Motores modernos/antigos
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tem tambem algumas coisas q mudaram de lugar sem mudar de função…
por exemplo o comando de valvulas... no bloco antigamente e no cabeçote agora, podendo ser duplo..... nos v8, mesmo os hemi rendendo horrores com comando no bloco, os nissan, audi, ferrari, com comando no cabeçote, com 2 em cada cabeçote, rendem o mesmo tanto se igualados na cilindrada e rendimentos termicos , etc etc... duram o mesmo e consomem o mesmo se igualados com relação ao aproveitamento da mistura... não vejo uma grande alteração a não ser no lugar onde encontra-se tal peça...
t+ abra
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tudo isso ja existia h? 50 anos atrás. o que acontece hj é principalmente a melhora no combustivel, que permite mais taxa de compressão. e a melhora na eletronica, que permite dosar melhor a quantidade de combustivel e ponto de ignição.
materiais evoluiram sim, de ferro fundido pra alumínio… melhora um pouco, mas alguem saberia quantificará
claro que tudo ajuda, mas na minha opinião, o fundamental de um motor é o curso e o di?metro do pistão.
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ferro fundido e alumínio? e só né? tipo puro assim? isso são ligas cara, q evoluem a cada dia. o ferro fundido nodular de hj não é o mesmo de 50 anos atrás, assim como o aluminio.
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ferro fundido e alumínio? e só né? tipo puro assim? isso são ligas cara, q evoluem a cada dia. o ferro fundido nodular de hj não é o mesmo de 50 anos atrás, assim como o aluminio.
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t?. diz ai a diferença então. todas essas ligas já existem h? muito tempo, e é a mesma coisa. igual esse pessoal que fala alumínio aeron?utico sendo uma liga qqr da fam?lia 6000 mais velho que rascunho da b?blia.
materiais novos são os compostos, como os impregados na f1 por exemplo.
os processos de fabricação sim deram uma boa impulsionada no desenvolvimento, podendo fazer bielas fraturadas como disse o overspeed, ou podendo fundir blocos mais leves e resistentes. mas o material é o mesmo que já conhecemos faz tempo.
e mauricio, usar o comando de valvulas no cabeçote diminui a massa que o comando precisa movimentar até abrir a válvula. mais massa significa mais inercia, o que exige comandos mais fortes (e pesados), molas de válvulas mais fortes, além dos problemas de flutuação de válvulas.
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e mauricio, usar o comando de valvulas no cabeçote diminui a massa que o comando precisa movimentar até abrir a válvula. mais massa significa mais inercia, o que exige comandos mais fortes (e pesados), molas de válvulas mais fortes, além dos problemas de flutuação de válvulas.
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eh.. faz sentido.. valeu..
abra
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a qualidade é importante mas principalmente a quantidade a disponibilidade desses materiais…
hoje voce tem disponivel motores feitos quase inteiros de aluminio
você consegue em um cabeçote de produção em série um fluxo maior com mais facilidades apesar de muitas já existirem a tempos (motores multivalvulas por exemplo) com a experiencia e a tecnologia existentes hoje dá pra fazer um estrago.
a construção de um motor hoje tambem se preucupa com as perdas internas de energia (comandos, bombas) tipo balancins roletados filmes de oleo mais grossos.
o motor hoje acredito que trabalhe com um ajuste mais fino, mas grandes mudanças depois da eletronica ficou dificil porque é mais barato vc afinar o maximo possivel o motor do que inventar a roda denovo.
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tipo que nem estavam falando do ap, os motores que ainda vem no golf de hj eh quase o mesmo, soh mudaram algumas coisas, estava vendo um outro motor da vw ele usa o mesmo cabecote do ap, dae vem akele pessoal falar, ah o ap eh ultrapassado, vejam o caso dos gm, o motor q tinha no chevette 1.4 eh o mesmo q vem hj no astra 2.0, claro com algumas modificacoes, mas o motor em si eh o mesmo, tanto eh q o motor do chevette eh entitulado como o pai dos motores da gm atual, fiat eh mesma coisa, nao mudaram muito, os v6 da gm mesmo os vortec sao os mesmos dos anos 70, acredito q a grande evolucao veio em materiais mais leves, tentar diminuir a inercia das partes como nos ap power de agora com comandos no cabecote mas usa balancins roletados, alem da evolucao na eletronica q ajuda em muito no consumo, poluicao e performance do carro.. fora isso tah tudo praticamente igual.
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gostando de ver, mas vc?s estão fugindo um pouco do conceito dessse tópico… quero que cada um descreva e defina porque um motor pde ser considerado moderno ou não...
tipo eu acho que pra ser moderno tem que...
ser de bloco e cabeçote de aluminio porque ajuda a dissipar melhor o calor, ser multivalvulas porque melhora o fluxo, ser crossflow porque é melhor de alta...etc
saca... pra gente chegar a alguma conclusão obvio que tudo o que se fez em 30 anos melhorou algo... se hoje o cabeçote num é mais de ferro tem algum motivo, e assim vai...
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tipo, vamos pegar entao o motor 4.1 dos opalas e ver o motor 4.1 dos omegas, foi alterado um monte de coisas oq ajudou o motor a girar mais e etc, isso foi uma melhora significativa nesse motor.
o meu entendimento de motor moderno entao eh assim, ter um motor forte e economico, exemplo bom eh o caso dos mercedes v8 q qdo estao sendo usados de forma calma, ex no transito eles soh funcionam com 4 cilindros, e qdo exigidos abrem os 8 cilindros.. isso eh motor moderno, mesmo ele sendo o mesmo de 1950..
um motor silensioso tbein indica grande avanco, pois isso eh conforto para os que estao dentro do veiculo, entao por fim o ap do meu carro, mesmo sendo quase igual ao ap q vem no gol novo, eh antigo, pois um motor pode ser o mesmo por 50 anos, mas oq foi investido para altera-lo deixa ele moderno, ou dentro das exigencias atuais do consumidor e das leis.
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pra mim um motor de tecnologia é aquele que é capaz de satisfazer os diferentes estilos de motoristas, diferentes necessidades em termos de economia, e diferentes condições de uso, e de quebra, respeite o meio ambiente.
receio que em termos de mecânica, pouco mudou dos últimos 30 anos ra c?.
teve sim desenvolvimento na área dos materiais empregados, que trouxe benefícios para desempenho e economia.
tb houve desenvolvimento na eletrúnica embarcada e cia, coisa que não é alvo desse tópico.
penso que a tend?ncia seja: materiais mais leves, mais dissipação de calor, enfim, mais efici?ncia térmica.
devo estar grotescamente enganado.. aí me ajudem… pq tb quero aprender
[]s a todos
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parte debaixo:
motor antigo = parte debaixo resistente, pouca preocupação em otimizar custos.
motor moderno = parte deibaixo naum muda muito em projeto, mas em materias, com intuito de reduzir custos, ao mesmo tempo menos superdimensionado.
parte de cima
eh o que diferencia um motor moderno, de um antigo: altos cfms.
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duplo comando de válvulas no cabeçote já existe desde 1912…
sem contar o gerenciamento eletrúnico em si, eu diria que são modernos sistemas que variam o acionamento das válvulas, coletores de admissão em pl?stico, coletores de admissão vari?veis...
agora se é pra falar de coisa moderna mesmo, que tal injeção direta de gasolina? com controle de carga pelo dábito de combustável, sem borboleta...
[]s
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tava pensando comigo…
acho que toda teoria existe a muito tempo... o que revoluciou certamente foi a evolução dos computadores (basicamente cálculo via computador).
conseguir fazer toda simulação térmica, ou de mecânica dos flu?dos, e ir otimizando tudo via software para chegar em um modelo quase pronto, acho que isso deu anos luz em novos testes e protótipos.
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motor moderno eh aquele que consome pouco e rende mt
simples
e eletronica eh um dos maiores milagres q tem pra se conseguir tanta coisa
pra mim segredo de todo motor ta na alimentacao e injecao direta q tem agora nos fsi da audi sao uma amostra legal disso
fora isso todo conceito de motor eh o mesmo, mudam poucas coisas, o principio eh o mesmo e nada realmente revolucionario foi criado, somente melhorias no que ja existia desde 1900 e la vai tiro
to apostando na anti matéria magina 1 g de anti materia juntada com 1g de materia gera energia equivalente a queima de 3700 toneladas de gasolina de alta octanagem
serah q os bloco de m5 antigo seguram isso hehe
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não acho que a eletronica tenha sido o trunfo para a evolução … mas sim o sucesso na aplicação daquilo que antes era apenas conceito ... os conceitos ja existiam h? bastante tempo , mas apenas com a exaustiva experiencia eles puderam ser colocados em pratica ...
o bloco de aluminio , o cross flow , as multivalvulas , os melhores circuitos de lubrificação de vira , bielas , casquilhos e etc ... nada disso tem a ver com eletronica ...
alias eu sou um ferrenho cr?tico da eletronica , muita frescura sem necessidade , apenas pra complicar as coisas e obrigar vc a chamar um guincho em caso de emergencia ... aquilo que veio para favorecer a segurança e atender as normas de emissões são leg?timos , agora as frescuras desncessarias estão tornando os carros em robos e isso na minha opinião é (desculpem o termo) uma merda com todas as letras ma?usculas ...
pra que uma merda de borboleta eletronica ? o bom e velho cabo cumpre a função com louvor
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pra mim , o futuro esta nos motores wankel e eletricos …