.: coletor 4x2x1 ou 4x1 ?
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pode ser q pinte uma oportunidade de testar / trocar o 4x1 atual por um 4x2x1 (dudu escapamentos).
o 4x2x1 é com tubos de 38mm (tb tem de 41mm, mas acho exagero). procede a info (quase senso comum) de que o 4x2x1 privilegia baixas / médias rotações, ao contrário do 4x1, que mostra os dentes nas mais altas rpm?
num 2.0 (r/l ori e famosa por não gostar de girar alto), um 4x2x1 teoricamente cairia melhor se comparado ao 4x1?
dissertem…
andr
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a idéia é bem essa.
americano adora 4x2x1 pelo fato de priveligiar baixas rotações. deixa o carro mais gostoso de guiar no dia a dia, mas ai e alta amarra o motor.
isso não é algo fácil de se dimensionar, então o ideal é fazer vêrios testes até chegar no ponto certo pra vc.
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esse 4x2x1 (p/ ap no brasil) nada mais é do que um coletor original dos antigos vw ap carburados com um pouco de melhoria de fluxo devido aos tubos individuais logo ali saindo do cabeçote.
não é tão bom qto um 4x1 de verdade e nem tão careta qto um 4x2x1 original com coletor em ferro fundido + garfo 2x1.
vejo essa inovação no brasil como maaais um dos muitos produtos m?gicos, modernos pra galera gastar dinheiro. pode crer que vai ter gente tirando um bom coletor 4x1 pra por esse 4x2x1 pq dizem que é melhor …
quer melhorar mesmo o motor pelo escapamento? então manda fzr um bom coletor 4x1. vai te melhorar potência, e qto ao torque, vai no máximo elevar um pouco a rotação dele e ainda com algum ganho.
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só completando: ja andei muito com ap aspirado e preparado de todo jeito…de 1.6, de 1.8, com comando zba + acerto de carburação, com comando 049g, com comando do camp. de marcas (288?), com comando 296? feito sob pedido especial, com comando engle 270?, com comando engle 306?, com coletor 4x2x1, com coletor 4x2, com coletor 4x1 longo e 4x1 curto, com tubos de 2 polegadas, com tubos de 1 5/8, com tubo de 1 5/8 saindo na porta do motorista, com pneus slick na dianteira, com weber, com tldz, com mini-progressivo, com cambio pv, com cambio px e por ai vai.
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sim.