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Sensor na caixa de ar

Agendado Fixado Trancado Movido Mecânica e Preparação
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    FabioRR
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    #6

    po … isso deve dar uma restringida violenta no fluxo hein ? ou não?

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    • O Offline
      O Offline
      overspeed
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      #7

      esse sensor chama hlfm e mede o fluxo de ar em litros, que corrigido pela temperatura vai dar o fluxo de massa de ar, normalmente agrupa-se ele como um maf gen?rico, se vc desligar a injeção entra em modo de emerg?ncia, no caso do omega que eu me lembre ele assume a posição da borboleta como indicador de carga, ou seja o sistema funciona aparentemente bem, mas podem aparecer alguma falhas em condições especificas (subir uma ladeira com meio-po é diferente de descer a mesma na mesma condição).

      esse sensor restringe bastante sim… dependendo da injeção pode-se optar por mudar o sensor por um map ou maf do tipo heiss (sensor de fluxo de massa de ar) que restringem menos e não tem partes m?veis, nem desregulam com o tempo (a mola perde a carga e descalibra o hlfm) mas depende da injeção e provavelemten vai precisar um reescalonamento das curvas da central pois nsa extremidades os sensores tem distorção diferente

      falam por aí que até uns 300cv se consegue usar esses sensores sem muito problema...acima disso começar a ser grande perda de carga no motor..

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      • F Offline
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        FabioRR
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        #8

        over … que tipo de falhas podem acontecer com este sensor desligado?

        1 Resposta Última resposta
        • F Offline
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          Fahrell
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          #9

          acho esse o grande calo da i.e. do tempra… meu sonho eh achar uma alternativa para o mas (mass air sensor) que eh um dos apelidos dessa coisa que o over falou... ele sabe todos os pedigrees desses sensores...

          jah vi muito em sites italianos carros com motores similares a esse do tempra, com outros sensores maiores, sensores tipo maf de fluxo, e ate mesmo com dois sensores... s]o nao sei comom eh que funciona isso na pratica...

          e pra complicar, o sensor de temp do ar, vai integrado dentro da caixa...

          foda... o carro vem de fabrica com um restritor de potencia hehehehe

          1 Resposta Última resposta
          • F Offline
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            FabioRR
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            #10

            outra coisa … vamos levar em conta a ie de um omega 94 a alcool original ... quais os malef?cios de não ter o sensor ativo?

            1 Resposta Última resposta
            • ? Offline
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              Visitante
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              #11

              tem dessa peça pra vender tb para turbinamentos ;) radicais , só que não no brasil :(

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              • F Offline
                F Offline
                FabioRR
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                #12

                e se eu colocasse uma central de ie vw para motores a alcool ? pelo que eu me lembre as centrais da vw não tem essas tranqueiradas que acabam ferrando com tudo ..

                ou então … ka ... quer vender a tua weber? ;)

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                • O Offline
                  O Offline
                  overspeed
                  escreveu em última edição por
                  #13

                  com o sensor desligado o ponto e curva de afr vão ser controlados grosseiramente apenas pela posição da borboleta…tenha certeza de que vc não quer isso ;) ainda mais num carro turbo....

                  qto a usar 2 sensores geralmente é chamado de dummy-maf (ou seja um é apenas o corpo vazio sem sensor e vc faz a multiplicação do sinal no bico ou no modulo...simples).

                  como falei...acho que dá pra mudar de hlfm pra heiss (nomes não gen?ricos da bosch pros dois sistemas) apenas com algumas modificações de escala...mas nunca precisei fazer ou me pediram pra tentar... logo logo vai ser preciso porque não se acha mais esses hlfm em desmanche a muito tempo...

                  qto aos especiais...cairam em desuso lá fora porque esses sistemas tem pelo menos 10 anos de uso...o pessoal tenta migrar pra heiss ou map positivo que é muito mais barato...mas obvio qure ainda podem ter alguns sendo usados ou mesmo vendidos...

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                  • ? Offline
                    ? Offline
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                    escreveu em última edição por
                    #14

                    ou então … ka ... quer vender a tua weber? ;)

                    [snapback]298319[/snapback]

                    se vc tivesse um vw mi hehehe trocava contigo pau a pau na sua injeção.

                    1 Resposta Última resposta
                    • F Offline
                      F Offline
                      Fahrell
                      escreveu em última edição por
                      #15

                      qto a usar 2 sensores geralmente é chamado de dummy-maf (ou seja um é apenas o corpo vazio sem sensor e vc faz a multiplicação do sinal no bico ou no modulo…simples).

                      como falei...acho que dá pra mudar de hlfm pra heiss (nomes não gen?ricos da bosch pros dois sistemas) apenas com algumas modificações de escala...mas nunca precisei fazer ou me pediram pra tentar… logo logo vai ser preciso porque não se acha mais esses hlfm em desmanche a muito tempo…

                      [snapback]298326[/snapback]

                      pois jr. considere-se contratado pra achar uma solucao pra o tempra… ou dois, ou um de fluxo ou de pressao absoluta...

                      mas caixinha eu nao quero mais...

                      ab

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
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                        FabioRR
                        escreveu em última edição por
                        #16

                        esta solução muito me interessa tb

                        1 Resposta Última resposta
                        • F Offline
                          F Offline
                          FabioRR
                          escreveu em última edição por
                          #17

                          o tenho que alterar em um carro para tirar a ie e colocar um carburador? ignição e o que mais?

                          1 Resposta Última resposta
                          • P Offline
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                            Paulo Marcelo
                            escreveu em última edição por
                            #18

                            maf num é só nos gms 2.x 16v nao?

                            1 Resposta Última resposta
                            • F Offline
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                              Fahrell
                              escreveu em última edição por
                              #19

                              maf num é só nos gms 2.x 16v nao?

                              [snapback]298693[/snapback]

                              nao, cada fabrica usa uma terminologia propria… as vezes coincidem... e sao usados em diversos carros...

                              mas - mass air sensor - mede a massa de ar que move um determinado obstaculo

                              maf - mass air flow - mede o fluxo de ar medindo a variacao de temperatura entre um termistor e uma referencia.

                              map - manifold absolute pressure - mede pressao absoluta

                              os nomes tecnicos pergunta pro overspeed que ele sabe qual é qual...

                              1 Resposta Última resposta
                              • P Offline
                                P Offline
                                Paulo Marcelo
                                escreveu em última edição por
                                #20

                                eu sei… mas pensava q todo gm 2.0 8v eram map.

                                quais gm f2 8v sairam com maf?? preciso dessa info pra projetos futuros...

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  overspeed
                                  escreveu em última edição por
                                  #21

                                  de cabeça… monza, kadett usa map delco, omega 2.0/2.2/3.0 usa hflm, 4.1 usa heiss, vectra a 8v usa heiss(ou hlfm num lembro ao certo), o gsi/calibra usa heiss, astra belga usa heiss (um colega me disse que viu com map tbm), vectra b usa map.

                                  mais facil vc dizer o que é o projeto que eu te digo que injeção fica melhor pra colocar já que o motor pouco mudou, mas os agregados as vezes impedem o uso ou pedem alterações nos suportes...

                                  1 Resposta Última resposta

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