Oleo fino
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bom dia rapaziada, dei uma pesquisada no forum mas nao achei a informação que queria a respeito de oleos finos.
seguinte, tenho um carro turbinado ate ai blz. a primeira turbina q usei era boa mas eu sempre usava oleo 20w50 o havoline mesmo, depois eu fiz uma troca para o agip 15w40, dai em senti o carro mais liso mais esperto, mas so q nao durou nem uns 3 meses e a turbina na parte da pressurização la perto da valvula de prioridade todooooo sujo de oleo, fui verificar tinha q retificar. como queria algo mais forte, peguei uma maior, ate ai blz.
mas desde q peguei ela 4 a 5 meses sempre usando o havoline ultra 5w40 e a turbina mesma coisa q a anterior nao fuma ela. nem em lenta e nem em alta (so uma vez q exigi muito q ela fumou em alta), mas a pressurização ali perto da prioridade ta tudo melado de oleo.
ai vem a duvida quando usava o 20w50 nao acontecia isso
apesar q com essa turbina nunca testei usar oleo mais grosso sempre o mais fino.
será q o causador disso tudo foi o oleo?? lembrando q meu motor e o da fiat fire e as galerias dele sao muito estreitas por isso q optei por usar esse oleo mais fino.
alguem tem um help ??
[]?s
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amigo,
até onde sei o oleo mais fino ajuda a turbina, principalmente enquanto o carro esta frio pois o oleo chega até o eixo com maior facilidade. mas naquelas, um desgaste minimo nos retentores e ela comeca a fumar.
mas isto é generalizando.
eu usei 5w40 no meu ex turbo e quem fumou foi guia de valvula heheh…
outra detalhe é que se ela estiver merejada de oleo por fora, ai o vazamento é em algum outro lugar. experimente tirar a pressurização para ver se por dentro do caracol nao esta com oleo.
abraços,
victor hugo
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a larus turbo vendia seus kits incluindo 4 litros de oleo 20w50
os oleos com refer?ncia turbo sempre são com graduação mais elevada justamente pelo aumento de temperatura q o turbo causa ao oleo, os mais comuns são 25w50.
costumo usar 25w50 ou então 20w50 + aditivo da bardhal.
o problema é a graduação mais alta, q se refere a viscosidade do oleo qdo quente. vc baixou de 50 p/ 40. isso significa que vc tem agora um oleo mais fino com o motor quente, o q não é bom no seu caso.
ja a primeira graduação (5) é muito util durante os primeiros instantes apos a partida, ja q as folgas do motor são menores qdo ele esta frio, e um oleo mais fino consegue entrar nos cantos mais apertados e com isso vc tem menor desgaste das peças m?veis.
qto a queima de oleo pelo turbo, vc demonstrou duas situações distintas:
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vazamento pela turbina - queima oleo pelo escape
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vazamento pelo compressor - suja a pressurização com oleo
na minha opnião, a pior é qdo vaza pelo compressor, pois suja a admissão toda, sensores, carboniza as valvulas e os pistões, suja velas e tal.
ja qdo é pela turbina é menos mal, porem chama mais atenção. só q suja é a sonda lambda.
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amigo,
até onde sei o oleo mais fino ajuda a turbina, principalmente enquanto o carro esta frio pois o oleo chega até o eixo com maior facilidade. mas naquelas, um desgaste minimo nos retentores e ela comeca a fumar.
mas isto é generalizando.
eu usei 5w40 no meu ex turbo e quem fumou foi guia de valvula heheh…
outra detalhe é que se ela estiver merejada de oleo por fora, ai o vazamento é em algum outro lugar. experimente tirar a pressurização para ver se por dentro do caracol nao esta com oleo.
abraços,
victor hugo
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se estiver com oleo na turbina e ela q zuou ?
eu uso esse mesmo oleo q vc citou por ele lubrificar na fase fria do motor e isso e muito importante.
a larus turbo vendia seus kits incluindo 4 litros de oleo 20w50
os oleos com refer?ncia turbo sempre são com graduação mais elevada justamente pelo aumento de temperatura q o turbo causa ao oleo, os mais comuns são 25w50.
costumo usar 25w50 ou então 20w50 + aditivo da bardhal.
o problema é a graduação mais alta, q se refere a viscosidade do oleo qdo quente. vc baixou de 50 p/ 40. isso significa que vc tem agora um oleo mais fino com o motor quente, o q não é bom no seu caso.
pq nao e bom…. isso pode causar algum dano muito serio ?
ja a primeira graduação (5) é muito util durante os primeiros instantes apos a partida, ja q as folgas do motor são menores qdo ele esta frio, e um oleo mais fino consegue entrar nos cantos mais apertados e com isso vc tem menor desgaste das peças m?veis.
qto a queima de oleo pelo turbo, vc demonstrou duas situações distintas:
**- vazamento pela turbina - queima oleo pelo escape
- vazamento pelo compressor - suja a pressurização com oleo**
pelo escape teria q ficar alguma coisa amostra q esta queimando oleo por la
e no vazamento pelo compressor.
como consigo destinguir os 2 casos
na minha opnião, a pior é qdo vaza pelo compressor, pois suja a admissão toda, sensores, carboniza as valvulas e os pistões, suja velas e tal.
ja qdo é pela turbina é menos mal, porem chama mais atenção. só q suja é a sonda lambda.
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desde ja agradeão a resposta de vc?s
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ka, uso mobil super xhp 20w50 pra carro turbo mesmo no gol gti… nunca tive problemas...
quando naum acho, uso mobil 4t.... tb nunca me deu problemas...
eu to querendo colocar um oleo no santana original...
que aconselha?
mas um oleo bom? da pra usar o super xhp mesmo? inclusive a vw recomenda.
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eu uso o shell helix super (amarelo) 15w50 é um mineral premium com aditivos sint?ticos, tem um preão bem razoável uns r$ 9,50 o litro.
em carro original (menor que 100 mil km) é interessante colocar um mais fino tipo 10w40 ou 5w30 pois ele vai até economizar mais combustável. é a tend?ncia para os carros novos nos eua e europa em função da economia e emissões.
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o problema de vc usar um xxw30 é q ele tá muiito abaixo do q pede um motor origes ..qto amsi um caracolado..
o 40 nos fire é especificação origes..assim como os ap e f2 toleram 40 em baixa…
se pegar os turbos origes são hoje sempre xxw40...5wnos vw/audi e 10w nos fivetech
agora...se for usar sempre no talo , seria mais útil um radiador de óleo do q um óleo com viscosidade quente mais alta...
show seria poder comprar sempre sel?nia racing 10w60
eu usei sempre 5w40 nos 2 mts..115mkm e tranquilos...algumas poucas vezes eu usei 10w40
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paliogozado….olha ocmo q tá a mangueira q leva óleo pra turbina....na palhoso do zippogl?s ela fazia uma curva q deixava meio dobrada e nessas ele perdia uma boa vazada de óleo...
um dia o fumac? começou..
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o problema não é a mangueira que leva o oleo, pois se trata duma mangueira com malha de aão externamente, que nao dobra a ponto de dificultar o fluxo, e as postas sao de metal, que tb nao permite vc dificultar o fluxo. o problema pode estar no retorno de oleo ao carter, que nos fire, fica abaixo do nivel do oleo, se a mangueira nao estiver bem reta descendo da turbina pro carter, e tiver fazendo muita curva, o oleo nao escoa direito e acaba se embolando pra sair da turbina, o que faz com que vaze pelos mancais. verifique se a mangueira do retorno de oleo ta descendo retinha. no meu carro, uso nivel de oleo na metade da vareta, para que o retorno fique menos submerso no oleo, com isso, a turbina fica de boa…
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o problema não é a mangueira que leva o oleo, pois se trata duma mangueira com malha de aão externamente, que nao dobra a ponto de dificultar o fluxo, e as postas sao de metal, que tb nao permite vc dificultar o fluxo. o problema pode estar no retorno de oleo ao carter, que nos fire, fica abaixo do nivel do oleo, se a mangueira nao estiver bem reta descendo da turbina pro carter, e tiver fazendo muita curva, o oleo nao escoa direito e acaba se embolando pra sair da turbina, o que faz com que vaze pelos mancais. verifique se a mangueira do retorno de oleo ta descendo retinha. no meu carro, uso nivel de oleo na metade da vareta, para que o retorno fique menos submerso no oleo, com isso, a turbina fica de boa…
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**mais para ficar assim quantos litros de oleo vc usa ?
isso nao vai prejudicar em uma acelerada forte é tipo eu tar acelerando e o nivel estar baixo nao vai faltar oleo pra lubrificar certas partes na fase mais critica ?**
o retorno esta retinho nao esta dobrado.
citaram desmontar a pressurização. ta eu desmontando a pressurização qual o sintoma q me mostraria q a lubrificação esta sendo mal feita ou coisa do tipo.
pq aonde esta com oleo mesmo e na junção da pressurização com aquelas mangueiras de borracha bem perto da valvula de prioridade. e a 2x q isso acontece.
por isso o dilema de perguntar se e por causa do oleo mais fino pq sempre foi eu colocar oleo mais fino q ocasionou q acontecesse isso….
se for turbina provavelmente deve ser os retentores???
pq ela nao fuma nem em lenta nem em alta. nunca fumou, nao esta com folga
e so esse problema do oleo q me incomoda.
se alguem tiver mas soluções posta ai....
ps: isso nao pode estar acontecendo por causa da prioridade estar apresentando algum problema ??? ou nada haver
ate o momento vlw por quem esta respondendo
[]?s
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no meu caso a turbina está posicionada bem baixa em relação do motor e por isso eu ando (por recomendação do mecânico) sempre no nível mínimo da vareta de óleo.
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q beneficio isso tras para a turbina
e se prejudicar algo o q prejudica
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eu ando a um ano e dois meses com o carro com o oleo no nivel maximo da vareta, sem ultrapassar, usando os oleos que disse acima…
nesse tempo todo, sarrafando dia e noite, a turbina naum fuma nada, nada de oleo na pressurizacao, ou seja, 0km.
meu coletor eh pulsativo no farol e a saida pra lubrificacao da turbina sai do suporte do filtro de oleo, vai ate a turbina (fica bem vertical) e a saida de oleo da turbina desce o mais reto possivel ate o carter, o mais na vertical possivel tb... e o furo no carter esta no ponto mais alto que da pra fazer...
como disse... a um ano desse jeito, se fosse pra fuder com alguma coisa... jah tinha fudido tudo jah....
oleo em sempre troco com menos de 3000km... oleo e filtro...
minha receita eh essa, e ta funcionando bem.
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no meu caso a turbina está posicionada bem baixa em relação do motor e por isso eu ando (por recomendação do mecânico) sempre no nível mínimo da vareta de óleo.
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exatamente o que eu faco. na verdade eu ando com o nivel no meio da marca da vareta.
no meu carro nunca deu problema. pelo contrario, sao 60 mil km de turbo, e ainda vai mais, apesar do motor ter quebrado por um motivo nada a ver.