Palio 16v - partida a quente
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boa tarde pessoal,
ano passado peguei um palio 97 1.6 16v e desde então um problema tem me incomodado com ele ( já vi no primeiro dia ): a partida a quente. o curioso que o problema só se apresenta andando na estrada por mais de uma hora, quando vc desliga ele a quente, se tentar dar a partida novamente o motor gira muito pesado, as vezes o motor de partida não consegue nem girar ele. esse problema é comum nesse motor, muitos palios, sienas, bravas, mareas e stradas apresentam. só esperar 20 minutos que pega normalmente. não é junta de cabeçote pois troco o óleo cada 5000km, que sai limpinho, só sujo de fuligem de gasolina. muito menos água, pq não some nada de agua do reservatório.
oque já foi feito:
conferi ponto dos comandos
limpeza terminal da bateria
desmonte e verificação do motor de partida
tudo em ordem.
tentei desligar a bobina para verificar se não era ponto avançado, continuou pesado.
alguém tem alguma ideia? aparentemente acontece quando o motor de partida aquece ( neste motor, o motor de partida está na frente e o escape do outro lado, na parede corta fogo ). o motor de partida do linea 1.9 16v serve nele?
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É só quente ou quente e andando em estrada? se for andando em cidade quente dá isso?¿
então assim, se é só quente, é porque algo quando esquenta dilata e com isso trava alguma coisa.
tenta virar o motor com a chave de boca quando isso acontecer e verifica se a virada com chave fica pesada.
se ficar é algum problema de aperto e folga, vi isso uma vez num monza, apertaram muito e quando esquentava parecia que a bateria estava nas últimas.
se virando com a boca fica leve e com o arranque e bobina desligada (como vc citou) está pesado. pode ser 3 coisas básicas .
1- bateria com amperagem muito abaixo do original (dificil isso acontecer, mas uma bateria quente tem menos forca que uma fria, e se ela tiver com o plastico envolta ela sua e piora a situacao).
2- aterramentos do arranque e bateria ou zinabre nessas partes. geralmente esses problemas de zinabre pioram no quente.
3-arranque… e fiacao... tem que verificar o quanto de corrente sai para acionar o arranque (eletricista ve).... estando tudo em ordem é bem possível que sejam buchas e estes detalhes que quando quente, estao dilatando e travando o acionamento.
faz essee teste da chave de boca e fala aqui que resultado deu.
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não, não é só quente, mas quando anda mais de uma hora.
essa geração de palio desliga imediatamente a ventoinha do radiador quando vc desliga a chave, com isso as vezes desligo e quando vou ligar a temperatura está acima da metade do mostrador, mesmo assim ele pega se não tiver rodado muito tempo.
a bateria original dele é de 60amperes, mas a corrente de descarga rápida que tem que ser de 250 amperes segundo o manual. como lá tá uma bateria genérica, to pensando em colocar um bosh ou moura modelo original e ver se melhora.
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ai, ja tem um palpite.
mas skyper…f ez o teste girando o motor com chave? se ele roda normalmente e nao roda mesmo sem ignicao é algo com a forca na virada do arranque mesmo.
ja vi exatamente uma palio com isso e eram zinabre nos contatos e aterramentos.
mas ve isso primeiro.
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https://www.youtube.com/watch?v=3xtgnjpjmuk
cara nesse vídeo o cara fala que da a partida facil e depois de quente não.. talvez tenha algo a ver…
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obrigado a todos pelas respostas… problema que toda vez que acontece é em lugares que não dá para ficar mexendo no carro.
curiosamente o problema raramente acontece quando antes estava andando com o ar condicionado ligado, talvez porque a ventoinha liga muito mais.
já estava pensando mesmo nesse caso do cabo, vou ver se acho na concessionaria um original e vou trocar.
a bateria, esses dias esqueci o radio ligado, ficou desde as 8:00 até as 18:30 ligado, mesmo assim o carro pegou normal, então acho que não é bateria fraca.
o cebolão é do modelo de 2 velocidades, tá em ordem, as 2 velocidades funcionando normalmente. pressão de combustivel também está em ordem, não perde pressão com o motor desligado.
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lega essa chave e gira com a mao po rs.
tipo mas se girar normal é isso mesmo que o amigo disse, algum cabo danificados ou contatos mal fixados (por zinabre opr ex).
isso costuma tirar a forca quente mesmo. já tive uma palio com esses problemas aqui e era os cabos.
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valeu biriba. vou dar um grau nos cabos e botar uma bateria boa ver se melhora.