Turbinar gol 1.0 at
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sensor de detonação ninja, variador de fase em um dos comandos de valvulas e tal. detalhes assim ajudam no rendimento geral do motor, não entendi como que com pressão mais baixa do q a de pico dos gt, o 8v (com 0,8 bar) vai render mais
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4 knock-sensor?s… 1 pra cada cilindro...
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bem…estou chutando que seja um 1.0 16v aspro....se for da versão antiga (o mais fraco) já vem cerca de uns 145 cv (tem 10,8:1 contra 8,5:1 do gt) que é o que vem num gt chipado ( de 138 a 142cv)
se for o mais moderno power são 76cv (taxa de 11:1) e vem mais uns cvzinhos....
se for o 8v mais antigo de 54 cv aí complica, se for o de 57 tbm...se for o de 65cv (power) já vem perto dos 135cv e complica pro gt de novo...
do gt tem de bom o variador de fase (mas na verdade ele não é pra dar potência, é pra ajudar a vir torque de baixa igual aos marea) e a injeção própria pra turbo (mas se vc fizer bem feito o outro iguala)...de resto não tem nada que justifique e s epensar ainda na taxa de 8,5:1 contra 10,8:1...
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no comeão do tópico (e no post do cuzolio) tb se fala em 1.0 8v. e depois o lesma falou em 1.0 16v.
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então me perdi no meio da conversa….. é foda... as vezes estou escrevendo saio correndo pra comprar peças, atendo telefone....acabo fazendo confusão heheheheheh
pelo menos em algum lugar eu lá 16v uahuhauhauhauh
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então me perdi no meio da conversa….. é foda... as vezes estou escrevendo saio correndo pra comprar peças, atendo telefone....acabo fazendo confusão heheheheheh
pelo menos em algum lugar eu lá 16v uahuhauhauhauh
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que isso não tem de quê over
n?s é que te alugamos… hehehe...
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bem…estou chutando que seja um 1.0 16v aspro....se for da versão antiga (o mais fraco) já vem cerca de uns 145 cv (tem 10,8:1 contra 8,5:1 do gt) que é o que vem num gt chipado ( de 138 a 142cv)
se for o mais moderno power são 76cv (taxa de 11:1) e vem mais uns cvzinhos....
se for o 8v mais antigo de 54 cv aí complica, se for o de 57 tbm...se for o de 65cv (power) já vem perto dos 135cv e complica pro gt de novo...
do gt tem de bom o variador de fase (mas na verdade ele não é pra dar potência, é pra ajudar a vir torque de baixa igual aos marea) e a injeção própria pra turbo (mas se vc fizer bem feito o outro iguala)...de resto não tem nada que justifique e s epensar ainda na taxa de 8,5:1 contra 10,8:1...
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não eh bem assim nao viu, que o chip que usam no gt eh de 163cvs no alcool, com pressao de 1,9kg de pico….enquanto no turbinado vc nao pode usar isso nunca por cauisa da taxa...chip da nascar e medidos em dinamometro....acho qeu o gt tem vantagem sobre o turbinado...
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mais tem a desvantagem da turbina original do gt
ser muito pequena ne
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não eh bem assim nao viu, que o chip que usam no gt eh de 163cvs no alcool, com pressao de 1,9kg de pico….enquanto no turbinado? vc nao pode usar isso nunca por cauisa da taxa...chip da nascar e medidos em dinamometro....acho qeu o gt tem vantagem sobre o turbinado...
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o mapa da gt12 indica claramente que a máxima vazão de ar que ela empurra são 13lbs/min de ar o que resulta em cerca de 155cv (por isso não aconselho usar mais pressão do que 0,9bar num aspro que seja turbinado com a gt12)
até tira 163cv no alcool sim, usando estes 1,9bar de pico (não é a pressão estabilizada) …só que a sobrelevação (pressão da turbina+atmosf?rica) ultrapassa (e longe) o que a garret diz que a turbina aguenta.... e não é essa a minha indicação pra uso di?rio
de toda forma se usar 1,2bar no alcool no 16v antigo ( de 69cv) tira muito mais de 170cv se tiver intercooler.... e eu já usei mais que isso no meu alguns dias de ira e nunca tive uma canaleta quebrada, pistão furado ou junta queimada...no máximo uma biela torta como no caso de um cliente que aumentou por conta a pressão para 1,4bar...e isso depois de um bom tempo andando
alias se vc pegar o mapa vai ver que com sobrelevação de 1,1 (0,92bar atmosf?rico + 1,2bar de turbo) vc risca a linha de overspeed e consegue 13lbs/min de ar o que equivale a uns 155 cv se vc considerar bsfc de 0,65 (que é de alcool e só atinge 168 cv se vc considerar bsfc de 0,6 o que é algo otimista)....se for a gasolina são pouco menos de 140cv com bsfc de 0,5...
em segundo lugar eu disse gt chipado, conversão pra alcool, escape, filtro são melhorias que fazem diferença em carro turbo... [então ainda tá valendo na minha opnião.]
melhor tirar essa ultima frase entre colchetes…. depois que psotei notei que ficou parecendo arrogante demais.... eu queria dizer que acho que ainda vale o que falei....sobre gt com apenas e tão somente chip.
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o mapa da gt12 indica claramente que a máxima vazão de ar que ela empurra são 13lbs/min de ar o que resulta em cerca de 155cv (por isso não aconselho usar mais pressão do que 0,9bar num aspro que seja turbinado com a gt12)
até tira 163cv no alcool sim, usando estes 1,9bar de pico (não é a pressão estabilizada) …só que a sobrelevação (pressão da turbina+atmosf?rica) ultrapassa (e longe) o que a garret diz que a turbina aguenta.... e não é essa a minha indicação pra uso di?rio
de toda forma se usar 1,2bar no alcool no 16v antigo ( de 69cv) tira muito mais de 170cv se tiver intercooler.... e eu já usei mais que isso no meu alguns dias de ira e nunca tive uma canaleta quebrada, pistão furado ou junta queimada...no máximo uma biela torta como no caso de um cliente que aumentou por conta a pressão para 1,4bar...e isso depois de um bom tempo andando
alias se vc pegar o mapa vai ver que com sobrelevação de 1,1 (0,92bar atmosf?rico + 1,2bar de turbo) vc risca a linha de overspeed e consegue 13lbs/min de ar o que equivale a uns 155 cv se vc considerar bsfc de 0,65 (que é de alcool e só atinge 168 cv se vc considerar bsfc de 0,6 o que é algo otimista)....se for a gasolina são pouco menos de 140cv com bsfc de 0,5...
em segundo lugar eu disse gt chipado, conversão pra alcool, escape, filtro são melhorias que fazem diferença em carro turbo... [então ainda tá valendo na minha opnião.]
melhor tirar essa ultima frase entre colchetes…. depois que psotei notei que ficou parecendo arrogante demais.... eu queria dizer que acho que ainda vale o que falei....sobre gt com apenas e tão somente chip.
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entao vc ta dizendo qeu com 1,1kg ela ja ta em overspeedá tipow o gt original da 1,4kg de pico, ele ja trabalha em overspeed de fabrica?
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entao vc ta dizendo qeu com 1,1kg ela ja ta em overspeedá tipow o gt original da 1,4kg de pico, ele ja trabalha em overspeed de fabrica?
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vc tem o mapa da turbina ?
procure no site da garret (ou o pessoal te passa), vai perceber que o mapa correlaciona pressão com vazão de ar, a turbina suporta até sobrelavação de 3,0 (o que significa 2bar de pressão sobre a atmosf?rica medida no nive do mar), só que aguent aisso com cerca de 9lbs/min de vazão de ar.
para sobrelevação de 2,9 (aprox 1,9bar de turbo medido sobre a pressão atmosf?rica) podeira fornecer no máximo 11lbs/min de vazão de ar.
ou seja as fabricas usam overbooter alto em regimes abaixo dos de potência máxima justamente para dar mais torque, porém abaixando qdo o giro aumenta, dessa forma consegue-se usar turbinas pequenas e conciliar alto torque em baixas e médias rotações
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eh galera, cada vez q eu leio aqui eu vejo que ainda tenho muitoooo mesmo pra aprender e estou aprendendo com vcs, jap ensei em vender o meu 1.0 e pegar um 1.8 ou 2.0 e turbinar, masssss… a grana q tenho nao vai dar pra fazer isso, pensei em tirar meu motor 1.0 e colocar um outro mais forte e turbinar, mas... nao tenho seguradora q va cobrir isso... achei ate uma seguradora aqui no rio que faz o seguro do meu modificado.. é mais caro mas pelo menos faz... acho q a solução pra ter um carrinho um pouco mais forte vai ser essa mesma...
over, vc vende o kit pra 1.0 16vó vi vc falando q sai pra ver peças... se tiver me manda uma mp falando de preços pls..
abração pra todos, e ainda vou continuar olhando a conversa de vcs pra aprender mais ainda... nao gosto de fazer nada na afobação..
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ali fala que esse golzinho branco endemonhado usa a t2 a mesma utilizada pela sprinter
o boessio tb usava uma dessas no palio 1.0 16v dele (que por sinal também era entaquarado com o dimo)
achava que turbos para uso diesel não podiam ser usados em carros gasolina/álcool… procede isso ?
ou no caso de uma t2 com pouca pressão ou pelo fato do carro ser 1.0 a coisa rola tranquila ?
se for isso, acho que consigo uma t2 pra sprinter por br?ssinho camarrada...
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este é meu sonho de consumo atual. nao vejo a hora pra ver ele resfriado. eu to pensando em colocar receita de bolo mesmo, t2 monta e regula.. a minha duvida ainda eh se da pra colcoar tranquilo 1bar. eu to vendo um kit com um amigo meu, esse kit ja ta pronto pra colocar num gol igual ao meu e usa o coletor original, e to com escap de 2,5 ate o final