Dúvida sobre capacidade dos bicos injetores.
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com certeza destroi o leque…. ao furar (alguem acredita em eletroerosao é jah viu fazendo?)
nem que seja um furinho de nada... o leque vai embora...
na maquina com strobe, da pra ver direitinho... o spray se acaba... fica pulverizando chocho... mas depois que sobe de giro... a turbulencia arrasta tudo...
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streit estou com um problema sório de acerto dos bicos do meu carro. tenho um vti,uso uma turbina mp .48q e .50f com intercooler, meus bicos estão dando muito excesso e ja tentei diminuir no dosador mas ai da falta ou em aua ou em baixa, os bicos estão arrombados e estava pensando em mudar ou usar um bico auxiliar com algum controlador, mas prefiro usar só os 4. estou tentando estabilizar a pressão em 1 kg mas pretendo andar com mais, por volta de 1,5kg. minha dulvida é qual o melhor bico? se vc ou alguem puder ajudar?
não sei se é o lugar certo pra perguntar isso, qualquer coisa desculpem mas ja estou louco da vida com esses bicos.
abraços.
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dependendo da quantidade que eles foram arrombados, fica realmente muito ruim de acertar… principalmente se esse acerto for feito por hpi
minha sugestao, sao bicos menos arrombados, so o necessario pra rodar com alcool, e um extra pra fase turbo...
com pressao de combustivel original, mantendo os 3 bar sem diferencial exponencial como os hpi...
just my 2 cents
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streit estou com um problema sório de acerto dos bicos do meu carro. tenho um vti,uso uma turbina mp .48q e .50f com intercooler, meus bicos estão dando muito excesso e ja tentei diminuir no dosador mas ai da falta ou em aua ou em baixa, os bicos estão arrombados e estava pensando em mudar ou usar um bico auxiliar com algum controlador, mas prefiro usar só os 4. estou tentando estabilizar a pressão em 1 kg mas pretendo andar com mais, por volta de 1,5kg. minha dulvida é qual o melhor bico? se vc ou alguem puder ajudar?
não sei se é o lugar certo pra perguntar isso, qualquer coisa desculpem mas ja estou louco da vida com esses bicos.
abraços.
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veja, o que podemos fazer é estimar um bico usando o padrão americano de medição, lb/h. estimando que seu carro desenvolva uns 300hp no álcool com 70% de duty cicle, teremos:
300x0,65/4x0,7 = 70lb/h
então se achar bicos de aproximadamente 70lb/h é uma boa. o problema aparece quando vamos converter para o nosso padr?o, multiplicando por 10,5 e achamos absurdos 735cc/min.
? o velho problema de padrão de medição, enquanto não soubermos exatamente qual a vazão dos nossos bicos, estimar atravṍs desse cálculo fica impossível.
mas em sites dos eua de bicos injetores é possível ach?-los com vazão de 150 a 750 cc/min, o que serveria para o seu caso.
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o problema eh q aqui no brasil a medição eh feita de forma diferente…
por exemplo os bicos vendidos na crestana... a medição eh feita com os bicos abertos durante 5s a uma pressão de 3bar usando o combustivel original do bico...
por exemplo um bico injetor cover msd de 80 lbs/h q eles vendem lah...
com a medição deles dah 85ml... em 5s é 3bar...
dai vah saber como eh q as outras fabricas medem... na lista q tem na autopower as pressões para determinados bicos são diferentes dos outros..
por exemplo...
um bico de monza/kadett 1.8/2.0 é alcool... rende 90,5ml a 2bar... mas quanto tempo ficou aberto esse bico???
e os de s10 2.2 a gasolina... rende 94ml a 2bar... por quanto tempo...
desse jeito naum dah para saber qual bico rende mais... se naum temos o tempo q o bico ficou aberto...
t+ abraços...
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não daria pra construir uma m?quina que fizesse estes tipos de testes?
estou tentado a construir uma e usar a norma internacional, classificar todo e qualquer bico disponível seguindo esta norma.
dae apresentar os dados obtidos a alguma publicação conceituada sobre o assunto e repetir os testes sob supervisão de pessoal especializado, pra depois divulgar.
o problema estaria em qual norma utilizar . pois certamente deve ser utilizado um padrão que depois possa ser adotado em todos os projetos.
dae poder?amos ao menos ter um par?metro confiável sobre o assunto… o que não se restringiria somente ao fórum, mas a nível nacional...
ou eu estou sonhando alto demais?
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[não consegui editar]
transformando esse bico cover msd para cc/min dah 840cc/min… q divididos por 60 e multiplicado por 5 daria 70ml em 5s a 3bar...
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
e agora jos?????
t+
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não daria pra construir uma m?quina que fizesse estes tipos de testes?
estou tentado a construir uma e usar a norma internacional, classificar todo e qualquer bico disponível seguindo esta norma.
dae apresentar os dados obtidos a alguma publicação conceituada sobre o assunto e repetir os testes sob supervisão de pessoal especializado, pra depois divulgar.
o problema estaria em qual norma utilizar . pois certamente deve ser utilizado um padrão que depois possa ser adotado em todos os projetos.
dae poder?amos ao menos ter um par?metro confiável sobre o assunto… o que não se restringiria somente ao fórum, mas a nível nacional...
ou eu estou sonhando alto demais?
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seria uma boa ideia seal… boa msm...
apoio... mas qual norma??? ai q tah... de uma coisa acho q a maioria sabe... as medições devem ser feitas com pressão de 43.5psi com bicos abertos durante 10,4ms(milisegundos)... mas dai como chegar a lbs/hr eu naum sei...
t+
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a norma pode ser discutida, e chegarmos a um concenso ou nos espelharmos em alguma existente…
unidades matem?ticas são simples de resolver desde que tenhamos todas as f?rmulas pra realizar a conversão de uma maneira precisa.
o interessante mesmo é descrever todas as unidades, tempo de medição, e calculos utilizados, pra deixar simples do cara entender... e de quebra disponibilizar as f?rmulas pra conversão de unidades...
simples de se fazer, mas complicad?ssimo de se chegar a um consenso.
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maur?cio… eu nao entendi o teu racioc?nio desta linha:
com esses 85ml fornecido como volume multiplicando em 5s, se dividir por 5s daria 17ml/s igual a 60s daria 1020ml/min...
fazendo o que vc disse na mesma linha
85mlx5seg = 425ml de volume a cada 5 segundosó
dividindo po........................ saquei... 85/5 = 17 x 60s = 1020ml/min...
mas...
tah... tah certo... na teoria, 425ml / 60s = 7.083333333333ml/segundo...
tá mais perdido que cego em tiroteio...
tenho a impressão de que a coisa tah errada nas unidades... na hora de calcular o tempo...
não tá sendo levado em consideração o pulsar do bico neh?
o teste da msd informa com o bico plenamente aberto, ou pulsando?
se pulsando? quantas vezes por segundo?
pq pode dar uma diferença da porra... (?bivio)
e nos nossos cálculos da segunda lina, eh como se ele tivesse aberto a plena capacidade por 1 min...
bah... vou estudar mais... rrrrr
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honestamente eu acho que vcs fazem mto no
peguem um bico, ponham na maquina de medir, abra 100% por sei lah, 3 segundos, veja qnto dah, ae multiplique a vazao obtida por 20 e depois (essa parte nao eh ctz) por 0.8 (duty cycle de 80%) … pronto, vcs tem a vazao em cc/min, ae da pra transformar pra lbs/h depois..
abs
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a idéia eh precisão…
se for ach?metro, deixa na mão do preparador que ele jah tem experiencia suficiente pra sacar quanto vai ser necessário.
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bom, se vc quiser precisao vai ter que bolar um timer de 3 segundos pra fechar certinho o tempo…
se vc obtiver um valor de 155 lb/h, da pra desconfiar que o bico tem + - o msmo tamanho de um de 160 neh ...
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bolar timer eh simples…
parte eletrúnica ao meu ver eh simples... bem simples...
parte hidr?ulica e o controle dos flu?dos, bem como manter 3 bar estritamente estáveis na linha de comb... pra mim eh um problema... nada que uma consulta com um engenheiro hidr?ulico nao resolva...
aferir e medir eh ooooutro problema... eehehehehe
hehe...
a ideia eh realmente ter um par?metro bem preciso do que tem no mercado... se nao todos os bicos, ao menos que nossos amigos pretendam utilizar em seus veículos...
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ai pessoal
da uma lida no tópico que postei.
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=13475
abs
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dae ernest, vc pode ser a nossa salvação.
nessa sua m?quina de medição, tem como inserir um degrau unit?rio no bico, deixando-o totalmente aberto por um certo período de tempo?
vamos ver como é a vazão de um bico utilizando o padrão americano. bico totalmente aberto com pressão de 3bar. não precisa deixar exatamente por 1 minuto, pode ser perigoso, medindo em 6 segundos já seria suficiente.
abraços.
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dae ernest, vc pode ser a nossa salvação.
nessa sua m?quina de medição, tem como inserir um degrau unit?rio no bico, deixando-o totalmente aberto por um certo período de tempo?
vamos ver como é a vazão de um bico utilizando o padrão americano. bico totalmente aberto com pressão de 3bar. não precisa deixar exatamente por 1 minuto, pode ser perigoso, medindo em 6 segundos já seria suficiente.
abraços.
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não streit, eu tenho somente tres parametros que posso alterar, que são eles:
1 - pressão de 0 até 5,5 bar
2 - tempo 1 min 10 min 15 min 20 min e 30 min
3 - simulador de rotação, 800 rpm a 7000 rpm, que na verdade traduzindo isso é quantidade de pulsos por minuto.
o que poderia ser feito é montarmos um controlador paralelo e digital onde poderia ser dado o tempo de 1/10 de segundo até 1 minuto e tempo de abertura, isso não afeta em nada a m?quina pois ela usa ar comprimido para dar pressão na linha e se colocassemos esse modulo não afetaria em nada, ai poderiamos testar os bicos. o unico problema é que não manjo de eletronica a ponto de projetar esse módulo.
eu uso para testar os bicos um liquido prérpio para esse fim, só que não me lembro o nome agora.
bem meu equipamento está aqui a disposição para que nés possamos fazer isso.
abraços
ernest
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aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaae
aeeee a pior parte (e mais cara/complicada ao meu ver) jah está pronta
ernest, me dá umas semanas, que eu vou projetar, construir, testar e aferir o módulo… em um bico externo...
dae eu mando ele pra tá, ou desão até ae pra nés testarmos a parada... e fazermos possíveis modificações no mesmo.
de algum jeito vai pra frente esta parada
abraços
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hummm…
já que a discussões sobre o cálculo de um bico acabou, vamos é discussão do cálculo de vaz?o.
bom... do pouco que entendo:
fazer uma interface para pulsar um sinal quadrado com uma frequência definida juntamente com o tempo definido, é relativamente fácil. um microcontrolador vagabundo qualquer faz isso. para quem entende de eletrúnica, um 8051 ou um pic 16f qualquer coisinha daria conta do recado com um po-nas-costas ... rs tem que entender somente da parte eletrúnica ( projeto da placa e interfaceamento para os diversos tipos de bicos ) e programação do controlador. até aqui, fácil.
outra... existem normas para medir vazão de bicos... o problema é que muita gente nem sabe o que é uma norma... só sabem que o u bicu tem uma vazão bem graaandi que sozinho alimentaria um v12 de 10.000hp ... isso que é froids... estamos em um meio que, queira ou não, existe muuuuita gente ignorante a ponto de achar que cálculos não servem para nada... ( ka, não estou falando de vc... longe disso falo daqueles mechúnicos que acham que arrombar gicleurs na furadeira é o acerto para carburadores... ou que limpam bicos com escovas de dentes... )
bom... terçamos que adotar um padrão para medir os bicos, primeiramente.
-> qnt tempo os bicos ficarão abertosó qnt tempo os bicos ficarão fechadosó ( duty cycle ) digamos... 2,5ms abertos e 2,5ms fechados, vamos supor. o dc seria igual é 50%, no caso.
-> qual o período que isso ocorreria? 10só 30só 1m? lembrando que períodos maiores tendem gerar menos erros.
-> qual a pressão utilizada na linha de combustável? diferentes bicos trabalham com diferentes pressões de linha. um descuido aqui, e o projeto estaria fadado a não chegar no seu estado da arte . como manter essa pressão o mais estável possível? pois cada vez que o bico pulsa , a linha perde pressão. e dependendo da bomba , isso pode significar erros de leitura... teria que ser algo como um reservatério pressurizado e de boa capacidade ( volume ) justamente para amortecermos essa variação, tornando a pressão na linha o mais constante possível .
-> qual o láquido utilizado na medição? gasolina padr?o ? gasolina de posto ( americana )? gasolcool de posto nacional ( petróleo + cana em qual proporção)? álcool anidro? álcool hidratado? metanol? água? pode parecer que não... mas a vazão de um láquido depende da viscosidade dele... e cada combustável tem a sua viscosidade. se h? mistura com outras susbst?ncias, o ?ndice da viscosidade é alterado. isso é imprescindável. acredito que isso influencie no quesito: pow... mas esses bicos alimentam 123.976.349.654hp pq no meu carro com 100cv não funfa? ? medir com a gasolina americana ( isenta de cana ) e comparar com nossa cana de posto, tem lá seus percausos com a viscosidade dos láquidos. a vazão diminuir? pois o álcool é mais viscoso que a gasolina. só não sei seus respectivos ?ndices.
-> quais unidades adotar? se formos seguir os padrões da nação, teremos que adotar o sistema internacional. adotaremos o litro ( l ) como unidade de volume e o segundo ( s ) como unidade de tempo, se bem que, para o caso, fica mais fácil utilizar o as divisões da unidade de volume, que é o mililitro ( ml ) e da unidade de tempo, o minuto ( min ). poder?amos adotar o padrão ingl?s ( lbs/h ), mas para nés tupiniquins soaria estranho... mas perfeitamente utilizável. só que, no caso, medir?amos massa e não volume do láquido.
uma questáozinha a ser discutida com carinho , vamos assim dizer... rs
mas eu ainda acredito que, o mais difácil é ainda metá na cabeça dos bichu cururu esse tipo de estudo... pois muitos mechúnicos não querem nem saber da parte te?rica...
e isso acaba com muuuitos projetos bons que temos pelo br afora...
? isso que tenho em mente.
desculpem-me o texto longo... mas postei pelo convite do meu irmãozinhu ( seal ).
abraços
eduardo
aka loko