Sonda lambda.
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lembrei onde vi: http://www.google.com.br/search?hl=pt-br&q…pesquisar&meta=
o link esta expirado, naum abre +
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falando no piu, é um post dele de julho de 2003…? esse aqui ?:
ao instalar uma sonda lambda não original, deve-se respeirar certas regras:
coloque-a o mais próximo possível da junção dos 4 (ou 6, ou 8) cilindros no coletor de escapamento.
tenha certeza que não está vazando g?s de escapamento ou entrando ar pela rosca ou solda mal feita da porca que servirá de suporte para a sonda. pode ser esse o problema de só ter leitura com po embaixo .
prefira as sondas de 4 fios, aquelas com aquecedor. a resposta é mais rápida e ela começa a funcionar antes, sem falar que não tem problema de parar de funcionar quando se fica muito tempo em marcha lenta.
ao ligar os fios do aquecedor, não junte o fio que vai ligado ao chassis do carro com o fio negativo da sonda, ou seja, o fio negativo do aquecedor dever? ser ligado diretamente ao chassis do carro separadamente do do fio negativo do sinal da sonda. já o fio positivo do aquecedor da sonda dever? ser ligado é chave de ignição para que aque?a somente com o motor ligado.
o os fios de sinal da sonda, positivo e negativo deverão ser ligados diretamente ao hallmeter, não devendo o fio negativo do sinal da sonda ser ligado diretamente ao chassis do carro.
os fios de alimentação do aquecedor da sonda devem ter pelo menos 1,5mm2 de seção (fios relativamente grossos).
não solde qualquer dos fios da sonda. utilize de conectores ou mesmo barrinhas parafusadas para as conexões. os fios da sonda tem pequenin?ssimos dutos que levam ar ambiente para dentro da sonda para o correto funcionamento da mesma. ao soldar os fios, a isolação dos fios derrete e acaba por tapar esses microdutos de entrada de ar.
eu também passei por problemas na instalação da minha sonda no carro e ganhei experiencia com isso. seja paciente que ir? funcionar sim. não desista, pois a sonda é uma ferramente importante para se afinar o motor.
qualquer dúvida, é só dar um al?...
putz, e da?...será que eu desfaão as soldas?
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tava aqui pensando:
ja que não pode tirar a respiração dos fios ao soldar, então as emendas tem q ficar abertas?
pois se vc enrrolar um fio no outro e depois passar fita isolante ou usar espaguete termo retrútil, vai deixar as pontas sem ar tb
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pois é, e agora?
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bom, hj a tarde comprei mais conectores, fio das cores da sonda e tal.
fui no carro, cortei (com má dor no coração) as conexões feitas com solda, conectei os fios só com os grampinhos (m? gambiarra a meu ver), chequei tudo, liguei o carro e sabe o q mudou?
nada.
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usei espaguete termo retratil, deixa um acabamento melhor do que com fita isolante (desde q não seja em local mto quente, pois senão o espaguete arrebenta qdo o motor esquentar).
agora pra soldar tudo denovo vou ter que tirar a sonda e refazer todas conexões. vai ficar um tempo assim.
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bom, hj a tarde comprei mais conectores, fio das cores da sonda e tal.
fui no carro, cortei (com má dor no coração) as conexões feitas com solda, conectei os fios só com os grampinhos (m? gambiarra a meu ver), chequei tudo, liguei o carro e sabe o q mudou?
nada.
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normal….. quantas vezes perdi uma tarde inteira pra no fim o carro ficar a mesma porcaria ou ateh pior e eu ter que desfazer tudo...
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o meu hall ta soldado.. porem peguei na petade do comprimento do fiu… acho que num tem como tapar naum...
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na boa…
até que prove o contrário eu não acredito que os fios respirem ...
não consigo pensar em nada que justifique isso... nem acreditar que seria feito um fio sob encomenda especial que circulasse oxigenio dentro dele...
posso acreditar que na conexão entre o fio e a sonda lambda exista alguns canais para tal, mas em toda extensão do fio acho muito improvóvel....
mas posso estar errado, apenas desconheão isso...
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eu peguei o sinal a uns 30 centimetros da sonda… tu acha que ela ta respirando dal??
bullshit
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posso acreditar que na conexão entre o fio e a sonda lambda exista alguns canais para tal,
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pois é, isso eu li em literatura da própria bosch na época que lançaram os gol gti no final de 1988, e ainda um ou dois anos antes, nos vw fox com o mapa das ke-jetronic.
na raiz dos fios que saem da sonda tem um canal de respiração que não deve ser fechado, é justamente a folga entre os fios e a base isolante.
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até por que a voltagem se dá pela diferenca da leitura do ar do escape e o ar ambiente …
entao ali no po acretito que nao seja legar soldar nada nao... mais no comprimento do fiu.... blz