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Turbo em palio 500 anos

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    felipe.car
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    #29

    com o kit da spa novamente em mãos, voltei às compras.

    como disse, vou de [injepro efi light](injepro efi light) pra substituir a ie original e quero chegar perto do limite do conjunto que julian sugeriu.

    portanto, vou manter boa parte do meu motor e ver se consigo aumentar meu volume pra 1300cm³, agregando a isso um [turbo masterpower r-343](turbo masterpower r-343) (sugestão do preparador).

    pelo tamanho, creio que esse compressor vai acordar bem cedo e começar a soprar em rotações não tão altas.

    pedi [velas ngk iridium grau térmico 9](velas ngk iridium grau térmico 9), comprados pelo ebay por aproximadamente r$25,00 cada (outra sugestão do preparador) e estou só esperando o cartão virar para encomendar [fita térmica para escapamento/coletor](fita térmica para escapamento/coletor) (r$80,00) e [manta térmica para turbina](manta térmica para turbina) (r$110,00).

    depois de ler as [120 páginas](120 páginas) do post do amigo lancia e, atento à sua preocupação quanto à temperatura no cofre do motor, fiquei convencido quanto à importância de isolar bem os itens que irradiam calor para a casa de máquinas .

    abaixo, foto dos itens que já estão comigo.

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      RodrigoPassos
      escreveu em última edição por
      #30

      essa bomba vai alimentar tranquilamente seu carro mesmo no alcool até 1kg.

      nâo deixe ele retirar sua i.e de fabrica para por uma ft300 para andar com 0,6kg de pressão. voce so quer 40 cv a mais que no final custaria mais barato trocar por um palio 1.6 16v. outra coisa que poderia fazer nesse carro gastando uns 4 mil e ganhando um motor novo é. retificar o teu motor para 1.3(virabrequim 1.3 e pistão de kombi 1.4, colocar um cabeçote dutos preparados, com leve aumento de taxa, um comando 276 com levante superior ao original. tbi do 1.6 16v, escape de 1.8r e um 4x1. ja ia ter uns 90 a 95 cv girando forte até os 7 mil rpm. não precisa legalizar, ia andar redondindo e talves arrancasse na frente desse turbo de 100cv. com motor novinho e sem grandes alterações no consumo devido ao maior torque e taxa no motor 1.3;

      fiquei bastante interessado nesta receita e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:

      1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?

      2 - as bielas seriam as do 1.0, do 1.3 ou do 1.4 kombi?

      3 - como seria essa preparação no cabeçote? seria retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou teria que trocar o próprio cabeçote pelo tal cabeçote da strada 1.5?

      4 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?

      5 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.

      6 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?

      desde já agradeço,

      rodrigo passos

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        RodrigoPassos
        escreveu em última edição por
        #31

        essa bomba vai alimentar tranquilamente seu carro mesmo no alcool até 1kg.

        nâo deixe ele retirar sua i.e de fabrica para por uma ft300 para andar com 0,6kg de pressão. voce so quer 40 cv a mais que no final custaria mais barato trocar por um palio 1.6 16v. outra coisa que poderia fazer nesse carro gastando uns 4 mil e ganhando um motor novo é. retificar o teu motor para 1.3(virabrequim 1.3 e pistão de kombi 1.4, colocar um cabeçote dutos preparados, com leve aumento de taxa, um comando 276 com levante superior ao original. tbi do 1.6 16v, escape de 1.8r e um 4x1. ja ia ter uns 90 a 95 cv girando forte até os 7 mil rpm. não precisa legalizar, ia andar redondindo e talves arrancasse na frente desse turbo de 100cv. com motor novinho e sem grandes alterações no consumo devido ao maior torque e taxa no motor 1.3;

        fiquei bastante interessado nesta receita e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:

        1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?

        2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?

        3 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?

        4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.

        5 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?

        6 - o consumo irá aumentar muito?

        me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.

        desde já agradeço,

        rodrigo passos

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        • F Offline
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          felipe.car
          escreveu em última edição por
          #32

          essa bomba vai alimentar tranquilamente seu carro mesmo no alcool até 1kg.

          nâo deixe ele retirar sua i.e de fabrica para por uma ft300 para andar com 0,6kg de pressão. voce so quer 40 cv a mais que no final custaria mais barato trocar por um palio 1.6 16v. outra coisa que poderia fazer nesse carro gastando uns 4 mil e ganhando um motor novo é. retificar o teu motor para 1.3(virabrequim 1.3 e pistão de kombi 1.4, colocar um cabeçote dutos preparados, com leve aumento de taxa, um comando 276 com levante superior ao original. tbi do 1.6 16v, escape de 1.8r e um 4x1. ja ia ter uns 90 a 95 cv girando forte até os 7 mil rpm. não precisa legalizar, ia andar redondindo e talves arrancasse na frente desse turbo de 100cv. com motor novinho e sem grandes alterações no consumo devido ao maior torque e taxa no motor 1.3;

          fiquei bastante interessado nesta "receita" e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:

          1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?

          2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?

          3 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?

          4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.

          5 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?

          6 - o consumo irá aumentar muito?

          me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.

          desde já agradeço,

          rodrigo passos

          não tenho todas as respostas, mas talvez possa te ajudar com as perguntas 1, 4, e 5.

          1. seu bloco precisará passar por retífica para comportar os pistões do ea111 (pode ser da kombi 1.4 ou vw 1.6, que equipa gol, voyage, saveiro, fox, polo, golf, etc). os pistões fiasa têm 76mm de diâmetro, e os pistões do ea111 têm 76,5mm (ambos std). de todo jeito precisarás abrir os cilindros;

          4. procure o pessoal da sobecomandos (www.sobeocomandoesperto.com.br) e dê uma olhadinha nessa tabela: http://www.sobeocomandoesperto.com.br/images/catalogo_perfis.pdf; tente conversar com algum técnico de lá e explique sua necessidade;

          5. já ouvi falar que a injeção original desse motor é "inteligente" o suficiente para perceber a mudança e corrigir a alimentação, mas se programe para fazer alterações na injeção eletrônica. talvez o módulo da versão 1.5 resolva o problema, mas eu optei pela injeção programável, já que vou de turbo.

          um abraço.

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            RodrigoPassos
            escreveu em última edição por
            #33

            fiquei bastante interessado nesta "receita" e gostaria de aplicá-la no meu carro para conseguir melhorar a potência mantendo-o aspirado, mas sou praticamente leigo em mecânica e fiquei com algumas dúvidas:

            1 - o motor do meu carro já tem 280 mil km rodados e mesmo trocando os anéis ainda sinto cheiro característico de queima de óleo. então, caso ele precise de retífica, os pistões da kombi ainda caberiam nele ou teria que partir para outro tipo de preparação?

            2 - seria mais viável retrabalhar o meu para por válvulas de admissão e escapamento maiores ou realmente trocar pelo cabeçote da strada 1.5?

            3 - o aumento da taxa seria rebaixando o cabeçote? se sim, quanto?

            4 - onde encontrar o comando 276? passei um tempão pesquisando e não encontrei nada específico para este motor.

            5 - será preciso fazer alguma alteração na injeção?

            6 - o consumo irá aumentar muito?

            me perdoe se alguma questão for lógica demais, mas meu conhecimento é o básico do básico.

            desde já agradeço,

            rodrigo passos

            não tenho todas as respostas, mas talvez possa te ajudar com as perguntas 1, 4, e 5.

            1. seu bloco precisará passar por retífica para comportar os pistões do ea111 (pode ser da kombi 1.4 ou vw 1.6, que equipa gol, voyage, saveiro, fox, polo, golf, etc). os pistões fiasa têm 76mm de diâmetro, e os pistões do ea111 têm 76,5mm (ambos std). de todo jeito precisarás abrir os cilindros;

            4. procure o pessoal da sobecomandos (www.sobeocomandoesperto.com.br) e dê uma olhadinha nessa tabela: http://www.sobeocomandoesperto.com.br/images/catalogo_perfis.pdf; tente conversar com algum técnico de lá e explique sua necessidade;

            5. já ouvi falar que a injeção original desse motor é "inteligente" o suficiente para perceber a mudança e corrigir a alimentação, mas se programe para fazer alterações na injeção eletrônica. talvez o módulo da versão 1.5 resolva o problema, mas eu optei pela injeção programável, já que vou de turbo.

            um abraço.

            muito obrigado pelas respostas. vou dar uma olhada na tabela e no site.

            abraço

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            • B Offline
              B Offline
              bruno_bgs
              escreveu em última edição por
              #34

              amigão, nós não estávamos conversando sobre o teu tópico na quinta feira ?, você tinha postado até um vídeo e tal ?? ou eu to loco é o jmz também tava na conversa ?

              1 Resposta Última resposta
              • W Offline
                W Offline
                WILPNG
                escreveu em última edição por
                #35

                alguns posts foram apagados…. o site esta saindo fora do ar e volta assim...

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  felipe.car
                  escreveu em última edição por
                  #36

                  amigão, nós não estávamos conversando sobre o teu tópico na quinta feira ?, você tinha postado até um vídeo e tal ?? ou eu to loco é o jmz também tava na conversa ?

                  estávamos sim! meu post foi apagado.

                  fiz um longo relato sobre meu carro e te dei parte da receita. o vídeo é esse: https://www.youtube.com/watch?v=gudqvbxszdc&index=2&list=uuf_dr5rzp73t1zffjhqfzvw

                  expliquei que usei vira de fiasa 1300 e pistões ea111 std 76,5mm forjados, iasa. mas continuo pedindo penico pra esticar meu câmbio.

                  se precisares de ajuda, entra em contato por mp.

                  abraços.

                  1 Resposta Última resposta
                  • _ Offline
                    _ Offline
                    _NandoO_
                    escreveu em última edição por
                    #37

                    já disse, bota o câmbio ou relação do 1.5 e tá resolvido.

                    1 Resposta Última resposta
                    • M Offline
                      M Offline
                      maurício
                      escreveu em última edição por
                      #38

                      relação do 1.5 não é muito diferente da que ele tem hoje. comparando com meu carro, me parece apenas que a 5ª dele é mais curta, deve ser a 0,919 e a minha é 0,872…. pode começar trocando a 5ª apenas pela 0,838, saiu em muito mille e palio fire, fácil de achar...

                      se o  problema for o cãmbio inteiro, sugiro procurar uma coroa/pinhão de 1.6r (3,76:1) ou de tipo 2.0 (3,54:1)...

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JMZ
                        escreveu em última edição por
                        #39

                        o problems major do cambio nao eh o diferencial. eh a primeira. muito curta. montem com a prise do tempra 3.54 e o diferencial do tipo 3.93. aproximadamente vao ter 200 km/h a 6000 rpm.

                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          bruno_bgs
                          escreveu em última edição por
                          #40

                          olha o cambio do 1.5 é uma boa, pois o carro é 1300 turbo certo?

                          o cambio de palio 1.5

                          1.5                 o do palio 1.6

                          1º 3,909         1º 3,909

                          2º 2,238         2º 2,238

                          3º 1,520         3º 1.520

                          4º 1,156         4º 1,156

                          5º 0.838         5º 0,872

                          dif

                          15/59             17/64

                          3,933             3,765

                          sugiro botar o do 1.5, vai dar uma media de 2800, 3000 rpm a 100km/h, para passeio é bom, e vai chegar perto dos 200 também, se não ficar do agrado, dae você começa a mecher em cima dele, pois precisara trocar menos peças,

                          1 Resposta Última resposta
                          • B Offline
                            B Offline
                            bruno_bgs
                            escreveu em última edição por
                            #41

                            ah só pra lembrar  o cambio do 1000

                            1º 4,091

                            2º 2,238

                            3º 1,520

                            4º 1,156

                            5º 0,971

                            dif

                            14/61

                            4,357

                            baita cambio curto, mas chega nos 180km/h a 7000rmp,

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              felipe.car
                              escreveu em última edição por
                              #42

                              encontrei um câmbio de tempra aberto, pra venda de engrenagens avulsas. estou pensando em pegar só coroa e pinhão (56/15), pra esticar o diferencial (3,73) e deixaria o resto intacto. o que acham?

                              1 Resposta Última resposta
                              • J Offline
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                                escreveu em última edição por
                                #43

                                o diferencial nao serve. so a prise, cada engrengem tem que ser tratada en numero de dentes e diámetro. nao eh plug e play.

                                diferencial so da linha fiasa.

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
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                                  felipe.car
                                  escreveu em última edição por
                                  #44

                                  o diferencial nao serve. so a prise, cada engrengem tem que ser tratada en numero de dentes e diámetro. nao eh plug e play.

                                  diferencial so da linha fiasa.

                                  jura, jmz? eu contava que essas engrenagens eram todas cambiáveis.

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • J Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #45

                                    o diferencial nao serve. so a prise, cada engrengem tem que ser tratada en numero de dentes e diámetro. nao eh plug e play.

                                    diferencial so da linha fiasa.

                                    jura, jmz? eu contava que essas engrenagens eram todas cambiáveis.

                                    o diferencial do tempra e dos argentinos eh diferentes. as engrenagens do cambio. eh que sao compativeis. mas por exemplo.

                                    una engrenagem de 30 dentes em cambio, pode ser menor que una 25 em outro. o diámetro tambem influi. o mais cerro eh pegar algumas engrenagem, fazer os cálculos e tentar montar. eu usa a ña strada turbo. a primeira de tipo 1.6 e o diferencial de uno 1.0. nao me lembro das relacoes, mas era 15% mais longo. un amigo usava(eele ainda tem e vende) a prise de tempra adaptda para fiasa com diferencial original do palio de 1.0. daba una 60 na primeira a 7500rpm. to no teclado do celular por isso ya tudo baguncado.

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                                    • R Offline
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                                      rodrigo-viegas
                                      escreveu em última edição por
                                      #46

                                      ola,

                                      cambio original 1.5

                                      https://www.youtube.com/watch?v=qzwtnldgods&list=uuqt6_qpmbn0iy_dqvp7m4xg

                                      prize do tempra, mas acho que ai ja estava com o dif do 1.0

                                      https://www.youtube.com/watch?v=_gc5sbxyioe&index=2&list=uuqt6_qpmbn0iy_dqvp7m4xg

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • J Offline
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                                        JMZ
                                        escreveu em última edição por
                                        #47

                                        uma primeira longa em um carro leve e potente eh uma das melhores preparacoes. destraciona pouco, retira o veiculo do repouso e mantem bem a inercia do conjunto por mais tempo. primeira longa e o resto empilhando. tudo de acordo com a curva de potencia.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • B Offline
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                                          bruno_bgs
                                          escreveu em última edição por
                                          #48

                                          e ai quiet500 conta mais a respeito do seu projeto…. motor esta 100% ainda é a modificação para pino oscilante devido aos pistões não te deu problema ?

                                          estou montando um motor igual ao seu já tem quase 1 ano....kkk devagarinho e uma pecinha de vez e quando, e assim vai..... :d

                                          meu maior problema esta sendo a modificação das bielas, aqui as retificas não querem fazer a modificação para embuchar o pino de 18mn.... acho que não sabem fazer e ficam falando que não vai funcionar :( passe umas dicas ai abraços

                                          1 Resposta Última resposta

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