Bielas forjadas
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tenho fotos dos pistões aqui e um topico que tá no speeders c/ um mega quote do ivo, um maluco de floripa que tem um celta 16v e tá turbinando ..
interessa?
são forjados, assim como as bielas que aguentam uma bela pancada
por foto vc não vai diferenciar nunca se é forjado ou nao…
a não ser que tenha marcas de quem fabricou ou demais artificios do genero.
da pra diferenciar olhando o miolo da peça com ela quebrada.
abs..
martin
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daniel, olha sua afirmação :
http://forum.preparados.com.br/index.phpos…indpost&p=87583
agora olha a resposta de um dono desse motor e que ele mesmo meche no motor do carro, inclusive no miolo:
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daniel, o dono desse vectra gsi q citei postou aqui no pp mesmo afirmando que os pistões dele não são forjados.
voce até estava no tópico e ficou em duvida se os calibra tinham miolo difente dos vectra.
c20xe é c20xe … e é o mesmo motor no vectra e no calibra ..
já reforçamos as bielas fr?geis do ecotec , agora uma dica dos pistões, os pistões originais do c20xe e dos ecotec , da marca mahle são forjados de fabrica, são prensados na forja com 250 toneladas ,sua qualidade é a mesma dos pistões iasa, mas inferiores é claro aos iapel , que recebem dupla prensagem na forja com 500 toneladas , e alem disso os iapel recebem grau de inspeção avan?ado , e são usados um bloco único para cada modelo , requerem menos usinagem, quanto maior a usinagem mais trincas podem se originar , já os mahle e iasa é um único bloco bruto para vêrios modelos de pistões. por isso a tremenda diferença de preão entre iasa e iapel.
bom , já temos pistões forjados originais gm para não se incomodar com quebra da canaleta dos pistões .....
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c20xe é c20xe … e é o mesmo motor no vectra e no calibra ..
já reforçamos as bielas fr?geis do ecotec , agora uma dica dos pistões, os pistões originais do c20xe e dos ecotec , da marca mahle são forjados de fabrica, são prensados na forja com 250 toneladas ,sua qualidade é a mesma dos pistões iasa, mas inferiores é claro aos iapel , que recebem dupla prensagem na forja com 500 toneladas , e alem disso os iapel recebem grau de inspeção avan?ado , e são usados um bloco único para cada modelo , requerem menos usinagem, quanto maior a usinagem mais trincas podem se originar , já os mahle e iasa é um único bloco bruto para vêrios modelos de pistões. por isso a tremenda diferença de preão entre iasa e iapel.
bom , já temos pistões forjados originais gm para não se incomodar com quebra da canaleta dos pistões .....
por favor, leia minha resposta logo acima.
ps: cuidado com lendas…tipo as dos virabrequins forjados nos vw ap antigos...
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eita néis hein caio ..
acompanho o trampo do ivo já faz uns 4 anos já, na área de refrigeração de pc s e carros tb ..
ele não brinca em serviço, é do tipo que quando faz um projeto faz c/ afinco, e faz o diabo acontecer, importa milhares de coisas sem se importar quanto vai custar e por ai vai ..
cuidado c/ as afirmações que vc faz as pessoas … eu acompanho o trampo do kra, e acho que dificilmente ele taria zuando nisso ..
abraço
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eita néis hein caio ..
acompanho o trampo do ivo já faz uns 4 anos já, na área de refrigeração de pc s e carros tb ..
ele não brinca em serviço, é do tipo que quando faz um projeto faz c/ afinco, e faz o diabo acontecer, importa milhares de coisas sem se importar quanto vai custar e por ai vai ..
cuidado c/ as afirmações que vc faz as pessoas … eu acompanho o trampo do kra, e acho que dificilmente ele taria zuando nisso ..
abraço
hehehe eita néis digo eu
la vem vc discutir sobre o que nunca viu e nem comprovou hehehehe e nesse caso, eu tb não
mas deixa queto…sem stress.
ah, em que momento eu afirmei algo a ponto de vc me mandar tomar cuidado?
chamei alguem de mentiroso? não. não distor?a meu post. não gosto de tretas.
sobre q pode ser mais uma lenda? pois é...pode sim, da mesma forma que os virabrequins forjados de ap antigos. muita gente batia o po q era forjado e pronto.
mas nunca alguem provou isso.
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hehehe interrompendo um pouco a discussão do schmutzkraft e ka.
bem uma coisa a maioria ocncordou, os pistões powertech tem um grau de dilatação muito estranho. um preparador aki perdeu um motor por causa disso, ele deixou as folgas estipuladas e quando dilatou travou o 4? cilindro, justamente pq aquele pistão dilatou mais q os outros.
bem, mas vamos pra bielas… essa fama ruim da powertech talvez seja por causa do passado mesmo, pq tem um certo tempinho q ouvi falar mal deles... e hj em dia ninguem fala mais nada, e nem usa produtos dele (aki na cidade).
bem, em prova de arrancada eu sei q a powertech comando, muitos carros brabos usam elas... mas ai q tá, eles são carros de competição, se quebrar arruma outro rapidinho. mas e pro uso di?rio? como é q fica?
e essas bielas casam legal com pistão je? iapel, iasa e ross?
e alguém sabeira dizer quem fabrica as bielas ancona e spa? pq já ouvi de tudo sobre isso rsrsrsrs... a mais loca foi q as bielas ancona e spa são iguais e quem fabrica é a crower nossa se for verdade, eu compro deles hehehe.
mas assim, as bielas ancona e spa eu sei q aguentam o purrete legal, e nunca ouvi reclamação delas, inclusive com essa questão de ovalisar o bloco e sei lá mais uq. mas o preão delas em comparação com a powertech é cara d++, a diferença de preão vc junta mais um tiquinho e compra um jgo de pistões iapel ou iasa.
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eu já ia comentar sobre o acabamento, justamente por causa de uma coisa que o vicente já me disse. se ter bom acabamento é ter uma biela lisa, é bom que quem falou isso vê estudar.
ai eh uma coisa estranha sabia…..existe um tratamento de superf?cie pra eliminar stress que se chama shot peened ...e ela fica lisa....
então um acabamento liso pode ser sinal de um bom tratamento superficial, concorda?
abraços
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e alguém sabeira dizer quem fabrica as bielas ancona e spa? pq já ouvi de tudo sobre isso rsrsrsrs… a mais loca foi q as bielas ancona e spa são iguais e quem fabrica é a crower nossa se for verdade, eu compro deles hehehe.
bem as da spa eu naum sei….
mais dizem (talvez seja lenda ) que a ancona importa o material da propria crower..... ou algo parecido........
e fabrica as bielas aki msm.....
eh como se fossem crowers nacionas ......
e bem mais baratas.......... q as internacionais.....
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bem as da spa eu naum sei….
mais dizem (talvez seja lenda ) que a ancona importa o material da propria crower..... ou algo parecido........
e fabrica as bielas aki msm.....
eh como se fossem crowers nacionas ......
e bem mais baratas.......... q as internacionais.....
importar material de biela da crower eu acho dificil pq um material x (supondo, aluminio grade 640, das minhas rodas 5zigen) é o memso material x em qualquer lugar do mundo…. e brasil qd se fala de siderurgia e metais, não deve nada pra nenhum pais, nem em custo nem em qualidade....
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importar material de biela da crower eu acho dificil pq um material x (supondo, aluminio grade 640, das minhas rodas 5zigen) é o memso material x em qualquer lugar do mundo…. e brasil qd se fala de siderurgia e metais, não deve nada pra nenhum pais, nem em custo nem em qualidade....
talvez.
importar materia não ker dizer nada, mas importar por exemplo a peça semi-pronta pra entao dar o acabamento sim.
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ai eh uma coisa estranha sabia…..existe um tratamento de superf?cie pra eliminar stress que se chama shot peened ...e ela fica lisa....
então um acabamento liso pode ser sinal de um bom tratamento superficial, concorda?
abraços
shot peening não deixa o acabamento liso e sim rugoso. é um jato de esferas de metal que amassa a superf?cie.
as bielas powertech tem esse acabamento.
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qtos acho que e leia na internet hehehe
pra escrever na internet só precisa saber de informatica, não de mecânica… os pistões forjados e forjados e forjados da vida depende de um monte de fatores...
vc pode ter um forjado a quente, a frio, billet (aonde vc eculpe a peça num bloco de metal já prensado) e assim por diante...e tudo isso muda a dureza e resist?ncia da peça... sei que bielas de gm ii aguentam uns 300 e pocuos cv no máximo, depois bau-bau... pistão de calibra é um forjado, assim como de uno turbo e outros carros similares...só que não é o forjado, é o tal forjado ...feito pra uma tal condição que nem de longe contempla dobrar a potência sem riscos de quebra ou diminuição de vida útil.
assim como sei que os antigos pistões powertech ?ra péssimos.... dilatavam muito e pediam folgas enormes (projeto antigo, não me lembro se da je ou da ross da dácada de 80)...a? parecia ciclo diesel...num caro de arrancada toca o fod..-se e pronto num carro de rua incomoda... as bielas novas deles parece que é projeto novo e pode ser uma boa peça...mas eu não vou ser o primeiro a arriscar (por motivos obvios)...se alguem usar e disser que está de boa qualidade beleza... se disser que está no nivel dos antigos pistões esquece...
qto iapel x iasa... bem que eu saiba a grande diferença deles é o projeto um tem a primeira canaleta bem mais baixa (melhor pra turbo) o outro pesa menos.... melhor pra aspro que tem que virar mais...aguentar....eles aguentam bem a potência que um ap tira em média....se prensa com 5 ou 5.000 ton não importa desde que tenham a mesma aplicação (resist?ncia, etc.)
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o ximi falou de pistões forjados em a3, mas eu não confirmo essa história. os únicos motores 1.8t com pistões e bielas forjados são as versões de 225 e 250cv. a única peça que é forjada em todo motor 1.8t é o virabrequin.
mas, não pense que por não serem forjados os pistões são fracos. eu nunca ouvi queixas em relação aos pistões dos motores 1.8t, pelo contrário. é fac?limo encontrar relatos, fatos e fotos de bielas abrindo janelas em blocos, enquanto os pistões ficaram só machucados nas saias.
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shot peening não deixa o acabamento liso e sim rugoso. é um jato de esferas de metal que amassa a superf?cie.
as bielas powertech tem esse acabamento.
mais ou menos isso?
ou assim? (biela de tit?nio que passou pelo tratamento...)
grande parte do acabamento da biela depende da usinagem da peça, ou estou errado?? vc tem bielas billet que passam por shot peened que ficam quase um espelho..observei umas crower e eram assim….
abraços
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? quanto a ancona importar material da crower acho besteira, pq não duvido q o aão q a crower use seja importado do brasil. talvez sim, foi uq falaram lá em cima, a ancona traga as bielas semi prontas e só grava o nome em cima, sei lá…
da spa ouvi dizer q o dono havia comprado uma m?quina q faz bielas forjadas, e no comeão do ano ele começaria a fabricar, pq antes era importada, mas até q ponto é verdade ou mito eu não sei.
pistões powertech pra uso em rua, eu tbm não serei cobaia de comprar eles pra ver se melhorou ou não.
uma duvida: vira brequim de golf 1.8 é mais resistente q do ap 1.8? ou é a mesma coisa? se for diferente, tem como colcoar esse vira no apo
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mais ou menos isso?
ou assim? (biela de tit?nio que passou pelo tratamento...)
grande parte do acabamento da biela depende da usinagem da peça, ou estou errado?? vc tem bielas billet que passam por shot peened que ficam quase um espelho..observei umas crower e eram assim….
abraços
as primeiras são bielas originais… ou no mínimo fabricadas pelos mesmos processos...
a segunda foto é muito pequena pra se ver alguma coisa...
mas o shot peening, como eu disse, é um como um jato de areia, só que ao invós de areia, são utilizadas micro-esferas de aío. bombardeadas com uma pressão de mais de 100 psi, cada uma é um tiro que deixa uma marca na superf?cie da peça. as marcas são relativas ao tamanho das esferas, ao tempo de exposição, e é pressão do canh?o.
mas é um processo muito controlado, e o acabamento é micro-rugoso, mais ou menos parecido com vidro jateado, só que como o shot peening não é abrasivo, a superf?cie não fica fosca.
se a peça está polida como um espelho, não recebeu o jato. o acabamento fica bonito, tem brilho, mas é facilmente diferenciado de uma superf?cie usinada ou polida.
abraço