O tão famoso ponto de ignição.
-
a questao nao é um acerto com 102% de precisao mas sim um acerto basico sem ser chutado , sabendo o motivo de usar 25 e nao 28 graus por exemplo.
-
ponto é o acerto mais complicado que tem…
principalmente se for injetado porque a curva de correção por temperatura do ar e da água mudam bastante o valor final...
além do mais o acerto de combustável influencia, qto mais rica a mistura mais ponto se pode usar até ocorrer detonação...
nas fabricas se usa um sistema que lá e logga os valores de mistura, posição da borboleta, etc e valores de detonação (usa um aparelho como um knock-sensor).
o problema é que uma sonda pode ser ajustada em qualquer motor pra saber o valor do afr, mas o sensor knock vc precisa saber exatamente qual a janela de leitura do sensor, que varia até mesmo com a posição do sensor no bloco...
qdo se fala em 21 a 25? de ponto final o pessoal toma como base ap que já foi exaustivamente quebrado em toda e qualquer tipo de prova esportiva...certamente não é o limite, mas é um valor considerado seguro... tem gente que usa bem mais...tem gente que prefere usar menos por segurança.
o que posso dizer é que ponto final é algo que depende muito do uso...se vc usa pra arrancada e nunca vai segurar de final ou pelo menos marcha longa pode usar muito mais que quem vai usar em estrada e muito, muito mais que quem quer andar de final... taxa a mesma coisa...
pir?metro não é um instrumento seguro pra ir no limite de ponto, mas ajuda certamente no acerto... só precisa saber usa-lo e não acreditar apenas e tão somente nele... tem gente aqui do forum que trincou canaleta de pistão com 750? de pir?metro porque usava uma curva de ponto de original num injetado... e com pouca pressão... se ele quiser se identifica porque me pediu sigilo.
-
otimo, é esse o ponto , ter um norte, mesmo q seja teorico para se seguir. isso q vai dar embasamento para poder concluir q 25 graus em um fusca é pra detonar e 25 em um marea turbo (com 100% de carga) é seguro.
overspeed voce teria este material pra disponibilizar ?
-
olha esse topico é muito interessante.
meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)
bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.
bom, a curva ficou perfeita, tudo na boa.
e o preparador do meu carro disse que o nivel seguro no meu caso eh 15 mesmo.
eu pensei em 22 de inicial por exemplo. mas eu descobri que ele falou isso pq a minha injecao com o modulo ezk atrasa ponto para ate 0.4bar (tem map positivo dentro do ezk). mas meu gerenciador naum atrasa.
no caso se eu tivesse algum que atrasasse, era possivel usar uns 22 de inicial e depois consertar...
mas no dino, foi exatamente isso que eu relatei...
-
olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...
a injecao eh original, com sensores originais, bicos originais gasolina com 40% a mais de vazao pra alcool, e soh
bom, inclusive seria interessante alguem entendido confirmar minhas suspeitas sobre naum poder usar um ponto mais neurotico hehehe
-
além disso, lendo o manual da injecao, descobri que o ponto do gti inicial pra gasolina mesmo, eh 15
ou seja to rodando no alcool com o ponto de gasolina… acho que se colocasse mais ponto, renderia mais... mas naum sei mesmo sem dino como se comportaria em alto giro com turbo cheio... como naum quero testar visualmente (bielas voando e talz....) prefiro manter assim
-
otimo, é esse o ponto , ter um norte, mesmo q seja teorico para se seguir. isso q vai dar embasamento para poder concluir q 25 graus em um fusca é pra detonar e 25 em um marea turbo (com 100% de carga) é seguro.
overspeed voce teria este material pra disponibilizar ?
[snapback]323593[/snapback]
isso é cosa de simulador de fabricante… software pesado pacas... entra na conta volume da c?mara, perfil do comando, enchimento... não sei se se faz isso no papel e caneta naum... antigamente (no tempo de distribuidor) ?ra tudo feito no empirismo (tentativa e erro)
posso lhe informar que no teorico vai tbm o grau de agressividade ou conservadorismo ...
pra vc ter noção um carro turbo de fabrica com ar de admissão de 50?c tem ponto perto dos 16? isso com uns 9:1 de taxa e 0,8bar... na gasosa... mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.
-
isso é cosa de simulador de fabricante… software pesado pacas... entra na conta volume da c?mara, perfil do comando, enchimento... não sei se se faz isso no papel e caneta naum... antigamente (no tempo de distribuidor) ?ra tudo feito no empirismo (tentativa e erro)
posso lhe informar que no teorico vai tbm o grau de agressividade ou conservadorismo ...
pra vc ter noção um carro turbo de fabrica com ar de admissão de 50?c tem ponto perto dos 16? isso com uns 9:1 de taxa e 0,8bar... na gasosa... mas a central tem estratégia de atraso rápida e em patamar, não degrau como é corriqueiro nos aspirados.
[snapback]323606[/snapback]
realmente as centrais tem condições de puxar ponto de 34 pra 15 (falando de centrais de carro turbo logico), uma outra curiosidade é : mantida as condi?oes ideiais como uma curva de ponto cresceria é linearmente é quadraticamente é log ?
-
independente do motor e do sistema de alimentação (carburado e injetado) o procedimento é empirico mesmo :
o primeiro passo é ajustar a mistura.
o ponto depende da mistura , a mistura não depende do ponto.
uma vez acertada a mistura, varia-se o ponto para cada rpm e cada posição do acelerador.
dependendo do sistema (injeção/distribuidor) tenta-se atender as condições de utilização mais importantes (distribuidor) ou todas (injeção).
acho complicado mexer nestes parametro via programa de edição de chip.
com unichip é muito facil
-
? … leo, vc ainda acerta carro turbo adaptado?
[snapback]323687[/snapback]
sory
hoje não tenho interesse neste tipo de acerto pois acabo me envolvendo e tendo que refazer e consertar muitos itens da instalação em si.
este trabalho não compensa ($$$$).
tenho me dedicado a treinamento e expansão da rede de revendedores dastek.
-
mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…
basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...
-
mas se alguem fizer um sistema para gravar o chip do mesmo modo como o unichip é acertado, ficaria muito facil fazer um chip…
basta um bom programador, com um cara que intenda bem de injeção... mas aqui no brasil todos querem tudo na mão, ninguem quer ter o trabalho de fazer nada, dai fica dificil...
[snapback]323790[/snapback]
mas se o reprogramador tiver acesso ao dino, lambda meter e tiver um emulador o trabalho é exatamente igual…e resultado... só que ele vai te cobrar por isso (igual o leo cobra no acerto do unichip... o uso de equipamentos de acerto) e vai acertar não só pela posição da borboleta, mas pela temperatura, carga, etc que souber nos mapas.
teoricamente a mistura não depende do ponto, mas já vi miutos casos de aumentar o ponto e a mistura cair em sonda narrow (provavelmente por não ter precisão de uma wide) então algum efeito acaba tendo.
atraso via knock pode ser de 2 formas:
degrau ou patamar, nos aspro geralmente (não é regra) é degrau, vai atrasando (e retornando) em degrau de digamos 2? até parar e depois pra voltar ao normal, em caro turbo geralmente é patamar, o knock atua atrasando um valor se persistir detonação vai pra um valor considerado seguro e só retorna qdo se reinicia o motor (alguns voltam por tempo...depende)
o formato de uma curva de ponto é característico, só que as injeções mapeadas se valem disso (poder ter um valor independente de qualquer função) pra corrigir alguns pontos que limitariam a curva de avanço caso calculada teoricamente... fica dificil associar...ficaria muito abaixo doque se usa hoje
-
olha esse topico é muito interessante.
meu carro eh gol gti 1993 injecao lejetronic com bico extra e gerenciador que naum atrasa ponto. rodando no alcool. com 0.5 bar (tava com 1,5bar diminui… quanto mais se estuda mais se fica com medo hehehe)
bom, no dino, o ponto acertado foi 15 de inicial. diminui pra 14, caiu potencia. aumentei pra 16, caiu tb... voltou pra 15 e ficou com a potencia maxima.
[snapback]323600[/snapback]
acredito que a variação de potência deu-se devido ao ponto final, que sobre na mesma escala que o ponto inicial é alterado. muito ponto final pode amarrar o motor e tirar potência as vzs antes mesmo de ter detonação.
olha que eu seguro de final mesmo… hehehe arranco faco o escambal com o carro, nunca tive problema, temperatura no meio, com valvula termostatica, tudo na boa mesmo... como manda o figurino...
[snapback]323602[/snapback]
tb sempre usei valvula termost?tica e tb seguro de final quando tem espaço + segurança.
ja viu né…cambio ps..., de 4? marcha (estico as marchas só até 7500 rpm q é até onde o motor rende) ja passa de 230 km/h reais. e ainda tem a 5? que entra cheia e continua empurrando. mesmo com cambio pesado o motor não esquenta, não grila e nem nada.
-
duvidazinha basica
como ficar o ponto em carro turbo adptado que não teve os parametros de chip mexidos?
a injeção atrasa mesmo sem ter mechido em nada?
abraços
[snapback]323874[/snapback]
o principal sensor que é usado no mapa de ponto é o map, como ele só enxerga pressão atmosf?rica a sua injeção não diferencia 0,0001bar de pressão de turbo de 10000,0 então ele não sabe que seu carro é turbo e não atrasa mais do que atrasaria entre pouca e toda carga.
maf lá vaz?o, só que a calibração dele faz a mesma cosia, não enxerga vazão maior que a esperada.