Ajuda com mapa de ignição ap 2.0 aspirado
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estava pegando uma ft250, mais o vendedor pulou p trás
acabei comprando uma injepro light
vou instalar ela p rodar no modo semisequencial
acho q até final da proxima semana o carro anda
vou rever o mapa de ponto logo de inicio sim
só nao imaginava q precisaria de tanto combustível
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
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sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
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em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
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certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
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tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm
°apms
500
20,00
750
20,00
1000
15,00
1500
20,00
2000
25,00
2500
29,25
3000
29,50
3500
28,00
4000
27,50
4500
27,00
5000
28,00
5500
31,00
6000
31,50
6500
32,00
7000
32,00
7500
32,00
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
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sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
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em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
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certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
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tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
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meu comando é o 0,30i
o 4º de cima para baixo
sobre o acerto vou começar com ponto baixo mesmo até a mistura ficar ideal em todas as faixas
não sairei enfiando ponto para depois acertar a mistura
o medo é de segurar o pé de quinta na estrada e derreter alguma coisa
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meu comando é o 0,30i
o 4º de cima para baixo
sobre o acerto vou começar com ponto baixo mesmo até a mistura ficar ideal em todas as faixas
não sairei enfiando ponto para depois acertar a mistura
o medo é de segurar o pé de quinta na estrada e derreter alguma coisa
isso, esse é o caminho!
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
- sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
- em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
- certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
- tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm
°apms
500
20,00
750
20,00
1000
15,00
1500
20,00
2000
25,00
2500
29,25
3000
29,50
3500
28,00
4000
27,50
4500
27,00
5000
28,00
5500
31,00
6000
31,50
6500
32,00
7000
32,00
7500
32,00
viu a carta do comando mutante?
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
-
sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
-
em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
-
certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
-
tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
fsobral86,
a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:
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durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;
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inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.
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a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.
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coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.
mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.
no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.
mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.
abraços, meu caro.
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
-
sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
-
em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
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certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
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tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
fsobral86,
a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:
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durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;
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inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.
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a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.
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coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.
mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.
no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.
mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.
abraços, meu caro.
legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe
sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?
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que injeção é?
o carro já está funcionando?
aconselho abaixar esse ponto, principalmente em fase de acerto, essa taxa ta bem elevada.
abaixa o ponto máximo pra 24° e acertar o mapa de combustível perfeito primeiro
0.89 de landa em wot é pouco, ainda mais com uma taxa dessa.
a potencia máxima deverá ficar em torno de 0.82 lambda
depois de acertar o mapa de combustível, vem brincando com o ponto, que provavelmente não deverá passar de 26°, vai aumentando aos poucos e vendo se grila.
flavio, sobre a lambda deve-se seguir a mesma linha do nosso amigo fsobral86. no entanto, divergimos um pouco no que tange ao ponto:
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sua compressão dinamica será menor que a compressão estática, assim a pressão do cilindro não sera tão grande. entretanto, para sabermos precisamente até onde poderia ir "em segurança" será necessário informar o angulo de abertura e fechamento das valvulas;
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em comparação a motores sobrealimentados, a pressão dentro do cilindro em seu motor será bem menor. costuma-se usar 22 ou 24° em alguns motores ja na "fase sobrealimentada", assim acredito que poderia manter (se ficar com boa dirigibilidade) ou aumentar em baixas cargas para tentar melhorar a curva de torque. tudo isso considerando que seu cabeçote está bem retificado.
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certifique-se que o sistema de arrefecimento está funcionando perfeitamente. o alcool ameniza um pouco a temperatura na camara, assim como suas velas (que ainda acho muito frias). prepare um cai em sua admissão para maiores garantias.
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tente trabalhar com uma curva de ignição mais ou menos da forma abaixo. diminuindo um pouco o ponto na zona de torque maximo e aumentando conforme sobe a rotação.
rpm °apms 500 20,00 750 20,00 1000 15,00 1500 20,00 2000 25,00 2500 29,25 3000 29,50 3500 28,00 4000 27,50 4500 27,00 5000 28,00 5500 31,00 6000 31,50 6500 32,00 7000 32,00 7500 32,00
por que diz que a taxa dinâmica será menor que a estática? e como está calculando?
quanto a curva de ponto está corretíssimo, porem, não sabemos o nível de conhecimento do amigo, acredito que seja iniciante…
se ele começar o acerto com esse mapa de ignição e ele acelerar com o motor fino, vai pré detonar a nível estratosférico, e acho difícil esse motor aguentar 32° de ponto, mesmo apos a faixa de torque máximo.
fsobral86,
a taxa de compressão dinamica é calculada levando-se em consideração o tempo de fechamento das valvulas de adm., o curso dinamico de admissão do vira e consequentemente a real capacidade de enchimento e compressão do cilindro. em termos bem superficiais, sem entrar no merito da aritmética em si:
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durante o tempo de admissão, o pistão desce puxando mistura ar-combustivel;
-
inicia-se o tempo de compressão, com a subida do pistão. no entanto, a valvula de adm ainda esta aberta, ou seja, a compressão ainda não esta acontecendo. a compressão da mistura se inicia efetivamente quando a valvula de adm. se fecha, no caso do nosso amigo isso ocorre aos 66° dpmi.
-
a diferença entre a taxa de compressão estática e a taxa de compressão dinamica (em motores aspirados) está exatamente nessa defasagem no inicio da compressão. quando do calculo da taxa de compressão estatica, partimos do principio que a capacidade de enchimento do cilindro estará em 100% e será comprimido em tal espaço da camara de combustão. mas na pratica, durante o funcionamento do motor o cilindro pode não estar mais com 100% da capacidade de enchimento.
-
coincidentemente, pelo fato do comando dele estar enquadrado em ot, suas valvulas de admissão fecham em 66° dpmi, fazendo com que a compressão dinamica fique em aproximadamente 14,2:1. mas para se entender a sensibilidade da coisa, se ele avançar 2° no enquadramento do comando (64°), sua nova taxa dinamica será de ~11,1:1. em termos de calculo para pressão na camara de combustão, a taxa dinamica é a que deve ser considerada.
mais uma vez concordo contigo quando fala em se aumentar a mistura.
no quesito pre-detonação, a mesma ocorrerá em casos de temperatura excessiva (que se dá em combinação do aumento abrupto da temperatura de adm e pressão na camara de combustão), por formação de carvão no pistão e/ou pontos incandescentes. a temperatura adm não ficará muito acima da temperatura ambiente e a pressão na camara não atingirá niveis tão altos. entendo que o cabeçote esteja em boas condições e os pistões sem carbonização. outro fator que nos ajuda na manutenção da temperatura é o fato dele está utilizando alcool e velas grau 9.
mas na teoria tudo é muito lindo, sabemos bem disso. dessa forma, nada impede de se começar com um mapa mais conservador e ir sentindo a dirigibilidade do carro, pq no final das contas, em um carro de rua isso é o que mais importa.
abraços, meu caro.
legal, mas a parte aritmética é justamente a parte que quero chegar hehe
sou estudante de engenharia mecânica, qual a sua formação?
os numeros são sempre os melhores mesmo...kkkk
sou analista tecnico, especialista em mercado de capitais e finança comportamental. tenho a mecanica/ engenharia apenas como um hobby, algo para aliviar o estresse do dia-a-dia. rsrs
flavio, acredito que com as informações postadas aqui vc ja tenha um "norte" para iniciar teu aperfeiçoamento. qualquer outra questão, manda ai q lhe ajudaremos...
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no final de semana consegui colocar o vw para andar
agora falta apenas alguns detalhes, cai e um ajuste mais fino
mais ficou bem liso e gostoso de guiar e com um bom torque
obrigado pela ajuda de todos
devagar vamos melhorando e evoluindo
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cai pronto
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preciso por um filtro mais caprixado mesmo, esse ai foi o q o dinheiro deu $50 um bom mesmo custa 3x isso
a tubulação fiz com tubo de escapamento de 2,5"