Torque x potência
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na ess?ncia dos conceitos, eu continuo dizendo que torque não é nada sem potência , o que está absolutamente certo em se tratando de veículos automotores com motor a combustão interna.
mas poucas pessoas entendem verdadeiramente o que eu quero dizer com essa frase…
bem, isso parece que não mudou… vc sabe rodrigo, eu até entendo o que vc diz, apenas acho que não é muito adequado...
vc sabe, se deus é amor e o amor é cego, então stevie wonder é deus...
continuo achando que a única coisa que vc diz com sua frase, é que torque não é nada sem torque (e rpm) e que em se tratando do motor alternativo é combustão interna, seria mais correto vc dizer torque não gera potência sem rotação ...
mas acho que esse consenso nunca vamos atingir não ??
abraço
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mas acho que esse consenso nunca vamos atingir não ??
ah homem de pouca f?….? porisso q vc deve ir p/ cwb...a? qnd lá estiver..vc terá o enorme prazer em me conhecer e tbm o west pessoalmente...garanto q após algumas dezenas de latas de cerveja o consenso surgir?...o de ir correnso p/ hospital tomar glicose na veia
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ah homem de pouca f?….? porisso q vc deve ir p/ cwb...a? qnd lá estiver..vc terá o enorme prazer em me conhecer e tbm o west pessoalmente...garanto q após algumas dezenas de latas de cerveja o consenso surgir?...o de ir correnso p/ hospital tomar glicose na veia
bebum inveterado… vê se pode?
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bem, isso parece que não mudou… vc sabe rodrigo, eu até entendo o que vc diz, apenas acho que não é muito adequado...
vc sabe, se deus é amor e o amor é cego, então stevie wonder é deus...
continuo achando que a única coisa que vc diz com sua frase, é que torque não é nada sem torque (e rpm) e que em se tratando do motor alternativo é combustão interna, seria mais correto vc dizer torque não gera potência sem rotação ...
mas acho que esse consenso nunca vamos atingir não ??
abraço
ow vicente, fiquei sabendo que você tá pensando em vir aki pro festival no final do ano…
que história é essa??????????????? tem que vir sim
sério, vale a pena se for pra você escolher uma prova de arrancada pra assistir em 2 anos, é essa
agora voltando ao tópico, não vamos continuar da mesma maneira né...
o que eu quero dizer é que se temos força e velocidade, torque e rotação... todo mundo sabe as f?rmulas já...
torque e força são grandezas inerentemente estáticas, se você tem um movimento associado a elas…
por isso mais vale uma força um pouco menor com velocidade maior, que uma força um pouco maior com uma velocidade bem menor…
? o exemplo clássico da preparação aspirada onde se perde um pouco do torque máximo para transferi-lo para rotações maiores e obter mais potência, e o carro anda mais ...
mas a questão não é entrar no mérito do desempenho em baixa rotação contra o desempenho em alta rotação...
isso é o senso comum de opor torque e potência, coisa que só existe na cabeça das pessoas...
mas também não é a mesma coisa como quando você diz torque não é nada sem torque ...
vamos dizer que torque com rotação é muito melhor que sem rotação...
eu vou indo pq já passou da minha hora... nesse aspecto de tempo livre para vadiagem e f?runs eu tenho muitas saudades do meu tempo de universit?rio...
só vou poder voltar é discussão no sóbado, tomara que ninguém saia no tapa até lá
abraços
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ow vicente, fiquei sabendo que você tá pensando em vir aki pro festival no final do ano…
que história é essa??????????????? tem que vir sim
sério, vale a pena se for pra você escolher uma prova de arrancada pra assistir em 2 anos, é essa
agora voltando ao tópico, não vamos continuar da mesma maneira né...
o que eu quero dizer é que se temos força e velocidade, torque e rotação... todo mundo sabe as f?rmulas já...
torque e força são grandezas inerentemente estáticas, se você tem um movimento associado a elas…
por isso mais vale uma força um pouco menor com velocidade maior, que uma força um pouco maior com uma velocidade bem menor…
? o exemplo clássico da preparação aspirada onde se perde um pouco do torque máximo para transferi-lo para rotações maiores e obter mais potência, e o carro anda mais ...
mas a questão não é entrar no mérito do desempenho em baixa rotação contra o desempenho em alta rotação...
isso é o senso comum de opor torque e potência, coisa que só existe na cabeça das pessoas...
mas também não é a mesma coisa como quando você diz torque não é nada sem torque ...
vamos dizer que torque com rotação é muito melhor que sem rotação...
eu vou indo pq já passou da minha hora... nesse aspecto de tempo livre para vadiagem e f?runs eu tenho muitas saudades do meu tempo de universit?rio...
só vou poder voltar é discussão no sóbado, tomara que ninguém saia no tapa até lá
abraços
não sei se vou, vamos ver… mas no tópico, foi justamente por isso que acrescentei o stevie wonder...
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em primeiro lugar, eu sou tao amigo do fernando (brasil) quanto o resto do pessoal aqui…
e em segundo lugar, eu já cumpri todas as minhas obrigações curriculares e minha formatura vai ser no dia 9 de outubro próximo... apesar disso eu ja estou trabalhando...
na ess?ncia dos conceitos, eu continuo dizendo que torque não é nada sem potência , o que está absolutamente certo em se tratando de veículos automotores com motor a combustão interna.
mas poucas pessoas entendem verdadeiramente o que eu quero dizer com essa frase...
então outra hora eu posto meus comentários complementares a esta discussão...
abraços
colega engenheiro-rodrigo, foi uma brincadeira, portanto não se exalte, em segundo lugar se vc ler o tread desde o comeão vai perceber que é justamente o que eu disse desde o começo… o que faz o carro acelerar é potência...só que potência em um motor ciclo otto (entre outros) é sempre oriundo do torque, uma coisa não existe sem outra então pra ser categ?rico como ele quiz ser não pode afirmar que só potência é que faz a aceleração...assim como não é só torque que faz...? a combinação destes fatores, e não só o valor máximo, mas sim a integral da curva de potência (nada como conversar com engenheiros) analisada junto com a relação de marcha, peso do carro, etc. que faz a aceleração...em alguns momentos ele dizia a mesma coisa que eu, só que por algum motivo que não consigo captar ele não entendia que eu concordava com alguns conceitos e discordava levemente de outros
e pra finalizar, continuo afirmando que a aceleração máxima não acontece no ponto de torque máximo, mas se no ponto de potência máxima pois novamente a definição de potência é a capacidade de realizar um trabalho, que nesta análise é justamente variar a rotação (a menos que seja um cambio cvt )
[]s jr
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dae jr
tendo vivido a experiencia do tópico monstro, não é mais qualquer discussãozinha que vai me exaltar, tranquilo…
este tópico aqui eu olhei só por cima , pq na última vez que eu tinha visto tava na pogina 3.. não posso comentar apropriadamente sobre a sua discussão com o fernando.
só um detalhe no seu post: ao longo de uma mesma marcha, a aceleração é máxima no ponto de torque máximo. mas, como sabemos, para uma dada velocidade do veículo, a aceleração vai ser máxima se for possível que o motor esteja na rotação de potência máxima.
e assim deve funcionar o cvt: ao sair da imobilidade ele deve estar na relação mais curta possível, quando atingir a rotação de potência máxima ele deve mant?-la e então alongar a relação até o veículo parar de ganhar velocidade (seja por falta de potência ou falta de câmbio ).
esse é o jeito de aproveitar ao máximo a energia que o motor é capaz de entregar.
se f?ssemos soltar uma enquete antes de todas essas discussões terem acontecido, acredito que a maioria das pessoas iria dizer que o cvt deveria manter o motor na rotação de torque máximo para minimizar o tempo de (por exemplo) 0-100 do carro, o que é errado..
o meu ponto é que a potência é absoluta e o torque relativo, considerados ambos no motor em toda a faixa de giro... quando o veículo está em movimento temos uma força e uma velocidade associada, logo temos uma potência necessária, ela é absoluta
já o torque necessário no motor vai depender da situação, da velocidade que estamos interessados para usar a potência... um trator e um caminh?o, que precisam de potências altas em baixas velocidades, não podem ter um motor que precise girar 10000rpm para fornecer a potência necessária.
por outro lado, um f?rmula um não pode, por questáes de regulamento e também f?sicas (tamanho, peso, etc), ter um motor que entregue alta potência em baixo giro.
a? entra o torque no motor, para nos fornecer a potência necessária no giro desejado.
e eu adoro torque , ando no tr?nsido quase o tempo todo abaixo de 2500rpm... mas na hora de pisar, não estou interessado nele e sim no produto
abraço
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deixa o west ver isso
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resumindo toda a conversa… (parei de ler na primeira pegina)
quanto mais torque menos cavalo e vice versa??
[snapback]620164[/snapback]larga de se preguiçoso mano
hauhauahuahuahuahauh
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deixa o west ver isso
[snapback]620175[/snapback]só se chamarem o bborges…
resumindo toda a conversa… (parei de ler na primeira pegina)
quanto mais torque menos cavalo e vice versa??
[snapback]620164[/snapback]resumindo a resposta, depende (do ponto de vista).
larga de se preguiçoso mano
hauhauahuahuahuahauh
[snapback]620186[/snapback]justamente, só respondo pra quem ler todos os tópicos
as origens da disc?rdia:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=3081
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=3708um resumo meu da explicação:
http://www.preparados.com.br/forum/index.phposhowtopic=3692[]s
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nego faltou se matar kkkkkkkkkk
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e eu q pensei q era uma nova novela sobre o referido assunto
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r?????? que saudade desse tópico