Meu intercooler…
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caio, oito aletas não dão nem 20 centimetros…......
vc pode colocar o intercooler na frente do radiador, fica mais curto, mas com certeza fica com mais de 8 aletas......
com certeza que o que conta é a eficiencia ( tambem depende em que ela é eficiente pra ti) ela pode resfriar o ar, mas ela tambem pode estar obstruindo a passagem do ar, criando assim mais calor antes do intercooler........
sinseramente acho dificil achar uma colmeia que suporte o tamanho das turbinas que eu e vc gostamos com 4 ou 5 aletas, com certeza o intercooler estara restringindo.......
no meu carro, o intercooler tinha 18 aletas, o problema é que o bico do carro é muito longo e eu sempre batia nas entradas de garagem, do posto etc......não batia na rua.......
por este motivo mandei diminuir ele, agora esta com 16 aletas não raspa em nada e é impressionante como resfria o ar.........
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uma pequena esticada de 3? marcha é o suficiente pra deixar a mufla quase suando de tão fria.
6 tubos, ovais, aletados por dentro e por fora.
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ecpsturbo, vc chegou a medir as temps de entrada e sa?da do intercooler? tem alguma foto dele? fiquei curioso
[snapback]271760[/snapback]
eu ja vi o carro dele…. posso te garantir... é grande................
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ok, ok…........falando em intercooler?s.............
reza a lenda que para carros carburados, principalmente de arrancada, não se deveria usar intercooler. os preparadores das antigas não gostam muito do tal resfriador.........e se notarmos (e contarmos) os campeões das arrancadas, vamos ver que a maioria não usa. e isso é fato. ponto final
agora, pq isso???
sei que é mais dificil regular com carbura, pois se for injetado ela se auto-regula até certo ponto e talz......... e que um bom intercooler é car?ssimo...................mas........gostaria de ler algumas opinioes (experiencias) pessoais................... valeu engenheiros................
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os tubos tem coisa de 1,5 cms de altura, e uns 10 cms de largura cada um.
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ok….....mas vc não esta muito distante dos oito que falei.............e mais uma, vc vai concordar que não é nada facil achar uma colmeia de 10cm de largura.......a maioria que se ve por ia é de 4,5 ou seis...............
outra, tambem não é nada facil arrumar 10 cm livre em toda a area do intercooler pra poder colocar ele..............
estou andando de parachoque original por enquanto, quando arruamr uma camera posto algumas fotos........
ab?s.....
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ok, ok…........falando em intercooler?s.............
reza a lenda que para carros carburados, principalmente de arrancada, não se deveria usar intercooler. os preparadores das antigas não gostam muito do tal resfriador.........e se notarmos (e contarmos) os campeões das arrancadas, vamos ver que a maioria não usa. e isso é fato. ponto final
agora, pq isso???
sei que é mais dificil regular com carbura, pois se for injetado ela se auto-regula até certo ponto e talz......... e que um bom intercooler é car?ssimo...................mas........gostaria de ler algumas opinioes (experiencias) pessoais................... valeu engenheiros................
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são coisas de conceito de cara preparador. no brasil o pessoal ainda não acredita muito nessas coisas modernosas . ja la fora…em porto rico mesmo...
ok….....mas vc não esta muito distante dos oito que falei.............e mais uma, vc vai concordar que não é nada facil achar uma colmeia de 10cm de largura.......a maioria que se ve por ia é de 4,5 ou seis...............
outra, tambem não é nada facil arrumar 10 cm livre em toda a area do intercooler pra poder colocar ele..............
estou andando de parachoque original por enquanto, quando arruamr uma camera posto algumas fotos........
ab?s.....
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então, foi o que eu disse qto a efici?ncia dos tubos. o meu no caso por ser bem largo tem uma efici?ncia tal a ponto de não precisar de muitos tubos.
e tb: a efic?cia do radiador tb depende do turbo.
se um turbo não esquenta muito o ar, não precisa de um radiador tão grande/complexo.
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ecpsturbo, vc chegou a medir as temps de entrada e sa?da do intercooler? tem alguma foto dele? fiquei curioso
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não cheguei a medir, inclusive quero medir a parte inferior e superior, já que um peda?inho da parte superior fica atraz do parachoque e eu quero saber se isso influencia significativamente na temperatura…...........
mas posso te garantir que gela muito bem......
a temperatura antes é igual a de qualquer caro turbo, é so vc colocar a mão em uma parte metalica da pressurização pra vc ter uma ideia.................depois do intercooler é pouca coisa mais quente (bem pouco mesmo) do que vc colocar a mão em um pedaão de aluminio
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não cheguei a medir, inclusive quero medir a parte inferior e superior, já que um peda?inho da parte superior fica atraz do parachoque e eu quero saber se isso influencia significativamente na temperatura…...........
mas posso te garantir que gela muito bem......
a temperatura antes é igual a de qualquer caro turbo, é so vc colocar a mão em uma parte metalica da pressurização pra vc ter uma ideia…..............depois do intercooler é pouca coisa mais quente (bem pouco mesmo) do que vc colocar a mão em um pedaão de aluminio[snapback]271849[/snapback]
então, foi bom vc citar isso: tanto no meu carro qto no do pix, a entrada do intercooler é quente e a saida não é igual a um pedaão de aluminio em temp ambiente, o nosso fica frio mesmo, até comentei q a pressurização perto da borboleta fica gelada quase umida. me lembro que ja vi a minha molhada mesmo, mas foi num teste proposital em estrada, rodando em 5? a um tempo e parando o carro bem rapido pra ver como tava a temperatura.
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são coisas de conceito de cara preparador. no brasil o pessoal ainda não acredita muito nessas coisas modernosas . ja la fora…em porto rico mesmo...
então, foi o que eu disse qto a efici?ncia dos tubos. o meu no caso por ser bem largo tem uma efici?ncia tal a ponto de não precisar de muitos tubos.
e tb: a efic?cia do radiador tb depende do turbo.
se um turbo não esquenta muito o ar, não precisa de um radiador tão grande/complexo.
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faleiem oito aletas pelo simples fato de não correr risco de restringir, já que é muito dificil achar uma colmeia de 10cm de largura e mais dificil ainda achar lugar pra colocar uma colmeia dessas…
o teu tem poucos tubos, mas vc tambem néi iria colocar apenas quatro aletas............ou iria?????????.....( ele esta muito proximo das oito que comentei, mas como vc mesmo falou neste caso não precisa das oito ou dez ).......falo isso porque canso de ver intercooler com 4 ou 5 cm de largura e apenas 4 aletas............
simseramente neste caso, tenho certeza que o intercooler mais atrapalha do que ajuda......
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faleiem oito aletas pelo simples fato de não correr risco de restringir, já que é muito dificil achar uma colmeia de 10cm de largura e mais dificil ainda achar lugar pra colocar uma colmeia dessas…
o teu tem poucos tubos, mas vc tambem néi iria colocar apenas quatro aletas............ou iria?????????.....( ele esta muito proximo das oito que comentei, mas como vc mesmo falou neste caso não precisa das oito ou dez ).......falo isso porque canso de ver intercooler com 4 ou 5 cm de largura e apenas 4 aletas............
simseramente neste caso, tenho certeza que o intercooler mais atrapalha do que ajuda......
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entendi o q vc quis dizer, não se refere a intercooler com colmeia de scania e sim sobre aqueles menores que vendem de monte por ai nas lojas.
ja se fosse com menos tubos, mas com colmeia de scania ai sim o papo é beeem diferente.
tive dois desses gen?ricos que mais parecem um radiador de agua pequeno, ta doido, prende o carro e não aumenta o rendimento final em nada.
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então, foi bom vc citar isso: tanto no meu carro qto no do pix, a entrada do intercooler é quente e a saida não é igual a um pedaão de aluminio em temp ambiente, o nosso fica frio mesmo, até comentei q a pressurização perto da borboleta fica gelada quase umida. me lembro que ja vi a minha molhada mesmo, mas foi num teste proposital em estrada, rodando em 5? a um tempo e parando o carro bem rapido pra ver como tava a temperatura.
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vc jápensou que isso pode ser devido ao ar ganhar velocidade?
quando coloquei um fluxo cruzado na parati, com ela parada se vc acelerasse o carro, dando umas boas chamadas toda a admissão ficava bem molhada, e gelada mesmo, como um pedaão de aluminio dentro da geladeira…....
mas isso é realmente a função do intercooler...........
quando o ar sai de dentro dele, o ar ganha muita velocidade, concorda.........logo tudo fica gelado.................
mais uma, como todos sabem meu carro esta pronto a mais de um ano, e eu ainda não consegui fazer ele andar com sobrealimentação, devido ao carro não aceitar altas pressões, eu não querer fazer um injanbre na ecu pra ele aceitar pressão e principalmente por não ter misseros 3000 dolares (baratinho né) pra mandar vir uma injeção tuduquidá lá de fora...........e o andersom prometeu que a ft fire pro está quase, pra ser usado em roda fonica..........................
por estes motivos ainda não consegui dar uma boa pressão e sentir o intercooler congelando..................
mas pode ter certeza que é devido ao ar ganhar velocidade........
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vc jápensou que isso pode ser devido ao ar ganhar velocidade?
quando coloquei um fluxo cruzado na parati, com ela parada se vc acelerasse o carro, dando umas boas chamadas toda a admissão ficava bem molhada, e gelada mesmo, como um pedaão de aluminio dentro da geladeira…....
mas isso é realmente a função do intercooler...........
quando o ar sai de dentro dele, o ar ganha muita velocidade, concorda.........logo tudo fica gelado.................
por estes motivos ainda não consegui dar uma boa pressão e sentir o intercooler congelando..................
mas pode ter certeza que é devido ao ar ganhar velocidade........
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fluxo cruzado? vc ta falando do cabeçote? não caiu a fixa aqui.
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fluxo cruzado? vc ta falando do cabeçote? não caiu a fixa aqui.
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alem do eclipse, tambem tenho uma parati turbo (tinha) toda feitenha com fuel tec completa, intercooler, 4 bombas gti, turbina .50 com uns rotores bons (não marvados) e com um fluxo cruzado….......
? que eu misturei os carros, vc achou que eu tava falando do eclipse......foi mau
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alem do eclipse, tambem tenho uma parati turbo (tinha) toda feitenha com fuel tec completa, intercooler, 4 bombas gti, turbina .50 com uns rotores bons (não marvados) e com um fluxo cruzado….......
? que eu misturei os carros, vc achou que eu tava falando do eclipse......foi mau
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certo.
mas meu carro não tem cabeçote de fluxo cruzado e gela tanto quanto o do pix.
o lan?e é o intercooler mesmo. brastemp staile hehehe
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certo.
mas meu carro não tem cabeçote de fluxo cruzado e gela tanto quanto o do pix.
o lan?e é o intercooler mesmo. brastemp staile hehehe
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mas o cabeçote tambem não faz diferença neste caso, é devido a aceleração do ar mesmo…...........
teste simples e facil.......
respire fundo, em seguida abra bem a boca e solte todo o ar bem rapido.....vai sair quente......
agora respire fundo e assopre bem forte, vai sair bem frio.........
concorda que a temporatura no interior dos pulmoes é a mesma nos dois casos.....
neste caso o pulmão seria a turbina, quando o ar entra no intercooler perde velocidade, porem ao sair do intercooler ganha uma velocidade violenta e isso faz congelar tudo..................nem estou falando que alem disso o intercooler esta trocando calor com o ambiente.......
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o do meu carro, o coletor fica frio e não precisa dar muitas voltas…
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pix, quanto menos curvas melhor, as curvas só fazem o ar esquentar ainda mais.
como é praticamente impossivel não ter curvas, que elas sejam feitas bem suaves, de preferrencia sem angulos de 90 graus…........