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Motores fiasa

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    Visitante
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    #11

    esse 1500 com turbo…cara...sai da frente anda muito

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    • B Offline
      B Offline
      Betinho
      escreveu em última edição por
      #12

      vlw bruno… com essas informações ja da pra começar a bolar alguma coisa... c vc ou outra pessoa acharem alguma coisa a respeito dos comandos das versões injetadas posta ae pra gente conferir...

      abraão a todos

      1 Resposta Última resposta
      • P Offline
        P Offline
        Pix
        escreveu em última edição por
        #13

        opa tambem to com planos pra esse motor  :serio:

        fiasa vai dominar o mundo :hauhau: …..heheheheh

        nem tanto...........

        e tem gente q critica esse motor....

        [snapback]229428[/snapback]

        quem critica esse motor se baseia somente num motivo: fiat

        com certeza o cara nunca viu esse motor bem feito… é um capetinha mesmo.

        1 Resposta Última resposta
        • G Offline
          G Offline
          Glauco
          escreveu em última edição por
          #14

          também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar :serio:

          1 Resposta Última resposta
          • G Offline
            G Offline
            Glauco
            escreveu em última edição por
            #15

            também tem gente q fala mal por quebrar a correia dentada, mas o meu fiat 147 rallye e ano 1980, mesmo ano q nasci e nunca quebrou a correia, se tiver manuten?ao não quebra não, agora tem uns babacas me desculpe a expressão, q não sabem nada e nunca tiveram um motor desse por isso criticam, e muito facil criticar o q não conhece, e fala q só ap presta…pq tem um conhecimento de ouvi falar   :serio:

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            antes q me perguntem eu sei q nunca quebrou pois esse carro foi adquirido zero km, pelo meu avṍ :hauhau:

            1 Resposta Última resposta
            • R Offline
              R Offline
              Rix
              escreveu em última edição por
              #16

              eu já quebrei correia de fiat, dum fiasa 1.5. desmontei o cabeçote, troquei todas as válvulas e recalibrei a abertura mediante troca das pastilhas dos tuchos. com as ferramentas certas, não é nada de outro mundo. desmontei, troquei e remontei numa tarde, no quintal de casa.

              ? um motor valente. a correia foi arrebentar com 83000 km originais. num é tão fraquinha como dizem.

              troquei todas as válvulas porque quis, já quie amassar, amassaram 2, uma de admissão e uma de escape, do quarto cilindro. foi remontar e sair andando.

              já a minha idéia com o fiasa 1.0 é colocar o comando de válvulas ou do uno 1300cc ou do palio 1500cc, o que for mais alto, já que esse motor gosta mesmo é de girar. aí, é partir pra reconfiguração da injeção.

              []s

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              • J Offline
                J Offline
                JESUS
                escreveu em última edição por
                #17

                os fiasa 1.0 tám apenas 54,8mm de curso no virabrequim, snme é o mesmo virabrequim dos antigos fiasa 1050.

                um amigo meu me disse (leiam-se: pode ser mentira) que nos anos 70 um conhecido dele corria com um fiat 1050 em provas de turismo e o comando de válvulas tinha a mesma geometria do comando de uma kawasaki kz1000.

                como o curso é curto, a velocidade média do pistão é baix?ssima e rotações na casa dos 8000 nem fazem c?cegas nesse motor. esse mesmo amigo disse que o fiat quase batia nos 10.000 rpm, mas como eu mesmo disse, pode ser mentira… mas ele disse que o som era mêsica pra quem gosta de motor girador.

                na minha opinião os melhores são os fiasa 1300, se for a álcool, dá pra fazer um verdadeiro aspro ca?ador de aps sem muita dificuldade, aproveitando o baixo peso e boa estabilidade dos fiats. as receitas estão todas prontinhas na argentina.

                como o di?metro do pistão é o mesmo para todos os fiasas (76mm), a única variável em cilindrada é mesmo o curso do virabrequim, que no 1.5 passa para 82,5mm. neste caso, o motor fica muito ?spero por causa das bielas curtas, limitando o bom funcionamento em altas rotações. mas funciona bem com turbos de baixa inercia.

                entre os principais defeitos do fiasa podemos citar o tensor da correia montado em seu ponto tenso, o que causa sobrecarga na mesma, além de impedir reajustes de tensão, sendo possível ajustar a correia apenas na hora da montagem; e o exagerado consumo de óleo, causado pela ovalização precoce dos cilindros e algumas falhas crúnicas no sistema de vedação.

                o fiasa foi projetado pelo engenheiro aeron?utico aurelio lampredi, que começou sua carreira na piaggio (aquela que fabricava lambrettas). projetou alguns motores aeron?uticos para aplicação na ii guerra mundial e logo em seguida foi trabalhar na isotta-fraschini, indo parar na ferrari em 1946, onde projetou o clássico motor v12 de 4500cc que equipava as ferrari 275s a partir de 1950. permaneceu na ferrari até 1955, depois foi trabalhar para a fiat, projetando motores até 1977. durante 9 anos (1973-1982) foi diretor da abarth, a divisão esportiva da fiat.

                abraços

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #18

                  com carburação, bomba de óleo retrabalhada, comando e molas adequadas já vê 1.3 destes fiasa virando 8.500 configuração de carro de rua…isso em meados de 90... o carro dava sabugão em gol gts e gti

                  pra um uso mais agressivo (competição) não duvido que vire quase 10.000 o curso é praticamente igual a muita moto de cilindrada maior...hehehehehe.

                  1 Resposta Última resposta
                  • M Offline
                    M Offline
                    MadMaxRJ
                    escreveu em última edição por
                    #19

                    já andei de 1.6r carburada e adorei o carrinho, em subidas é meio xoxo , mas nas curvas é muito bom pra um carro da sua categoria e preço. duvido os outros da mesma época o acompanhem nas curvas como xr3,gs,gts…

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #20

                      o virabrequim dos 1000 cc ( que na verdade são 996cc) é de curso um pouco menor que o 1050, mas poquinhas coisa meesmo

                      meu velho montou um fiasa 1300 que o conta giros do cs que ele usava ia até o fim da escala (8000rpm)…

                      mas vou repetir.... esse motor é de projeto lancia e tinha dele turbinado original

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • J Offline
                        J Offline
                        JESUS
                        escreveu em última edição por
                        #21

                        a fiat comprou a lancia em 1969, então é meio relativo dizer que é projeto lancia.

                        pra todos os efeitos é um fiat leg?timo.

                        abraços

                        ? de projeto lancia e tinha dele turbinado original

                        []s

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                        1 Resposta Última resposta
                        • B Offline
                          B Offline
                          Betinho
                          escreveu em última edição por
                          #22

                          sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
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                            Alexpaz
                            escreveu em última edição por
                            #23

                            aff.. e fica bom um fiatzinho fu?ado tinha um tipo 1.6 ie (act argentino) carcado de taxa com borboleta maior e 4x1.. nossssssssssaaa, fazia milhagres com o dito cujo… os caras pediam p/ abrir pq achavam q era um 2.0... aliaz, coitado dos tipos 2.0 8v.. dava buracos neles.. tenho uma necessidade de fazer um mille 2005 com motor do palio 1.6 16v mas a alcool que só eu sei.. ia cagar os vw a pau até por dentro dos olhos....hehehe coisa boa

                            1 Resposta Última resposta
                            • A Offline
                              A Offline
                              Alexpaz
                              escreveu em última edição por
                              #24

                              unica coisa q dobra mais q uno pra mim é um peugeot 206.. nossa aquilo vem nos trilhos… tu veste o carrinho... mas uno tambem é bom quando vem em tr?s perninhas na esquina de casa.. afff.. vem escorregando a barata... muito andei num q insistia em levantar a patinha, acho q era p/ mijar... hahahahaha

                              1 Resposta Última resposta
                              • F Offline
                                F Offline
                                Fiasa Power
                                escreveu em última edição por
                                #25

                                o eng. lampredi foi um dos técnicos responsaveis pelo desenvolvimento de motores para a lancia/fiat na época dos rallyes nos anos 70 e 80 … ele foi um dos responsaveis pelo projeto do lendario lancia s4 , combinando um compressor volumex com uma kkk ... o estrago que fez não é preciso nem mencionar ... os motores dos fiat 131 abarth e dos lancia 037 (2 act) são responsabilidade dele ... quem sabe a historia dos rallyes sabe que não tinha pra ninguem nessa época

                                o fiasa 1000 (994) tem 54,8 mm de curso , enquanto o 1050 tinha 57,5 mm ... pra mim , a melhor combinação é o 1300 , bastante equilibrado ... os menores é botar pra girar sem medo de ser feliz ... quanto ao 1500 , é um motor bom pra uso diario , dispoe de bom torque em baixas e se usado com sabedoria , é muito economico ... mas pra preparação pesada os outros são melhores

                                sr. lampredi , que deus o tenha em bom lugar

                                1 Resposta Última resposta
                                • F Offline
                                  F Offline
                                  Fiasa Power
                                  escreveu em última edição por
                                  #26

                                  sera q da pra colocar o vira do 1.3 no 1.0 sem trocar as bielas?

                                  [snapback]229913[/snapback]

                                  não , porque nesse caso o problema é o bloco …

                                  abraços ...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • P Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #27

                                    tive um uno 1.6 mpi q só me deu alegrias…num tinha gts, xr 3, saveiro 1.8 e o escambau q andava junto...

                                    ker muitas dicas sobre fiaté entra em dois foruns argentinos...os caras são muito receptivos e tiram qq dúvida..mas é bom ter noção de espanhol ok?

                                    http://foro.enfierrados.com/

                                    http://www.clubdelfiat.com.ar/foro/index.p…efef5ca096ce601

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • R Offline
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                                      #28

                                      falando nisso… alguém sabe me indicar onde está o ks no caso do motor de um palio 1.0 fiasa?

                                      essa informacão é de grande valia para mim...

                                      []s a todos

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        Fiasa Power
                                        escreveu em última edição por
                                        #29

                                        quando diz ks vc se refere ao que ??? e que ano é o palio ???

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • F Offline
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                                          Fiasa Power
                                          escreveu em última edição por
                                          #30

                                          só mais uma curiosidade entre fiat/lancia … o fiat uno , na verdade é o lancia 144 ... a fiat precisava de um carro para ser lançado em grande escala e se apropriou desse projeto da lancia ...

                                          1 Resposta Última resposta

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