Volante …
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pessoal, me corijam se estiver erado, mais volante com menos peso que original não é muito bom pra carro de rua né? falando de un motor com preparação leve e tal, si for tipo un motor com uma r/l alta, ai sim seria interesanta pra compensar isso, mais no caso de un motor original apenas turbo, isso não deixaria o motor muito solto en alta rotação e tal??
gostei de ver, muito show, mais fica a questão de ser mais leve
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alguem usou um similar aqui e nao gostou, o carro ficou muito fraco em baixa.
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eu andei no carro do ka, que além do volante do motor ser aliviada?o, o vira tb é aliviado…
tudo foi bem balanceado...
nossa...como o carro dele ficou ruim de baixa...(ironia)
cara, compra sim q vc não vai se arrepender...
esse negócio q fica ruim de baixa, q o carro perde força pra subir ladeira, etc. é tudo história...
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eu andei no carro do ka, que além do volante do motor ser aliviada?o, o vira tb é aliviado…
tudo foi bem balanceado...
nossa...como o carro dele ficou ruim de baixa...(ironia)
cara, compra sim q vc não vai se arrepender...
esse negócio q fica ruim de baixa, q o carro perde força pra subir ladeira, etc. é tudo história...
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a loira é un caso a parte, ja é toda trabalhada, aliviado, cabeçote fudido, e muito trabalho, estou falando de carro mais originalzinho.
tipo, si vc apenas pegar un motor todo original que foi turbinado,(no maximo balanceado) e vc só colocar un volante mais aliviado, o motor sobe de giro bem mais facil, mais fica muito solto.
ele fica ruim de alta pelo que sei, o motor perde muito faci de giro.
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? isso que eu queria falar, ai more tambein a historio q de que com biela de combi o motor num gira por cuasa da r/l si vc só abrir ele e meter as bielas num todo original, num vai ficar bom mesmo, agora si vc aliviar o volante, virabriquim, balancear tudo, desde biela, pistão, vira, volante, plato, gira mais facil que original e si meter un cabeçote fudido e un comando forte, arrebenta muito motor forjado que tem por ai.
aproveitando o assunto, pra usar as bielas de combi, apenas aliviar o volante ja ayudaria ou teria q aliviar o vb tambein??
num quero muito aliviar o vb por causa de si depois vender o carro e ter q montar original.
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? isso que eu queria falar, ai more tambein a historio q de que com biela de combi o motor num gira por cuasa da r/l si vc só abrir ele e meter as bielas num todo original, num vai ficar bom mesmo, agora si vc aliviar o volante, virabriquim, balancear tudo, desde biela, pistão, vira, volante, plato, gira mais facil que original e si meter un cabeçote fudido e un comando forte, arrebenta muito motor forjado que tem por ai.
aproveitando o assunto, pra usar as bielas de combi, apenas aliviar o volante ja ayudaria ou teria q aliviar o vb tambein??
num quero muito aliviar o vb por causa de si depois vender o carro e ter q montar original.
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cara, nego só não faz al?vio e balanceamento pq não quer….ainda mais quem mora em sampa.....o servião não é caro e vale muito a pena...
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qual a vantagem disso em relação a um volante original aliviado?
a única função do volante é balanceamento do motor, sinceramente acho que não precisa comprar (por tão caro) uma peça assim.
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???????
balanceamento?
até onde eu entendo o volante tem por função o acumulo da energia (peso) gerada pelo motor, qdo vc deixa ele mais leve, o giro sobe mais rápido, mas desce tb da mesma forma, como diria o sonrisal moc?, é uma faca de 2 legumes
[]s
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então está na hora de estudar um pouco de vibrações mecânicas.
volante do motor serve para balancear o motor, mas claro, tb serve para acumular energia e impedir que o motor trave nos pontos mortos.
e é exatamente por isso, por ser apenas um peso dentro do carro, sem função estrutural, que eu acho que não vale a pena pagar 200 dálares.
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a função do volante pelo que sei é dar suavidade ao motor, pois si ele for muito aliviado o motor vai ficar dando trancos, pois ah momentos en que é aplicado mais força ao vb (cuando ocore a explosão en algum cilindro) e ah momentos que não é aplicado tanta força a ele (momento que que ah admição, compresão e descarga) e o volante serve justamente pra isso, pra não sei esses tempos. o volante serve tanto pra acumular energia e não deixaro motor subir e descer de giro muito facil e tambein pra tirar as vibrações que as explosões cuasam
tanto vibração como acumulação de energia é a função dele, pois si ele for leve o motor vai subir muito facil de giro, mais tambein vai cair de giro facil, e ao mesmo tempo, vai se sentir de dentro do carro os tempos do motor, pois ele vai perder e ganhar giro conforme ocore as explisões dentro do carro.
si aliviar o volante até un certo ponto, vc tera ganhos, mais si for muito leve, o motor vai ficar meio que inviavel pra andar na rua. ah maneiras de contornar isso, mais ja envolve muito trabalho e ajuste. coisa que não é cualquer mexanico que faz não.
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meu volante pesa 5kg?s balanciei o conjunto todo.
platé, volante, eixo, engrenagem dianteira epolia da bomba dáagua
meu próximo passo será equalizar pesos dos pistões e bielas
as subidas de giro são bem melhores principalmente lá em cima aonde o 2.0 vibra mais ainda
sempre achei que iria perder torque, mas isso se tornou um grande mito, pois meu carro quase bateu 21kg?s de torque
o que tem de melhor no meu passat são as retomadas
incrivól
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então está na hora de estudar um pouco de vibrações mecânicas.
volante do motor serve para balancear o motor, mas claro, tb serve para acumular energia e impedir que o motor trave nos pontos mortos.
e é exatamente por isso, por ser apenas um peso dentro do carro, sem função estrutural, que eu acho que não vale a pena pagar 200 dálares.
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negativo
o balanceamento do motor é feito exclusivamente pelos contra-pesos no virabrequim e pela equalização do peso das peças do conjunto rotante (pistoes, aneis, bielas e pinos).
tanto é que tem alguns super-esportivos que tem cambio, embreagem e volante do motor na traseira e motor na frente. mclaren f1 é um exemplo; ferrari 550 maranello idem.
motores que fogem ao comum, como os 5 cilindros em linha ou v5 (motos de corrida) normalmente tem um eixo contra-rotante pra balancear.
o fivetech é assim.
o volante do motor é apenas uma armazem de energia cin?tica.
sgfrank: a maior vantagem desse volante em relação a um original não é o desempenho. pq peso por peso, vc consegue xegar no mesmo peso aliviando um original
só que esse ai é em aluminio forjado, portanto, aguenta altos giros com um risco muito menor de quebrar.
lembrando que a embreagem se apoia no volante do motor. portanto ele segura melhor sistemas mais brutos, com menos risco de quebra.
por 200 dolares, vale a pena sim. no brasil um similar ta pra mais de 1000 reais.
abraço
martin
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negativo
o balanceamento do motor é feito exclusivamente pelos contra-pesos no virabrequim e pela equalização do peso das peças do conjunto rotante (pistoes, aneis, bielas e pinos).
tanto é que tem alguns super-esportivos que tem cambio, embreagem e volante do motor na traseira e motor na frente. mclaren f1 é um exemplo; ferrari 550 maranello idem.
motores que fogem ao comum, como os 5 cilindros em linha ou v5 (motos de corrida) normalmente tem um eixo contra-rotante pra balancear.
o fivetech é assim.
o volante do motor é apenas uma armazem de energia cin?tica.
sgfrank: a maior vantagem desse volante em relação a um original não é o desempenho. pq peso por peso, vc consegue xegar no mesmo peso aliviando um original
só que esse ai é em aluminio forjado, portanto, aguenta altos giros com um risco muito menor de quebrar.
lembrando que a embreagem se apoia no volante do motor. portanto ele segura melhor sistemas mais brutos, com menos risco de quebra.
por 200 dolares, vale a pena sim. no brasil um similar ta pra mais de 1000 reais.
abraço
martin
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o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???
o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.
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ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.
o balanceamento de qualquer mecanismo que realize rotação depende do momento de inercia do conjunto, que por sua vez depende da massa do mesmo. tanto o volante quanto as partes m?veis do motor, tipo biela e virabrequim são feitos visando um determinado valor de frequência natural. é por isso que se usa um volante com mais ou menos peso e inercia.
volante só sai voando se for mal balanceado ou se forem usados parafusos de má qualidade. não tem motivos para achar que o original bem trabalhadinho não fique bom, mesmo pq esse de alumínio é usinado (billet) e não forjado.
motores de superesportivos não usam volante, pois esse papel fica a carga da própria embreagem. são motores que giram bem mais que motores convencionais, por isso qqr redução na inercia do conjunto é ben?fica, mas por outro lado são desconfort?veis a baixa rotação, num uso civilizado por exemplo, justamente por produzirem nessas rotações mais baixas vibrações na ordem de 2 a 7 hz, extremamente desconfortável para o ser humano.
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ah tá, volante não influ?ncia no balanceamento então.. mais uma vez vc está falando do que não sabe.
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**ppffff…........
não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**
se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se
qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe
abração
martin nydegger
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o peso do plato influencia nisso? tipo, si usar un plato muito pesado, aumenta o risco do volante do motor quebrar???
o volante cerve então apenas pra armazenar energia? de maneira a dar mais suavidade no seu funcionamento, certo? isso tambein poderia ser interpretado de maneira a tirar as vibrações ou não? por que si for, ele estaria balanceando o motor.
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a carga influencia
um volante mto aliviado montado com um plato de carga mto alta tem maior risco de quebra que um sistema original, mesmo que o servião seja mto bem feito.
ja aconteceu varias vezes de carro de arrancada com volante de motor decolando.
então, vamos supor que o seu motor esteja a 7 mil rpm em carga maxima, a 200 km/h.
nessa situação, tanto faz se ele tem ou nao volante do motor.
não ir? vibrar, pois o conjunto rotante estará em equilibrio (claro que se estiver perfeitamente balanceado) nem perder potencia, nem nada.
agora, em rpm s baixas, em marcha lenta por exemplo, se vc nao tivesse volante do motor, a cada ciclo o motor travaria em um dos pontos superiores/inferiores, pois não h? inercia para fazer o conjunto rotante continuar girando. essa inercia é fornecida pelo volante do motor.
dai vem o cara com um volante mto aliviado, coisa de metade de sua massa original por exemplo.
legal, fica um motor que sobe e desse rapido de giro mto rapido, extremamente agil. mas em rpm s baixas tem menos força e a lenta fica inconstante. isso quer dizer que teu motor ta desbalanceado? não quer dizer que a inercia fornecida pelo volante com massa menor não é suficiente pra empurrar o conjunto rotante de forma suave, mantendo velocidade constante.
mas la nos 7 mil rpm, vc continuara igualzinho antes: sem nenhuma vibração.
abraços
martin
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eu achava que o volante aliviado influenciava en alta tambein.
entao ao montar o motor com un volante mais leve, apenas vou sofrer un pouco em baixas rpm certo, o que seria ruin pra un carro de rua que circula na cidade ( si bem q ando na cidade como si tivese correndo no autodromo rsrs).
nao entendi bem o lance do plator quebrar, vamos diretamente ao meu ej, tenho un ap 1.8 que ano q vem vou pasar pra 1.9 forjado com cabeçote preparado.
mais a duvida é essa, eu montar este motor com o volante original, com plato de 1200lbs, corro un grande risco dele quebrar ou nao? o motor vai girar 7000 ( si eu fazer o cabeçote hidraulico) ou 7500 a 8000 si for mecanico.
o volante, talvez eu alivie ele un pouco, mais isso só depois de pronto montado, eu tire ele e de uma aliviada pra ver si tenho ganhos relativamente boms.
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**ppffff…........
não vo perder meu tempo discutindo vc, amigo**
se vc quer provar que vc ta certo desqualificando outr?m, entao foda-se
qdo eu tiver com meu carro pronto, o que se deus quiser ocorrer? entre 8 meses e 1 ano, podemos marcar pra ver quem aplica melhor os conhecimentos do que não sabe
abração
martin nydegger
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vc já tiro carteira de motorista?
não preciso te desqualificar pra provar que vc está errado. vc fala com mta autoridade sobre um assunto que não domina. infelizmente. já falei pq o volante influi no balanceamento do motor, agora se vc não acredita, paciência.
mas quem sabe daqui 1 ano…. ou 10.