Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
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de maneira alguma streit… hehe
eu soh disse a minha opinião... é o que eu faria... entregar na mão do preparador de minha confian?a e conversar com ele sobre o que eu quero...
mais de 300cv motor pode ser 301... mas eh quebrar a barreira dos 300hp...
daria o que? 280cv na roda? 275? nao sei fazer porcentagem de cabeça...
taria muito forte pros meus padrões...
no civic eh relativamente facil, se for só simplismente ter o pico de potência nao se importando com a dirigibilidade e etc... se for manter as mesmas características do motor original (fraco em baixa, aceitável em alta) nao precisa muito estudo... concorda?
o que eu to dizendo eh sobre o projetinho do meu carro... coisa simples...
dah pra sentar e conversar sobre a turbina, o intercooler, blablabl?... mas pra cavalaria que eu quero, acho que nao precisa (na mina opinião) saber estritamente o valor exaaaaato do bico injetor...
pensamento med?ocre? pode ser... mas eu jah passei 15 dias da minha vida fritando meus neur?nio e enchendo o saco de todo cara entendido sobre o assunto pra tentar resolver a equação... talvez um dia eu chegue lá... mas quero chegar sozinho... eh mais um hobby do que uma meta propriamente dito...
não quero encher o saco de ninguém, nem ocupar o tempo de ninguém com uma besteira, ou um sonho infantil, que provavelmente nunca vê sair do papel....
tendeu?
mas apoio sim a ideia de estudar o projeto. não tão a fundo, mas saber mais ou menos o que será utilizado no projeto do seu carro.
^^
amo muito este fórum
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ainda rola a duvida: qual método q usam pra medir a vaz?o?
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o método é bem simples: a vazão é medida com bico 100% aberto, a uma pressão de 3kg/cm?.
? totalmente diferente do que se faz por aqui, onde usamos m?quinas de testes de manutenção, que simulam o funcionamento em rotações e tempos de abertura variados. esses par?metros variam de m?quina para m?quina.
para medir a vazão do bico nessas m?quinas, deve usar o teste de leque
(? esse o nome na m?quina da plana), no qual o bico fica totalmente aberto por uns 7 segundos, na pressão que você selecionar, no caso 3kg/cm?.
a?, é só medir quantos ml foram injetados nestes 07 segundos e aplicar as f?rmulas já apresentadas para calcular a vazão em lbs, cc, ml, etc.
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o método é bem simples: a vazão é medida com bico 100% aberto, a uma pressão de 3kg/cm?.
? totalmente diferente do que se faz por aqui, onde usamos m?quinas de testes de manutenção, que simulam o funcionamento em rotações e tempos de abertura variados. esses par?metros variam de m?quina para m?quina.
para medir a vazão do bico nessas m?quinas, deve usar o teste de leque
(? esse o nome na m?quina da plana), no qual o bico fica totalmente aberto por uns 7 segundos, na pressão que você selecionar, no caso 3kg/cm?.
a?, é só medir quantos ml foram injetados nestes 07 segundos e aplicar as f?rmulas já apresentadas para calcular a vazão em lbs, cc, ml, etc.
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esse é o metodo que usam pra medir os bicos de 1600 libras ?
se for, matou a xarada
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até agora foi a explicação que fez mais sentido.
mas e os bicos nacionais, como são medidosó não é possível que uma bosch não tenha um padrão pra medir a vazão de seus bicos injetores.
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essa é a forma padr?o, que eu acredito que todos os fabricantes usam.
mas, o que é divulgado é a medição verificada nas m?quinas, para que o mecânico possa avaliar o estado do bico.
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essa é a forma padr?o, que eu acredito que todos os fabricantes usam.
mas, o que é divulgado é a medição verificada nas m?quinas, para que o mecânico possa avaliar o estado do bico.
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tem como explicar ou mostrar alguma semelhan?a entre um bico de monza mono a alcool, q é um chuveiro e fornece 90,5 ml/m e um bico desses que tanto se falam atualmente, de multi ponto, onde se usam até oito desses, de 1600 libras/hora?
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tem como explicar ou mostrar alguma semelhan?a entre um bico de monza mono a alcool, q é um chuveiro e fornece 90,5 ml/m e um bico desses que tanto se falam atualmente, de multi ponto, onde se usam até oito desses, de 1600 libras/hora?
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pois eh ka, queria um fim de semana numa maquina com um monte desses bicos pra fazer meu comparativo…
simplesmente nao tem como se orientar se cada fabricante, cada pais, cada vendedor, cada mexúnico usa um metodo diferente pra medir uma grandeza diferente...
na duvida fica o ridiculo tira-e-bota pra ver se o carro alimenta...
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pois eh ka, queria um fim de semana numa maquina com um monte desses bicos pra fazer meu comparativo…
simplesmente nao tem como se orientar se cada fabricante, cada pais, cada vendedor, cada mexúnico usa um metodo diferente pra medir uma grandeza diferente...
na duvida fica o ridiculo tira-e-bota pra ver se o carro alimenta...
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sempre que posso testo e faão anotações para guardar as informações dos bicos que testei, eu até postei um tempo atrás alumas medições minhas.
bem mais um detalhe, tem bicos do memo fabricante que tem numeros diferentes e dão a mesma vaz?o.
ha outro detalhe quando os bicos são colocados num carro a fábrica analisa até o sentido do leque, quantidade de furos etc.
na verdade é ideal que possamos chegar a um numero, mas com certeza esse numero ainda não vai ser o ideal para podermos atingir o máximo de performance.
ha deixa perguntar mais um detalhe que é importante, onde a gente consegue as especificações detalhadas dos bicos que estão no mercado, pois gostaria de saber qual o duty cicle de cada bico, e quanto podem ser abertos afinal eles são diferentes.
será que quando damos mais vazão no bico o leque não fica prejudicado, pois se isso acontecer terçamos de dar mais pressão para manter o mesmo leque.
ha outra coisa quanto é 160 ou 1600 libras/hora em ml/minuto ?
abraços
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com certeza destroi o leque…. ao furar (alguem acredita em eletroerosao é jah viu fazendo?)
nem que seja um furinho de nada... o leque vai embora...
na maquina com strobe, da pra ver direitinho... o spray se acaba... fica pulverizando chocho... mas depois que sobe de giro... a turbulencia arrasta tudo...
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streit estou com um problema sório de acerto dos bicos do meu carro. tenho um vti,uso uma turbina mp .48q e .50f com intercooler, meus bicos estão dando muito excesso e ja tentei diminuir no dosador mas ai da falta ou em aua ou em baixa, os bicos estão arrombados e estava pensando em mudar ou usar um bico auxiliar com algum controlador, mas prefiro usar só os 4. estou tentando estabilizar a pressão em 1 kg mas pretendo andar com mais, por volta de 1,5kg. minha dulvida é qual o melhor bico? se vc ou alguem puder ajudar?
não sei se é o lugar certo pra perguntar isso, qualquer coisa desculpem mas ja estou louco da vida com esses bicos.
abraços.
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dependendo da quantidade que eles foram arrombados, fica realmente muito ruim de acertar… principalmente se esse acerto for feito por hpi
minha sugestao, sao bicos menos arrombados, so o necessario pra rodar com alcool, e um extra pra fase turbo...
com pressao de combustivel original, mantendo os 3 bar sem diferencial exponencial como os hpi...
just my 2 cents
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streit estou com um problema sório de acerto dos bicos do meu carro. tenho um vti,uso uma turbina mp .48q e .50f com intercooler, meus bicos estão dando muito excesso e ja tentei diminuir no dosador mas ai da falta ou em aua ou em baixa, os bicos estão arrombados e estava pensando em mudar ou usar um bico auxiliar com algum controlador, mas prefiro usar só os 4. estou tentando estabilizar a pressão em 1 kg mas pretendo andar com mais, por volta de 1,5kg. minha dulvida é qual o melhor bico? se vc ou alguem puder ajudar?
não sei se é o lugar certo pra perguntar isso, qualquer coisa desculpem mas ja estou louco da vida com esses bicos.
abraços.
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veja, o que podemos fazer é estimar um bico usando o padrão americano de medição, lb/h. estimando que seu carro desenvolva uns 300hp no álcool com 70% de duty cicle, teremos:
300x0,65/4x0,7 = 70lb/h
então se achar bicos de aproximadamente 70lb/h é uma boa. o problema aparece quando vamos converter para o nosso padr?o, multiplicando por 10,5 e achamos absurdos 735cc/min.
? o velho problema de padrão de medição, enquanto não soubermos exatamente qual a vazão dos nossos bicos, estimar atravṍs desse cálculo fica impossível.
mas em sites dos eua de bicos injetores é possível ach?-los com vazão de 150 a 750 cc/min, o que serveria para o seu caso.
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o problema eh q aqui no brasil a medição eh feita de forma diferente…
por exemplo os bicos vendidos na crestana... a medição eh feita com os bicos abertos durante 5s a uma pressão de 3bar usando o combustivel original do bico...
por exemplo um bico injetor cover msd de 80 lbs/h q eles vendem lah...
com a medição deles dah 85ml... em 5s é 3bar...
dai vah saber como eh q as outras fabricas medem... na lista q tem na autopower as pressões para determinados bicos são diferentes dos outros..
por exemplo...
um bico de monza/kadett 1.8/2.0 é alcool... rende 90,5ml a 2bar... mas quanto tempo ficou aberto esse bico???
e os de s10 2.2 a gasolina... rende 94ml a 2bar... por quanto tempo...
desse jeito naum dah para saber qual bico rende mais... se naum temos o tempo q o bico ficou aberto...
t+ abraços...
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não daria pra construir uma m?quina que fizesse estes tipos de testes?
estou tentado a construir uma e usar a norma internacional, classificar todo e qualquer bico disponível seguindo esta norma.
dae apresentar os dados obtidos a alguma publicação conceituada sobre o assunto e repetir os testes sob supervisão de pessoal especializado, pra depois divulgar.
o problema estaria em qual norma utilizar . pois certamente deve ser utilizado um padrão que depois possa ser adotado em todos os projetos.
dae poder?amos ao menos ter um par?metro confiável sobre o assunto… o que não se restringiria somente ao fórum, mas a nível nacional...
ou eu estou sonhando alto demais?
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[não consegui editar]
transformando esse bico cover msd para cc/min dah 840cc/min… q divididos por 60 e multiplicado por 5 daria 70ml em 5s a 3bar...
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
e agora jos?????
t+
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não daria pra construir uma m?quina que fizesse estes tipos de testes?
estou tentado a construir uma e usar a norma internacional, classificar todo e qualquer bico disponível seguindo esta norma.
dae apresentar os dados obtidos a alguma publicação conceituada sobre o assunto e repetir os testes sob supervisão de pessoal especializado, pra depois divulgar.
o problema estaria em qual norma utilizar . pois certamente deve ser utilizado um padrão que depois possa ser adotado em todos os projetos.
dae poder?amos ao menos ter um par?metro confiável sobre o assunto… o que não se restringiria somente ao fórum, mas a nível nacional...
ou eu estou sonhando alto demais?
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seria uma boa ideia seal… boa msm...
apoio... mas qual norma??? ai q tah... de uma coisa acho q a maioria sabe... as medições devem ser feitas com pressão de 43.5psi com bicos abertos durante 10,4ms(milisegundos)... mas dai como chegar a lbs/hr eu naum sei...
t+
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a norma pode ser discutida, e chegarmos a um concenso ou nos espelharmos em alguma existente…
unidades matem?ticas são simples de resolver desde que tenhamos todas as f?rmulas pra realizar a conversão de uma maneira precisa.
o interessante mesmo é descrever todas as unidades, tempo de medição, e calculos utilizados, pra deixar simples do cara entender... e de quebra disponibilizar as f?rmulas pra conversão de unidades...
simples de se fazer, mas complicad?ssimo de se chegar a um consenso.
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maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
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honestamente eu acho que vcs fazem mto no
peguem um bico, ponham na maquina de medir, abra 100% por sei lah, 3 segundos, veja qnto dah, ae multiplique a vazao obtida por 20 e depois (essa parte nao eh ctz) por 0.8 (duty cycle de 80%) … pronto, vcs tem a vazao em cc/min, ae da pra transformar pra lbs/h depois..
abs