Amortecedores fenix
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caio, amortecedor bater no fim de curso, não danifica rapidamente . é uma só e pronto. se bater fim de curso, já era.
na base do amortecedor existe uma válvula delicada (inclusive nos amortecedores originais em geral é de péssima qualidade o material dessa peça). que não é feita para receber pancadas. e no original, não recebe, pois a maneira como a suspensão é configurada, não?permite. além disso, existem os batentes, que impedem tb.
fim de curso não é nem considerado um defeito da suspensão, é irresponsabilidade até.
as molas eibach são molas esportivas, ou seja, com maior rate. existe um kit mais racing , bem mais duro e um kit progressivo, que é mais macio, porém bem mais firme que original ou que uma mola cortada.
amortecedores originais kyb do subaru wrx controlam um pro kit na boa, por exemplo.
não h? motivo que justifique alguém é não recomendar uma mola como as eibach, que são as esportivas mais comportadas, para uso com um amortecedor esportivo.
nem vou dizer mais nada, pois é até anti-?tico, mas certas coisas saltam aos olhos…
ab?
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esse foi o único motivo que achei pro cara não indicar usar as eibach com os amortecedores que ele vende.
andei em dois carros com essas molas e de boa, eeeita coisinha molenga, chegava a inclinar em curvas. pode ser então desse modelo mais macio que vc disse.
sabe que geralmente nas lojas tuning (q é onde mais se vendem essas molas) só vendem essas coisas né? o cara quer um carro baixo mas não pode ficar duro , então enfiam nele molas das mais caras e moles.
e o cara sai sorridente achando que esta com uma suspensão esportiva
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a constante el?stica da mola não é algo específico. se vc corta elos da mola, ela fica muito mais rígida, não mais molenga. se fosse assim, mola com 1 metro de comprimento cheio de voltas seria praticamente um corpo rígido. não tem nada a ver.
quanto mais baixo é o carro, mais rígida é a mola, justamente para comportar todo o trabalho da suspensão num pequeno espaço. com mola mais rígida, deve-se achar um amortecedor que se adeque é nova suspensão, simples assim.
só achei estranho o cara da fenix dizer que os amortecedores dele não podem ser usados com uma determinada mola. se não pode com uma, pq pode com as outrasó visto que ele faz justamente amortecedores especiais, não deveria ter esse tipo de limitação. enfim.
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esse negocio das eibach é complicado
estive olhando eibach ai uma certa, epoca, e em uma pequena pesquisa q eu fiz, descobri q todas as eibach vendidas aqui, eram um modelo referente aos astras 1.2 da europa…
e todos vendedores diziam q esta eibach servia pra todos os astras, independente de motores, e carrocerias...
como pode uma mesma mola, diga-se de passagem, de um carro com motor 1.2, aguentar o peso de um carro como o meu, 2.0 16vó??
acho q a eibach adequada pro carro, e motor, não deve ficar mais mole que a original não... não deve ser tbm aquela coisa gostosa de fazer curvas, mas um pouco mais rigido deve ser sim....
o duro é achar a adequada
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corta suas eibach
sério agora…
siga os mandamentos do sr. enxaqueca e seja feliz.
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a constante el?stica da mola não é algo específico. se vc corta elos da mola, ela fica muito mais rígida, não mais molenga. se fosse assim, mola com 1 metro de comprimento cheio de voltas seria praticamente um corpo rígido. não tem nada a ver.
quanto mais baixo é o carro, mais rígida é a mola, justamente para comportar todo o trabalho da suspensão num pequeno espaço. com mola mais rígida, deve-se achar um amortecedor que se adeque é nova suspensão, simples assim.
só achei estranho o cara da fenix dizer que os amortecedores dele não podem ser usados com uma determinada mola. se não pode com uma, pq pode com as outrasó visto que ele faz justamente amortecedores especiais, não deveria ter esse tipo de limitação. enfim.
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não é isso que está sendo dito…
as molas cortadas ficam mais duras, porém, menos espiras significa menos capacidade de carga. como o carro não fica automaticamente mais leve qdo vc corta a mola, as molas cedem mais rapidamente e perdem a pressão efetiva que deveriam ter devido ao fadigamento do material da mola.
então você acha que posso usar as eibach sem problemas com estes amortecedores ?
pode dar uma resumida no que é o sistema que você postou é não entendi nda
qual seria o crit?rio para cortar uma mola original ?
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cara, faça o que disseram antes: verifique a numeração de suas molas e descubra qual a origem delas com a eibach.
o crit?rio para ter sucesso com molas cortadas, é o método de corte, o m?tdo para ajustar o formato da base e principalmente: qual mola vc vai usar cortada. para manter o conjunto funcionando bem, vc precisa usar uma mola mais forte, mais resistente. então, mesmo cortada, pode ficar td bem.
abraço
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esse foi o único motivo que achei pro cara não indicar usar as eibach com os amortecedores que ele vende.
andei em dois carros com essas molas e de boa, eeeita coisinha molenga, chegava a inclinar em curvas. pode ser então desse modelo mais macio que vc disse.
sabe que geralmente nas lojas tuning (q é onde mais se vendem essas molas) só vendem essas coisas né? o cara quer um carro baixo mas não pode ficar duro , então enfiam nele molas das mais caras e moles.
e o cara sai sorridente achando que esta com uma suspensão esportiva
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eu já montei alguns pré kits… até em carros de performance como o wrx. não são moles, apesar de serem progressivas. não se compara com cortar a mola original do carro.
agora, o que disseram, é verdade. é mt comum vc comprar gato por lebre . no tempo do xxx, lembro de um cara que tinha um vts e conversando com ele, recomendei que desse uma conferida na numeração e ele descbriu se tratar de molas para um modelo mais leve, com motorização menor. não foi isso que disseram pra ele qdo ele comprou, mas foi o que ele levou pra casa.
isso obviamente não tem nada a ver com a qualidade das molas. ali?s, eibach é a maior fabricante de molas esportivas do mundo, fornece pros f1 que não usam barra de torção e a qualidade dessas molas é irrepreensável. cromo sil?cio, até a pintura delas é de melhor qualidade
falar mal de mola eibach é complicado...
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lcs, acho q sua visão ta errada.
numas mola com varios elos, a carga por elo vai ser menor, certo? entao, o deslocamento por cada elo vai ser menor, certo? mas vc sabe q a força exercida pela mola é diretamente proporcional ao deslocamento, entao a força exercida por cada elo será menor.
n? formula, o k da mola é diretamente porporcional é constante de elasticidade do material * o diametro do fio da mola, e inversamente porporcional ao diametro interno da mola * e o né de espiras da mola. (num tou lembrado se ta faltando algum termo) ou seja, quantos menos elos, maior o k da mola, entao, maior a força exercida por ela com uma mesma variação de tamanho.
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existem molas internas de alguns amortecedores que possuem um rate de cerca de 500 libras por polegada. mas nem por serem mais duras, significa que sustentam um carro afinal, elas não pesam nem 50 gramas
abraço
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então quer dizer q com o tempo, e a fadiga, o rate da mola vai ficando menor?
pensei q pela fadiga, elas quebrassem.
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isso obviamente não tem nada a ver com a qualidade das molas. ali?s, eibach é a maior fabricante de molas esportivas do mundo, fornece pros f1 que não usam barra de torção e a qualidade dessas molas é irrepreensável. cromo sil?cio, até a pintura delas é de melhor qualidade
falar mal de mola eibach é complicado…
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sim, as molas são de primeira, nunca falei o oposto. o que queima é quem as vende no brasil.
eu comentei sobre o que vi dessas molas em dois carros que andei. e nisso mais gente se manifestou da mesma forma, dizendo que vendem essas molas de forma gen?rica, quando na verdade trata-se de um produto totalmente específico pra cada tipo de carro e cada versão do mesmo carro.
parece que alguem vai pro exterior, chega numa loja pedindo me ve 4 jogos de molas eibach , ai o vendedor pergunta pra q carro, e o cara q ta comprando diz pra corsa e acaba ainda escolhendo a mais barata pro tal corsa.
e traz pra c?, coloca na parteleira, com luz de neon em volta. ai chega algum dono de corsa gsi todo fu?ado e compra as molas sem nem se importar com o preço, afinal, ele ta na certeza que serão adequadas pro carro dele por serem as famosas eibach, quando na verdade era pra um corsa normal , de motor 1.2 ou 1.4…
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sim, as molas são de primeira, nunca falei o oposto. o que queima é quem as vende no brasil.
eu comentei sobre o que vi dessas molas em dois carros que andei. e nisso mais gente se manifestou da mesma forma, dizendo que vendem essas molas de forma gen?rica, quando na verdade trata-se de um produto totalmente específico pra cada tipo de carro e cada versão do mesmo carro.
parece que alguem vai pro exterior, chega numa loja pedindo me ve 4 jogos de molas eibach , ai o vendedor pergunta pra q carro, e o cara q ta comprando diz pra corsa e acaba ainda escolhendo a mais barata pro tal corsa.
e traz pra c?, coloca na parteleira, com luz de neon em volta. ai chega algum dono de corsa gsi todo fu?ado e compra as molas sem nem se importar com o preço, afinal, ele ta na certeza que serão adequadas pro carro dele por serem as famosas eibach, quando na verdade era pra um corsa normal , de motor 1.2 ou 1.4…
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? bem isso
uma falta de respeito com o consumidor…
mas tbm tem o seguinte né o consumidor q não se dá o respeito...
o cara me compra sem saber de nada... precisa ao menos se informar a respeito...
e não precisa mto... pra mim precisou apenas entrar no site www.eibach.de e dar 2 ou 3 clicks...
abraços
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? bem isso
uma falta de respeito com o consumidor…
mas tbm tem o seguinte né o consumidor q não se dá o respeito...
o cara me compra sem saber de nada... precisa ao menos se informar a respeito...
e não precisa mto... pra mim precisou apenas entrar no site www.eibach.de e dar 2 ou 3 clicks...
abraços
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nem todo consumidor é tão antenado assim
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quando recebi minhas molas, h&r sport pintadas de azul, até pensei que tinha sido enganado. a numeração tava diferente e a cor também. pesquisei no catélogo e descobri que tava tudo ok.
depois descobri que nos eua tinha gente pintando mola h&r sport, que é azul, de vermelho para vender como se fosse h&r race, que é uma mola só para rebaixar. então, o problema é generalizado, acreditem.
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atualizando…
ontem de noite cheguei em casa e os amortecedores estavam aqui...
acordei hoje cedo e fui na oficina, cheguei lá e começamos a desmontar o carro.
tiramos o amortecedor do lado do passageiro, tava vazando por cima... realmente amortecedor original não dá pra usar em carro rebaixado. o rebump deles estava rid?culo, por isso que o carro levantava tanto na arrancada.
bom, uma decepção, os caras da fenix me mandaram um par de amortecedor de gol antigo, apesar de eu ter dito que era para saveiro g3. esse amortecedor quando a gente pos na torre, ficava meio frouxo
bom, o que eu fiz... fui numa loja de parafusos e compre 4 arroelas grandonas (parte interna mais larga que a haste e di?metro igual do amortecedor), coloquei duas arroelas e uma espocie de uma tampinha que vai em cima do amortecedor do santana pré segurar as arroelas, assim botei o amortecedor no lugar e foi dado o aperto...
foi meio gambiarra, porém vou rodar com o carro durante uma semana para ver se não terei problemas (acredito que não).
bom, carro montado e sa? na rua pré testar... tá mais durinho que antes, porém está mais firme do que duro, não chega a incomodar.
montei com as eibach mesmo.
a haste desses amortecedores é levemente mais curta que a dos monroe já encurtados que eu estava usando antes. o amortecedor é aparentemente uns 30% mais duro pré baixo e extremamente duro no rebump, eu abaixava a frente do carro com a mão e ela demorava a levantar (do jeito que eu queria)...
na segunda-feira vou ligar pré fenix e perguntar por que vieram amortecedores de gol antigo... mas no fim das contas com o resultado estou satisfeito.
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então quer dizer q com o tempo, e a fadiga, o rate da mola vai ficando menor?
pensei q pela fadiga, elas quebrassem.
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elas quebram tb, mas principalmente qdo vc excede demais a carga, é ponto de começar é ter contato entre espiras em uma mola que não foi projetada para isso.
vc nunca reparou que molas em geral (de carros) cedem? e que o carro fica mais baixo?
se o carro está mais baixo sem variar o peso, o que aconteceu com o rate das molas?
ab?
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sim, as molas são de primeira, nunca falei o oposto. o que queima é quem as vende no brasil.
eu comentei sobre o que vi dessas molas em dois carros que andei. e nisso mais gente se manifestou da mesma forma, dizendo que vendem essas molas de forma gen?rica, quando na verdade trata-se de um produto totalmente específico pra cada tipo de carro e cada versão do mesmo carro.
parece que alguem vai pro exterior, chega numa loja pedindo me ve 4 jogos de molas eibach , ai o vendedor pergunta pra q carro, e o cara q ta comprando diz pra corsa e acaba ainda escolhendo a mais barata pro tal corsa.
e traz pra c?, coloca na parteleira, com luz de neon em volta. ai chega algum dono de corsa gsi todo fu?ado e compra as molas sem nem se importar com o preço, afinal, ele ta na certeza que serão adequadas pro carro dele por serem as famosas eibach, quando na verdade era pra um corsa normal , de motor 1.2 ou 1.4…
[snapback]250306[/snapback]
bom caio, mas tá escrito na mola a refer?ncia dela… e se vc é especializado em amortecedores, nem precisa disso, basta medir numa prensa a mola ou mesmo com as medidas, dá pra calcular aproximado e fazer o amortecedor de acordo...
enfim.
o colega já recebeu os amortecedores. estão ?contento e ele tá usando com as molas eibach.
caso ele precise de algo no futuro, caso o amortecedor se entregue rápido demais, como o atendente da outra empresa disse que ia ocorrer, estou é disposição, seja pra ajudar ou pra fornecer um amorteceor que funcione com molas eibach.
ab?
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bom caio, mas tá escrito na mola a refer?ncia dela… e se vc é especializado em amortecedores, nem precisa disso, basta medir numa prensa a mola ou mesmo com as medidas, dá pra calcular aproximado e fazer o amortecedor de acordo...
enfim.
o colega já recebeu os amortecedores. estão ?contento e ele tá usando com as molas eibach.
caso ele precise de algo no futuro, caso o amortecedor se entregue rápido demais, como o atendente da outra empresa disse que ia ocorrer, estou é disposição, seja pra ajudar ou pra fornecer um amorteceor que funcione com molas eibach.
ab?
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vicente: voce e mais algumas pessoas trabalham honestamente, mostrando se o produto serve ou não pro carro do cliente.
mas tem tambem as lojas de som e tuning que se metem a fzr serviços mecânicos, como esse de trocar as molas por outras ideais pro teu carango da hora . e o cliente vai na conversa dos vendedores, que as vzs mal sabem portugu?s, e muito menos ingl?s ou alemão, e a gambiarra ta feita.
quanto ao carro do nosso colega, espero que goste do sistema desenvolvido pelo vicente e nos diga o que achou de tudo depois de instalado.
ja sei a resposta, mas mesmo assim nos de um parecer
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na segunda-feira vou ligar pré fenix e perguntar por que vieram amortecedores de gol antigo… mas no fim das contas com o resultado estou satisfeito.
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cara.. pq qnd a gente encomenda coisas do tipo isso sempre acontece?
? zica…
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ah, me esqueci: seu kit (não sei se esse é o termo certo pra essa obra tua) vem com molasó ou o cliente tem que encomendar?
como e feito o curso dos amortecedores em relação ?s molas a serem usadas no caso dele, que vai de molas importadas?
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sim, se vc comprar um kit completo, vem com as molas adequadas. mas vc pode optar por um conjunto de amortecedores apenas, apenas tem de especificar que tipo de molas vc vai usar, para mandarmos os pratos de acordo.
o curso é padr?o, mas o full threaded body ou corpo totalmente rosqueado permite que vc movimente o curso para maximizar o descendente qdo está bem rebaixado ou o ascendente, qdo está mais alta a regulagem.
sobre o ajuste do amortecedor ao tipo de mola (retorno ou distensão ou rebound) ele possui ajuste externo, logo vc mesmo faz o acerto.
caso seja uma canela de gol encurtada e o cliente esteja satisfeito com a canelaque já possui, podemos fornecer apenas o cartucho, com um amortecedor ajustável ou mesmo sem ajuste, bastando fornecer alguns dados estratégicos do veículo e da canela. mas pelo preão do sistema de rebound regulável, h? pouca vantagem
abraço