Oxidação de metais
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? muito comum usar pressurização de cano de ferro aqui…meu ex carro tinha, e varios carros do forum gt tem....
agora, acho bem dificil oxidar, nunca vi ninguem aqui reclamando....
deve ser pq sempre ela fica aquela meladinha de oleo proveniente da turbina protegendo-a contra oxidação....
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ali?s..como o forjadus lembrou…. aterramento .
inclusive existe a venda um aparelhinho pra vc colocar em portões eletricos pra q eles não oxidem...
se dá conta do teu port?o..deve dar conta de sua lataria
existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.
no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.
antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.
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aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.
normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.
eu achei tubos de aão galvanizado mais baratos q de aão 1020… aão carbono é aão 1020?
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existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.
no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.
antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.
engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…
comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa?
[]?s
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engraçado, tinha pensado outro dia se não existiria um aparelho desses…
comprou aonde? pagou quanto nele? tem site? daria pra usar na preservação da lataria do meu chevette - que acabou de sair de uma lanternagem completa?
[]?s [/quote]
aqui em salvador paguei uns r$200, instalado. não sei se tem site, mas o google pode te ajudar.
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existe um aparelho chamado oxfree, justamente com esse objetivo. ele satura a carroceria de el?trons para evitar oxidação.
no meu carro, um golf, não ajudou em nada. ali?s, foi só colocar ele que apareceram dois pontinhos subindo por baixo da pintura. tirei logo que vi. no astra de meu pai, que não tem chapa zincada, o oxfree fez uma diferença brutal.
antes era só arranhar a pintura que em 24h você já podia ver o estrago se alastrando. depois do oxfree, ele levou uma batida na quina traseira e o carro ficou na rua por dias, sem passar o estágio de oxidação superficial, em que a chapa fica com um tom alaranjado.
a marinização de motores é esse mesmo princ?pio…
cargas elétricas que evitam a ferrugem...
vou ver se encontro alguma coisa mais técnica a respeito...
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aão carbono e galvanizado possuem a mesma resist?ncia. a diferença é que o galvanizado é revestido com uma camada de zinco, que lhe dá propriedade de resist?ncia é corrosão.
normalmente, durante a solda, essa camada se estraga no local.
o zinco queima pirotecnicamente… queima verde na hora da solda... e dá um cheiro que parece de cebola...
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so pra constar:
existem muitas obras onde se usa canos de ferro sem tratamento algum enterrado sob gramados, pisos e etc, em contato direto com a terra.
como fazem pra eles nao enferrujarem?
usam uma coisinha chamada eletrodo de sacrificio, que vai ligada ao tudo de ferro por meio de um fio de cobre ou msm em contato direto.
nada mais é que um outro metal com potencial de redução mais alto que o ferro.
assim, pra cada eltetron perdido pelo ferro, esse eletrodo (barra de metal com potencial de redução maior que o do ferro) manda outro, inibindo a oxidação, até a hora que ele é todo consumido ou o contato entre os dois interrompido.
se alguem quiser, posto mais detalhes sobre o assunto
oxida?ao/redução tem mtos pormenores quimicos.. bastante interessante
e da pra por na pratica varias coisas
abs..
martin
anodo de sacrif?cio, aprendi no primeiro ano de engenharia
lembro que nas aulas a gente perguntava pro professor das vantagens de um aparelho que evitasse a corrosão do carro, ele disse: besteira, eu tenho um landau desde 1978 e ainda não tem nenhum podre…
huahuhauhuahuhauh, faculdade dos esquecidos e idosos…
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passoal, aderindo a camapanha desenterre um topico velho ao inves de criar outro semelhante seu charope vou colocar esse topico no ar novamente…
será que não funciona colocar um fio de cobre ligando um ponto da carroceria do carro a uma roda de liga leve do step(que geralmente é feita de magn?sio, e possui um potencial de redu?ao menor que o do ferro?)
vi esse esquema do oxfree esses dias lá no ml, será que ele não torra nenhum componente que usa a carca?a do automovel como polo negativo?
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o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?
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o princ?pio do casco dos navios, pra evitar a oxidação, é colocado barras de zinco nas laterais, tem uma dist?ncia certa uma da outra, tudo por calculo… isso evita a oxidação do casco do navio, na verdade vc ta colocando outro material pra oxidar antes de oxidar o casco... entendeu?
[snapback]561011[/snapback]
metal de sacrificio…