Saveiro 1.8mi com cabeçote 16v
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os md 270/470, ap 600/800/2000, 2.0 16v e 2.0 8v crossflow do golf possuem entrada de água pelo cabeçote.
nos md 270/470 a entrada era entre os cilindros 3 e 4. nos aps tradicionais é entre os cilindros 1 e 2. já os 16v e 8v crossflow a entrada dáágua é sobre o volante do motor.
os motores 20v e 1.6 sr de alumínio a entrada de água é no bloco. o bloco deles por sinal difere muito dos motores de entrada dáágua no cabeçote.
por isso é que precisa de trabalhos de solda nos 20v para coloca-los nos ap tradicionais.
e esses trabalhos de solda também teriam que ser feitos caso alguém quisesse colocar o cabeçote 8v crossflow do 1.6 sr de alumínio no bloco tradicional do ap. os cabeçotes do 1.6 sr de alumínio e do 2.0 8v crossflow são diferentes. não sabia. mas são.
o que precisa ser feito + ou - para colocar um 20v num ap tradicional ?
fechar 3 passagens de óleo e abrir uma entrada dáágua no cabeçote 20v (pois o bloco do ap tradicional não tem entrada dáágua).
essas 3 passagens de óleo (que não sei se são para escoar o óleo ou envi?-lo ao cabeçote) ficam entre as duas passagens de óleo que o ap tradicional tem nas extremidades opostas ao distribuidor.
no bloco não é necessário fazer nada na maioria das vezes.
no bloco do piu por exemplo seria necessário furar uma passagem dáágua no cilindro 1 do lado do distribuidor (esse furo não é na lateral do bloco e sim no plano aonde é colocada a junta). na maioria das fotos que eu andei vendo o bloco já vem com essa passagem dáágua que é tampada pela junta original. o bloco do piu ainda tinha outras leves diferenças, como a posição do pino guia no cilindro 1, que talvez exigissem um reposicionamento (coisa rid?cula de se fazer, bem como o furo no bloco)
essa passagem dáágua no cilindro 1 não serve para nada nos aps tradicionais, mas servem para o cabeçote 16v, 8v crossflow e até o 20v, que possuem a tal passagem dáágua. nos cabeçotes 8v tradicionais essa passagem não existe tal como a junta específica para eles.
na verdade então a junta metálica que o piu ia comprar e que notou ter uma passagem de óleo a mais e que eu suspeitava ser do cabeçote 20v era na verdade a junta do cabeçote 16v (ou 8v crossflow) que tem esse furo a mais que é na verdade uma passagem dáágua que inexiste nos cabeçotes 8v tradicionais.
para colocar o 20v é preciso então essa junta do 16v que custa mais de 150 paus ?
não. coloque a junta do ap tradicional e faça o furo da passagem dáágua nela.
minha opinião é que não vale a pena. tampar passagens de óleo e abrir um rombo em algum lugar para a água entrar é judiação com o 20v (que é caaaaaaaro).
isso tudo que eu escrevi foi olhando minuciosamente vêrias fotos. fiquei na dúvida se alguns dutos de água do cabeçote 20v casam com os dutos de água do bloco do ap tradicional. acho que casam. mas se não casarem não é servião de solda, e sim servião de alargar os dutos do cabeçote 20v com um dremel .
se quiser colocar o cabeçote 20v mesmo assim, troque o bloco também. (que também é caaaaro)
uma dúvida que eu fiquei agora (e que espero que alguém aqui sabia responder) é pq todo ap (8v, 8v crossflow, 16v, 20v) tem uma passagem de óleo que banha o parafuso entre o cilindro 1 e 2 do lado do distribuidor ?
pq dos 10 parafusos só esse fica banhado em óleo ?
depois de muitos neur?nios eu suspeito que o furo no cabeçote para esse parafuso é usado também como uma passagem de óleo (a? fico lembrando aquele assunto sobre alguns parafusos de cabeçote serem mais grossos nessa regi?o… se isso influenciaria nessa possível passagem de óleo, etc...)
mas é só pensar que a cabeça do parafuso iria fechar essa suposta passagem de óleo. então precisaria de um outro furo que interceptaria esse furo do parafuso, tal qual são os furos de lubrificação dos tuchos do ap.
alguém já reparou nesse detalhe ou tem fácil aí um cabeçote todo desmontado para ver essa picu?nha que eu resolvi teimar ? ? eu só sei que algum motivo tem para esse duto de óleo do bloco ir parar no parafuso do cabeçote atravṍs da junta...
quem viajou e/ou não conseguiu visualizar mentalmente nada nem achou fotos por aí eu tento achar os links das fotos que andei olhando e posto depois.
[]?s
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acho que posso ajudar, aqui tem umas fotos do ano passado quando troquei o meu cabeçote por por um do ap 2.0…
a foto é de web cam, mas dá pra ver muita coisa.
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acho que posso ajudar, aqui tem umas fotos do ano passado quando troquei o meu cabeçote por por um do ap 2.0…
a foto é de web cam, mas dá pra ver muita coisa.
valeu golzin mi,
já tinha essa pogina sua no favoritos faz tempo. as fotos do bloco estão bem escuras, agravadas ainda pelo meu super monitor velho que dái.
estou vendo que terei que ir em um preparador daqui que tem um monte de cabeçote velho joagado num canto e descobrir essa do parafuso banhado em óleo.
editado:
sempre quis saber como fica um aspirado injetado com duas borboletas usando o coletor do mi cortado, como mostra uma de suas fotos. bom e barato imagino eu.
[] s
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outra dúvida que me surgiu enquanto dormia.
se colocando o cabeçote do gol gti 16v 2000 no ap 1.8mi, o coletor de escape do gti tbm não serviria?
golzin,
se os dois cofres forem iguais, e a posição de encaixe da flange também, dá pra usar o coletor de escape tranquilamente
agora sinceramente : eu não faria … melhor fazer um 4x1, concorda é
ae vences, valew a aula mandei-te uma mp
abs
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pronto, conversando hj com um preparador amigo meu, falei do cabeçote do gol gti 16v num ap 1.8 (saveiro g3), ele falou que cabe, encaixa perfeito, mas tem que refurar pra prender o cabeçote
pronto, ai fiquei na dúvida, pq o rodrigo láke disse que é perfeito e uq o preparador falou é que teria que fazer algumas furações de passagem de não sei uq. ai lembrei do que o vences disse, que isso ocorreria nos cabeçotes 20v, e até falei pra ele que ele estaria confundindo o cabeçote por um de 20v. o preparador disse q não, q é o 16v mesmo.
então, e agora? fiquei no meio de novo, p sei que o loke e o vences~e os outros aqui são gente de responsa e esse preparador amigo meu tbm ?… putz agora posso dizer que f.u.d.e.u.
será que eu terei que esperar até o dia chegar e eu mesmo constatar se essa adaptação serve ou não, se é simples mesmo, tira 1 coloca o outro ou não.
help...
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pronto, conversando hj com um preparador amigo meu, falei do cabeçote do gol gti 16v num ap 1.8 (saveiro g3), ele falou que cabe, encaixa perfeito, mas tem que refurar pra prender o cabeçote
pronto, ai fiquei na dúvida, pq o rodrigo láke disse que é perfeito e uq o preparador falou é que teria que fazer algumas furações de passagem de não sei uq. ai lembrei do que o vences disse, que isso ocorreria nos cabeçotes 20v, e até falei pra ele que ele estaria confundindo o cabeçote por um de 20v. o preparador disse q não, q é o 16v mesmo.
então, e agora? fiquei no meio de novo, p sei que o loke e o vences~e os outros aqui são gente de responsa e esse preparador amigo meu tbm ?… putz agora posso dizer que f.u.d.e.u.
será que eu terei que esperar até o dia chegar e eu mesmo constatar se essa adaptação serve ou não, se é simples mesmo, tira 1 coloca o outro ou não.
help...
então… complicado.
eu não sou preparador. nem o láke.
e nunca segurei um cabeçote desses na mão, o que não seria seguro também... pois talvez eu sairia correndo com ele debaixo do bra?o.
me surpreenderia muito se a posição dos parafusos fossem diferentes. muito mesmo. lembro que perguntei a um amigo meu o que que fizeram para colocar um distribuidor no bloco alto do gol gti 16v quando montaram esse bloco com um cabeçote de ap tradicional num tbod.
ele disse: só tiramos a tampinha.
pra quem não sabe o gol gti 16v vinha com bobina dupla. pq ?
pq no cabeçote 16v o distribuidor fica preso ao comando de válvulas de escape, ocupando o lugar da bateria do gol.
para colocarem no gol, ou aposentavam o distribuidor, ou colocavam o distribuidor no bloco (no lugar tradicional), ou jogavam a bateria fora.
a última opção obviamenete não daria certo. a penúltima era complicada pois a tampa do distribuidor (juntamente com os cabos) iria bater no coletor de admissão.
mas aí alguém retruca: o gol bola 16v super da troyano usa distribuidor sim. mas é com a tampa do gol a ar que é torcida 90? (e mesmo assim fica apertado pra caramba). e eles já testaram aquele motor tanto com distribuidor no cabeçote quanto no bloco.
e para a vw importar o motor fechado, tirar o coletor, colocar o distribuidor no bloco, e remontar o coletor era besteira. jogar dinheiro fora. dor de cabeça. as coisas tem que ser plug-n -play (pra quem não sabe, plug-n -play foi o motivo de os bicos terem sa?do do cabeçote para o coletor de admissão nos 8v, mas isso não vem ao caso).
pois bem. voltando ao que meu amigo dizia: só tiramos a tampinha que vem no buraco destinado ao distribuidor. colocamos o cabeçote (8v - não mencionou retrabalho algum) e pau na m?quina
se o cabeçote 16v exige refurar para caber no bloco do ap tradicional, não seria necessário fazer algum retrabalho para o cabeçote 8v ser colocado no bloco alto do gti 16v ? ? ?
um preparador aqui de campinas já montou um cabeçote 16v no bloco de ap tradicional. com distribuidor no bloco com a tampa do gol a ar. pistão de fiat marea, e o bal?o do coletor de admissão de tempra soldado no resto do coletor de admissão original do 16v. a borboleta era de alfa, rodava com módulo his aspirado. mas isso claro depois que retirou as duas solex 40 fixadas no coletor do 16v.
prof. pardal né é adora inventar maluquices.
bem, esse preparador montou esse mesmo cabeçote em aspirado e em turbo. em tudo quanto é ap. esse 16v passou em mais mão do que bunda de p... passa.
e vcs se perguntam... pq que esse mala fica escrevendo um pergaminho desses cheio de besteiras enquanto podia resumir e só escrever o assunto principal ? ?
pq acabei de ver casseta&planeta. estou feliz. cheio de lerda na cabeça.
o que que eu queria dizer mesmo ?......
ah... claro. esse prof. pardal não comentou nada é respeito de coisas trabalhosas a se fazer quando perguntei se tem algum trampo pra colocar o 16v no bloco dos ap tradicionais.
revistas para vc dar uma olhada nas fotos:
fullpower números:
14, 10, 16, 08 - an?ncio crestana&crestana (bloco do 16v)
19 - an?ncio crestana&crestana (cabeçote 16v)
07 - an?ncio da paula faria (cabeçote 16v - pelamordedeus saiba diferenciar o 16v da vw e de outras marcas)
se mesmo assim não tirar suas conclusões, ligue (e-mail, sei lá...) para algum outro preparador. a steel tá com um monte de turbo (seja super ou tbod-top) com 16v. pergunta. se não achar e-1/2, tel, website liga na belquip e fala com o beleza. o gol 16v turbo super dele foi feito na steel.
eu tentaria tb mandar uma mp para o d_turbo (sumido a tempos por sinal...), pois está preparando um cabeçote 16v para o cotton.
[] s
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pronto, conversando hj com um preparador amigo meu, falei do cabeçote do gol gti 16v num ap 1.8 (saveiro g3), ele falou que cabe, encaixa perfeito, mas tem que refurar pra prender o cabeçote
pronto, ai fiquei na dúvida, pq o rodrigo láke disse que é perfeito e uq o preparador falou é que teria que fazer algumas furações de passagem de não sei uq. ai lembrei do que o vences disse, que isso ocorreria nos cabeçotes 20v, e até falei pra ele que ele estaria confundindo o cabeçote por um de 20v. o preparador disse q não, q é o 16v mesmo.
então, e agora? fiquei no meio de novo, p sei que o loke e o vences~e os outros aqui são gente de responsa e esse preparador amigo meu tbm ?… putz agora posso dizer que f.u.d.e.u.
será que eu terei que esperar até o dia chegar e eu mesmo constatar se essa adaptação serve ou não, se é simples mesmo, tira 1 coloca o outro ou não.
help...
deixo meu cabeçote a disposição a hora que voce quiser para voce fazer o teste de furação e dutos de água
a hora que quiser leva um bloco e a gente faz o teste te garanto porque eu andei com 16v
agora só resta uma dúvida será que esse que eu tenho já foi feito todo esse trabalho ????
porque o meu foi inteiro trabalhado, duto, sedes , valvulas, passado pra mecanico é um 16v top
agora se ele já foi feito esse trabalho ou não…....fica a dúvida eu te garanto que o meu não precisa fazer nada
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eu ja segurei um cabecote desses, quase gozei. eh a coisa mais perfeita, mais q minha namo. e nao precisa refura nada. ta na duvida? vai na concessionaria e pede a junta do gti 16volts e comprara com a do 8volts, tudo igual. tanto q no estrangueiro tem ap 1.8 16volts, os jetta, com o memso bloco e cabecote.
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será que eu terei que esperar até o dia chegar e eu mesmo constatar se essa adaptação serve ou não, se é simples mesmo, tira 1 coloca o outro ou não.
help…
voce já comprou o cabeçote ?
po…...devia ter pego o meu hehehe...
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lóke ainda não comprei o cabeçote não.
bem o soda de mandar emails pra essas lojas e preparadoras é que é muito raro eles responderem, eu já havia mandado pra crestana e crestana perguntando sobre o cabeçote, se caberia num ap 1.8mi e até hj não me responderam, já mandei pra spa e pra beepturbo, ninguém respondeu, isso que tem meses, foi na época que eu troquei o meu cabeçote pelo ap 2.0, e se desse já teria colocado um 16v, só que ninguém soube me informar.
bem, por enquanto o intuito desse tópico é arrecadar o maior número de declarações e experiencias sobre a adaptação do cabeçote 16v no ap1.8.
por enquanto não irei comprar, pq tenho em vista a troca do meu carro por uma saveiro.
já fui em algumas outras preparadoras daqui de gyn me informar sobre isso, putz cidade da ro?a é soda meu, uns nunca fizeram essa adaptação, outros dizem que é muito complicado e que nem compensa, teria que trabalhar o bloco, furação etc… ai pergunto se eles já fizeram algo pra saber e nunca fizeram.
bem, quando chegar o dia q a saveiro for pra turbinar, já falarei com o mestre sobre isso e ver uq ele acha, se ele faria o serviço, pq com certeza esse cabeçote terei que encomendar de sp.
mas por enquanto não mecherei em nada, só economizando...
ops é uq eu fa?o, eu pegoas revistas e fico olhando e analisando os cabeçotes, dá pra ver tranquilo que o 16v pelo fato de ser fluxo cruzado ele tem umas saidas (ou entradas) de tubulação que no 8v não tem, ou seja do lado direito.
esse preparador q eu conversei q é meu amigo, ele fez um motor t no carro dele com bloco de golf 1.8 e cabeçote do golf 8v de fluxo cruzado, só que o carro ainda não etá pronto, falta o coletor, tubulação e terá que cortar o capo, pq o carro dele é um gol caixa.
bem se alguém souber de alguma matéria, ver em alguma revista, lembrem de mim e postem aqui hehehehe
idéia: irei mandar um email pra autopower e fullpower pedindo que façam uma matéria sobre cabeçotes e adaptação, e citar o do 16v no ap1.8.
vamos ver no que dá.
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cara se vc tem a grana compra o cabecote, depois q vc ver essa coisa linda na sua mao, vc nao vai querer trocar e vai fazer de tudo para coloca ele no carro.
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cara.eu tenho certeza que o cabeçote cabe
o cara que montou meu carro, tinha montado outro gol 16v tmb
esse cara trabalha nos laboratérios da volks e fez uma solicitação de cabeçote para ensaios…......e nessa ele pegou o cabeçote pra ele
? plug n play eu vi o cabeçote origina chegando da volks e entrando no gol do cara
como disso no tópico passado ( pag anterior ) coloco meu cabeçote a disposição não é possivel q não entre. pq senão nem o meu carro, nem o desse cara teriam saido na oficina
o meu cabeçote tudo bem........o troyano pode ter feito algum trabalho nele com relação a dutos e tal ( o que eu duvido ).
agora o desse cara, a probabilidade dele ter feito algo é muito remota pq o cabeçote veio original da volks.
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o cabecote serve. sem adaptacoes. eh so tira o 8volts e coloca o 16volts
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entao resumindo, basta pegar o cabeçote, tirar um e colocar outro.
agora se eu pegar um destes da crestana de 1,2 k e quiser só passar um ap 2.0 de 8v para 16volts, sem retrabalhos no cabeçote, do que mais eu preciso?
coletor de admissão, escape e comandos?