.: molas (fabrini) da gti - k, rate/carga…
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tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.
o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.
liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:
dianteira gls = ivw0311
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espiras = 7,1
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k = 1.62
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carga = 280 a 302kg
dianteira gti = ivw0325-m
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espiras = 7,1
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k = 2.04
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carga = 313 a 339kg
traseira gls = ivw0385
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espiras = 10,55
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k = não informado
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carga = não informado
traseira gti = ivw0383
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espiras = 10,80
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k = não informado
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carga = não informado
com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?
e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?
vamos lá...ajudem
andr
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num sei quais molas sao mais adequadas…
depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.
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num sei quais molas sao mais adequadas…
depende do modo q for rebaixado q vai mudar o k da mola. só muda se cortar ela.
[snapback]246881[/snapback]
paulo, o rate de uma mola é dado pelo número de espiras ativas, di?metro da barra da mola e di?metro da mola.
quando vc comprime uma mola, vc diminui um pouquinho o número de espiras ativas. assim funcionam as molas progressivas que tem barra de di?metro linear e ficam mais duras conforme o carro vai comprimindo.
numa mola comum totalmente linear, não é a mesma intensidade do efeito, mas ainda h? o efeito
abraço
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tá pesquisando pra finalizar o setup de suspensão da parati…atualmente roda com monroe gas premium gold da gti na frente e molas da gls mesmo, cortadas uma merreca. atrás, koni regul?veis (vermelho) com molas da gls, tb cortadas uma mixaria.
o carro ainda não tem a estabilidade que merece/precisa. não quero/preciso dum carro duro/desconfortável, mas sim firme e com algum conforto, já que não vai ser socado ou usado em corrida.
liguei no suporte da fabrini e obtive os seguintes números:
dianteira gls = ivw0311
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espiras = 7,1
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k = 1.62
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carga = 280 a 302kg
dianteira gti = ivw0325-m
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espiras = 7,1
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k = 2.04
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carga = 313 a 339kg
traseira gls = ivw0385
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espiras = 10,55
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k = não informado
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carga = não informado
traseira gti = ivw0383
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espiras = 10,80
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k = não informado
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carga = não informado
com este dados na mão, é certo que as molas da gti são (principalmente na dianteira) mais firmes/parrudas/adequadas prum setup como eu preciso?
e se quiser o carro numa altura mais baixa q a original…como o rebaixamento muda/afeta o rate/k das molas?
vamos lá...ajudem
andré
[snapback]246799[/snapback]
faltou um dado crucial na sua pesquisa:
altura livre
sem saber isso, não h? como saber que altura ir? resultar da mola montada no carro. sendo as características idênticas, com excessão do rate, o carro ir? ficar mais alto com a mola da gti.
a minha primeira inven?ao em carros rebaixados, era justamente isso: um voyage 82 md com molas de gol gti cortadas e amortecedores retrabalhados.
funcionava
provavelmente no teu caso, teria de ser uma de gti cortada tb.
ab?
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então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?
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então…quer q eu me?a a altura do carro nos 4 cantos, das 4 molas velhas e das 4 novas pra poder calcular alguma coisa?
[snapback]246971[/snapback]
vc tem esses dados?
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? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro.
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? mão, não. mas posso arrumar…? só comprar o jogo de mola e desmontar o carro.
[snapback]247011[/snapback]
ah, pois é… e se isso não ficar satisfatério deoisó se tiver de cortar mola demais, aumentando mt o rate? (? improvóvel, mas...)
consulta a fabrini novamente... eles frnecem esses dados. se possível, pergunta tb; di?metro da mola, di?metro da barra.
ab?
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pois é…comprar pra depois não dar certo é brabo.
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nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..
c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..
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nao lembro c sua parati eh gti, mas os gtis 16v tem uma barra estabilizadora atras, seria legal vc pensar em ter ela tbein.. e me parece q os amortecedores originais tinham dupla acao.. isso eh oq eu lembro de ter lido na 4 rodas..
c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..
[snapback]247683[/snapback]
todos os amortecedores de carro tem ação dupla.
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c for pra rebaixar o legal seria vc comprar molas jah prontas pra altura desejada, sem cortar..
onde achar molas tão espef?cificas (mais baixas, para parati g2 97)? aí é q tá…
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topico altamente util.
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boa novas…o suporte da fabrini/rassini me ligou ( ) com novos dados:
dianteira gti = ivw0325-m
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espiras = 7,1
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k = 2.04
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carga = 313 a 339kg
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di?metro da barra = 12,90
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di?metro da mola (ext.) = 144,1
traseira gti = ivw0383
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espiras = 10,80
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k = não informado
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carga = não informado
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di?metro da barra = depois do almoão me ligam
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di?metro da mola (ext.) = depois do almoão me ligam
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andre,
não esque?a que a coluna que esta no seu carro esta com o prato 2,0 ou 2,5cm mais baixa.
talvez uma opção seja as molas tipo red-coil, ag, etc, com a coluna original.
em outro topico que não me lembro, diz que o carro do glock tem as red-coil.
ja serve de parametro para altura e comportamento ainda mais se o carro dele estiver com os amortecedores originais.
em um dos time-trail que estivemos tinha uma gti com as eibach e achei a altura ideal.
abraço.
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eibach pra g2 é gambiarra/adaptada, não? de qq maneira, não posso gastar com eibach.
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u?…a coluna com prato mais baixo vai pedir molas tão mais baixas assim?
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me respeita, é man?…são 1.91m contra pouco mais de 1.60m. se liga...