Amortecedores fenix
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já que aqui a experiencia é o que conta mesmo, conto a minha. as eibach tám uma taxa 20% mais fraca que as molas h&r que eu tenho. e as minhas molas são bem durinhas, o que me leva a concluir que as eibach não são moles, como o ka diz. tive de regular em 50% os amortecedores que tenho para conseguirem segurar as molas, e nessa regulagem quase não dá para abrir os dianteiros na mão, e ainda assim o carro ficou confortável, tanto que ninguém percebeu que tava rebaixado. quero ver que amortecedor fenix é duro assim.
[snapback]249592[/snapback]
só duas coisas que vc esqueceu:
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seu carro é um golf gti (ou a3, não lembro direito) e não um gol e nem saveiro, como o carro do criador do tópico;
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o conceito de mola mole e dura pode variar de carro pra carro devido ao peso bem diferente entre um golf gti e uma saveiro.
não to dizendo que essas molas sejam ruins, somente podem não ser a mais apropriada pro carro dele.
afirmar que se não for artigo importa todo o resto é lixo não é correto.
assim como o vicente, tem mais gente capacitada a trabalhar um amortecedor de forma a deixar a peça funcional para a proposta do carro.
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http://www.multifreios.com.br/amortecedores/spr01r.htm
clique sobre imagem para ampli?-la
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abraço
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cada vez que vejo essas fotos…pqp que coisa mais linda
lembra meus tempos de competições de carros de r/c, onde usava amortecedores assim, que o piloto mesmo configurava cada parte do amortecedor de acordo com as condições da pista no dia da corrida.
chegavamos ao requinte de ter amortecedores com haste banhada a ouro, com vedadores em viton e usando óleo de silicone puro com pelo menos 5 diferentes viscosidades disponiveis. fora as vaarias combinações de pistões internos.
blz, custavam coisa de 200/300 dolares os quatro, mas valia a pena
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só duas coisas que vc esqueceu:
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seu carro é um golf gti (ou a3, não lembro direito) e não um gol e nem saveiro, como o carro do criador do tópico;
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o conceito de mola mole e dura pode variar de carro pra carro devido ao peso bem diferente entre um golf gti e uma saveiro.
não to dizendo que essas molas sejam ruins, somente podem não ser a mais apropriada pro carro dele.
afirmar que se não for artigo importa todo o resto é lixo não é correto.
assim como o vicente, tem mais gente capacitada a trabalhar um amortecedor de forma a deixar a peça funcional para a proposta do carro.
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os princ?pios não mudam. e eu não sou a favor de importados em detrimento do produto nacional. basta que o nacional seja bom, ou que o custo benefício seja adequado. e, no caso de suspensões na maioria das vezes o benefício é pequeno, e o risco é alto. toda hora eu vejo um amortecedor esportivo estourando, e as empresas negando garantia alegando mil bobagens. é triste ver isso. parece o caso do colega que comprou pneus bscoolway e se arrependeu.
agora mesmo estou com uns cavaletes da suspentécnica no meu carro, equivalentes aos do audi tt 225cv, que me permitem usar discos de 312mm na dianteira. não são muito bonitos, mas funcionam. de qq forma, quando puder trocarei pela peça original.
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os princ?pios não mudam. e eu não sou a favor de importados em detrimento do produto nacional. basta que o nacional seja bom, ou que o custo benefício seja adequado. e, no caso de suspensões na maioria das vezes o benefício é pequeno, e o risco é alto. toda hora eu vejo um amortecedor esportivo estourando, e as empresas negando garantia alegando mil bobagens. é triste ver isso. parece o caso do colega que comprou pneus bscoolway e se arrependeu.
agora mesmo estou com uns cavaletes da suspentécnica no meu carro, equivalentes aos do audi tt 225cv, que me permitem usar discos de 312mm na dianteira. não são muito bonitos, mas funcionam. de qq forma, quando puder trocarei pela peça original.
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claro, picareta é o que não falta no mercado. um amigo comprou uma suspensão fixa completa pra um carro turbo, não fez menção a preços na hora de fechar o negócio. quando montou o kit…aff...tão molenga quanto o original, e ainda dava fim de curso nos amortecedores devido a carga baixa nas molas esportivas que mandaram.
assim como o dele veio assim comprando nessa firma, outras pessoas comprando em outras firmas não tem reclamações a fazer.
ps: nesse lugar que meu colega comprou, eu ja tinha conhecimentos de outros problemas, mas como ele ja tinha comprado, não tinha mais o que fazer alem de esperar e ver o que aconteceria, e aconteceu: teve que trocar tudo.
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como não vicente?
se a mola é mole , ela tende a deixar o carro mais baixo e o amortecedor mais fechado. se chegar ao fim do curso do amortecedor, ele rapidamente ir? se danificar né.
essas molas que vendem por ai, mesmo as de renome, são feitas pra carros que rodam em outras condições de piso e claro, esses carros trabalham ja de fábrica mais baixos em altura, e nisso os amortecedores tambem ja vem (nos carros la de fora, de onde vem as eibach) mais curtos com haste menor.
ao se colocar essas molas num amortecedor de carro que roda no brasil, no ato elas se mostrarão mais curtas e baixas que as originais. nisso é que detona os amortecedores.
sim, é isso mesmo. precisa de um trabalho redimensionado em relação aos outros que são vendidos na prateleira .
quanto aos amortecedores reconstru?dos, se vai dar problema ou não, vai da compet?ncia e idoneidade de cada empresa em vender um produto decente.
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caio, amortecedor bater no fim de curso, não danifica rapidamente . é uma só e pronto. se bater fim de curso, já era.
na base do amortecedor existe uma válvula delicada (inclusive nos amortecedores originais em geral é de péssima qualidade o material dessa peça). que não é feita para receber pancadas. e no original, não recebe, pois a maneira como a suspensão é configurada, não?permite. além disso, existem os batentes, que impedem tb.
fim de curso não é nem considerado um defeito da suspensão, é irresponsabilidade até.
as molas eibach são molas esportivas, ou seja, com maior rate. existe um kit mais racing , bem mais duro e um kit progressivo, que é mais macio, porém bem mais firme que original ou que uma mola cortada.
amortecedores originais kyb do subaru wrx controlam um pro kit na boa, por exemplo.
não h? motivo que justifique alguém é não recomendar uma mola como as eibach, que são as esportivas mais comportadas, para uso com um amortecedor esportivo.
nem vou dizer mais nada, pois é até anti-?tico, mas certas coisas saltam aos olhos…
ab?
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caio, amortecedor bater no fim de curso, não danifica rapidamente . é uma só e pronto. se bater fim de curso, já era.
na base do amortecedor existe uma válvula delicada (inclusive nos amortecedores originais em geral é de péssima qualidade o material dessa peça). que não é feita para receber pancadas. e no original, não recebe, pois a maneira como a suspensão é configurada, não?permite. além disso, existem os batentes, que impedem tb.
fim de curso não é nem considerado um defeito da suspensão, é irresponsabilidade até.
as molas eibach são molas esportivas, ou seja, com maior rate. existe um kit mais racing , bem mais duro e um kit progressivo, que é mais macio, porém bem mais firme que original ou que uma mola cortada.
amortecedores originais kyb do subaru wrx controlam um pro kit na boa, por exemplo.
não h? motivo que justifique alguém é não recomendar uma mola como as eibach, que são as esportivas mais comportadas, para uso com um amortecedor esportivo.
nem vou dizer mais nada, pois é até anti-?tico, mas certas coisas saltam aos olhos…
ab?
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esse foi o único motivo que achei pro cara não indicar usar as eibach com os amortecedores que ele vende.
andei em dois carros com essas molas e de boa, eeeita coisinha molenga, chegava a inclinar em curvas. pode ser então desse modelo mais macio que vc disse.
sabe que geralmente nas lojas tuning (q é onde mais se vendem essas molas) só vendem essas coisas né? o cara quer um carro baixo mas não pode ficar duro , então enfiam nele molas das mais caras e moles.
e o cara sai sorridente achando que esta com uma suspensão esportiva
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a constante el?stica da mola não é algo específico. se vc corta elos da mola, ela fica muito mais rígida, não mais molenga. se fosse assim, mola com 1 metro de comprimento cheio de voltas seria praticamente um corpo rígido. não tem nada a ver.
quanto mais baixo é o carro, mais rígida é a mola, justamente para comportar todo o trabalho da suspensão num pequeno espaço. com mola mais rígida, deve-se achar um amortecedor que se adeque é nova suspensão, simples assim.
só achei estranho o cara da fenix dizer que os amortecedores dele não podem ser usados com uma determinada mola. se não pode com uma, pq pode com as outrasó visto que ele faz justamente amortecedores especiais, não deveria ter esse tipo de limitação. enfim.
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esse negocio das eibach é complicado
estive olhando eibach ai uma certa, epoca, e em uma pequena pesquisa q eu fiz, descobri q todas as eibach vendidas aqui, eram um modelo referente aos astras 1.2 da europa…
e todos vendedores diziam q esta eibach servia pra todos os astras, independente de motores, e carrocerias...
como pode uma mesma mola, diga-se de passagem, de um carro com motor 1.2, aguentar o peso de um carro como o meu, 2.0 16vó??
acho q a eibach adequada pro carro, e motor, não deve ficar mais mole que a original não... não deve ser tbm aquela coisa gostosa de fazer curvas, mas um pouco mais rigido deve ser sim....
o duro é achar a adequada
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corta suas eibach
sério agora…
siga os mandamentos do sr. enxaqueca e seja feliz.
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a constante el?stica da mola não é algo específico. se vc corta elos da mola, ela fica muito mais rígida, não mais molenga. se fosse assim, mola com 1 metro de comprimento cheio de voltas seria praticamente um corpo rígido. não tem nada a ver.
quanto mais baixo é o carro, mais rígida é a mola, justamente para comportar todo o trabalho da suspensão num pequeno espaço. com mola mais rígida, deve-se achar um amortecedor que se adeque é nova suspensão, simples assim.
só achei estranho o cara da fenix dizer que os amortecedores dele não podem ser usados com uma determinada mola. se não pode com uma, pq pode com as outrasó visto que ele faz justamente amortecedores especiais, não deveria ter esse tipo de limitação. enfim.
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não é isso que está sendo dito…
as molas cortadas ficam mais duras, porém, menos espiras significa menos capacidade de carga. como o carro não fica automaticamente mais leve qdo vc corta a mola, as molas cedem mais rapidamente e perdem a pressão efetiva que deveriam ter devido ao fadigamento do material da mola.
então você acha que posso usar as eibach sem problemas com estes amortecedores ?
pode dar uma resumida no que é o sistema que você postou é não entendi nda
qual seria o crit?rio para cortar uma mola original ?
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cara, faça o que disseram antes: verifique a numeração de suas molas e descubra qual a origem delas com a eibach.
o crit?rio para ter sucesso com molas cortadas, é o método de corte, o m?tdo para ajustar o formato da base e principalmente: qual mola vc vai usar cortada. para manter o conjunto funcionando bem, vc precisa usar uma mola mais forte, mais resistente. então, mesmo cortada, pode ficar td bem.
abraço
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esse foi o único motivo que achei pro cara não indicar usar as eibach com os amortecedores que ele vende.
andei em dois carros com essas molas e de boa, eeeita coisinha molenga, chegava a inclinar em curvas. pode ser então desse modelo mais macio que vc disse.
sabe que geralmente nas lojas tuning (q é onde mais se vendem essas molas) só vendem essas coisas né? o cara quer um carro baixo mas não pode ficar duro , então enfiam nele molas das mais caras e moles.
e o cara sai sorridente achando que esta com uma suspensão esportiva
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eu já montei alguns pré kits… até em carros de performance como o wrx. não são moles, apesar de serem progressivas. não se compara com cortar a mola original do carro.
agora, o que disseram, é verdade. é mt comum vc comprar gato por lebre . no tempo do xxx, lembro de um cara que tinha um vts e conversando com ele, recomendei que desse uma conferida na numeração e ele descbriu se tratar de molas para um modelo mais leve, com motorização menor. não foi isso que disseram pra ele qdo ele comprou, mas foi o que ele levou pra casa.
isso obviamente não tem nada a ver com a qualidade das molas. ali?s, eibach é a maior fabricante de molas esportivas do mundo, fornece pros f1 que não usam barra de torção e a qualidade dessas molas é irrepreensável. cromo sil?cio, até a pintura delas é de melhor qualidade
falar mal de mola eibach é complicado...
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lcs, acho q sua visão ta errada.
numas mola com varios elos, a carga por elo vai ser menor, certo? entao, o deslocamento por cada elo vai ser menor, certo? mas vc sabe q a força exercida pela mola é diretamente proporcional ao deslocamento, entao a força exercida por cada elo será menor.
n? formula, o k da mola é diretamente porporcional é constante de elasticidade do material * o diametro do fio da mola, e inversamente porporcional ao diametro interno da mola * e o né de espiras da mola. (num tou lembrado se ta faltando algum termo) ou seja, quantos menos elos, maior o k da mola, entao, maior a força exercida por ela com uma mesma variação de tamanho.
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existem molas internas de alguns amortecedores que possuem um rate de cerca de 500 libras por polegada. mas nem por serem mais duras, significa que sustentam um carro afinal, elas não pesam nem 50 gramas
abraço
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então quer dizer q com o tempo, e a fadiga, o rate da mola vai ficando menor?
pensei q pela fadiga, elas quebrassem.
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isso obviamente não tem nada a ver com a qualidade das molas. ali?s, eibach é a maior fabricante de molas esportivas do mundo, fornece pros f1 que não usam barra de torção e a qualidade dessas molas é irrepreensável. cromo sil?cio, até a pintura delas é de melhor qualidade
falar mal de mola eibach é complicado…
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sim, as molas são de primeira, nunca falei o oposto. o que queima é quem as vende no brasil.
eu comentei sobre o que vi dessas molas em dois carros que andei. e nisso mais gente se manifestou da mesma forma, dizendo que vendem essas molas de forma gen?rica, quando na verdade trata-se de um produto totalmente específico pra cada tipo de carro e cada versão do mesmo carro.
parece que alguem vai pro exterior, chega numa loja pedindo me ve 4 jogos de molas eibach , ai o vendedor pergunta pra q carro, e o cara q ta comprando diz pra corsa e acaba ainda escolhendo a mais barata pro tal corsa.
e traz pra c?, coloca na parteleira, com luz de neon em volta. ai chega algum dono de corsa gsi todo fu?ado e compra as molas sem nem se importar com o preço, afinal, ele ta na certeza que serão adequadas pro carro dele por serem as famosas eibach, quando na verdade era pra um corsa normal , de motor 1.2 ou 1.4…
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sim, as molas são de primeira, nunca falei o oposto. o que queima é quem as vende no brasil.
eu comentei sobre o que vi dessas molas em dois carros que andei. e nisso mais gente se manifestou da mesma forma, dizendo que vendem essas molas de forma gen?rica, quando na verdade trata-se de um produto totalmente específico pra cada tipo de carro e cada versão do mesmo carro.
parece que alguem vai pro exterior, chega numa loja pedindo me ve 4 jogos de molas eibach , ai o vendedor pergunta pra q carro, e o cara q ta comprando diz pra corsa e acaba ainda escolhendo a mais barata pro tal corsa.
e traz pra c?, coloca na parteleira, com luz de neon em volta. ai chega algum dono de corsa gsi todo fu?ado e compra as molas sem nem se importar com o preço, afinal, ele ta na certeza que serão adequadas pro carro dele por serem as famosas eibach, quando na verdade era pra um corsa normal , de motor 1.2 ou 1.4…
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? bem isso
uma falta de respeito com o consumidor…
mas tbm tem o seguinte né o consumidor q não se dá o respeito...
o cara me compra sem saber de nada... precisa ao menos se informar a respeito...
e não precisa mto... pra mim precisou apenas entrar no site www.eibach.de e dar 2 ou 3 clicks...
abraços
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? bem isso
uma falta de respeito com o consumidor…
mas tbm tem o seguinte né o consumidor q não se dá o respeito...
o cara me compra sem saber de nada... precisa ao menos se informar a respeito...
e não precisa mto... pra mim precisou apenas entrar no site www.eibach.de e dar 2 ou 3 clicks...
abraços
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nem todo consumidor é tão antenado assim
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quando recebi minhas molas, h&r sport pintadas de azul, até pensei que tinha sido enganado. a numeração tava diferente e a cor também. pesquisei no catélogo e descobri que tava tudo ok.
depois descobri que nos eua tinha gente pintando mola h&r sport, que é azul, de vermelho para vender como se fosse h&r race, que é uma mola só para rebaixar. então, o problema é generalizado, acreditem.
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atualizando…
ontem de noite cheguei em casa e os amortecedores estavam aqui...
acordei hoje cedo e fui na oficina, cheguei lá e começamos a desmontar o carro.
tiramos o amortecedor do lado do passageiro, tava vazando por cima... realmente amortecedor original não dá pra usar em carro rebaixado. o rebump deles estava rid?culo, por isso que o carro levantava tanto na arrancada.
bom, uma decepção, os caras da fenix me mandaram um par de amortecedor de gol antigo, apesar de eu ter dito que era para saveiro g3. esse amortecedor quando a gente pos na torre, ficava meio frouxo
bom, o que eu fiz... fui numa loja de parafusos e compre 4 arroelas grandonas (parte interna mais larga que a haste e di?metro igual do amortecedor), coloquei duas arroelas e uma espocie de uma tampinha que vai em cima do amortecedor do santana pré segurar as arroelas, assim botei o amortecedor no lugar e foi dado o aperto...
foi meio gambiarra, porém vou rodar com o carro durante uma semana para ver se não terei problemas (acredito que não).
bom, carro montado e sa? na rua pré testar... tá mais durinho que antes, porém está mais firme do que duro, não chega a incomodar.
montei com as eibach mesmo.
a haste desses amortecedores é levemente mais curta que a dos monroe já encurtados que eu estava usando antes. o amortecedor é aparentemente uns 30% mais duro pré baixo e extremamente duro no rebump, eu abaixava a frente do carro com a mão e ela demorava a levantar (do jeito que eu queria)...
na segunda-feira vou ligar pré fenix e perguntar por que vieram amortecedores de gol antigo... mas no fim das contas com o resultado estou satisfeito.