Motor zetec 1.6
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bom, gente…. estou meio confuso aqui.... mas isso pode ser assunto p/ outro tópico.... hehehehehe.......
seguinte, alguém aqui tem ou conhece esses motores zetec ?? no caso, um motor de ka, 1.6....
será q/ ele aguenta uma preparação não mto. forte ?? digamos, uma aspiradinha um pouco forte + um pouco de nitro ?? coisa de 160 a 180 cvs ( aspro + nitro ).... será q/ aguenta ?? eu estava imaginando alguma coisa em torno de 200 cvs, mas acho q/ é forçar demais, né ??? ou será q/ não ???
ah, um pequeno detalhe: dessa vez, s/ turbo
não quero começar uma briga entre marcas, ok ?? mas, particularmente, posso, por experi?cia própria, dizer q/ um motor ap aguenta mais de 1,5 de turbo, s/ preocupar mto. ..... mas, e o zetec ???? será q/ posso mexer no motor tranquilamente ?? lembrando é todos q/ ser?a um carro p/ uso no dia a dia...
e o câmbio ??? será q/ aguenta uma cavalagem dessas ???
?h, dúvidas, dúvidas, dúvidas....................................como eu quer?a ser rico.......
se vc não quiser arriscar a durabilidade do motor não passe dos 155 hp por muito tempo.
até este limite vc pode participar das mil milhas sem susto
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se vc pensar nas características deles ver? q ele é um motorzinho q tem muito o q te pferecer pra aspro e não tanto assim pra turbo..
o curso dele é mais curto q dos rocan 1,6…quer dizer q o bichinho curte girar..a ford preferiu aumentar o diametro dos cilindros do q a recita clássica de só alongar curso...
junta o acionamento roletado do comando..
quer dizer..o bichinho curte girar e não vai pedir arrego...
o caminho de dar um belo trato no kbãote cairia bem...memso pq vc tem margem pra taxar e estuprar as válvulas de admissão...
já num turbão...sem exagerar na pressão vc vai se divertir bem...pq não exagerar na pressão?
simples..o di?metro dos cilindro tá bem no limite..h? pouco espaço entre as paredes dos cilindros..a própria ford desencvanou de tentar montar um supercharger com esse bloco por medo de reduzir muito a durabilidade dele..afinal vc não muita área entre os cilindros pra dissipar calor ..
mesmo para retificar este bloco alguma retíficas (como a moto-vidro) não curtem muito retificar este bloco por causa da espessuar fina das paredes...tem gente q fala q não dá retífica de jeito nenhum....como os sigma 1,4..
por isso eu acho bem mais negócio fazer um aspro com ele...já q curte girar..pq não deix?-lo se divertir?
e vc ainda teria uma margem pra mandar fazer um vira sob encomenda e até aumentar um pouco a cilindrada..vc tem folga de curso pra não ficar tratorz?o..mas aí já estamos indo pras hipoteses, né?
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valeu gente…... pelo menos não lá ninguém escrever q/ é ruim mexer nesse motor....
caracol...... na verdade, nem eu sei o q/ eu quero fazer nesse motor...... sou obrigado a admitir q/ nunca ouvó nigu?m falar alguma coisa sobre preparar esse motor.... o único q/ vê foi um escort wagon, q/ puxava em interlagos... mas era turbo..... por isso eu não tenho nem idéia do q/ pode ser mudado nele, ou ter uma idéia de como vai ficar.....
magoo, vc tem idéia do q/ foi feito nesse preparação da dtm ??? tem idéia de como fica o consumo ?? o câmbio tb. foi mexido ??
tuner, como vc tem esse motor em casa.... ele dá mta. manutenção ??? meu pai tem um ka, mas o dele é endura.... manutenção zero.... acredito q/ o zetec seja é altura, né ?? ah, e vai ser na kompressor mesmo....
leo, 154 cavalinhos aspro..... vc acha q/ um sprayzinho mto. de vez em qdo. vai arrega?ar ??? sou um cara bem tranquilo p/ dirigir.... raramente vou usar o spray ( eu acho )
amarchetti ( tá sumido, hein ??? ).... mto. interessante o seu post.... não sabia q/ esse motor aceita melhor um aspro.... mas zetec e rocan não são as mesmas coisas ??? é q/ vc diz q/ o curso do zetec é mais curto q/ os rocan....... aí fiquei meio perdido... hehehehehehehe... e mexer no cabeçote.... vêra sobre encomenda...... meu, isso deve sair uma paulada, não sai não ????? eu estava pensando numa preparação turbo, mas nada animal demais.... coisa de 0,9.... 1,0....... acredito q/, c/ isso, eu já atingir?a a potência desejada.... mas, sei lá.... como escrevó lá em cima, não conheão nada sobre esses motores e, por serem poucos os q/ preparam, não tenho idéia de como fica....
ah, gente... sei lá, viu...... meu medo tb. é do consumo.... já imaginou, começar a fazer 5 km/l, na gasolina ??? aí eu tá na lama... hehehehehehehehe.....
eu até estava cogitando a idéia de andar c/ um 1.0 por um tempo, e depois tirar o motor e colocar um 1.8 16v zetec e fazer um asprinho.... mas acho q/ vai ser mta. grana investida, né ????
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tenho um amigo q ja quebro duas caixas do zetreco. e o $ delas eh salgado.
mas isso eh detalhe,
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esse cara que tem o fiesta com motor dtm o irmao dele tem um com motor turbo. me parece que com 0,7 kg o aspro leva o turbo.
a sw que andava em interlagos foi montada na rr preparacoes (www.rrpreparacoes.com), andava com 1,2 kg eu acho.
quanto a preparacao dtm naum sei ao certo o que foi feito mas é comando, taxado 1mm, modulo do 1.0, volante aliviado, tbi de ap, unichip, alcool e mais outras coisas. o cambio ta original mas ele ta querendo mudar pq a 1? ficou ultracurta.
o zetec rocam é oferecido na versoes 1.0 e 1.6 8v. os 1.8 16v saum os zetec e.
quanto a preparar o 1.8 16v sai uma graninha boa, eu to preparando um e só no cabecote vai uns 5000 paus.
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zetec rocam 1.6 aguenta muita porrada sim
pode preparar tranquilo.
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o rocam 1.6 é fantástico é o único motor que eu conheão que rende mais de 130% por quilo de turbo sem ter que gastar uma fortuna, ainda hoje e o melhor motor 1.6 e mais gostoso de dirigir. ele da retífica numa boa. só que tem um detalhe, ele é um motor que trabalha muito quente e é essencial usar radiador de óleo quando turbinado.
para aspirar eu acho que não rende tanto, o coletor de escape já é 4x1 e a gra?a desse motor é o torque em baixa que parece mais um motor 2.0, se for para aspirar e tirar o máximo de desempenho vai diminuir bastante o torque em baixa, outro detalhe é que ele não é ?girador?, tudo nele foi feito para priorizar o torque, tanto é que na europa ele é 16v e aki passou para 8v porque os 8v tem um torque melhor em baixa. para aspirar legal vai gastar no mínimo r$1500,00 para ganhar 60cv e para turbinar vai gastar r$2000,00 para ganhar 100cv com + ou é apenas 0,7bar.
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naum sai taum caro assim, ja quebrei 2 vezes e na ultima paguei 450 paus a base de troca.
bem, esse $ depende da cidade. aqui em curitiba ta na faixa de 650 reais.
eu ja tive noticias de 3 pessoas q quebraram caixa do zetreco.
tudo isso eh uma questao do $ do dono. particularmente eu acho os zetreco excelentes carros.
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opa opa opa..na correria digitei errado..o curso dele (rocan 1,6) é amis curto q dos rocan 1,0…
sempre me refer? aos 1,6
desculpa ter deixado margem pra confusão...
não o comparei com os zetec 1,8 16v....foi farta de atenção minha mesmo..foi malz...
qto é retífica..tem retifica q não curte muito este motor
qto é sumida..foi malz mesmo..mas tá de volta...
eu tava meio corrido com o trampo e fiquei meio de fora...
só uma coisa (nattis)..o rocan 1,6 é bem mais girador q o 1,0 ..ele curte girar sim.
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esse cara que tem o fiesta com motor dtm o irmao dele tem um com motor turbo. me parece que com 0,7 kg o aspro leva o turbo.
a sw que andava em interlagos foi montada na rr preparacoes (www.rrpreparacoes.com), andava com 1,2 kg eu acho.
quanto a preparacao dtm naum sei ao certo o que foi feito mas é comando, taxado 1mm, modulo do 1.0, volante aliviado, tbi de ap, unichip, alcool e mais outras coisas. o cambio ta original mas ele ta querendo mudar pq a 1? ficou ultracurta.
o zetec rocam é oferecido na versoes 1.0 e 1.6 8v. os 1.8 16v saum os zetec e.
quanto a preparar o 1.8 16v sai uma graninha boa, eu to preparando um e só no cabecote vai uns 5000 paus.
se for uma prata com roda 16 eu já brinquei com ela na jafet…
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pensando em vc lembrei disso marc.
http://www.envenenado.com.br/envenenados/ka/ka.html
abraços.
uhnnn… valeu.......
mas esse aí não foi montado no herrera ????