Leitura de sonda wide em um 2e
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como vc fez a ligação??
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que caneta de lenta vc ta usando? pode me descrever sobre seu motor e carburador? acertei parati turbo e ficou certinha a lenta e rotaçoes altas, nem burraco de segundo estagio dá…
valeu...
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gente.. é sonda wide, (tirei a narrow)..
foi instalado no mesmo lugar que a outra… nao tem muito misterio a instalacao pois é chicote, conectei os fios e pronto, estava marcando, o mais dificil foi passar o chicote para dentro do carro que é grosso, tive que furar o panel de ferro , maior perrengue.
motor md 1982 1.6 gasolina , todo original a gasolina, cabecote feito, valvulas e dutos.
comando 49g.
polia levemente atrasada.
carb 2e monza. 22 26 né?(esqueci rs) - com 2 econostat (1 original e outro que botei na primeira boca) gicle 140/80 - 145 + 185
velas iridium grau 9
cabos baixa ou quase nada restricao e bobina ignicao msd blaster ss
turbina pequena .42 (nem testei de alta.) + intercooler
ignicao: 16~26 (apenas centrifugo por hora)
tipo, eu sei que está gordo mas 0,65!?°!¿ tipo esperava encontrar um valor tipo 0,90
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não a wide inverte os valores tipo 1 milivolt pra cima esta magro, 065 ja é meio gordinho. mas não conheço a fundo essa sonda vou deixar aos intendidos para nos dar uma aulinha!!! a proposito pagou caro?? queria comprar uma, mas tenho que comprar as ditas bielas!!!!
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cara anda com seu carro de boa, para de socar pressao nisso, olha a parati! kkkkkkkkk
tipo cara, vc ve a diferenca na leitura na hora é mutio diferente, tipo a cara explosao no escape em lenta com seus 800rpm+- o troco mudava o valor po… só faltava dizer qual cilindro estava estourando kkkkkkkkkk
tipo eu sei que tem 1 cilindro quemando "mais" que os outros, pois antes da sonda mesmo o hall ficava marcando na primeira luzinha amarela de rico (e em 1 ciclo de motor) piscava a verde 1 ou 2 casas abaixo e o resto na primeira amarelinha.... (mas dif minima). nem vibrava.
só que assim... eu sei que em woot com turbina pressurizando nego usa valor de coisa de 0,88 de mistura... (um pouco rico).
vendo por esse lado 0,65 estou afogando o carro!!!!!! acho que é a leitura mais baixa da sonda.
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ai minha parati!!!!! mas o passat ja esta com quase dois mil km, viu esse ta durando!!!! mas assim vc tem certeza desses valores da wide, de 880 milivolt??? esse valor não é pra narrow???
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ai minha parati!!!!! mas o passat ja esta com quase dois mil km, viu esse ta durando!!!! mas assim vc tem certeza desses valores da wide, de 880 milivolt??? esse valor não é pra narrow???
nao é 880 milivolt… é 0,88 lambda.... lambda 1 é estequiométrico (ou seja mistura perfeita)... 1,01+ é comecando a ficar pobre...... 0,99- é mistura enriquecendo.
mas 0,65 seria o cumulo de escesso afogando o carro..... por isso estou achando esses valores loucos.... fora que frio ele varia entre 1 mesmo em lenta (0,90~1,20) digamos.
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que legal, curti essa sonda, mas que cor esta a vela de seu motor??
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que legal, curti essa sonda, mas que cor esta a vela de seu motor??
eis o x, nao confio muito pra isso em alcool… parece que engana , e muda muito se vc ficar em lenta e tal.
ex a sonda eu tirei com cor de tijolo bonita... as velas tao assim mais pra cinza.
o amigo no whatsapp disse pra tentar por cabo de vela resistivo pra ver se ta dando interferencia.... seila vou tentar isso mas sinceramente estou bolado, até porque sei que essas sondas nao aguentam muito excesso muito tempo.
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sera que o halmiter comum faz a leitura correta dessa sonda? porque os cara vende o leitor da fueltech por um balaio de dinheiro!!
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cara, confie na sonda… mas interprete direito...
falhas na ignição causam mudanças no fator lambda, por exemplo uma falha que não queime a mistura irá marcar mistura pobre em vez de rica...
misturas muito ricas causam misfiring sim (falha na ignição).
mistura em wot pra motor turbo devem ser pelo menos 0,85... 0,88 seria perigoso exceto se baixa taxa e pressão.
carro carburado acaba funcionando com mistura mais rica devido ao coletor úmido, note que vc disse que funciona bem com 0,9 em lambda
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cara, confie na sonda… mas interprete direito...
falhas na ignição causam mudanças no fator lambda, por exemplo uma falha que não queime a mistura irá marcar mistura pobre em vez de rica...
misturas muito ricas causam misfiring sim (falha na ignição).
mistura em wot pra motor turbo devem ser pelo menos 0,85... 0,88 seria perigoso exceto se baixa taxa e pressão.
carro carburado acaba funcionando com mistura mais rica devido ao coletor úmido, note que vc disse que funciona bem com 0,9 em lambda
kkkkk 0,9? estava funcionando com 0,65 kkkkkkkk mas liso liso. agora estou na briga pra baixar esse valor.
final de semana acertei o vazamento de oleo e dei umas mexidinhas no carburador.
agora a lenta fica em 0,88 a 1100rpm (ainda nao esta 100% liso pois nao testei com ar e tal - o acerto mata com ar, por isso tenho que deixar um pouco rico e giro mais lato, senao ia deixar com lambda 1,60 e 800rpm kkkkkkkkkkkkkkkkk).
em alta soprando 1 bar (fiz um teste até 160 puxando de 4....) bate 0,88 de lambda com ponto final 26 e uns 9 de taxa +intercooler....
acho que estou chegando a um termo bom... só estou com 2 coisinhas que estao me matando.
1-o gicle de primeira boca era 150 e a caneta lenta era 140/80 (bem riquinha por isso a leitura alta). botei uma caneta mais pobrinha 145/60 (ainda pouco alta pro carro mas ficou legal) e botei 155 na primeira boca pra compensar... mas quando acelero uns 2 dedos rapidamente dá uma falta feiosa tipo 2,50 de lambda e sobe 1 segundo depois.. o giro da até uma caida. (e o injetor está perfeito... ) mas só ter um carinho pra acelerar ... até ver isso.
2- a fumaça maldita está interferindo na leitura... descobri isso ontem com certeza.
assim... ligo o carro frio.
a leitura fica entre 0,9~1,20 variando em lenta com uns 700rpm e deixo assim para esquentar.... tranquilinho....
passa uns nem 2minutinhos (o carro comeca a esquentar e com isso a leitura fica mais constante em 0,9 e uns 900rpm)... poréemmm. ai começca.
olho o escape e comeca a vir muita agua respingada.... e mais um tempinho depois (temperatura comecando a sair do gelado no painel) começa a sair a maldita fumaça aos poucos, o carro comeca a variar lenta e a leitura vai espaçando e subindo.. até que comeca a sair muita fumaça e nao sustenta lenta.
depois de ficar 1minuto dando aceleradinhas para manter ligado (e saindo muita fumaÇa) o carro começa a manter lenta, a leitura começa a ficar normal, e a fumaça a diminuir até que depois de um tempo some.
mas é nitido quando o carrro dá uma pipocada sai uma fumaça do escape.
to comecando a achar que isso é agua passando....
sera que o halmiter comum faz a leitura correta dessa sonda? porque os cara vende o leitor da fueltech por um balaio de dinheiro!!
não , é completamente diferente e o encaixe é tipo tomada... o hall ele mede uma voltagem em mv... e vou te falar a leitura muda muito... ex... em woot meu carro ficava falando que estava bem rico e em lenta ficava levemente rico... botei a larga mostrou que em lenta eu estava quase afogando o carro e em alta estava alimentado mas normal (0,88...+-).
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cara, confie na sonda… mas interprete direito...
falhas na ignição causam mudanças no fator lambda, por exemplo uma falha que não queime a mistura irá marcar mistura pobre em vez de rica...
misturas muito ricas causam misfiring sim (falha na ignição).
mistura em wot pra motor turbo devem ser pelo menos 0,85... 0,88 seria perigoso exceto se baixa taxa e pressão.
carro carburado acaba funcionando com mistura mais rica devido ao coletor úmido, note que vc disse que funciona bem com 0,9 em lambda
kkkkk 0,9? estava funcionando com 0,65 kkkkkkkk mas liso liso. agora estou na briga pra baixar esse valor.
final de semana acertei o vazamento de oleo e dei umas mexidinhas no carburador.
agora a lenta fica em 0,88 a 1100rpm (ainda nao esta 100% liso pois nao testei com ar e tal - o acerto mata com ar, por isso tenho que deixar um pouco rico e giro mais lato, senao ia deixar com lambda 1,60 e 800rpm kkkkkkkkkkkkkkkkk).
em alta soprando 1 bar (fiz um teste até 160 puxando de 4....) bate 0,88 de lambda com ponto final 26 e uns 9 de taxa +intercooler....
acho que estou chegando a um termo bom... só estou com 2 coisinhas que estao me matando.
1-o gicle de primeira boca era 150 e a caneta lenta era 140/80 (bem riquinha por isso a leitura alta). botei uma caneta mais pobrinha 145/60 (ainda pouco alta pro carro mas ficou legal) e botei 155 na primeira boca pra compensar... mas quando acelero uns 2 dedos rapidamente dá uma falta feiosa tipo 2,50 de lambda e sobe 1 segundo depois.. o giro da até uma caida. (e o injetor está perfeito... ) mas só ter um carinho pra acelerar ... até ver isso.
2- a fumaça maldita está interferindo na leitura... descobri isso ontem com certeza.
assim... ligo o carro frio.
a leitura fica entre 0,9~1,20 variando em lenta com uns 700rpm e deixo assim para esquentar.... tranquilinho....
passa uns nem 2minutinhos (o carro comeca a esquentar e com isso a leitura fica mais constante em 0,9 e uns 900rpm)... poréemmm. ai começca.
olho o escape e comeca a vir muita agua respingada.... e mais um tempinho depois (temperatura comecando a sair do gelado no painel) começa a sair a maldita fumaça aos poucos, o carro comeca a variar lenta e a leitura vai espaçando e subindo.. até que comeca a sair muita fumaça e nao sustenta lenta.
depois de ficar 1minuto dando aceleradinhas para manter ligado (e saindo muita fumaÇa) o carro começa a manter lenta, a leitura começa a ficar normal, e a fumaça a diminuir até que depois de um tempo some.
mas é nitido quando o carrro dá uma pipocada sai uma fumaça do escape.
to comecando a achar que isso é agua passando....
sera que o halmiter comum faz a leitura correta dessa sonda? porque os cara vende o leitor da fueltech por um balaio de dinheiro!!
não , é completamente diferente e o encaixe é tipo tomada... o hall ele mede uma voltagem em mv... e vou te falar a leitura muda muito... ex... em woot meu carro ficava falando que estava bem rico e em lenta ficava levemente rico... botei a larga mostrou que em lenta eu estava quase afogando o carro e em alta estava alimentado mas normal (0,88...+-).
entendi, mas o meu hallmiter tem a opção de qual sonda usar. tenho que por algum tipo de modulo?
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afinal….
qual a leitura boa, pra 1kg? na alta!
wideband!
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cara, segue uma tabela que vi da fueltech para uma média de conversão:
(lambda) tensÃo da sonda
maior q 1150mv
1100mv
1050mv
1000mv
0.78 980mv
960mv
940mv
0.82 920mv
900mv
0.86 880mv
0.88 860mv
840mv
820mv
0.92 800mv
780mv
0.95 760mv
0.96 740mv
0.97 720mv
0.98 700mv
0.99 680mv
1.00 630mv
1.01 560mv
1.02 490mv
420mv
350mv
280mv
1.09 210mv
140mv
1.12 70mv
menor q 70mv -
se fosse assim nenhuma montadora usaria wideband em sistemas que requerem precisão em regiões de enriquecimento heheheeh, todo mundo usaria narrowband e pronto.
não confie cegamente nesses valores não.
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vou te falar minha experiencia rafael e over.
eu tinha a narrou.. marcava levemente rica em lenta, mediano em baixa (cruzeiro) e rico em woot.
botei a wide.
na hora marcou excesso demais em lenta, acho que era em torno de 0,77 0,80.
em baixa ficava 0,85
e woot ficava 0,95!!!! as vezes chegando a 1.
ou seja, nada haver com a narrow….. depois disso nem sei porque as narrows existem. =s
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vou te falar minha experiencia rafael e over.
eu tinha a narrou.. marcava levemente rica em lenta, mediano em baixa (cruzeiro) e rico em woot.
botei a wide.
na hora marcou excesso demais em lenta, acho que era em torno de 0,77 0,80.
em baixa ficava 0,85
e woot ficava 0,95!!!! as vezes chegando a 1.
ou seja, nada haver com a narrow….. depois disso nem sei porque as narrows existem. =s
ou seja, em marcha lenta que o egt é extremamente baixo rico = excesso
em meio pedal que o egt é maior e mais constante marcou correto (mediano é rico, sonda narrow não tem meio termo, é por limiar)
e com egt maior rico = pobre... todo sentido do mundo se vc olhar a tabela de correção por temperatura