Viagem longas distancias com turbo
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bom dia galera, acabei de montar meu primeiro turbo, um gol ap1.6, turbo 42/48 andando com 1kg e cabura 2e.
cara li este tópico e fiquei tão curioso que peguei o rodoanel só pra testar. meu carro até uns 120/130 vai de boa com pressão zero, só relando, na casquinha mesmo, acima disso já começa a vir pressão.
pelo que já conversei com um pessoal que anda com turbo, da pra viajar de boa com o carro, tem que ficar de olho nos instrumentos como em qualquer outro carro, mas vai depender muito do seu pé. de final de semana vou pra casa da sogra no interior e o carro vai de boa, não esquenta, pressão de óleo ok e o carro vai liso…
abs
mas minha duvida em viagens é andando feito um cavalo (eu) rsrsrs
tipo já fui varias vezes pra sp, sem turbo, e era pé colado no fundo longos periodos (sao +-500km).
tipo e ando 140 180 160 direto.... e como o seu, meu carro sobe pressao a 120 .... ai imagina, 1hr a 160 com a pressao 1 bar, mesmo com 1 boca so de carb aberta.
da falta? torra turbina? esquenta oleo? beberia muito mais 1 boca com 1bar ou 2 abertas no aspro? etc etc....
o máximo que dei coro foram uns 100km pé largado como num autodromo mesmo , soh soltava em ultrapassagens ou curvas, mas mesmo assim soltava né ...
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sempre que viajo tenho que subir a serra na volta e ai já imagina a alegria, não da pra subir na casquinha, tem que ficar brincando com a pressão.. estica - tira o pé, estica - tira o pé.. meu carro a 100km/h mesmo na subida (que vem pressão antes) ainda não tem pressão, quando o giro quer cair dou uma pisadinha a mais no acelerador e o assovio já faz a mulher reclamar.. kkkk até vir um engraçadinho dando farol.. aí é só deixar o cara assim o.o' igual o milan falou.. kkkkkk
antigamente eu baixava a pressão pra pegar a estrada, agora nem ligo mais.. é 1.2kg no pé sempre..kkkk
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sempre que viajo tenho que subir a serra na volta e ai já imagina a alegria, não da pra subir na casquinha, tem que ficar brincando com a pressão.. estica - tira o pé, estica - tira o pé.. meu carro a 100km/h mesmo na subida (que vem pressão antes) ainda não tem pressão, quando o giro quer cair dou uma pisadinha a mais no acelerador e o assovio já faz a mulher reclamar.. kkkk até vir um engraçadinho dando farol.. aí é só deixar o cara assim o.o' igual o milan falou.. kkkkkk
antigamente eu baixava a pressão pra pegar a estrada, agora nem ligo mais.. é 1.2kg no pé sempre..kkkk
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
o que mais acontece comigo é isso, nego ve um passat preto de 33 anos, o cara pode estar andando a 80, quando passo vira questao de honra do cara me passar de qualquer jjeito kkk
nesses 100km que fiz colado o pé, é cheio de curvas e é uma via de mao dupla (1 faixa cada lado), claro que eu nao cortava o cara a 200 mesmo sabendo que n vinha ninguem , eu esperava chegar , olhava e pisava quando dava, um montao de carro ficou tentando correr atras de mim, inclusive ecosport kkkkkk… e a mulher do ecosport foi a que mais ficou indignada, pois era soh eu pegar um transito a frente que ela vinha na contra mao igual uma louca,,, eu cheguei até a ficar de sacanagem esperando ela pisar pra cortar e largava o pé pra ela chegar e pisava denovo kkkkkk, até a hora que eu vi que ela tava ficando muito alucinada ai sumi da frente dela pra ela nao fazer besteira e acabar acertando alguem hauhauhaua. (3 mulheres no carro, no minimo tavam tacando pilha huahauhau)
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mais essa é realmente a única graça… kkkkkkk paga cada centavo...
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turbo tem um lado foda… quando é acelera e solta vai que vai. lembro de um episodio com um gol preto turbo, foram varios kms ( eu de clio 1.6 16v ). transito aberto, era final direto ( 200...205...195...200 ), no começo ele zoou um monte comigo ( forte o carro ), mas depois acho que esquentou, seila oque aconteceu, ai aproveitei para descontar kkk
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turbo tem um lado foda… quando é acelera e solta vai que vai. lembro de um episodio com um gol preto turbo, foram varios kms ( eu de clio 1.6 16v ). transito aberto, era final direto ( 200...205...195...200 ), no começo ele zoou um monte comigo ( forte o carro ), mas depois acho que esquentou, seila oque aconteceu, ai aproveitei para descontar kkk
exatamente isso skyper... eis o meu medo em viagens longas... ou ele viu a pressao de oleo cair, ou ouviu barulho no motor, ou ele foi prudente e sabia do risco....
pois no meu carro mesmo por exemplo o oleo afina facino facinho... ex... já corri com um maluco a 230 (e ainda subia) mas veio um pardal de 80 e tivemos que frear... isso mata o turbo, pois ele vem cantando de galo quente paca, ai du nada para a refrigeracao....
além de não querer passar essa vergonha rsssss é uma seguranca a mais eu poder ficar em viagens como ficava antes...
antes o carro mal passava de 160 e era pé colado o tempo todo que neeeem... (e isso o motor nas ultimas ja)........ agora ja dei 230 mas nao posso ficar a 160 com meio pé sem medo =s
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mais critico nessas situações penso que são as temperaturas, porque vc esta queimando muito mais combustivel e vai gerar muito mais calor.
um radiador de oleo que funcione ajuda bastante. intercooler vc já tem. ponto de ignição também acho que não pode ser no limite porcausa do calor e mistura meio rica, também para evitar altas temperaturas de chama.
e o cambio? também vai aquecer mais por conta do atrito maior…
a exigência continua do equipamento vai levar ao efeito de acúmulo de calor.
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mais critico nessas situações penso que são as temperaturas, porque vc esta queimando muito mais combustivel e vai gerar muito mais calor.
um radiador de oleo que funcione ajuda bastante. intercooler vc já tem. ponto de ignição também acho que não pode ser no limite porcausa do calor e mistura meio rica, também para evitar altas temperaturas de chama.
e o cambio? também vai aquecer mais por conta do atrito maior…
a exigência continua do equipamento vai levar ao efeito de acúmulo de calor.
tipo cambio n tenho problema... botei a ps justamente por isso... e ja fui e voltei d sp assim no mesmo dia entao acho que isso n é problema.
radiador de oleo é uma boa, mas estudei varias formas de por isso aqui e nao consegui (nem o trocador de calor do ap 2.0) bateu no cambio. fora que vi um motor fundir porque tava com radiador de oleo e o oleo nao engrossava, nao penetrou direito nas partes moveis. comeu os casquilhos todo.
agora as outras coisas sao minha duvida. exatamente o que vc falou lembrando ser um carburador 2e kkkkkkkkk nao controlo nada disso apesar de estar somente com 1 boca aberta a pressao ja está a 1bar a muito tempo.... na realidade nem sei se bebe mais assim (1boca com 1bar) ou woot com aspro... é dificil entender essa parte.
o oleo eu sei que vai ficar feio pois a turbina vai tar na pressao tocando terror o tempo todo e o oleo vai fritar nela.
sinceramnet ejá até arquitetei um "resfriador" de oleo pós turbina até o carter, mas nunca fiz.
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foda né… nao é facil nem barato fazer um turbo adaptado que seja confiavel para usar no maximo.
minha menor preocupacao seria o turbo, a peça é feita para trabalhar e nao ficar em "stand-by" rs.
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foda né… nao é facil nem barato fazer um turbo adaptado que seja confiavel para usar no maximo.
minha menor preocupacao seria o turbo, a peça é feita para trabalhar e nao ficar em "stand-by" rs.
exatamente... meu proximo investimento provavelmente será o booster "invertido" que disse anteriormente... é barato mas nao sei fazer. (roubaram o celular com o esquema que me mandaram).
tipo.. sempre que "desligar" o booster cair pra seila 0.5 e sempre que ligar fica normal... ou seja... posso socar o pé 0.5 numa taxa = o meu no alcool é sopro.
"na teoria tudo é lindo hauhauhau".. comecei com uma ideia simples de turbo estou 3 anos inventando coisa ja huahauha
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se atrasar, aí até sobe mais pressão..
Ó o homi aí…
atrasar é jogar boa parte da queima pro lado da descarga, acordando ainda mais a turbina.
tem que ver uma forma de aliviar os gases da descarga, não tem outro jeito. foca nisso, ou então aumenta só um pouco a caixa quente...
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exatamente…...
po ontem fui num encontro de carros ai voltei de madruga na br a 160.;... po pena que nao deu pra gravar.... tipo larguei 160 ... ai vim soltando o pé pra ir vendo o quanto caia... po no final eu tava 1 dedo de acelerador... 0,9 pressao de turbo e a velocidade estava constante....
uma coisa que nao consigo entender do meu carro é que... se pisar tudo.. o carro anda... mas se eu soltar 1 dedidnho anda muito mais... o porque eu nunca entendi.
e fora que meu ponto é adiantadao pra um turbo carburado , avanca até 28 agora
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essa caixa quente num ta pequena não?
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essa caixa quente num ta pequena não?
seila, kkk é uma turbina padaria .42 "aqueles kit padaria mesmo"… mas tipo pra um 1.6 nunca imaginei que ficaria pequena.
vou fazer o teste da gasolina sabado agora.... passei uma vergonha semnaa passada que me deu odio,, levei o carro num lugar, tranquilo e tal cheguei la deixei umas 5hr parado (ligguei o carro denovo uma hr da tarde no maior calor), maluco quando liguei o carro pra sair e deixei esquentar o carro nao conseguia sequer tentar segurar a lenta, caia igual desligando a chave e uma fumaceira, mas uma fuamceira que duvido uma maquina de fumaca fazer igual... e olha que ventava heim.....
e tipo ficou por uns 6 minutos essa cena bizarra, até que a fumaça foi sumindo e o carro ficou liso liso que nao morria sequer no ar =s......
cara muito bizarro, na proxima troca de oleo vou meter um oleo 20-50 soh de sacanagem pra ir eliminando qualquer suspeita. e sabado agora ovu socar gasosa
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turbina ser pequena ou grande é uma questao muito relativa e de gosto pessoal. o motor do punto/linea/bravo 1.4 16v t-jet usa uma turbina que o rotor quente chega a ser menor que uma moeda de um real, isso com gasolina e empurrando direto 1kg de pressao para a admissao.
a maior parte destas pessoas que tem esses carros sequer sabe oque é uma turbina, como funciona, dirigem como se fosse um carro comun.
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pois é… essa turbina deve ser igual das hilux que a 1000rpm no sinal ela ta assoviando nao?¿
assim... acho que descobri um problema (regulagem) no meu carro.
fiz uma viagem de 300km (150/150)... a primeira pra ver como se comporta... me deparei com 2 problemas, um que eu ja conhecia:
meu sistema de arrefecimento está errado.. o carro ta cospindo agua pela tampa quando o giro fica alto um certo tempo, e temperatura subindo rapido quando em boa velocidade.
e olha que fui mantendo 140 160... as vezes 130.....
o Óleo se comportou normal, e na ida , os primieros 150 km chegou até ficar quente, mas quando soltava o pé esfriava rapidamente..
na volta que foi problema, tive que parar o carro 1 vez pois ja estava no vermelho e numa segunda vez tive que manter cruzeiro até normalizar.
tenho que refazer os dutos pro reservatorio x coletor... nao ta certo do jeito que o meu está.
mas isso ja era conhecido.
esse que me deixou intrigado, em alguns momentos eu mantinha 100km/h constante... e quando olhei pra sonda tive uma supresa. mistura 0,64!!!!!!!!!!!!!(minimo da sonda) eh literalmente encharcando........ apesar de nao ter nenhum embolo nem nada mais rico que isso é impossivel..
e reparei que chegava nisso quando eu estava com 1 dedinho em 100 mantendo... e olhei pra pressao do turbo tava 0 e a pressao de combustivel estava mais alta que o normal, quando soltei o pé ela caiu. (é como se tivesse dando pressao no delta antes do manometro do turbo).
creio que estava transbordando... quando mantenho uns 70 ou 120 normaliza pra 0,80~0.85+-
e se pisar um pouco mais a 120 a turbina ja sobe ....
to com dúvida se é o econostat no 1 estágio ou a bomba transbordando cuba... mas se tirar o econostat o carro nao progride ...... kkkk to ferrado.
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tem que ver se o burra tá vedando direto…
agora a melhor pergunta: você num tá sentindo isso "no bolso" não? pq fui inventar de converter meu carro pra álcool (trocando modulo, adiantando ponto e subindo a pressao de combustivel pra 1.5bar) e não ficou legal não, carro ficou mais fraco, tem que pisar muito pro carro andar e ai passa a beber feito um condenado, chega a 4km de média na cidade.... sei lá, quando ele era turbo bebia menos, acho que a turbina ajuda a vc pisar menos...
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pois é… essa turbina deve ser igual das hilux que a 1000rpm no sinal ela ta assoviando nao?¿
assim... acho que descobri um problema (regulagem) no meu carro.
fiz uma viagem de 300km (150/150)... a primeira pra ver como se comporta... me deparei com 2 problemas, um que eu ja conhecia:
meu sistema de arrefecimento está errado.. o carro ta cospindo agua pela tampa quando o giro fica alto um certo tempo, e temperatura subindo rapido quando em boa velocidade.
e olha que fui mantendo 140 160... as vezes 130.....
o Óleo se comportou normal, e na ida , os primieros 150 km chegou até ficar quente, mas quando soltava o pé esfriava rapidamente..
na volta que foi problema, tive que parar o carro 1 vez pois ja estava no vermelho e numa segunda vez tive que manter cruzeiro até normalizar.
tenho que refazer os dutos pro reservatorio x coletor... nao ta certo do jeito que o meu está.
mas isso ja era conhecido.
esse que me deixou intrigado, em alguns momentos eu mantinha 100km/h constante... e quando olhei pra sonda tive uma supresa. mistura 0,64!!!!!!!!!!!!!(minimo da sonda) eh literalmente encharcando........ apesar de nao ter nenhum embolo nem nada mais rico que isso é impossivel..
e reparei que chegava nisso quando eu estava com 1 dedinho em 100 mantendo... e olhei pra pressao do turbo tava 0 e a pressao de combustivel estava mais alta que o normal, quando soltei o pé ela caiu. (é como se tivesse dando pressao no delta antes do manometro do turbo).
creio que estava transbordando... quando mantenho uns 70 ou 120 normaliza pra 0,80~0.85+-
e se pisar um pouco mais a 120 a turbina ja sobe ....
to com dúvida se é o econostat no 1 estágio ou a bomba transbordando cuba... mas se tirar o econostat o carro nao progride ...... kkkk to ferrado.
mas sua pressao de combustivel sobe 1:1 ou multiplicada?
se for multiplicada isso ja aconteceu comigo também, é foda, quando vc acelera tudo o carbura consome alcool e com isso nao transborda, mas quando tem pressao andando de boa entra em excesso. deve estar saudavel seu sistema de igniçao hem!
isso que o 2e ainda é mais sossegado nisso, porque tldz e weber idf precisa de pressao multiplicada, ai tem que fazer uma serie de ligaçoes para o dosador ler parte da pressao do coletor e parte da pressao da mufla ( um y com gicles ) de forma que a multiplicacao forte so venha mesmo quando se abrem 100% as borboletas.
injecao eletronica ajuda muito neste caso, pois ela pode adotar um série de estratégias para manter a situaçao sob controle a partir das leituras que ela recebe de diversos sensores.
os t-jet parece que a partir de 2000rpm ja dispoe de pressao e torque maximos.