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Motor taxado esquentando

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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  • V Offline
    V Offline
    Vermelhoreal
    escreveu em última edição por
    #1

    boa tarde galera, tudo bem?

    sou novo aqui no fórum, mas pelo q acompanho o pessoal manja muito aqui.
    agradeço a quem puder me ajudar.
    estou com um gol 97 1.6 mi a gasolina. nele tenho pistões retos do ap a álcool, polia regulável, filtro esportivo com um intake improvisado(kkkk) e escape de 2"com dois abafadores e coletor original mi, injeção original.como rodo com ele só aos fds, abasteço com gasolina pódium. o meu problema é q ele esquenta muito quando subo o giro. pesquisei e vi q mudar as velas pras do motor a álcool pode ajuda com isso. vcs têm alguma dica de como melhorar isso?
    outra dúvida é q eu usava nele o comando 037.7(acho q é do versailles), más retirei por achar q a temperatura do motor era devido a uma mistura pobre demais. tenho tbm aqui guardado um comando 276. para usa-lo vou precisar dar um up na injeção?como fazer isso?
    desculpa o livro ai. kkkk
    muito obrigado a quem puder ajudar.

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    • M Offline
      M Offline
      Milan
      escreveu em última edição por
      #2

      vela nao muda temperatura de camara, mas mudou taxa muda vela.

      2 abafadores do mi? sao de baixa restricao? nao conheco de cabeca.

      mas o que está esquentando? oleo? agua?

      em que situacoa esquenta? sempre?

      1 Resposta Última resposta
      • C Offline
        C Offline
        Casantosef
        escreveu em última edição por
        #3

        qual taxa deste motor?

        pergunto o mesmo que o milan: esquentando o quê exatamente (óleo, água…)?

        com o uso a polia regulável você mexeu no sincronismo da correia e aí vem outras perguntas:

        • adiantou ou atrasou o comando?

        • se atrasou ou adiantou, quanto atrasou ou adiantou?

        acredito que você vai ter que eliminar uma a uma das possibilidades para determinar qual destes fatores é preponderante.

        1 Resposta Última resposta
        • V Offline
          V Offline
          Vermelhoreal
          escreveu em última edição por
          #4

          bom dia galera.

          milan, eu uso apenas o coletor de escape do mi. o resto do escapamento eu mandei fazer completo de 2", respeitando as curvas do original.no meio do carro, mais ou menos onde ficaria o catalizador eu usei um abafador jk, e no final um isotta.

          as velas são as original do motor a gasolina, mas já vi q foi um erro

          casantosef, a taxa eu não sei. sabe alguma fórmula pra eu descobrir? ele é o mi 1.6, com pistões retos, marca suloy. cabeçote e todo o resto original.

          a polia está atrasada em cerca de 2º( fui ajustando e testando. assim foi como tive o melhor resultado entre torque e potência)

          já a temperatura é minha dúvida tbm. na lenta ou então andando de boa, tipo 60-80km/h, ele fica normal dando 90º. o problema é quando aperto o pé. quando andei com ele em um track day aqui era uma volta arrochando e duas na manha pro motor esfriar. não chegou a ferver, acho q por causa do aditivo. por isso pensei q fosse mistura pobre. a ventoinha dispara normal.

          obrigado pela ajuda de vcs.

          1 Resposta Última resposta
          • C Offline
            C Offline
            Casantosef
            escreveu em última edição por
            #5

            seguindo sua descrição:

            • cabeçote original para uso de gasolina, pistões planos para uso de álcool: o carro realmente ficou mais taxado que o original. agora quanto?

            com o motor montado não dá para saber, pois você precisaria aferir o volume da câmara de combustão e pra isso você teria que ter o cabeçote em suas mãos para levar a uma bancada.

            quando você pistões a taxa aumentou, e consequentemente, o rendimento térmico aumentou, porém há outros detalhes a serem observados justamente pelo álcool necessitar de um avanço maior para contrabalancear sua natural resistência à queima em taxa mais elevadas e a gasolina não.

            você está com taxa de álcool, ajuste da polia para álcool e usando gasolina.

            sugestões: são muitas, mas as mais rápidas e econômicas levam em consideração um reajuste na polia(adiantar 1º ou 2º) e usar uma gap de válvulas 10% menor.

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            • V Offline
              V Offline
              Vermelhoreal
              escreveu em última edição por
              #6

              esse fds vou dar uma conferida no sistema de arrefecimento e talvez retire o cabeçote pq tem uma marca de óleo na junta. com se estivesse suando, sabe. pode ser q com a temperatura ela tenha queimado. vou fazer os ajustes q vc sugeriu, cantosef, e ver como fica.

              como faço pra diminuir o gap da válvulas com os tuchos hidráulicos?

              obrigado pelos toques.

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              • C Offline
                C Offline
                Casantosef
                escreveu em última edição por
                #7

                desculpe-me, escrevi errado. o correto é gap de velas

                1 Resposta Última resposta
                • F Offline
                  F Offline
                  Fabio Lima
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1.

                  apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais.

                  1 Resposta Última resposta
                  • V Offline
                    V Offline
                    Vermelhoreal
                    escreveu em última edição por
                    #9

                    seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1.

                    apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais.

                    tem como ajustar o avanço com a ie original?

                    1 Resposta Última resposta
                    • V Offline
                      V Offline
                      Vermelhoreal
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      seu motor deve estar com a taxa proxima de 12,0:1.

                      apesar de ser relativamente comun usar essa taxa nos dias de hoje ( nos flex ), tem ajuste do avanço de ignicao em alta. acho que no seu esta avançando demais.

                      tem como ajustar o avanço com a ie original?

                      skyper, ajustei o avanço e a temperatura diminuiu bastante. troquei as velas tbm, coloquei as de grau 6 do ap a alcool. fds vou ajustar o ponto com a pistola pra não ter erro.

                      valeu pela ajuda.

                      1 Resposta Última resposta
                      • M Offline
                        M Offline
                        Milan
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        faz mais uma coisa…

                        verifica se algum caninho do radiador está entupido, ja vi casos disso acontecer.. soh fervia em alta quando fomos ver alguns dutos estavam fechados.

                        1 Resposta Última resposta
                        • V Offline
                          V Offline
                          Vermelhoreal
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          faz mais uma coisa…

                          verifica se algum caninho do radiador está entupido, ja vi casos disso acontecer.. soh fervia em alta quando fomos ver alguns dutos estavam fechados.

                          é o programado pra esse fds. assim q terminar posto os resultados aqui.

                          1 Resposta Última resposta

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