Meu corsa wagon
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fotos:
ficha:
corsa wagon 1.6 16v
97/98
completinha, soh naum tem ar
turbina: master power apl240 (.42 .36)
coletor e pressuriza?ao scap fenix (coletor tubular, cano reto ate o fim com um silen pro)
embreagem: ceramica, displato (plato de 900 lbs)
bomba de combustivel: astra flex
bicos: stilo abertos na eletroerosao (pap (sbc)) acho que ta com 47ml de vazao
outras peças do kit, dosador, valvulas etc: turbo anhanguera
instrumentos: hallmeter, pressao de comb, pressao de turbina
susp de rosca macauly (nas 4 rodas)
rodas: astra elite 15
pneus, yokohama a520 - 195/50/15
pressao : 1.0
potencia estimada:210cv (mas eu acho que deve ta com uns 230~240)
bom, a historia começa quando turbinei o meu carro em junho/julho do ano passado, na r1 em scs, ai começa meu desespero, me decepcionei mto com o trampo dos caras, em todos os sentidos…
meu carro sempre deu falta, sempre sempre, tanto em baixa quanto em alta, tava montado pra 0.5 no pe e 1.0 de boost, baixamos a pressao pra 0.7, mas mesmo assim o carro naum desenvolvia... pra ter uma ideia, o carro abria 1 carro de um tempra 2.0 16v...
mas enfim, depois de tanto, desmontei o carro, ai começaram aparecer as kgadas do preparador antigo... dosador montado errado, bicos arrombados na broca cada um com uma vazao diferente, gotejamento e tudo mais...
andei 6 meses com o carro original de novo, ai resolvi montar de novo, ja tava tudo a pampa de novo, nova turbina, novos bicos(que tem uma historinha mto longa pra ser contada sobre eles), novos freios (que naum dava pra instala, to com os originais hj soh com dot 5.1)
hj, meu carro ta passando por uma fase de recupera?ao, concertando todas as kgadas do antigo preparador...
como disse, novos bicos, nova turbina, nova bomba, novo acerto (ta sendo montado na racetech, www.racetechteam.com) e ta ficando mto bom o resultado
alguns dos problemas:
consegui quebrar o plato da embreagem (original) em 6 peda?os;;;
pressuriza?ao escapava, ate ai foi feito um suporte no coletor e naum escapa mais
quebrou o suporte da valvula que regula a pressao da turbina no coletor, como ela tava soh preso no cano, de tanto vibrar quebrou,
o mangote (original) que fica entre a borboleta e parte de cima do cabeçote rasgou e vazava pressao
valvula termostatica e sensor de temperatura que travaram e naum ligava a ventoinha
e o problema que ta tirando meu sono... o suporte do coxim do cambio ja eha a 4 vez que quebra os parafusos desse suporte...naum tem coxim quebrado nem nada, agora foi trocado o suporte e colocados parafusos mais fortes... nem peguei o carro ainda, acho que ate amanha fica pronto, vamos ver ate quando dura...
desculpem ai o romance
alguem tem alguma sugestao, critica ou coisa do genero so postar aki...
t+
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cara … muito legal ... pelo menos a história esta caminhando para um final feliz ...
então vc não usa bico auxiliar?
cara .. no meu corsa em algumas aceleradas eu noto que o cambio faz um movimento bem grande em comparação aos outros carros que já tive e dirigi ... será que estou com o mesmo problema que você????
turbina .36? não fica muito pequeno? foi trocado o rotor?
esses bicos vc comprou novo? qto saiu o jogo?
valeu pelo relato
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daki a pouco os que entendem de motores fortes entram e dão mais dicas, mas acho que 1 bomba de astra + 4 bicos originais não vão alimentar o carro com 1bar eim, se for pra re fazer direito faz com bico aux. e alimentação pra ele separado dos 4 originais abertos somente pro alc.
ps: seu carro é 16v, respira bem em alta, essa turbina .36 tá matando ele.
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fabio, naum uso bico auxiliar, segundo o pessoal da p.a.p. os bicos originais tem vazao de 23ml o meu ta com 47ml, e foram abertos pra andar como se tivesse 1.2 de pressao, sendo que eu ando com 1.0, entao nem ta dando falta naum…
quanto ao movimento do cambio, vc logo sentiria, ele da uns trancos fudidos... e outra, da uma olhada no motor, ve se ele ta pendendo pra algum lado, o meu era nitido quando isso acontecia...
a turbina atende as minhas expectativas, mta gente acha minha turbina pequena, ela começa a soprar com 3000 rpm, tem uma pegada legal pro dia a dia e mto boa pra estrada, nunca coloquei nenhuma outra no lugar, mas falam que as k16 sao otimas pra esse motor
os bicos eu ganhei do meu ex preparador quando ele viu a m*rd@ que ele tinha feito nos originais, mas deve ser uma faixa de 120 por ai cada bico e 150 o retrabalho
vlw...
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fabio:o cambio nunca quebrou, soh o plato da embreagem…mas ai foi cagada minha...
extreme fast: os bicos tao com o dobro de vazao, ate olhando pelo hallmeter sempre fica 2 risquinhos do verde aceso quando to acelerando...
pow, to ficando preocupado com essa turbina.. rs sera que era melhor colocar uma 42 42? sei que a 42 48 naum cabe ali
vlw...
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pro tamanho que é não tá entrando tarde não? tem gente do fórum com turbina enorme que enxe a 3.5k, se não me engano a pegada da sua era pra ser perto de 2.5k
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eu sempre tive boas referencias da pap … inclusive tem um gol em santos rodando forte com 4 bicos feitos na pap
vou atentar a este detalhe do motor estar pendendo para o lado ... mas eu acredito estar ok pois eu já fiquei muito tempo olhando para aquele motor ... que eu já teria notado
com relação é turbina ... é algo de se pensar mesmo ... pois o fluxo gerado pelo cabeçote em baixa é pequeno ... se colocar uma turbina um pouco além da conta a coisa deve ficar feia
já rolou uma final com a wagon? bateu qto?
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eu sempre tive boas referencias da pap … inclusive tem um gol em santos rodando forte com 4 bicos feitos na pap
vou atentar a este detalhe do motor estar pendendo para o lado ... mas eu acredito estar ok pois eu já fiquei muito tempo olhando para aquele motor ... que eu já teria notado
com relação é turbina ... é algo de se pensar mesmo ... pois o fluxo gerado pelo cabeçote em baixa é pequeno ... se colocar uma turbina um pouco além da conta a coisa deve ficar feia
já rolou uma final com a wagon? bateu qto?
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final? hummm… rs... no cavalete... bateu +220... passa facil da marca?ao, cortando 5?...rs
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fabio:o cambio nunca quebrou, soh o plato da embreagem…mas ai foi cagada minha...
extreme fast: os bicos tao com o dobro de vazao, ate olhando pelo hallmeter sempre fica 2 risquinhos do verde aceso quando to acelerando...
pow, to ficando preocupado com essa turbina.. rs sera que era melhor colocar uma 42 42? sei que a 42 48 naum cabe ali
vlw...
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opa ta ficando legal o papo … vamos por partes:
1? legal ... realmente os cambios gm aguentam bem umas pancadas
2? como diz o fião (preparador da rr) aqui cabe até uma 70 ... só vai dar mais trabalho ... conversando com ele ... ele recomendou uma .42f/.48q só que com um coletor de cano que ele iria fazer virado para cima
o ivo (copyman) lanãou uma boa tb ... que seria deslocar o radiador para frente e ai caberia uma holset lá ... eu comentei isso com o fião e ele falou que não é dificil de fazer ... como ele mesmo disse ... isso é mole
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no cavalete já vi a 2? passar de 120km/h ahuhuauhahua
mas acho que com cambio original na corsinha consegue cortar a 5? sim, sabe a relação das marchas?
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isso depende de fluxo e acerto
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acerto é tudo é verdade.
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tipo ela começa a soprar bem antes, mas ela ta cheia a 3000
quando to fazendo uma retomada em 4? vai, sinto a turbina enchendo em baixa… mto nitido isso...
agora oq eu posso fazer pra verificar isso, ou oq pode ser e talz?
[snapback]315158[/snapback]
uma forma interessante seria ter um pirometro e ver a temperatura do escap … ou até mesmo se a turbina fica avermelhada depois de umas aceleradas ...
mas o melhor teste mesmo seria colocar uma t maior no lugar ... e perigoso tb ... pq é capaz de vc pegar a turbina antiga, pintar de verde e jogar no mato