Saveiro 1,6 flex + turbo
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o over já explicou…
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corsa, valeu pela info. fiz um grafico no excel com os dados, mas os numeros tão meio confusos, nao saiu um grafico legal nao.
celtat, fator lambda é um numero q foi inventado pra expressar o quanto uma mistura está rica ou pobre. mais nada. pra quantificar a coisa. o pessoal fala, meu carro tá gordo, o q isso quer dizer? teria como dizer o quanto está gordo sem o fator lambda?
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o pessoal fala, meu carro tá gordo, o q isso quer dizer? teria como dizer o quanto está gordo sem o fator lambda?
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mesmo quando nem se imaginava em ter um instrumento de auxilio ao ajuste de mistura, ja se sabia q um motor estava gordo ou não.
bastava (e ainda basta) um preparador experiente empenhado na regulagem.
conhecimento de motores + sensibilidade do motorista ja são de grande ajuda na regulagem de um motor. somando-se isso a um instrumento auxliar, se tem um ajuste ainda mais rapido do motor. não q seja impossivel chegar num ajuste fino sem o instrumento, mas pode demorar mais.
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antes de se definir fator lambda não se mensurava qto estava rico ou pobre…apenas se atendia ao que o projeto pedia em termos de potência e consumo...
com a injeção eletrúnica e o controle de emissões é que começou a se pensar em medir pra sabre qto de combustivel poderia ser colocado sem interferir em emissão, consumo, etc... de empirico (tentativa e erro) passou a ter um componente te?rico pra se ter idéia do que acontecia na pratica...
sabemos que ambas correm juntas uma dá base a outra, afinal os valores tidos como teoricos são os que o empirismo disse serem certos...
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naum zoa ele naum hehehehe preparação não se aprende em faculdade de engenharia
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isso eh verdade, temos exemplo de 2 preparadores engenheiros q fazem carros mtooooo ruins.. soh nao vou citar os nomes isso tem q se aprender na pratica msm
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isso eh verdade, temos exemplo de 2 preparadores engenheiros q fazem carros mtooooo ruins.. soh nao vou citar os nomes isso tem q se aprender na pratica msm
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isso entra naquela velha história do engenheiro x tecnico, engenheiro x mestre de obras.
um pode ser muito bom para fazer calculos mas o outro da de 10x0 quando entra o fator experiencia de meter a mão e fazer.
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naum zoa ele naum hehehehe preparação não se aprende em faculdade de engenharia
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com certeza, caio
se vc nao quiser vc nao aprende direito nem o que eh um motor a combustao interna numa faculdade de engenharia mecanica…
tem mto engenheiro q faz merda por aih, com certeza.. mas existem engenheiros e engenheiros, nao generalize, senao estara cometendo um grande erro
[]s
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so pq eu nun tenho nenhuma materia q meche realmente com motores… puc-rio...mas quem quer aprender aprende... mas nun culpo a faculdade... pq so 0.000001% faz mecanica pra dedicar a vida a preparação...
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não se ensina preparação em nenhuma faculdade. é ensinado uma infinidade de coisas. cabe a pessoa coletar pequenos ensinamentos em cada cadeira e guarda-los para utiliza-los na área onde deseja atuar. as áreas são vêrias, projeto de motores a combustão interna seria apenas 0,1% do q vc pode se especializar. como toda a área, essa não deixa de ser fácil, como qualquer outro ramo o profissional tem q se dedicar muito, ganhar experiencia e ralar bastante pra ser bom.
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com certeza, caio
se vc nao quiser vc nao aprende direito nem o que eh um motor a combustao interna numa faculdade de engenharia mecanica…
tem mto engenheiro q faz merda por aih, com certeza..? mas existem engenheiros e engenheiros, nao generalize, senao estara cometendo um grande erro
[]s
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rodrigo, engenheiro tem muito valor em mecânica sim hehehe não to dizendo q não tem. mas não em preparação geral.
o cara estuda e se forma pra saber mais sobre o funcionamento do que ja existe pronto, do que ja foi feito e tb aprende a construir algumas coisas.
e o preparador é o cara que tb ja sabe como as coisas funcionam, mas ele é o cara que melhora e tira o suco das tais coisas. o cara sabe na ra?a onde ir pra melhorar um conjunto. pra ser preparador não basta alguns anos de faculdade e um diploma na parede, o cara tem que antes de tudo ter no sangue o gosto pela coisa (alguns engs. tb tem, pois nem todo mundo q faz tal faculdade é pq o pai quer q o filho faça por orgulho na familia mesmo q o filho seja um tapado), o cara tem que ser um excelente mecânico, perfeccionista, saber tudo de tudo de todo canto de um veículo (sim, desde mobilete até um scania, preparador mesmo conhece de qualquer tipo de motor e não só de carro) e ai sim pode partir para a otimização dos componentes.
um engenheiro pode vir a ser um bom preparador? claro que sim, mas desde que tenha capacidade, desde que tenha mente aberta para novos horizontes, desde que saiba escutar, desde que saiba ouvir quem tem mais conhecimento q ele, desde que tenha interesse em ver o q o vizinho esta fazendo…se o cara não tiver ao menos isso em mente, desculpe, mas nunca passar? de um mecânico metido a besta, bem longe de ser um preparador.
ve só, a diferença entre um mal engenheiro e um bom preparador:
o preparador ta la, alterando um motor pra render mais, ai chega o engenheiro com o diploma debaixo do braão dizendo que ele aprendeu na faculdade que aquilo q o preparador ta fazendo é errado, que o motor vai quebrar assim q por pra andar.
mas o motor fica pronto, rende mais e não quebra.
me diz: o preparador é g?nio? não, ele não ?. o engenheiro que é fraco, ele que errou em alguma formula, aplicou mal alguma teoria e falou bobagem pro preparador, que muito antes do engenheiro entrar na faculdade, ele (o preparador) ja fazia o tal servião de olhos fechados e sabe que não da problema algum.
vejo o q o celtat escreveu. ele ja viu dois engenheiros q são tapados em preparação. eu tb ja vi alguns do g?nero, q se acham os bam bam bans e na hora de por um carro pra andar só fazem tranqueira, carro q se arrasta mesmo tendo um equipamento de primeira.
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so pq eu nun tenho nenhuma materia q meche realmente com motores… puc-rio...mas quem quer aprender aprende... mas nun culpo a faculdade... pq so 0.000001% faz mecanica pra dedicar a vida a preparação...
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nem pode culpar a faculdade, ali não foi feito pra ensinar preparação. e de fato não ensina.
o pessoal insiste em confundir engenheiro mecânico com preparador de motores…
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nem pode culpar a faculdade, ali não foi feito pra ensinar preparação. e de fato não ensina.
o pessoal insiste em confundir engenheiro mecânico com preparador de motores…
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hehehe…concordo plenamente,acham que o kra tem obrigação de saber.
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o engenheiro recebe um massa de informação enorme. cabe é cada pessoa, absorvó-la e aplic?-la. e isso independe da formação.
um engenheiro não é um preparador, ele é muito mais que isso. um engenheiro recebe conhecimento pra ultrapassar em muito esse papel, inclusive criando peças como por exemplo, a fuel tech.
a prática leva é perfeição, mas a caixa de ferramentas intelectuais de um engenheiro que prestou a atenção na aula, é covardia contra um cara só com a formação da prática.
todos os preparadores de motor de f1, indy le mans, alms, wrc, dacar e etc, são engenheiros.
gente comum , não tem chance nesses meios.
ab?
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o engenheiro recebe os conhecimentos basicos e trabalha com os conceitos que são fundamentais.
dizer que um preparador é melhor que um engenheiro é pura bobagem.
da mesma forma que existem bons preparadores existem bons engenheiros.
o que talvez vcs não estejam acostumados é ver engenheiros trabalhando em preparação no brasil.
o exemplo da formula 1 é bastante esclarecedor, ser engenheiro não basta para ser um simples mecanico. o pessoal de lá é muito competente e acho completamente impossivel um preparador sem base tecnica de um engenheiro chegar proximo dos resultados obtidos.
outro comentario que acho importante, é que muitas vezes um preparador faz algumas loucuras sem a menor noção dos riscos e das consequencias de determinadas modificações, já o engenheiro , que sabe onde está pisando, não vai arriscar um quebra desnecessária e/ou uma alteração inadequada.
só para exemplificar, um engenheiro jamais instalaria um turbo de motor diesel num motor a gasolina entretanto existem muitos preparadores que fazem este tipo de instalação sem o menor constrangimento