Adiantar o ponto
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se não existissem valvulas e nem tempo correto de admissão nada….
como tem valvula e essa aquece vc joga combutivel que seria usado na mistura em cima de uma valvula a mais de 400?c...esse combustivel certamente vai evaporar e não participar? da admissão...
por outro lado, se vc abre a valvula, atrasando o ponto vai puxar apenas ar e nada de combustável, aí vai dar uma falta e uma cabeçada até começar a injeção... até o ponto em que a valvula se fecha e vc ainda está injetando...
sacou ? existe um momento certo relacionado ao momento em que a valvula de admissão se abre e fecha que é ideal para a injeção, tanto que existe um mapa que correlaciona carga e rotação com a fase... qto maior a rotação maior a import?ncia do tempo de resposta, qto maior a carga idem...
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sim nisso to ligado, mas vale pra n/a neh é acho q pra algo sob pressao nao acontece isso ja q a mistura toda vai ser empurrada a nao puxada entao qualquer sobra seja pulverizada ou vapor vai pra dentro do cilindro de qualquer forma. eh q a gente adianto a roda fonica dum gol 1.0 t aqui em 12 graus justamente pra nao precisar remapear pq eh um parto por aqui, ninguem faz nada direito em questao de chip
mas fico legal o troão nao notei engordar ou empobrecer em certas faixas, fico liso
me confirma ai pra me tirar essas duvidas, tanx
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não notou porque a injeção tem par?metros autoadaptativos (obvio imaginados com outra finalidade) que vão tentar corrigir esse defeito…. vc não sente, maaaaas não quer dizer que os problemas não estejam lá.... aí vc acaba abusando por exemplo de bico grande porque grande parte do combustivel fica sendo injetado na valvula de admissão, aí ela abre e como o bico é maior do que o seria necessário acaba compensando.... mas por exmeplo consumo e emissões devem estar fora do que seria o esperado da maniera correta.
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tem uma coisa que me intriga…
tem gente q curte adiantar ou atrasar (dependendo do caso) a polia do comando um pouco pro carro ficar mais esperto em baixa, coisa de 1 dente, daria uns 5o..
quem faz isso jura de po junto que realmente o carro fica menos manco e isso seria uma solução pros miletos parecerem mais fortes do q realmente são e alegrar seus motoristas...
e pra galerinha q não curte trocar de marcha e quer sair de lombada em 4a, isso pode seduzir sem grandes dificuldades...
bem..se mudando o ponto de ignição, no meu caso, realmente tive um motor mais amarrado em alta, o q se esperar de um motor q não esteja com as polias corretamente sincronizadas?
a princi?pio ao mudar igição eu não taria com bico cuspindo numa válvula fechada..mas no caso da dessincronia eu estarei cuspindo na porta fechada...
minha dor de cabeça ficaria na carbonização e no consumo ou eu teria algum outro problema qto a manutenção do carro?
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eu não uso polia..tá originebas…
o q me refer? é q na hora de sincronizar comando, propositadamente tem gente q não deixa a marca no 0o e sim no 5o , por exemplo pra deixar o carro mais espertinho em baixa rpm..
já ouvó falar de gente q faz isso nos fiasa 1,0
o q eu tinha feito foi apenas a regulagem do ponto com pistola q de 9o tinha passado pra 12
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a pergunta é ret?rica…. qto vc adianta ou atrasa um comando ?
além do mais no caso do comando vc altera qdo abre a valvula, mas não altera em relação a fase do pistão ( admissão, compressão expansão e escape) então vc acaba melhorando um pouco torque ou potência sim... mas a janela que vc pode alterar o comando é pequena.... não chega a 10? como tem gente que quer fazer na roda fúnica....
perceba que se vc altera o ponto inicial no 1avp de 9?apms pra 12? muda ligeiramente a ml, fica um pouco mais aspera...mas é usável ainda... agora coloque 15? começa a ficar inconstante...com 18? fica bem irregular e inconstante
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usando 1 sistema mais simples..como os marelli dos vw, por exemplo…???
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a resposta é a mesma….
chuto (total) que até uns 3 ou 4? faça pouca diferença...mas tem que lembrar que depende da injeção...sei que nas iaw p8 vc muda muito se mexe na curva de fase da injeção...consegue cagar o carro todo...miuto engraçado.... uma vez mexi pra descobrir o que a curva fazia.... o hallmeter mostra rico e mesmo assim qdo vc acelerava rápido o pedal (simulando o que seri abomba de máxima) dava iuma pipoco foderoso na admissão...mudando pro outro lado consegui até deixar ele travado no pobre, mas acelerava e num pipocava (mas num sei se com carga num faria porque o carro tava parado...)
tbm num sei o qto mudou em graus a fase de injeção...e só descobri que ?ra fase um bom tempo depois conversando com um colega italiano em ingl?s (imagina o tempo que levou auhuahuhauhauha) sobre isso...
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o hallmeter mostra rico e mesmo assim qdo vc acelerava rápido o pedal (simulando o que seri abomba de máxima) dava iuma pipoco foderoso na admissão…mudando pro outro lado consegui até deixar ele travado no pobre, mas acelerava e num pipocava (mas num sei se com carga num faria porque o carro tava parado...)
tbm num sei o qto mudou em graus a fase de injeção...e só descobri que ?ra fase um bom tempo depois conversando com um colega italiano em ingl?s (imagina o tempo que levou auhuahuhauhauha) sobre isso...
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parece meu carro….
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tava dando uma vasculhada no fórum atrás de algo relacionado a ponto em carros naturalmente aspirados e achei este topic. li e reli e algumas coisas não ficaram claras pra mim
meu carro é a gasolina e tem 4 bobinas diretas, sem distribuidor. se eu adiantasse o ponto nele usando isso:
dá pra usar tambem variador de avanco de ponto, utilizados na conversao para gnv. tem uns que adiantam até 12 graus.
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quais seria os prós e contrasó creio q o ponto seja controlado pela ecu, mas vamos dizer q o variador de avanço dos gnv é uma solução mais caseira e barata…
li o post do amarchetti dizendo q de sa?da o carro dele ficou esperto mas em alta ficou mais xoxo. qdo voltou a regulagem original até estranhou. isso é regra?
valeu galera
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em se tratando de carros c/ distribuidor e ignição eletrúnica,
quando vc altera a posição do distribuidor ( inicial )
isso não quer dizer que vê alterar todo o mapa de ignição, certo ??
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em se tratando de carros c/ distribuidor e ignição eletrúnica,
quando vc altera a posição do distribuidor ( inicial )
isso não quer dizer que vê alterar todo o mapa de ignição, certo ??
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dependendo do carro sim, mas existe um procedimento, não é só meter a mao no distribuidor nao…
alguem que saiba, descreva pra o samir aí o procedimento de avancar o ponto inicial nos ap mi com dist hall, o short plug etc.... pra exemplificar melhor o que eu falei...
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quais seria os prós e contrasó creio q o ponto seja controlado pela ecu, mas vamos dizer q o variador de avanço dos gnv é uma solução mais caseira e barata…
o id da hardware adanta ponto e aumenta o tempo de injeção. e acho que é mais barato que o tal do variador de avanço, que por sinal só faz isso.
mas mesmo ele (o variador de avanço) funciona sim. um amigo colocou num vectra convertido só nos bicos e ficou bom sim…
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dependendo do carro sim, mas existe um procedimento, não é só meter a mao no distribuidor nao…
alguem que saiba, descreva pra o samir aí o procedimento de avancar o ponto inicial nos ap mi com dist hall, o short plug etc.... pra exemplificar melhor o que eu falei...
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então farkatt. perguntei, pq eu tinha um gol 1.0 8v turbinado, o famoso motor at . vendo o motor de frente, o distribuidor dele fica perto da parede corta-fogo ( apenas p/ localização ).
em uma oficina, pedi p/ deixar o ponto inicial em 15? ( vi na lámpada de ponto ).
porém, ao conversar c/ um outro colega, este me disse que para o restante das rpm ( fora da marcha-lenta até o corte ) não funcionaria…
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alguem que saiba, descreva pra o samir aí o procedimento de avancar o ponto inicial nos ap mi com dist hall, o short plug etc…. pra exemplificar melhor o que eu falei...
retirado de www.injetronic.com.br:
dica 1: regulagem do ponto de ignição - iaw 1avb
procedimento:
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dar partida no motor.
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deixar o motor aquecer até desligar a ventoinha pela 2? vez.
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com o motor em marcha-lenta, retirar o shorting plug .
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desligar o motor por pelo menos 10 segundos (sem o shorting plug).
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dar partida no motor (a partir desse momento a uce passa a aceitar a regulagem do ponto de ignição - o avanço de ignição fica travado ).
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direcionar a lámpada estrobosc?pica para o volante do motor e regular o ponto de ignição (girando o distribuidor) em 9? apms.
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recolocar o shorting plug com o motor ainda em marcha-lenta.
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desligar o motor por pelo me-nos 10 segundos .
feito isso, a uce volta a operar normalmente - o avanço de ignição volta a oscilar.
- comentário: nos veículos fabricados a partir de agosto de 98 (iaw 1avp), não é necessário desligar o motor por 10 segundos. nesses veículos o avanço de ignição é desativado automaticamente quando é desligado o shorting plug .
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o id da hardware adanta ponto e aumenta o tempo de injeção. e acho que é mais barato que o tal do variador de avanço, que por sinal só faz isso.
mas mesmo ele (o variador de avanço) funciona sim. um amigo colocou num vectra convertido só nos bicos e ficou bom sim…
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como ele faz isso?
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como ele faz isso?
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2…
se adiantar toda a estrategia da i.e. como um todo eu acho bacana... apesar de mais caro, complexo e susceptivel a falhas do que avancar fisicamente...
avancar, mas bagun?ar com os avanços e atrasos originais da i..e. pra mim é inútil...