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Efeito ram air para carro

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    amarchetti
    escreveu em última edição por
    #34

    não é nehhum método cient?fico..mas achei interessante..

    peguei o condu?te eletrico amarelo (corrugado) de 3/4 e soprei…

    o barulho do ar correndo é feio mesmo...

    depois soprei numa mangueira de jardim q era um pouco mais fina (mas era pouco mesmo)...

    pela maior área, era de se esperar q eu precisasse fazer mais força pra soprar...

    mas , pelo contrário..pareceu q eu fazia menos esforão pra soprar...

    copm os 2 eu não consegu? empurarr com o sopro uma bolinha de borracha...

    dai fiz o caminho inverso..tentei sugar uma folha de papel com os 2...

    com a mangueira: uxei o papel mais rápido..mas depois q puxei e este tapou a entrada da mangueira, eu precisei fazer força pra segura o papel pra não cair...

    com o conduite, eu fiz a mesma força pra sugar..o papel deu uma levantada, hesitou em subir até o tubo..qdo subiu, tapei a entrada...

    mas a força que fiz pra segur?-lo sem cair foi bem menor do q com a mangueira...

    talvez por isso os tubos de aspiradores de pos sejam corrugados e não lisos..

    já os inaladores caseiros e compressores de ar (sopradores) tem uma mangueira reta...

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      *Felipe*
      escreveu em última edição por
      #35

      acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…

      qnto menos obst?culos, mais velocidade...

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      • S Offline
        S Offline
        SeaL
        escreveu em última edição por
        #36

        acho q é o mesmo princ?pio de polir os dutos…

        qnto menos obst?culos, mais velocidade...

        [snapback]375882[/snapback]

        não se aplicam as mesmas f?rmulas pros dois estados da matéria… gasoso e láquido...

        os dutos são polidos pq as micro got?culas de combustável podem aderir a pequenas imperfeições, criando assim cotas maiores, ou mesmo um rio no tudo, por isso do polimento...

        o ar aspirado não tem humidade suficiente pra aderir ?s paredes...

        só que aí eu pergunto...

        se rugoso é tão melhor na teoria...

        como é que uma fabricante feito aem, skunk2, toda racing, (todas gringas e com bom capital pra investir em pesquisa) não usam ou possuem um tubo rugoso?

        alguma razão deve de se ter...

        1 Resposta Última resposta
        • R Offline
          R Offline
          rocmtfk
          escreveu em última edição por
          #37

          mas será que não ?? tipo tem certeza que internamente não tem nenhum tratamento ?

          1 Resposta Última resposta
          • B Offline
            B Offline
            bactria
            escreveu em última edição por
            #38

            só pra dar uma idéia…

            retirado do best cars: a nova( já é velha, a mais atual tem 175cv) yamaha yzf r1 despeja 172cv de potência a 12.500 rpm... com a pressão aerodin?mica no sistema de admissão forçada de ar pode chagar a 180cv

            tem que se levar em consideração a velocidade em que se atinge essa potência e sistema de admissão que deve ser perfeito.

            1 Resposta Última resposta
            • T Offline
              T Offline
              TuningBrasil
              escreveu em última edição por
              #39

              estas são algumas das usadas lá fora…em vêrias aplicações.

              • http://www.quickcar.net/cooling/cp_hose.html
              1 Resposta Última resposta
              • S Offline
                S Offline
                supersonico
                escreveu em última edição por
                #40

                essa que o tb postou é corrugada pra ficar não-colabável (achatével), conduite corrugado também é assim. a parede do corrugado é bem mais fina que a do liso, e o corrugado vc pode aplicar concreto em volta que ele não achata. a do aspirador de po é corrugada pra dar flexibilidade.

                a b&w, fabricante de caixas ac?sticas, usa um método de construção similar ao da bola de golfe nos dutos das suas caixas, mas é por um motivo mais prático: em mecânica dos fluidos, qualquer fluido que passa por um conduto tem velocidade máxima no centro desse conduto e mínima nas paredes (basta pensar num rio: o meio é uma baita corredeira, as margens sempre estarão mais devagar). pois bem, muita velocidade do ar no interior do duto dá sopro, algo que vc não quer ouvir no meio da sua mêsica, então o que eles fizeram é aplicar esse princ?pio da bola de golfe, de maneira a criar uma turbulencia tendente a equalizar a velocidade das bordas com a do centro do duto, diminuindo a velocidade de pico do ar e o tal do sopro.

                não sei se é exatamente isso o que se busca pra dar o efeito ram-air. seria legal discutir se essa velocidade mais uniforme dada pela rugosidade da parede do duto seria h?bil a empurrar um maior volume de ar pra dentro da tbi, ou não. acho que uma corneta, pra trocar volume por pressão, daria mais resultado, mas posso estar errado.

                1 Resposta Última resposta
                • R Offline
                  R Offline
                  Rix
                  escreveu em última edição por
                  #41

                  queria saber se existe vantagem em usar um ram-air num motor a álcool… pq ele toma ar frio... como fica a emulsificação?

                  dúvida de leigo, eu sei.... mas tb estou aqui praaprender...

                  []s

                  1 Resposta Última resposta
                  • C Offline
                    C Offline
                    CrisGTS
                    escreveu em última edição por
                    #42

                    emulsificação num carburado né, pq no injetado os bicos já jogo uma nuvem lá na camara. e quanto mais frio o ar admitido, mais oxigenio, e e quanto mais oxigenico dá pra queimar mais mistura que resulta em mais potencia.

                    1 Resposta Última resposta
                    • R Offline
                      R Offline
                      Rix
                      escreveu em última edição por
                      #43

                      cris… me ajuda a entender isso aí, por favor....

                      com o baixo ponto de fulgor do álcool...a nuvem que vc falou é no sentido gasoso mesmo ou gotinhasó quando limpei os bicos, parecia que ele faz mini-gotinhas... como se fosse.... uma nuvem de serração mesmo, saca... mais densa... aí fiquei meio sem saber...

                      o bocal de ar da caixa de filtro de ar do corsa, que é um ram-air de pereba... dá conta? já dá esse efeito?

                      se o combustável (alcool) é pulverizado assim belezinha, pq o uno álcool original da minha m?e tem uma tomada de ar quente do escapamento?

                      são só dúvidas... minha intenção não é negar o que ninguém está falando, ok?

                      []s

                      1 Resposta Última resposta
                      • A Offline
                        A Offline
                        amarchetti
                        escreveu em última edição por
                        #44

                        o combustivel nao pode entrar gotejando pq senão não queima..ele tem q ser pulverizado..tanto a gasosa como o alcool

                        o bico tem q mandar no estilo nuvem ..como aqueles vaporizadores q as veinha colocam água e ficam tacando na samambaia (ou a tiazinha da limpeza usa pra jogar alcool nos vidros)

                        bico gotejando não é legal pq não vai queimar bem…a? pode ser estanqueidade zoada, ou só um bico bem sujo q atrapalha a formação do leque ....

                        teu corsa é mpfi?

                        o alcool abaixo de 15oc não queima muito bem..? mais difácil de dar a partida...

                        pra evitar q vc fique 1 hora tentando ligar um carro a alcool de manhã, e na sequencia o caro morresse, usavam os coletores com aquecimento...

                        nos multiponto vc despreza isso..vc vaicuspir na boca da válvula e o calor gerado pela c?mara vai blza...

                        só q no monoponto ou no carburado..vc mija alcool lá em cima, ele temq passar todo o coletor até chegar a válvula..

                        mas o coletor é de metal e metal absorve temperatura...vc vai roubar o calor da mistura q tá descendo e nessas vc atrapalha a queima...

                        por isso o coletor aquecido e a preocupação do ram air ou cai atrapalhar a emulsificação...

                        os unos fiasa eram todos monoponto...se bem q após 2000 os alcool usavam injeção, cabeçote, borboleta e coletor dos palios mpi

                        mas.....seja cai , ran-air ou mangueira e caixa de filtro originebas, vc vai captar ar na temp ambiente...vc não baixa disso..mas é mais frio q a temp q vc suga dentro do cofre na maioria dos carros....

                        se o coletor for aquecido, a termac trabaklhar direitino, o ram-air ou um simpels cai não vai atrapalhar em nada a emulsificação do alcool no carburado

                        1 Resposta Última resposta
                        • R Offline
                          R Offline
                          Rix
                          escreveu em última edição por
                          #45

                          interessante. o corsa é um mpfi sim…

                          o uno da minha m?e, é fiasa, mpi, inje??i igual é do palio (iaw1g7), com aquecimento. estranho pra caramba.

                          quer dizer então que vc recomenda que eu recoloque as paradas que pegam ar mais é frente, numa temperatura menor que dentro do cofre?

                          foi isso que entendi?

                          []s...

                          1 Resposta Última resposta
                          • A Offline
                            A Offline
                            amarchetti
                            escreveu em última edição por
                            #46

                            tirando o risco de calão hidr?ulico, vc não tem nada a perder se for buscar ar frio lá fora na boca do choque….

                            1 Resposta Última resposta
                            • C Offline
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                              CrisGTS
                              escreveu em última edição por
                              #47

                              peguei o cano de 2.5 ontem e coloquei pra fora da janela do carro a 120 km/h e virei o lado pra dentro do carro. cara, faz uma ventania legal viu

                              1 Resposta Última resposta
                              • S Offline
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                                SeaL
                                escreveu em última edição por
                                #48

                                peguei o cano de 2.5 ontem e coloquei pra fora da janela do carro a 120 km/h e virei o lado pra dentro do carro. cara, faz uma ventania legal viu

                                [snapback]378181[/snapback]

                                pra gente

                                o que vc não leva em consideração é que pra haver ganho mesmo com pressão positiva, é necessário uma caralhada de vento…

                                faz um teste.

                                mete a mão no bocal do corpo de borboleta com o carro em marcha lenta...

                                sente a pressão da baga?a...

                                imagina akilo em wot (po no fundo)?

                                precisa de muito fluxo de ar pra criar pressão positiva...

                                se subir 0.3bar a 160km/h jah é muito

                                fazer um cone pra socar o ar com força pra dentro é relativo, pq se o tubo não der vazão suficiente, abra?a... num vai adiantar ter um cone de 22 na dianteira do carro...

                                ajudar ajuda na parte de coletar ar mas frio...

                                pressão positiva... desconsidera.... ou não faça planos esperando ela...

                                pq nem a 200km/h vai passar dos 0.4 de pressão positiva...

                                1 Resposta Última resposta
                                • T Offline
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                                  TuningBrasil
                                  escreveu em última edição por
                                  #49

                                  mete a mão no bocal do corpo de borboleta com o carro em marcha lenta…sente a pressão da baga?a...

                                  vai se machucar…? sório. :ninja:

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • S Offline
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                                    escreveu em última edição por
                                    #50

                                    eu sei… mas é pouquêssimo provóvel que ele vê fazer isso no corpo de borboleta... mais facil ele fazer no cano depois do filtro... que é bem maleável...

                                    vai sugar a mão mas naum vai arrancar nada... e ele assusta com a deformação do cano... e finalmente entende o que a gente tá tanto querendo falar...

                                    hehehehe

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • G Offline
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                                      #51

                                      eu sei… mas é pouquêssimo provóvel que ele vê fazer isso no corpo de borboleta... mais facil ele fazer no cano depois do filtro... que é bem maleável...

                                      vai sugar a mão mas naum vai arrancar nada... e ele assusta com a deformação do cano... e finalmente entende o que a gente tá tanto querendo falar...

                                      hehehehe

                                      [snapback]378319[/snapback]

                                      induzimento ao suic?dio é crime hein hehehhehe

                                      qdo tava trocando meu corpo de brabuleta eu coloquei a mao ali, é bastante forte mesmo

                                      abs

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • C Offline
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                                        escreveu em última edição por
                                        #52

                                        eu sei… mas é pouquêssimo provóvel que ele vê fazer isso no corpo de borboleta... mais facil ele fazer no cano depois do filtro... que é bem maleável...

                                        vai sugar a mão mas naum vai arrancar nada... e ele assusta com a deformação do cano... e finalmente entende o que a gente tá tanto querendo falar...

                                        hehehehe

                                        [snapback]378319[/snapback]

                                        cara, não sou leigo a este ponto, tanto que já fiz este teste de por a mao no cano muito antes de postar esse tópico. so fiz o comentário para constar que realmente h? uma facilitação da entrada do ar, não to dizendo que vê dar pressão positiva.

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • A Offline
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                                          amarchetti
                                          escreveu em última edição por
                                          #53

                                          qto a textura do duto:

                                          como o seal usou o exemplo do rio: meio profundo e revolto x borda rasa e tranquila…

                                          água e ar são flu?dos que temos o interesse de acelerar...

                                          se eu pegar um pneu voltado pra desempenho sob chuva...o top de escoamento d água é o aquatred da goodyear (agora ja tão no aquatred 3)

                                          olha o desenho do maledeto:

                                          exatamente como foi dito: um canal central profundo e no caso tem alguns transversais pra expulsar mas rápido a água acelerada pelo canal central…

                                          se vc inverter o sebtido de rotação de um aquatred, ele vira um lixo...não faltaram cassos de acidentes nos eua causados por causa disso..ele fazia o carro aquaplanar a velocidades rid?culas e sem aviso..

                                          a intenção aquei era expulsar o flu?do o mais rápido possível...

                                          será que um diuto com recortes como este em baixo relevo com vêrios dutos centrais profundos como esse se interligando dariam algum resultado?

                                          qto a pressão do ar induzido em bars, eu acho q deve ser coisa de no máximo 0.2 bar a velocidades bem altas...

                                          pode er q os kras tiram 20cvs de carros ou motos a velocidades na casa de 200-250 km/h...

                                          mas em velocidades mais normais , como a uns 140km/h eu acho q de kra vc se beneficia se não perder pot?nia por causa da altitude..ou pelo menos minimizar a perda de altitude..

                                          aqui em ampa , enquanto o krinha do teu lado anda com 93cvs, vc desenvolve seus 100cvs de boa...e tira alguma vantagem...

                                          agora..pra conseguir seus 102cvs, aí vc precisaria estar bem mais rápido

                                          pq razão carros de rallye teriam ram-air se eles não chegam a velocidades tão altas?

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