Sera que rola?
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bom flavio, desejo boa sorte pra vc =)
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ja vi que me fudi
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ai, galera, sem querer ser do contra, mas tá tudo errado
1? - os carros preparados só não andam com aquilo que voces chamam de espetos no coletor, porque os preparadores são burros. e não tem historia de que eles atrapalham o fluxo e etc….........pura lorota.
o engenheiro que projetou isso estudou muuuuito.
ele serve pra vaporisar melhor o combustivel, vide que os carros carburadoa até possuem um aquecedor embaixo . tambem serve pra distribuir a mistura igualmente pelos cilindros. qualquer duvida faça um teste jogando agua por cima e veja a distribuição do fluxo com e sem os espetos .
2? - o lugar desse bico é o pior possivel, pois novamente a distribuicao nao vai ser igual por todos os cilindros.
coloque perto da turbina e longe da borboleta de admissao.
isso vai fazer o combustivel percorrer um caminho maior, vindo se misturando com o ar da turbina.
3? - pode usar duas bombas entrando no mesmo dosador, fazendo uma só linha de combustivel pra os 2 bicos. fica mais facil de regular.
ah......so por curiosidade: falo com experiencia propria, ok? ? esse negocio de ouvi dizer é furada......
abraão
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respostas minhas em azul:
ai, galera, sem querer ser do contra, mas tá tudo errado
1? - os carros preparados só não andam com aquilo que voces chamam de espetos no coletor, porque os preparadores são burros. e não tem historia de que eles atrapalham o fluxo e etc….........pura lorota.
o engenheiro que projetou isso estudou muuuuito.
ele serve pra vaporisar melhor o combustivel, vide que os carros carburadoa até possuem um aquecedor embaixo . tambem serve pra distribuir a mistura igualmente pelos cilindros. qualquer duvida faça um teste jogando agua por cima e veja a distribuição do fluxo com e sem os espetos .
o engenheiro estudou sim, mas pra construir um carro com outras características, que não tem nada a ver com um motor turbo comprimido, e sim, com limites anti-poluição, economia frente é concorr?ncia, suavidade, aquecimento rápido do motor, aquecimento de um ar que entra frio e não de um ar ja beeem aquecido pelo compressor?e ja colabora com a pulverização do combustivel de forma bastante homog?nea
2? - o lugar desse bico é o pior possivel, pois novamente a distribuicao nao vai ser igual por todos os cilindros.
ja viu um motor funcionando em raio x? eu ja, na vw mesmo vendo como um bloco é flexivel e se contorce com o motor funcionando. e aproveitando, o jato de uma ie mono ponto (só tinha isso em produção na época) é direcionado justamente ao pistão que está em movimento decendente. facilmente verificavel fazendo uso de 4 velas termom?tricas.
3? - pode usar duas bombas entrando no mesmo dosador, fazendo uma só linha de combustivel pra os 2 bicos. fica mais facil de regular.
desde que ambos os bicos operem na mesma pressão. fora isso, não vai funcionar direito.
ah…...so por curiosidade: falo com experiencia propria, ok? ? esse negocio de ouvi dizer é furada......
espero que vc não esteja se referindo a mim, pois penso a mesma coisa.
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o meu coletor (que ta indo na mecanica q vendi pro reuel) é sem as baquelites (pinos) e fluxado.
não atrapalha e melhora sim o fluxo.
tem duvidasó trabalhe assim e me?a em bancada, não jogando agua com mangueira de jardim.
quanto a usar bomba em série: não sou a favor e o comentário do ka ja foi praticamente minha resposta.
e nem sempre o que é mais fácil é o melhor e o mais correto .
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certo.. eu vou usar 2 bicos identicos, vou rodar com baixa pressao (pelo menos por enquanto) pois a embreola vai ser a original…
a presao original na linha de comb. para o meu carro eh 1.5 bar (bico mono, original)
se eu for usar 1.5 bar de turbo, achedito que so precise de 3 bar na linha...
se (pelo menos por enquanto), so utilizar 0.6 bar de turbo, por que nao por a bomba de monza? ja que vou utilizar 2.1 de prressao?
o que eu tenho a perder em por as 2 de monza em serie? ou em paralelo?
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não vou dizer que todas bombas desse modelo tenham o mesmo fim, pode ser q a minha ja não tivesse tão saudável, mesmo eu sabendo de que carro que ela veio, um monza de um amigo nosso que bateu.
provóvel …
conheão quem jura de po junto que usa essa bomba a uns 10 mkm c/ 3 bar constantes e tá lá firme e forte ..
qnto aos pinos, eu deixaria lá ... nada nada dá uma ajuda no consumo quando não tá andando com pressão no coletor ...
nunca testei pra ver se chega a condensar combustável ali ou não, então não posso afirmar mta coisa qndo se tem pressão ...
tenham em mente que no carro turbo vc não anda 100% do tempo pressurizando, é importante cuidar da fase aspirada também que representa uma boa parcela do tempo que vc anda, e se tem os espigões lá, com certeza de gra?a não é ...
[]?s
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provóvel …
conheão quem jura de po junto que usa essa bomba a uns 10 mkm c/ 3 bar constantes e tá lá firme e forte ..
qnto aos pinos, eu deixaria lá ... nada nada dá uma ajuda no consumo quando não tá andando com pressão no coletor ...
nunca testei pra ver se chega a condensar combustável ali ou não, então não posso afirmar mta coisa qndo se tem pressão ...
tenham em mente que no carro turbo vc não anda 100% do tempo pressurizando, é importante cuidar da fase aspirada também que representa uma boa parcela do tempo que vc anda, e se tem os espigões lá, com certeza de gra?a não é ...
[]?s
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pois é, muita gente (inclusive vc) me falou bem dessa bomba. acho que ja não tava mesmo muito boa.
qto aos pinos, pode reparar que qdo se faz um trabalho de fluxo em um cabeçote e esse trabalho se extende tb pro coletor de admissão, os pinos são removidos.
fica claro que atrapalham realmente o fluxo, que é o que todo mundo (q procura mais rendimento) quer num sistema de admissão, seja ele qual for.
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como se retira? no alicate mesmo?
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por que pra turbinar agente precisa arrancar o coletor de admissao fora neh? entao ja arranco logo esses pinos, e mando soldar o suporte do bico…
to juntando uma má galera aki disposta a turbinar o hulk bora ver no que vai sar
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roger that
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qnto aos pinos e aquecimento do coletor serem removidos, discordo veementemente …
vai ganhar fluxo as custas de um consumo mais alto, inclusive em baixa rotação ...
tudo é uma balança, ganha de um lado, perde de outro, vc precisa achar o ponto de melhor equil?brio ...
caso fosse um carro pra pista, ae sim, cada caralh?simo de potência faz a diferença, mas pra rua, eu acho que não se justifica ....
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qnto aos pinos e aquecimento do coletor serem removidos, discordo veementemente …
vai ganhar fluxo as custas de um consumo mais alto, inclusive em baixa rotação ...
tudo é uma balança, ganha de um lado, perde de outro, vc precisa achar o ponto de melhor equil?brio ...
caso fosse um carro pra pista, ae sim, cada caralh?simo de potência faz a diferença, mas pra rua, eu acho que não se justifica ....
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daniel, vc ta esquecendo que não é por causa de alguns pinos na admissão q vc vai ganhar km/litros em consumo num motor preparado.
não esquece tb q ng recomendou tirar os pinos de um motor todo original.
quanto a ser carro de pista ou não, me desculpe mas não tem nada a ver.
se fosse assim, vc iria preparar um motor com a giglagem original, pois não é um carro de pista e não pode ter aumento no consumo em troca de maior potência.
sem contar que o tal aumento de consumo não é notado ao se tirar os tais pinos. ou vc ja tirou os pinos de algum carro pra ver a diferença no consumo? conta pra gente como ficou?
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qnto aos pinos e aquecimento do coletor serem removidos, discordo veementemente …
vai ganhar fluxo as custas de um consumo mais alto, inclusive em baixa rotação ...
tudo é uma balança, ganha de um lado, perde de outro, vc precisa achar o ponto de melhor equil?brio ...
caso fosse um carro pra pista, ae sim, cada caralh?simo de potência faz a diferença, mas pra rua, eu acho que não se justifica ....
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? isso ai meu garoto, voce tem toda raz?o, poca gente sabe que coletor preparado no pentelh?simo é para carro aspirado já para carro turbo voce melhora em 20% o cfm e não precisa mais.
as vezes eu acho que o pessoal esquece que 80 % do tempo, claro se voce usa o carro no dia a dia o turbo não faz a menor diferença, agora se morasse em brasilia que dizem que não tem engarrafamento ai sim acho que ele seria usado 50% do tempo. ha esqueci de dizer a menos que voce viage muito como eu fazia, e ainda assim voce não anda no talo o tempo todo.
abs
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? chucrute.
o ka ta certo.
eu rodei com coletor normal (qdo vc veio aqui) e raspado(agora).
o consumo não modificou não.
e olha que junto com o coletor foram feitos vaaaaaaaaaaaaaaaarios upgrades que teriam que fazer o carro beber horrores.
continuo nos 4km/l andando na casquinha.
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sem contar que o tal aumento de consumo não é notado ao se tirar os tais pinos. ou vc ja tirou os pinos de algum carro pra ver a diferença no consumo? conta pra gente como ficou?
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ka não precisa nem contar isso é basico, para quem entende de mecanica, a menos de tudo qu se fale aqui tenha que se provar, ai vai ficar dificil conversar, acredito que o intuito do forum é cada um colocar suas experiencias e o que sabe tanto no prático como no teorico, cabe a cada um aceitar ou não.
acho que ninguem tem de provar nada quem entende vai saber se o que está sendo dito é aceitavel ou não.
abs
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meu ponto de vista tem embasamento no que foi projetado e exaustivamente testado pela engenharia da vw
de gra?a não está lá … isso eu garanto pra vocês, seja por emissão de poluentes, consumo, suavidade, etc, etc, etc, etc, a engenharia da vw não colocou de gr?tis os pinos ...
qnto ao consumo, eu me importo sim, carro preparado pra mim tem que ser o mais próximo de um original (prefiro equil?bro ao invós da brutalidade), afinal, mesmo que eu tome pau por ae, o carro é meu, e não vai ser acelerando com os outros que eu vou me divertir - não que não seja bom deixar alguns pra tr?s - é legal ir pras curvas e tal, e ver quem fala mais alto com um conjunto mais equlibrado.
deixando isso de lado, tem um post perdido do jr (overspeed) falando sobre condensação no coletor, quem se dispuser a procurar, que o faça hehehe
respodendo a você ka, nem vou me extender muito pq sei que nossas filosofias são diferentes ... ok é
1 - daniel, vc ta esquecendo que não é por causa de alguns pinos na admissão q vc vai ganhar km/litros em consumo num motor preparado.
não esquece tb q ng recomendou tirar os pinos de um motor todo original.
**máxima popular : de migalha em migalha, a galinha enxe o papo , uns pinos a menos ali, um aquecimento a menos ali, e já se foram 0.5 km/l (supondo, ok?) a menos …
qnto ao motor ser original, pelo que o fl?vio tem em mente, o carro dele não vai ser nenhum turbo-a da vida a ponto de se justificar modificar tanta coisa as custas de um pequeno ganho... outra coisa, não é 100% do tempo que vc anda com pressão positiva no coletor, eae ?? como fica nessa fase ?? o motor é turbo, mas não está turbo, se é que me entende hehe **
2 - quanto a ser carro de pista ou não, me desculpe mas não tem nada a ver.
se fosse assim, vc iria preparar um motor com a giglagem original, pois não é um carro de pista e não pode ter aumento no consumo em troca de maior potência.
se for pra ganhar 15 cv e eu precisar fazer 4 ao invós de 8 km/l, pode crer que eu fico com os 8 km/l e tomo buxa de outro nego …
qnto ao item 3 que seriam a retirar os pinos, já foi dito acima que de gra?a eles não estão lá, considere como resposta o já afirmado .. ok ..
@ fluff : sem comentários né meu … vc tem um turbo-b e gosta de andar na rua ... virava 13 e pouquinhos nos 402mts, pro brasil é quase que um carro de pista ...
bão, that s it
não quero criar atritos ok é portanto caso eu tenha parecido impertinente, favor não pensar dessa maneira, pq não foi essa a intenção
[]?s
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blz pessoal
minhas considerações a respeito do assunto…
as aletas estão lá por questáes de funcionamento a frio do motor. servem para proporcionar uma grande superficie de troca de calor entre o combustivel e o coletor.
quando ligamos o carro o coletor esta na temperatura ambiente, com isso muito combustivel vai condensar ou nem chegar a vaporizar e vai ficar depositado nas paredes do coletor. esse efeito diminui bastante depois com o aumento da temperatura do motor, mas nao desaparece por completo nunca. acontece inclusive em motores com injecao multiponto sequencial funcionando a quente.
sendo assim as aletas vao ajudar no funcionamento a frio, em dirigibilidade e consumo (consequentemente emissoes tambem). quando o motor atinge a temperatura normal de funcionamento o efeito ja perde importancia. mas colocar mais área dentro do coletor nao pode ser feito de gra?a , em algum lugar vai ter que haver uma perda, e essa perda eh a maior restricao ao fluxo.
para o caso do fravio, vejam onde ele mora... qual a temperatura mais baixa do ano em recife, qual a media? começou a melhorar o negocio nao? e qual o uso do carro, trajetos curtos ou longosó se forem longos, melhor ainda.
acredito que na aplicação em questao seja possivel tirar as aletas com ganhos que superem os eventuais prejuizos.
jah o bico, nao eh bom colocar ele no coletor caso as aletas sejam retiradas... nao me parece que vai distribuir bem o combustivel entre os cilindros, com certeza vai distribuir pior em relacao a instalacao na tampa de pressurizacao.
caso as aletas sejam mantidas, o bico pode ficar la por baixo mesmo.
abraços...
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jah o bico, nao eh bom colocar ele no coletor caso as aletas sejam retiradas… nao me parece que vai distribuir bem o combustivel entre os cilindros, com certeza vai distribuir pior em relacao a instalacao na tampa de pressurizacao.
caso as aletas sejam mantidas, o bico pode ficar la por baixo mesmo.
abraços...
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magavilha, o bico vai mandar alcool pulverizado certinho e logo de cara vai bater nas aletas e virar liquido novamente