Galera que manja de rodas, uma ajuda.
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ops, então minha escolha não foi legal, segundo o site da mangels, esse modelo de roda em aro 14 é 14x6 com offset 38 na furação 4-100/108. essa que eu vê era multifuro, servia nos gm mas segundo o cara da loja e a regua dele, a tala era 7 eu achei muito para uma 14 e ainda vê no site que não existe, aí fiquei desconfiado. mas agora entrou o problema do offset também. fiquei na dúvida agora
é um problema que deve ser considerado, faz diferença
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tala 7 realmente é algo ex?tico, em se tratando de uma roda 14 nacional. isso é tala de roda 16 pra cima.
a grande maioria das rodas nacionais tinha tala 7… mesmo em aro 14. e o pior, com offset 25.
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ja tive roda q era 16 tala 7,5..
a muito tempo atras eu tive uma 14 q era tala 6,5
mas axo q a grande maioria deve ser tala 6.
o pior é que na época em que trabalh?vamos com isso, o que tinha mais mesmo eram rodas de 7 polegadas, e offset 25, com algumas apenas de offset 35. isso era um problema, pois essas rodas não servem direito em carro nenhum, somente em santana. ocorria pq para ter a tala 7 em offset menor e aro 14, as rodas raspacam por dentro, na suspensão. e por incrável que pareça, o mercado rejeitava os modelos de roda mais estreitos, pq estava na moda as bordas grandes .
a? agente tinha que se virar para fazer essas rodas caberem nos carros. rodas clássicas das antigas eram quase todas assim, como a 3 pontas a momo fabricada pella jolly, a bbs , a mangels pogasus e muitas rodas da antiga rodão e scorro.
com o tempo, foram surgindo mais carros em que simplesmente não serviam mesmo essas rodas malucas e os modelos mais estreitos foram surgindo. apareceram também as rodas maiores, pois naquela época, o maior que existia eram as rodas 15, e eram raras. assim quem colocava rodas 15, já não queria aquele visual, e esse pessoal partiu pra rodas grandes de verdade.
hoje em dia certamente não é mais assim e muitas das rodas vendidas são clones de modelos originais. mas ainda existem rodas meio fora de esquadro para vender por aí.
abraço
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hammer man, vc q é o entendido do assunto… qual seria o offset ideal de uma roda 17x7 pra colocar numa saveiro g3 socadinha e a mesma pra um gol bola socadinho tbm, lembrando q o pneu seria 205/40.
qual o offset legal pra ela entrar de boa e não ficar nem pra fora e nem muito pra dentro, senão rasparia na suspensão? um offset q já ajudasse e claro com uma levóssima funilaria no paralama.
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vou procurar outra roda então, esse offset de 38 é pouco para o celta então pior é aquela com tala 7, que nem imagino qual seja o offset
não é que não caiba… é apenas que não fica bom.
ab
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não é que não caiba… é apenas que não fica bom.
ab?
rodei 2 horas para encontrar uma roda descente e fiquei na mesma. impressionante mas parece que está ficando difácil encontrar rodas 14 e 15 descentes. rodas big tem de monte, sempre os mesmos modelos imitação da original. as únicas duas que encontrei com offset 49 foram as rodas do astra gsi e do astra gls, todas elas big. fora isso, nenhuma outra, e então descobri porque vejo milhares de celtas e corsas com a mesma roda desencanei, o celta vai continuar de rodas pretas mesmo, 13 e 165/70. quando comprei as 17 do golf foi bem mais fácil
ah, um único vendedor disse que com offset 38 ficaria 1cm para fora a roda, os outros nem mencionaram nada e disseram que ficaria muito bom
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rodei 2 horas para encontrar uma roda descente e fiquei na mesma. impressionante mas parece que está ficando difácil encontrar rodas 14 e 15 descentes. rodas big tem de monte, sempre os mesmos modelos imitação da original. as únicas duas que encontrei com offset 49 foram as rodas do astra gsi e do astra gls, todas elas big. fora isso, nenhuma outra, e então descobri porque vejo milhares de celtas e corsas com a mesma roda desencanei, o celta vai continuar de rodas pretas mesmo, 13 e 165/70. quando comprei as 17 do golf foi bem mais fácil
ah, um único vendedor disse que com offset 38 ficaria 1cm para fora a roda, os outros nem mencionaram nada e disseram que ficaria muito bom
bom, ao menos alguém falou a verdade
mas o bom, aqui do fórum, é que quando a pessoa está disposta é trocar info de verdade, pode conseguir boas refer?ncias com a ajuda do pessoal.
se vc comprar agora, depois ou mesmo nunca comprar rodas pro celtinha, o legal é que ao menos vc já tem uma idéia mais ou menos do que deve e não deve comprar, inclusive, com a info adquirida, pode buscar mais conhecimento sobre o assunto por conta própria
ab?
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hammer man, vc q é o entendido do assunto… qual seria o offset ideal de uma roda 17x7 pra colocar numa saveiro g3 socadinha e a mesma pra um gol bola socadinho tbm, lembrando q o pneu seria 205/40.
qual o offset legal pra ela entrar de boa e não ficar nem pra fora e nem muito pra dentro, senão rasparia na suspensão? um offset q já ajudasse e claro com uma levóssima funilaria no paralama.
a pergunta foi para o vicente, mas vou tomar a ousadia.
tala 7 é o limite para um pneu 205. alguns modelos não ficarão bem montados, pois a roda é mais larga do que o pneu, o que não é bom. o adequado é tala 6.5.
não sei nem o offset nem a tala originais da saveiro, mas tenho uma conta simples para te ajudar. como offset é a dist?ncia entre a face interna do miolo e o eixo que passa pelo meio da tala, você só precisa calcular a dist?ncia entre a face interna do miolo e o fim da tala. essa dist?ncia pode até mudar, mas é bom não arriscar. a conta fica assim:
d(.) = tala( ) x 2,54(.) / 2 + offset(mm)x10
para saber o offset adequado de uma roda 17x7, se a original for 16x6.5x42:
d = 6,5 x 2,54 / 2 + 42x10 = 12,46cm
12,46 = 7 x 2,54 / 2 + offset => offset = 12,46 - 8,89 = 3,57cm =~ 36mm
esse exemplo foi do caso do meu carro. eu tinha rodas 16x6,5x42 e comprei rodas 17x7x39. no caso do golf, 3mm não foi nada para a caixa de roda e suspensão.
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huuuum legal isso ai lcs, tá anotado aqui o calculo eu entendi direitinho.
no caso essa roda q tenho em mente ela possui offset 40, e eu acho q tem 45.
agora eu tbm não sei o offset original do gol bola e nem da saveiro g3, mas creio eu q seja na faixa dos 40.
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huuuum legal isso ai lcs, tá anotado aqui o calculo eu entendi direitinho.
no caso essa roda q tenho em mente ela possui offset 40, e eu acho q tem 45.
agora eu tbm não sei o offset original do gol bola e nem da saveiro g3, mas creio eu q seja na faixa dos 40.
o gol tem offset 38, todos.
acho que não vai caber rodas com offset 40, mas isso depende muito do que foi feito na sua suspensão. existe possibilidade de não caber, pq deve ter uma canela mas baixa. o pessoal as vezes altera o ?ngulo dos bra?os de direção um pouco mais para dentro, esmerilha os bra?os, inverte os pivós de cima para baixo… tudo vai depender do que tem aí no teu carro.
mas se a roda é larga e tem offset acima de 40, existe grande possibilidade de não dar certo.
ab
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valeu hammer man… irei olhar certinho esse offset da roda.
pq as rodas q tenho em mente uma é a oz supeleggera racer e a outra é a momo gtr.
nesse caso se o offset for menor q 38 a roda ficaria mais pra dentro? e nisso facilitaria na hora de rebaixar.
não, a roda fica mais pra fora e mais pra dentro em relação é original…
mas sim, mais para dentro em relação é uma igual, com menos offset.
ab
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só para esclarecer, realmente complicado encontrar rodas para o celta que não seja copia ou originais da gm. rodei na hora do almoão para encontrar e mesmo 15 foi complicado. mas realmente desisti das rodas, só vou trocar os pneus da minha aro 13 original mesmo.
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não tenho relação alguma com a polimarcas, mas indico eles como refer?ncia de preão e atendimento. já aprendi que, pelo menos em salvador, pesquisar é perda de tempo. eu ligo para lá e mando virem rodas e pneus na certeza de que o preão será menor. como planejo tudo com anteced?ncia, o tempo de transporte não me incomoda.
só para dar uma refer?ncia, ela vende cada toyo t1-s 235/45r17 por r$500,00, enquanto por aqui vc só acha de r$700 para cima. pneu para o palio? quase 300 por aqui, enquanto custa 180 na polimarcas, preços de pneus novos e comuns para carro de passeio.
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a pergunta foi para o vicente, mas vou tomar a ousadia.
tala 7 é o limite para um pneu 205. alguns modelos não ficarão bem montados, pois a roda é mais larga do que o pneu, o que não é bom. o adequado é tala 6.5.
não sei nem o offset nem a tala originais da saveiro, mas tenho uma conta simples para te ajudar. como offset é a dist?ncia entre a face interna do miolo e o eixo que passa pelo meio da tala, você só precisa calcular a dist?ncia entre a face interna do miolo e o fim da tala. essa dist?ncia pode até mudar, mas é bom não arriscar. a conta fica assim:
d(cm) = tala( ) x 2,54(cm) / 2 + offset(mm)x10
para saber o offset adequado de uma roda 17x7, se a original for 16x6.5x42:
d = 6,5 x 2,54 / 2 + 42x10 = 12,46cm
12,46 = 7 x 2,54 / 2 + offset => offset = 12,46 - 8,89 = 3,57cm =~ 36mm
esse exemplo foi do caso do meu carro. eu tinha rodas 16x6,5x42 e comprei rodas 17x7x39. no caso do golf, 3mm não foi nada para a caixa de roda e suspensão.
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tava pesquisando sobre e achei esse tópico e resolvi ressucita-lo
to com um corsa com as rodas 13? originais e to querendo trocar por umas 15?. o negocio é que eu não entendo nada desse negocio de tala, offset e outras coisas. pesquisei um pouco na internet e entendi um pouco mais como mede a tala o offset e tal..
queria saber que roda 15? seria mais indicada pro corsa. o offset deles é 49 e a tala das rodas originais gm é 6
esse calculo aí de cima eu tentei fazer mas as contas não batem … alguem poderia me dar uma ajudinha aew ??
eu tirei como base pros calculos a roda 15?do vectra gsi. offset 49 e tala 6 .
obrigado