?¿ uns 300 tb? +300
*tendo um comando de 320 você vai ter que mexer no cabeçote inteiro. o exemplo do elefante que o amigo disse é que você vai ter um comando que deix aa valvula aberta um torrao de tempo mas a valvula é pequenininha. o resultado seria pior que por um comando menor e uma valvula decente.
entendeu. é tipo você ligar uma mangueira de 2polegadas numa torneira de casa... vai sair agua? vai... mas se fosse uma bomba eletrica sairia mais e melhor.+ uns 2000 de cabecote (molas, dutos, valvulas, retentores, modificacoes, e mao de obra)
*seu corpo de borboletas e fueltech... (mesmo sendo injecao não vai fazer milagre), essas borboletas, assim como (porém menos) as webber deitadas. são boas demais de alta, mas de baixa são complicadas. mesmo sendo fueltech administrado lá seu carro vai ter que jorrar combustivel de lenta para permanecer ligado na 'lenta', com queima irregular e queimando mais combustivel que o meu carro a 60km/h carburado.
sendo que a 'lenta' menor que 1500 seu carro literalmente apagaria. teria que ser por volta de 2000 mesmo.
ficar do lado de um carro desse, esquentando pra arrancar (pois só existe em pista), é igual arrancar o cano de descarca de um carro normal... da até dor de cabeça. É esporreira não ronco.
com 15 de taxa acho que nem rolaria nesse comando.
você literalmente nÃo conseguiria sair com esse carro na rua, voce iria ficar acelerando e debreando o tempo inteiro, e quando começasse a andar teria que parar por sinal e seila.
risco grande de ferver. teria que rever o arrefecimento.
iria beber coisa de 2km/litro.
a lubrificação seria comprometida porque , como estaria lavando o cilindro o alcool não queimado, que seria muito, desceria pro motor contaminando o óleo e partes móveis.
seu investimento seria muito maior que um carro turbo básico, e seria mais fraco que um, fora que seria , sinceramente, vergonhoso andar na rua com um carro desse, mais esporrento que um caminhão velho da prefeitura e andando menos que uma bicicleta segurando o transito todo com nego buzinando atras de você. com risco de ainda tomar pau de um carro original, porque até limpar e começar a valer o comando de 320 (que seria la pra 4000rpm+) o cara ja estaria longe.
quando chegar em casa, se sua garagem for meio alta, provavelmente vai ter que pedir ajuda pra empurrar o carro pra subir, ou acordar a vizinhanca inteira acelerando 5000rpm pra subir a garagem.
*** agora se você quiser mesmo,,, te damos o papo.... o máximo que vi de rua era 292 e ja era meio complicadinho , imagina 320
se não, te falo, aspirados de rua tem limites, e por isso ninguem aspira, ou aspira leve.
o que a gente nao quer que vc gaste rios de dinheiro pra voce nao gostar do carro e ainda falar que demos o papo errado ou ninguem avisou.
vamos resumir: são 1001 problemas a se resolver com um comando desse, e até resolver já vão uns 10 mil ou quase isso.
então cara, vamos supor que eu vá colocar turbo.
até mesmo em turbo se colocam comandos mais fortes (ex.: 276, 288)
se for o caso de colocar uma... acha que uma hx 40 (você também me dirá que é um exagero, mas percebeu que quero potência.) poderia ir com um 288 (claro, lob center maior possível para turbo.) ?
os pistões estou pensando em colocar biela de md (motor torque) que é curtinha e "meter pressão nesse motor".
já podem começar a me dizer que está tudo errado :) (ou, pela primeira vez, que está mais ou menos certo)
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sei nao, nao se troca biela assim ao bel prazer…..
deixa com 6:1 de taxa, forja pistao e biela, e adere a sindrome do apzeiro prezepeiro treikilimei no pé, mais uns treizkilim no booster.....
nao tem problema algum andar com uma taxa razoavel pra nao ficar tmb sofrivel em baixa (o q vai fazer com 8:1 queimando alcool em baixa, vai dizer q nao vai andar em baixa, entao nao vai ser de rua essa cadeira eletria), e ter potencia....um kit basico com pressao e acerto descente vc vai ter muito mais potencia q sua ideia de aspirado.....so tem um detalhe, cabecote pra turbo é completamente diferente do q fazem pra aspirado, sua tara por comando nao sei o q, pode ser um belo tiro no pé conforme o rumo q tomar
problema q vc quer tudo em exagero, vc nao quer um carro pra vc, quer pra dizer q é isso ou akilo melhor q qq outro, mas nao espere o rendimento tmb melhor do q um carro basico e bem montado, pode e sera facilmente surpreendido
vc gosta de aspirado, monta, mas sem exagero, nao tem q ter 15 de taxa, nao precisa de 300 e tralala de comando, nao precisa girar 9k pra aproveitar o comando.....
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sei nao, nao se troca biela assim ao bel prazer…..
deixa com 6:1 de taxa, forja pistao e biela, e adere a sindrome do apzeiro prezepeiro treikilimei no pé, mais uns treizkilim no booster.....
nao tem problema algum andar com uma taxa razoavel pra nao ficar tmb sofrivel em baixa (o q vai fazer com 8:1 queimando alcool em baixa, vai dizer q nao vai andar em baixa, entao nao vai ser de rua essa cadeira eletria), e ter potencia....um kit basico com pressao e acerto descente vc vai ter muito mais potencia q sua ideia de aspirado.....so tem um detalhe, cabecote pra turbo é completamente diferente do q fazem pra aspirado, sua tara por comando nao sei o q, pode ser um belo tiro no pé conforme o rumo q tomar
problema q vc quer tudo em exagero, vc nao quer um carro pra vc, quer pra dizer q é isso ou akilo melhor q qq outro, mas nao espere o rendimento tmb melhor do q um carro basico e bem montado, pode e sera facilmente surpreendido
vc gosta de aspirado, monta, mas sem exagero, nao tem q ter 15 de taxa, nao precisa de 300 e tralala de comando, nao precisa girar 9k pra aproveitar o comando.....
É... pesquisei mais um pouco e acho que exagerei.
mas quanto ao comando, basta que as válvulas de admissão e escape não abram juntas, que pode se usar um comando maior num turbo.
como já disse, um lob center bem alto (tem um cálculo certo pra definir) é bom para o turbo, até o torque a mais que ele dá vem em baixa e o torque a mais do turbo vem em alta, assim um turbo e um comando adequado se complementam.
então vamos lá: "tentativa número 2"
hx 35 taxa original com pistão gasolina, rodando no álcool.
pressão de 1 bar ou será que dá pra colocar 1,6 bar?
1 bar eu sei que dá...
e quantos cavalos a mais vem?
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mais duas horas de pesquisa e constatei que depende da taxa de compressão do meu motor a pressão máxima a ser usada.
segundo os cálculos: a quantidade de pressão mais ou menos recomendada varia de 1 a 1,5 bar, mas isso depende da taxa de compressão.
e, sim, motor ap a gasolina varia taxa de compressão.
os primeiros vieram com 8,5:1 (gts por exemplo), os mais modernos (ainda na era do quadrado) vem com 10,5:1 (gti por exemplo), e ainda há alguns que tem 9:1 de taxa, então, terei que ver qual a minha taxa de compressão primeiro.
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atualizaÇÃo:
mais pesquisa e com isso minha decisão definitiva.
vai ser aspirado, na idéia inicial.
pra quem não lembra:
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comando 320º com lob center 99º e levante 12,4mm
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taxa de compressão 15:1
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velas iridium
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bobina do mi
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admissão de 4 borboletas (foto: http://img2.mlstatic.com/s_mlb_v_v_f_2977838757_082012.jpg )
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escapamento 4x2 até o final
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fueltech ft300 (c/ roda fônica)
então vamos organizar os possíveis problemas e soluções:
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contaminação de óleo: simples, deixo o carro acelerado suficiente pra não embaralhar.
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alto consumo: o que menos me importa, afinal, cavalo anda, cavalo bebe.
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carro acelerado difícil de manobrar: bora gastar a embreagem, afinal é o jeito pra tanta rotação.
aí vocês vão me dizendo o resto dos problemas.
vamos as perguntas:
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quais bicos usar? (quantas libras)
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qual grau usar nas velas?
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qual diâmetro dos canos de escape?
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bomba de combustível de quantos bar?
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É necessário o uso de um dosador?
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em quantos rpm vai ficar a lenta sem embaralhar nada ou menos possível?
importante:
não me digam soluções colocando comando mais manso ou mesmo com qualquer peça que renda menor potência, mesmo que um conjunto mais fraco vá render mais.
me digam soluções ou com ajustes no projeto atual ou com algum aumento de potência além do esperado no atual projeto, como por exemplo escape maior ou bomba de óleo externa.
sobre retrabalho de cabeçote pretendo fazer mais pra frente, juntamente a aquisição de 4 bobinas individuais de marea.
agora tenho uma decisão, tenho uma estrada por onde dirigir esse projeto, e vocês serão o guia!
fica com vocês!
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pro seu projeto nem posso ajudar, mas cabeçote e comando turbo, são completamente diferentes de aspirado, comando q melhora e bem não é qq comando assim, e trabalho no cabeçote se prioriza totalmente as válvulas de escap, não se preocupam tanto com admissão, pq sob pressão extrema vai entrar ar de qq forma kkkkkk
mas vejo como um ganho absurdo fazer um cabeçote pra um motor aspirado em relação a um cabeçote pra turbo, no aspirado o cabeçote é o coração do motor….
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cara desculpa, perdi o fio de meiada.
você optou por turbinar ou por aspirar?¿
assim eu vi o exemplo que você deu do turbo, o meu é o md que você citou. aguentar pressao aguenta ja bateu 3bar sem querer e nada aconteceu (2 ou 3x). mas 6 de taxa??? cara eu to com 8,5 de taxa no alcool e to passando mal com meu carro de baixa (maior dif de quando era original a gasolina).
tipo se for turbo assim, as vezes vale mais vc andar com 9 de taxa com 1 bar que 6 de taxa com 1.5 por ex… o de 9 pode andar muito mais. pressão não é o fator determinante num turbo. só vai aumentar o risco de quebra rsss.. pois diminuem as margens de ajuste e erro.