Projeto bora t 2006
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leo, antes de mais nada obrigado por vir no topico.
o ka ta certo, vou comprar só coisas boas, independente do tempo que levar pra montar o carro. e preparador competente aki no rio é meio complicado de falar… talvez um que tem la no itanhang?, mas ainda tenho que conversar com ele.
ja estou até pensando em abaixar a potencia prevista no projeto, pra algo em torno dos 250 ( e nao 300cvs ), mas de qq forma, vai ter miolo forjado.
ja li ou me falaram que vc nao garante esse motor do bora ( stock ) com mais de 180cvs, com miolo forjado, pra qto subiria esse limite? ou tem mais alguma coisa que nao aguentaria os possiveis 250? cambio?
abs a todos
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gili,
num motor stock acho dificil resistir mais que 180 hp sem problemas
num forjado ????.. não sei ….. só testando e acompanhando a vida do bicho
o vw/audi 1,8t de fabrica, segundo os europeus resiste a 260 hp em provas de longa duração.
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alguem podia me explicar detalhadamente como funciona, o eskema das valvulas… quero controlar a pressao do turbo pelo unichip, entao tem que ser a n75, e ela fica no coletor como as valvulas de alivio normaisó nao quero espirro, entao vai ser uma prioridade sem barulho que fica na pressuriza?ao certo?
e a wastgate que vem em algumas turbinasó serve pra que? substitui alguma dessas 2 que falei antesó se tiver opoao, é melhor a turbina com ou sem wastgate?
abs
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alguem podia me explicar detalhadamente como funciona, o eskema das valvulas… quero controlar a pressao do turbo pelo unichip, entao tem que ser a n75, e ela fica no coletor como as valvulas de alivio normais? nao quero espirro, entao vai ser uma prioridade sem barulho que fica na pressuriza?ao certo?
e a wastgate que vem em algumas turbinasó serve pra que? substitui alguma dessas 2 que falei antes? se tiver opoao, é melhor a turbina com ou sem wastgate?
abs
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ninguem? kd o leo?
abs
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a valvula waste-gate serve pra controlar a pressão de trabalho do turbocompressor. tb conhecida como valvula de alivio (não confundir com valvula de prioridade, q é a q espirra ).
turbos valvulados (com waste-gate incorporada) são usados mais em casos onde se tem problemas com espaço f?sico pra se usar uma waste-gate externa.
agora como o unichip funciona em conjunto com alguma das valvulas, só o leo pode te responder.
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gili,
num motor stock acho dificil resistir mais que 180 hp sem problemas
num forjado ????.. não sei ….. só testando e acompanhando a vida do bicho
o vw/audi 1,8t de fabrica, segundo os europeus resiste a 260 hp em provas de longa duração.
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existe na europa preparações com quase 400 cv em cima desse miolo original
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existe na europa preparações com quase 400 cv em cima desse miolo original
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desculpa tuca, mas não boto fã nisso.
400cvs são 400cvs aqui ou na europa. e com bem menos q isso os motores quebram. isso vs sabe bem.
uma coisa que me disseram é sobre a forma de medição desses tais 400cvs la fora: colocam pressão alta, dão um unico pico no dino ( inclusive com regulagem bem diferente da usada normalmente no motor ) e depois baixam a pressão para par?metros seguros. dessa forma ainda acho arriscado medir , alem de ser ilusão, pois o pico foi só no dino, e na sua mão dificilmente vc tera mais da metade disso pra usar.
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bem… já montei bora com 1bar no alcool, intecooler e suplementar... não medi, mas deve ter vindo mais de 250 cv com miolo original .... montei tbm golf 2.0 com e-gas e veio 210cv na roda com 1bar (mas esse sem intercooler)
então dizer 180cv é besteira.... essa limitação é por causa do uso de gasolina que segura a pressão num patamar mais baixo....
o unichip eu num sei, mas o controlador que fabrico tem uma sa?da (opcional) pra ligar um booster (do tipo simples com solen?ide) controlando o rpm que liga e que desliga (serve pra nitro tbm).
qto a potência o leo falou de carro de pista que pensa muito em não quebrar...e se é longa dist?ncia é isso aí uns 260/280cv no máximo porque num pode abusar de pressão pra não gerar calor demais na camara...como é prova num tem refresco e acaba aquecendo cada vez mais até quebrar... montamos uma alfa 155 pra andar em interlagos numa prova de 1 hora em regularidade....com 0,5bar veio apenas 210cv na roda porque rodava com 10? a menos de ponto do que o original (pra essa pressão podia rodar até com mais ponto usando alcool) e bem rico pra refrigerar a c?mara...andou sem problemas...se fosse carro pra rua o acerto ia ser bem mais no limite do que isso.... mas a idéia ?ra não quebrar apenas... e foi isso que rolou...e anes que falem teve carro aspro que virava junto com ele que teve problemas nessa prova... o dele voltou pra casa e ainda foi pra balada a noite com ele heheheh
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bem… já montei bora com 1bar no alcool, intecooler e suplementar... não medi, mas deve ter vindo mais de 250 cv com miolo original .... montei tbm golf 2.0 com e-gas e veio 210cv na roda com 1bar (mas esse sem intercooler)
então dizer 180cv é besteira.... essa limitação é por causa do uso de gasolina que segura a pressão num patamar mais baixo....
o unichip eu num sei, mas o controlador que fabrico tem uma sa?da (opcional) pra ligar um booster (do tipo simples com solen?ide) controlando o rpm que liga e que desliga (serve pra nitro tbm).
qto a potência o leo falou de carro de pista que pensa muito em não quebrar...e se é longa dist?ncia é isso aí uns 260/280cv no máximo porque num pode abusar de pressão pra não gerar calor demais na camara...como é prova num tem refresco e acaba aquecendo cada vez mais até quebrar... montamos uma alfa 155 pra andar em interlagos numa prova de 1 hora em regularidade....com 0,5bar veio apenas 210cv na roda porque rodava com 10? a menos de ponto do que o original (pra essa pressão podia rodar até com mais ponto usando alcool) e bem rico pra refrigerar a c?mara...andou sem problemas...se fosse carro pra rua o acerto ia ser bem mais no limite do que isso.... mas a idéia ?ra não quebrar apenas... e foi isso que rolou...e anes que falem teve carro aspro que virava junto com ele que teve problemas nessa prova... o dele voltou pra casa e ainda foi pra balada a noite com ele heheheh
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junior ( é isso né, acho que li no topic do andre tb ), esse limite de 180 cvs que falei, nao quer dizer que se passar vai kebrar, mas a probabilidade deve aumentar bastante… os 180 deve ter sido alcançado depois de muito estudo, e principalmente, testado com o tempo todo de pe embaixo... vir 250 ou 210 é facil, é só apertar o tal do parafuso, mas se vai durar 1 ano ou 10 é a questao, mas deixa isso pra lá.
se a verba que to aguardando entrasse hj, nao saberia onde turbinar o bora, e vi que o andre tb gostou muito do teu serviço, queria, se possivel conversar contigo sobre a possibilidade de vc montar o meu carro qdo eu conseguir condições. principalmente por ter experiencia com o bora e com e-gas.
como entro em contato com vc? tem site? tel? msn? onde fica?
essa questao do booster no unichip eu nao sei, mas mesmo que tenha, nao pretendo usar, ate porque vou usar a n75 e vai ter la seus momentos de insanidade. o que tenho certeza é que o uni controla, salvo engano, ate 2 bicos extras.
forte abra
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ka, tava vendo no topico do zoega, eu acho que é dele, e em outros, que o cora?ao da turbina é o eixo.
e como eu viso pegada em baixa, vc me disse que a turbina certa seria a .58bi/.50, mas seria com qual eixo? to4e?
akela master power .70bi/.50 que falei tem esse setup de rotor:
ex: to4e 58,0 rt: to4e 56,5 ( tabela master power ). talvez ela nao tenho uma pegada baixa bem parecida com a .58bi/.50? pois como ja te falei, se as turbinas forem semelhantes, prefiro pegar essa mp como leo por diversas razoes. mas se for me dar uma pegada muito alta, nao tenho duvidas que será a .58.
abs
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ka, tava vendo no topico do zoega, eu acho que é dele, e em outros, que o cora?ao da turbina é o eixo.
e como eu viso pegada em baixa, vc me disse que a turbina certa seria a .58bi/.50, mas seria com qual eixo? to4e?
akela master power .70bi/.50 que falei tem esse setup de rotor:
ex: to4e 58,0 rt: to4e 56,5 ( tabela master power ). talvez ela nao tenho uma pegada baixa bem parecida com a .58bi/.50? pois como ja te falei, se as turbinas forem semelhantes, prefiro pegar essa mp como leo por diversas razoes. mas se for me dar uma pegada muito alta, nao tenho duvidas que será a .58.
abs
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ve só: o motor dele é 1.6, por isso não recomendei usar caixa quente grande, mas passei ele pra um cara que manja tudo de turbos, e esse cara (mack) q fez o setup do miolo do turbo a partir da carca?a q o zoega pediu pra ele.
o lance (acho q comentei contigo) é sempre a combinação do conjunto de acordo com a necessidade do motor. o dele precisava de pegada, mas não podia perder em alta. então se usou uma caixa quente certinha, pulsativa e um rotor q não deixa amarrar em alta.
o mesmo foi feito no meu turbo, e sera feito no teu se vc montar la no mack o turbocompressor.
.70 quente é grande pra o que vc disse que espera do teu carro, q é pegada em baixa e força em rotação alta, mas nada tão alto a ponto de varar a escala do contagiros, q é o caso de quem opta por uma caixa quente desse naipe. inclusive sabe que perdera em baixa, coisa que com a .58 vc não perde.
ps: isso (não o teu caso, mas de turbo grandão e de vitrine) me lembra alguns carros q vejo por ai na net, com motor 1.8, comando de gts, 8:5 de taxa, miolo original ap e com .70/.70…
motor assim não pode abusar de giro e nem de pressão...um turbo assim não se justifica, mais assusta quem olha do q anda.
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junior ( é isso né, acho que li no topic do andre tb ), esse limite de 180 cvs que falei, nao quer dizer que se passar vai kebrar, mas a probabilidade deve aumentar bastante… os 180 deve ter sido alcançado depois de muito estudo, e principalmente, testado com o tempo todo de pe embaixo... vir 250 ou 210 é facil, é só apertar o tal do parafuso, mas se vai durar 1 ano ou 10 é a questao, mas deixa isso pra lá.
se a verba que to aguardando entrasse hj, nao saberia onde turbinar o bora, e vi que o andre tb gostou muito do teu serviço, queria, se possivel conversar contigo sobre a possibilidade de vc montar o meu carro qdo eu conseguir condições. principalmente por ter experiencia com o bora e com e-gas.
como entro em contato com vc? tem site? tel? msn? onde fica?
essa questao do booster no unichip eu nao sei, mas mesmo que tenha, nao pretendo usar, ate porque vou usar a n75 e vai ter la seus momentos de insanidade. o que tenho certeza é que o uni controla, salvo engano, ate 2 bicos extras.
forte abraço
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seguinte, lá fora limita 180cv porque só se pode suar gasolina (que não tem mais de 110octanas como o alcool)…se vc for montar um bora mantendo gasolina vai limitar em algo perto disso...usando alcool vc pode com a mesma taxa usar mais pressão e portanto vem mais potência....na questão durabilidade tenho cliente rodando com acr?scimo de 100% de potência (usando 0,8bar e bom projeto)a diversos anos... acredite em mim....num tem nada de muito estudo no que se faz fora daqui qdo o assunto foge do profissionalismos (ou seja uso street como se debate aqui no forum)
se quiser bater um papo o ideal é por telefone mesmo porque vamos direcionado o projeto pro seu uso específico (0xx11 6161-3375/3385)..por msn é dificil porque qdo entro vem um porrilhão de gente perguntando coisas diferentes e não consigo dar atenção a todos...sem falar que as vezes preciso descrr pra ir ver algum carro
agora a questão do booster não sei se o unichip pulsa a solen?ide como as centrais fazem ou apenas liga e desliga, o controlador que fabrico tem um opcional que liga e desliga uma solen?ide (nitro ou booster) em rotações pré-determinadas (ou seja vc pode uar pra aumentar a pressão digamos de 0,8 pra 1bar entre 3.550 e 4850rpm toda vez que der plena carga)... hoje em dia todo controlador de suplementar gerencia 2 monoponto ou 4 multiponto... mais que suficientes pra maioria dos projetos de rua.
[]s jr
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seguinte, lá fora limita 180cv porque só se pode suar gasolina (que não tem mais de 110octanas como o alcool)…se vc for montar um bora mantendo gasolina vai limitar em algo perto disso...usando alcool vc pode com a mesma taxa usar mais pressão e portanto vem mais potência....na questão durabilidade tenho cliente rodando com acr?scimo de 100% de potência (usando 0,8bar e bom projeto)a diversos anos... acredite em mim....num tem nada de muito estudo no que se faz fora daqui qdo o assunto foge do profissionalismos (ou seja uso street como se debate aqui no forum)
se quiser bater um papo o ideal é por telefone mesmo porque vamos direcionado o projeto pro seu uso específico (0xx11 6161-3375/3385)..por msn é dificil porque qdo entro vem um porrilhão de gente perguntando coisas diferentes e não consigo dar atenção a todos...sem falar que as vezes preciso descrr pra ir ver algum carro
agora a questão do booster não sei se o unichip pulsa a solen?ide como as centrais fazem ou apenas liga e desliga, o controlador que fabrico tem um opcional que liga e desliga uma solen?ide (nitro ou booster) em rotações pré-determinadas (ou seja vc pode uar pra aumentar a pressão digamos de 0,8 pra 1bar entre 3.550 e 4850rpm toda vez que der plena carga)... hoje em dia todo controlador de suplementar gerencia 2 monoponto ou 4 multiponto... mais que suficientes pra maioria dos projetos de rua.
[]s jr
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realmente tinha eskecido que la fora alcool é muito dificil.
com certeza vou te ligar pra gente conversar sobre o projeto, tem algum horario que é melhor pra te achar menos ocupado?
abs
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o unichip gerencia uma n75 pra regular a pressão do mesmo jeito que uma ecu original…vc pode escolher qq pressão de overboost pra qq rpm ,infinitamente melhor que um simples booster.
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o unichip gerencia uma n75 pra regular a pressão do mesmo jeito que uma ecu original…vc pode escolher qq pressão de overboost pra qq rpm ,infinitamente melhor que um simples booster.
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?timo, então quer dizer que ele pulsa em pwm a valvula….
tem correção de temperatura, pressão barom?trica, meta de overbooster, tempo de overbooster e pressão de overbooster e estabilizada como uma ecu apropriada pra turbo ?
[]s jr
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?timo, então quer dizer que ele pulsa em pwm a valvula….
tem correção de temperatura, pressão barom?trica, meta de overbooster, tempo de overbooster e pressão de overbooster e estabilizada como uma ecu apropriada pra turbo ?
[]s jr
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? melhor vc perguntar pro leo_multi , que eu saiba vc pode mexer na pressao de overboost e na pressao de estabilização.