Medicoes com sonda
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fazer com que simplesmente não de falta é fácil. o problema é vc alimentar em vêrias situações de maneira correta. usar um bico injetor lhe dá mais possibilidades de acerto do que qqr carburador. sem falar que carburador é uma peça complexa e não é qqr um que acerta legal.
bico injetor é a maneira mais eficaz e fácil de acertar um motor como este. não concorda?
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concordo plenamente, mas o problema é o custo disso tudo: bicos,controlador,dosador,bomba, suporte é uma pauladinha boa.
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vai precisar de uma linha só pro bico devido ao fato que bico injetor precisa de muito mais pressão do que um carburador.
se tivesse uma bomba de gti, ai daria pra fzr um esquema com dois dosadores em serie: um hpi pro bico, ai no retorno do hpi vc ligaria a entrada do hp mandando alcool pro carburador.
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ta dando a impressao que o carro ta gordo, mesmo com o hall indicando valor baixo (acho que deve ser a sonda que num ta legal ), tipo depois de uma puxada vem um cheiro forte de alcool pra dentro do carro,
hoje tava mexendo no econostato que tava bem baixo e o carro engasopava ja nas 2000rpm, levantei ele pra cima do difusor original do carbura e ele tava entrando em 4000 rpm, coloquei a pressurizacao de volta e o carro engasopa em 3000 rpm, sera que da diferenca quando regulo o econostato sem a pressurizacao e depois quando coloco ela de volta?
tipo assim, regulo ele pra injetar a partir de 4000rpm sem a pressurizacao, e depois que coloco ela de volta ele comeca a injetar em 3000rpm?? devido ao vento que vem da turbina?????
se for vou levantar um pouco mais ainda entao e deixar ele injetando depois das 5000 rpm, ai deve baixar pra 4000rpm com a pressurizacao.
abracos
wagner luis
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sera que da diferenca quando regulo o econostato sem a pressurizacao e depois quando coloco ela de volta?
tipo assim, regulo ele pra injetar a partir de 4000rpm sem a pressurizacao, e depois que coloco ela de volta ele comeca a injetar em 3000rpm?? devido ao vento que vem da turbina?????
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sim, tem diferença sim e grande.
o ventinho que fica vindo do compressor ja na marcha lenta e pouco acima dela é suficiente pra engasopar o motor. senti isso na saveiro durante a novela da valvula de prioridade: qdo a valvula (na lenta) ficava aberta, o carro ficava uma pipoqueira, pois o ar não tava indo pro motor e nisso a mistura ficava rica, bastava fechar com a mão a saida da prioridade e o motor funcionava rendondo.
a solução seria alterar a calibragem do carburador mesmo.
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sim, tem diferença sim e grande.
a novela da valvula de prioridade: qdo a valvula (na lenta) ficava aberta, [snapback]311510[/snapback]
a minha valvula de prioridade fica batento, tec-tec-tec, conforme o funcionamento do motor em lenta, acompanhando o vacuo do motor, ai apertei mais a regulagem dela pra parar o barulho, me aconselharam deixar tudo aberto pra poupar a turbina e diminuir o lag, o que eu faco? fecho um pouco pra parar o barulho ou deixo toda aberta e me acostumo com o barulho?
abracos
wagner luis
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fala ai ka,
senti na pele hoje voltando pra casa o lance do ventinho
dei umas puxadas e senti que preciso mesmo levantar o econostato mais um pouco pra ele entrar um pouco depois da turbina e nao junto com ela, pra diminuir o engasopamento (existe esta palavra ).
se eu vou pisando devagar a pressao sobe e nao engasopa.
bom, voltando pra casa a mangueira da pressurizacao do 3/4 cilindro escapou e o carro simplesmente nao andava, ficava engasopando direto acima das 2000 rpm e nao limpava e nao vinha pressao logico.
e o hallmeter na lenta indicava mistura pobre (vermelho), era so eu dar uma bombadinha no acelerador e ela subia, depois descia.
o ponto eu olhei sem lampada (sei que nao e o correto) lembra do jeitinho de regular o ponto do carro com platinado??? da pra ter uma ideia e achei muito adiantado, parece estar com uns 20 graus, ta mais afastado do que eu usava com o motor aspirado (por volta de 12/15). vou ver se consigo tirar o distribuidor pra regular o final daquele jeito que a gente conversou por mp. e baixar o inicial um pouco tb.
amanha eu vou fechar as velas pra 0,4/0,5 e levantar um pouco os econostatos, depois posto mais resultados.
abracos
wagner luis
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a minha valvula de prioridade fica batento, tec-tec-tec, conforme o funcionamento do motor em lenta, acompanhando o vacuo do motor, ai apertei mais a regulagem dela pra parar o barulho, me aconselharam deixar tudo aberto pra poupar a turbina e diminuir o lag, o que eu faco? fecho um pouco pra parar o barulho ou deixo toda aberta e me acostumo com o barulho?
abracos
wagner luis
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valvula de prioridade batendo?
vc ta pegando vêcuo de onde?
e o lance da abertura da prioridade é esse mesmo, qto mais ela abrir, mais vazão vc vai ter e menos lag nas trocas de marchas, só tome o cuidado pra não deixar vazar pressão por ali e tb com a lentidão dela em fechar totalmente após vc trocar as marchas.
fala ai ka,
senti na pele hoje voltando pra casa o lance do ventinho
dei umas puxadas e senti que preciso mesmo levantar o econostato mais um pouco pra ele entrar um pouco depois da turbina e nao junto com ela, pra diminuir o engasopamento (existe esta palavra ).
se eu vou pisando devagar a pressao sobe e nao engasopa.
bom, voltando pra casa a mangueira da pressurizacao do 3/4 cilindro escapou e o carro simplesmente nao andava, ficava engasopando direto acima das 2000 rpm e nao limpava e nao vinha pressao logico.
e o hallmeter na lenta indicava mistura pobre (vermelho), era so eu dar uma bombadinha no acelerador e ela subia, depois descia.
o ponto eu olhei sem lampada (sei que nao e o correto) lembra do jeitinho de regular o ponto do carro com platinado??? da pra ter uma ideia e achei muito adiantado, parece estar com uns 20 graus, ta mais afastado do que eu usava com o motor aspirado (por volta de 12/15). vou ver se consigo tirar o distribuidor pra regular o final daquele jeito que a gente conversou por mp. e baixar o inicial um pouco tb.
amanha eu vou fechar as velas pra 0,4/0,5 e levantar um pouco os econostatos, depois posto mais resultados.
abracos
wagner luis
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engasopar existe hehaaeuahuahuaeh é qdo não se sabe se é excesso, falta ou corte de corrente
ah, te disse, seu carro está pobre em baixa, precisa rever a parte de gigles de lenta e regulagem de mistura.
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pessoal
tem como o carburador babar por causa do diferencial de pressao de combustivel alto??
ex: 0,1 + 0,7 = 0,8kg de pressao final de combustivel
o meu ta dando 1,0 kg de final, ou seja 0,2 kg a mais que a inicial, entao ficaria com 0,3kg de pressao no final das contas, nao sei se as boias aguentam, ainda mais de fusca.
abracos
wagner luis
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to pegando do coletor do 3/4 cilindro, abaixo da borboleta, no proprio coletor.
abracos
wagner luis
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conselho bobo: faça captação de pressão/vacuo atravṍs de uma união entre os dois pares de cilindros.
pessoal
tem como o carburador babar por causa do diferencial de pressao de combustivel alto??
ex: 0,1 + 0,7 = 0,8kg de pressao final de combustivel
o meu ta dando 1,0 kg de final, ou seja 0,2 kg a mais que a inicial, entao ficaria com 0,3kg de pressao no final das contas, nao sei se as boias aguentam, ainda mais de fusca.
abracos
wagner luis
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vc ta com 0,8 bar de turbo e 1 bar de combustivel? não era pra transbordar não, talvez seria valido vc baixar um pouco o nivel das boias e tb passar a usar agulhas com ponta de borracha.
alias, é um diferencial bem pequeno de pressão, seria bom aumentar pra pelo menos 0,4 de diferencial, claro que só depois de resolver o problema de vedação nas cubas.
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conselho bobo: faça captação de pressão/vacuo atravṍs de uma união entre os dois pares de cilindros.
eu desliguei essa captacao quando coloquei o comando (aspiradinho), coisas do passado que falavam pra fazer, nem sei pra que.
vc ta com 0,8 bar de turbo e 1 bar de combustivel? não era pra transbordar não, talvez seria valido vc baixar um pouco o nivel das boias e tb passar a usar agulhas com ponta de borracha.
alias, é um diferencial bem pequeno de pressão, seria bom aumentar pra pelo menos 0,4 de diferencial, claro que só depois de resolver o problema de vedação nas cubas.
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o problema que as valvulas do solex 32 nao sao iguais do 2e/3e que a base se separa da agulha.
vou postar umas modificacoes que fiz, da sua opiniao ai.
abracos
wagner luis
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bom pessoal, é o seguinte
af? tá cansado
descobri o que ser ?engasopar?, no meu caso é ?excesso?.
hoje resolvi dar uma checada em alguns pontos do carro.
1-fechei as velas gap pra 0,45mm, antes era de 0,7mm, não resolveu nada e o carro piorou pra dar partida com o motor quente.
2-dei uma olhada no ponto do carro no olho mesmo já que não tenho lámpada, meu vago conhecimento da época do platinado deve estar com 15? de inicial e de final com 20?. deixei assim mesmo por enquanto.
3-sai com o carro pra um teste e mesmo com ele ainda frio forcei um pouco (nunca fiz isso, sempre espero ele esquentar um pouco) e minha surpresa que o giro do motor subiu bem linear ate as 5500 rpm em 2? marcha.
4-troquei os gicles de lenta pra 100 e o carro piorou, embolou tudo antes da turba entrar, tendo ate que queimar embreola pra limpar. antes usava um gicle de lenta na medida 70.
5-troquei novamente o gicle de lenta, agora pra 55, e o carro limpou geral, fico liso até 3k rpm, quando a turba manda pressão, dá uma pequena embolada e vai maravilha, se eu bombo o acelerador pra injetar mais álcool fica pior, e continua amarrando após as 4800 rpm.
impressões:
1-o carro melhorou muito a dirigibilidade em baixa, não embola na sa?da em subidas e o giro sobe mais rápido.
2-apesar do hall ficar no 1? led vermelho em marcha lenta (1k rpm), não senti falta de combustável, e só apertar o acelerador e o carro desenvolve giro normalmente, e o hall sobe pro 2? led verde. e em wot acende o 4? led verde. nem com reza braba acende os amarelos.
conclusões:
1-vou voltar as velas pra 0,7mm, já que ficou claro que o problema não esta aí.
2-preciso providenciar uma lámpada de ponto.
3-com o carro frio a mistura fica pobre justamente pelo fato da temp. do motor, (todo carro a álcool carburado precisa de afogador pra sair rodando com ele frio).
4-tava com excesso em baixa, resolvido com a troca por gicles menores. acho que vou voltar com os de 70 e aumentar os corretores de ar de 75 pra 100.
5-agora vou tentar abaixar um pouco o gicle principal pra ver no que dá. provavelmente essa embolada seja excesso tb, já que o hall indica 4? led verde.
6-minha sonda ta bixada (quem mando comprar usada), desisti de olhar pro hall e vou acertar no braão mesmo.
7-se minha teoria estiver certa, tenho que dar uma empobrecida na mistura, já que o hall fica no 1? led vermelho em marcha lenta e andando sobe pro 2? verde e fica limpo pra andar, se ele acende o 4? led verde antes da turbina entrar o motor embaralha um pouco ate 4k rpm, e depois a pressão prevalece.
seja o que deus quiser.
comentários por favor, e desculpe pelo post grande. 1? turbo é fodis.
abraços
wagner luis
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adicione mais uma conclusão: revise a fiação ou troque a sonda lambda.
nunca num motor carburado acertadinho vc pode ter leitura no vermelho no halmeter.
faaalo pra vcs hehehe halmeter é só pra vc saber como ficou a regulagem e ter uma refer?ncia, e não para usar como instrumento de regulagem do motor.