Biela 76 x biela kombi diesel
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preciso confirmar certinho, mas o pino de pistão do md é mais fino do que o pino de pistão de kombi. ai ja da pra vc não comprar gato por lebre.
qto ao furo, preciso achar umas fotos das bielas antes de fzr a bucha, se não me engano esse furo tem nas de kombi.
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achei as fotos, as de kombi originais tem o furo na parte de cima da bucha sim.
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ouvi dizer que os pistões dos ap 1.8 q tinham bielas de 136mm com as bielas de kd dão altura certa no bloco, será que dá mesmo?
alguem sabe se os ap até 84 que tinham bielas de 136mm se não me engano, tinham bloco mais baixo ou é igual aos de hj em dia?
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ouvi dizer que os pistões dos ap 1.8 q tinham bielas de 136mm com as bielas de kd dão altura certa no bloco, será que dá mesmo?
alguem sabe se os ap até 84 que tinham bielas de 136mm se não me engano, tinham bloco mais baixo ou é igual aos de hj em dia?
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os antigos não eram ap e sim md, os 1.8 eram os md 470.
não tenho aqui as medidas desses pistões pra te confirmar, somente ouvi falar que o bloco era mais baixo, mas nunca medi.
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sempre usei as bielas de numeração baixa para montar motor de marcas, até por que é muito raro acontecer quebra de biela nesta categoria, e sempre escolhi bielas com numeração menor pois realmente tem menos massa, o menor numero que encontro normalmente é o 34 teve um colega que encontrou um jogo com numeração 24 e fez quatro jogos apartir deste já que o regulamento permite aliviar pelo peso da biela mais leve (vc tem que ter uma original no motor).
alguem sitou quanto a diferença de dureza posso fazer os ensaios de dureza sem destruir a biela pois tenho acesso a vêrios equipamentos de dureza inclusive de microdureza, isto permitir? estimar com precisão considerável a resistencia a tração do material e matar a dúvida quanto a dureza
quanto ou ensaio de tração tenho acesso ao equipamente mas ele não tem capacidade de romper uma biela dai é complicado fazer um corpo de prova
pode ser que a massa menor das numerações mais baixas tenha sido coinsidecia nas primeiras bielas que comparei e eu esteja fazendo errado
não tenho bielas novas, se alguém estiver em curitiba e puder disponibilizar as bielas posso fazer o teste
uma coisa que acho que todos concordam é que uma biela com mais massa normalmente vai ser mais resist?nte já que tem mais material (no tipo de aão que é utilizado na fabricação de bielas a densidade é constante)
meu fone (41)9163-9029
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sempre usei as bielas de numeração baixa para montar motor de marcas, até por que é muito raro acontecer quebra de biela nesta categoria, e sempre escolhi bielas com numeração menor pois realmente tem menos massa, o menor numero que encontro normalmente é o 34 teve um colega que encontrou um jogo com numeração 24 e fez quatro jogos apartir deste já que o regulamento permite aliviar pelo peso da biela mais leve (vc tem que ter uma original no motor).
alguem sitou quanto a diferença de dureza posso fazer os ensaios de dureza sem destruir a biela pois tenho acesso a vêrios equipamentos de dureza inclusive de microdureza, isto permitir? estimar com precisão considerável a resistencia a tração do material e matar a dúvida quanto a dureza
quanto ou ensaio de tração tenho acesso ao equipamente mas ele não tem capacidade de romper uma biela dai é complicado fazer um corpo de prova
pode ser que a massa menor das numerações mais baixas tenha sido coinsidecia nas primeiras bielas que comparei e eu esteja fazendo errado
não tenho bielas novas, se alguém estiver em curitiba e puder disponibilizar as bielas posso fazer o teste
uma coisa que acho que todos concordam é que uma biela com mais massa normalmente vai ser mais resist?nte já que tem mais material (no tipo de aão que é utilizado na fabricação de bielas a densidade é constante)
meu fone (41)9163-9029
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uma coisa é vc medir a dureza do material, outra é medir a tensão de escoamento. e essa só destruindo uma biela pra saber.
eu tb já me propus para realizar o teste, até o de metalografia, mas ainda não arranjamos nenhuma biela.
tb sou de ctba, qqr hora podemos tomar uma bera e conversar mais a respeito.
abraços.
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uma coisa é vc medir a dureza do material, outra é medir a tensão de escoamento. e essa só destruindo uma biela pra saber.
eu tb já me propus para realizar o teste, até o de metalografia, mas ainda não arranjamos nenhuma biela.
tb sou de ctba, qqr hora podemos tomar uma bera e conversar mais a respeito.
abraços.
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é possível estimar a tensão de escoamento com o valor de dureza utilizado as tabelas do metals handbook, já fiz comparativos e fica bem próximo
quanto a bera é só marcar
abraço,
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apesar de estar fugindo um pouco do tópico inicial acho relevante mensionar:
peguei algumas bielas originais (usadas) com numeração diferente para pesar e ver se a numeração tinha relação com o peso da biela e realmente tem, a média dos jogos foi:
capa marcada 34 -> massa média 610g
capa marcada 44 -> massa média 628g
capa marcada 54 -> massa média 641g
para medir dureza não adianta utilizar bielas usadas pois o envelhecimento causado pelo tempo/temperatura pode ocasionar uma série de fen?menos metalurgicos que vai alterar os resultados
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para medir dureza não adianta utilizar bielas usadas pois o envelhecimento causado pelo tempo/temperatura pode ocasionar uma série de fen?menos metalurgicos que vai alterar os resultados
[snapback]310274[/snapback]
ninguem falou em usar bielas usadas.
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ninguem falou em usar bielas usadas.
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sei que ninguem falou em bielas usadas, para ficar mais claro: estava justificando por que não fiz os ensaios de dureza nestas peças que pesei
mas já ficou claro que a numeração tem relação com a massa da biela
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o foda é o preão das novas…
e no caso de um teste de resistencia desses, a biela é sacrificada não?
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sim. e o ideal mesmo seria pegar um lote de 4 bielas iguais e fazer ensaio de tração nas 4 pra tirar uma boa média.
como precisamos comparar no mínimo duas numerações distintas, o certo seria ter dois jogos novos completos.
quem sabe se alguma revista topasse fazer uma matéria e patrocinar o teste, seria excelente.
abraços.