Cmracing x magicas
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na boa, mais eu acho q teu carro é manco sim. zuera cara.
mais voltando ao topico,
ja foi explicado o funcionamento do meg, apesar de ser un tanto complicado entender, mais é assim mesmo, não existe sensor escondido na resina, não tem segredo, é como o pessoal explicou. logico que si vc regular pra 0.7bar e meter 1.5bar ele não vai corigir a mistura certinho, pelo menos eu acho, mais si vc variar pouco a presão tipo até uma 400gramas a mais ou a menos ele corrigi.
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porra foi dificil achar um bar por aqui por perto.. mazzz zuuuuu zuuuuu beiinnnn…
pow cara eu acho que basicamente é a explicação que nosso colega mostrou a uma pagina atrás... ele definil ali o que faz e o que não faz. de boa, pelo preão que ?... não vejo misterio se for aquilo e nem demerito....
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porra foi dificil achar um bar por aqui por perto.. mazzz zuuuuu zuuuuu beiinnnn…
pow cara eu acho que basicamente é a explicação que nosso colega mostrou a uma pagina atrás... ele definil ali o que faz e o que não faz. de boa, pelo preão que ?... não vejo misterio se for aquilo e nem demerito....
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mais analizando pelo preço, si vc quer un carro injetado bem feito, qual gerenciador fora o meg usaria? levando en concideração que o meg tá 465r$ sin não me engano o basico e com ele vc concegue un acerto perfeito, conforme falamos nas paginas anteriores.
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mas é o que eu to falando pelo preão de r$460 reais vc tem uma solução que de acordo com muita gente funciona. ou seja, acho que o maior problema do mag é que não h? nada na faixa de preão dele que possa ser comparado… acho que a unica vacilada tem mais haver com a postura do cesar em relação ao produto...
explico, em vez de aceitar as criticas (que se perderiam na afirmação mas funciona ) de que não leva em conta isso ou aquilo e administrar a situação dizendo que alem de barato é parrudo e resistente e funciona muito bem... não, ele abriu fogo e publicou algumas perolas sobre preparação que foi um prato cheio para os criticos...
só isso.
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olha gustavo, da mesma forma que você não entende, eu também não consigo visualizar o seu ponto de vista. veja bem, você está dizendo que lambda=1 é 860mv na sonda apenas pq você com essa tensão em wot tá tendo um rendimento melhor do carro. então você assumiu que melhor rendimento=lambda1 certo? só que desde que é unanimemente aceito e documentado o fato que deve-se enriquecer a mistura em wot para que a temp da c?mara não ultrapasse os valores suport?veis pelos materias atualmente utilizados, essa afirmação não tem valor algum. ali?s, ainda não entendi o por que de você assumir que o melhor rendimento é sempre com mistura estequiom?trica. isso não é verdade.
ali?s, pode até ser considerado, se o que estamos avaliando é o rendimento térmico de um motor. ou seja, se estivermos mensurando o quanto de trabalho conseguimos extrair de uma determinada quantia de combustável, é claro que em estequiometria conseguiremos o rendimento máximo.
mas se o que estiver em jogo é o máximo de potência, a partir de um motor de cilindrada conhecida, a maior potência obtida é com mistura um pouco mais rica que o estequiom?trico. isso é fato.
ali?s, mistura calibrada para maior economia, é ligeiramente mais pobre que o estequiom?trico, em torno de lambda=1.05 com esse valor, garantimos que todo o combustável é queimado e o pouco de ar que sobra não é suficiente nem para ocupar espaço na c?mara, nem absorver calor da explosão e perder rendimento térmico. da mesma forma que a situação hipot?tica do motor de navio com 9000 litros de ar e 1 de combustável perder rendimento se enfiarmos a aparente rid?cula quantidde de 2 litros de combustável ao invós de 1. acontece que 1 litro de combustável em forma láquida possui volume ?nfimo, mas 1 litro vaporizado ocupa um volume enorme, além desse excedente tirar espaço na c?mara que deveria ser preenchido com comburente, por ela não queimar, ela absorve calor da queima e consequentemente baixa o rendimento térmico da explosão, fazendo com que a pressão sobre o pistão seja inferior a uma explosão correta .
quanto ao que se lá em revistas, prefiro nem comentar. quando o nível das revistas nacionais estiverem algo perto das importadas de mais de 30 anos de exist?ncia, aí poderemos utilizar os exemplos impressos como vêlidos.
já chega aquela palha?ada dos pistões castos que deu muitas poginas de discussão sem proveito algum, é não ser ficar visável que as revistas nacionais estão apenas engatinhando.
quanto a sua dúvida (ou melhor, pegadinha) sobre o porque da sonda quando em closed loop ficar variando bastante ao invós de estabilizar em 450mv, é claro que você sabe que a faixa de atuação dela é extremamente fechada. pra injeção só importa saber se está rico ou pobre. a ecu trabalha com estequiometria média, ou seja, fica oscilando entre rico e pobre, mas fica aprox. 50% do tempo em cada estado, de forma que na média, o que se tem é estequiometria.
agora me explique o seu ponto de vista pra essa situação….
ou melhor, nem explique nada. tá vendo que esse papo vai ser como outros que tivemos com o pessoal que simpatizava com o cm. posts cheio de quotes e r?plicas, parecendo uma sabatina, um questionando o outro e argumentando que o seu ponto de vista é certo e o outro tá sempre errado que que todas as montadoras estão unidas numa conspiração contra os consumidores...
mas confesso que te achei muito mais equilibrado, pelo menos no quesito etiqueta. se você se libertar dessas correntes que o cm joga em seus disc?pulos, tenho certeza que você ir? longe.
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quanto ao que se lá em revistas, prefiro nem comentar. quando o nível das revistas nacionais estiverem algo perto das importadas de mais de 30 anos de exist?ncia, aí poderemos utilizar os exemplos impressos como vêlidos.
já chega aquela palha?ada dos pistões castos que deu muitas poginas de discussão sem proveito algum, é não ser ficar visável que as revistas nacionais estão apenas engatinhando.
falando em pistões castos, no site do cm ele condena o uso de pistões forjados. segundo ele, eu posso usar o meg e pistões originais sem problemas.
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falando em pistões castos, no site do cm ele condena o uso de pistões forjados. segundo ele, eu posso usar o meg e pistões originais sem problemas.
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o ponto de vista dele (pelo que entendi) ?:
até 1 bar vc não precisa deles, os seus aguentam.
mais que isso, seu câmbio vai pro espaço (se o carro tracionar, pq não adianta vc ter 600 cv, lixar até de 5? que vai tomar nabo de um carro de 200 que tem ch?o ).
não que não precisa deles … depende até onde vc vai na brincadeira
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prometi não comentar mais sobre o tópico, mas gostaria de saber aonde estará o erro na seguinte lágica de pensamento:
1- se existe uma curva de combustável montada dentro do controlador isto seria de forma anal?gica, afinal não é microprocessado, se não é microprocessado não existe auto regulação (adaptação a pequenas variações da entrada de dados) portanto não se adapta sozinho a nada.
2- se existe uma curva motada analogicamente isso significa que:
2-a ele conseguiu fazer uma injeção igual a le jetronic que é especifica para cada motor devido a calibração dos componentes (amplificadores sob fuinções de soma, divisão, etc) para montar a tal curva, mas em um espaço 1/5 do tamanho da jetronic e com 1/100 dos componentes e sensores…
2-b se isto ocorre a o aparelho não pode ser usado em nenhum outro carro que não seja o para o qual a curva foi montada o que nos leva ao próximo item
3 - se o aparelho tem uma curva perfeita montada pro carro perfeito pelo engenheiro que é perfeito ele não serve a algum que tenha modificação sequer por exemplo em termos de:
comando
corpo de borboleta
coletor de escape
escape
taxa
fluxo no cabeçote
afinal estes fatores modificam extremamente a curva de torque e como é sabido a curva de combustivel necessária depende da curva de torque, são de formato miuto parecido (quem quiser aprender compre o livro bosch fuel injection & engine management de charles o. probst sae considerado um dos maiores especialistas em injeção eletrúnica do mundo (vai ter algum engenheirinho -como ele chama os colegas- que vai afirmar que ele apesar de ser um eng mecânico membro da sae - não conhece nada de mecânica ao afirmar que fator lambda = 0,8 num tem nada a vre com tensão de 0,85v medidas numa sonda narrow).
por ultimo... quem quiser que o faça... existem multimetro que consegue gravar o valor lido, calculndo a média dos valores...coloque e o multimetro ir? indicar entre 450 e 550mv de valor m?dio na sonda (obvio isso com carga estratificada e sem ser wot onde vai tender a 850mv) são valores adotados por todas as montadoras e todos os fabroicantes de injeção, seja siemens, bosch, marelli, denso, vdo, delco, honda, mitsubishi, hitachi...um pouco dificil todas estas empresas estarem erradas mesmo uma competindo arduamente contra a outra...
se alguem quiser vem aqui puxamos um fio da sonda e coloco um fluke com aferição rbc vêlida ainda e que grava valor máximo, minimo e média e fazemos a experiencia...
gostaria de que pensassem sobre a frase abaixo:
funcionar é diferente de ser a melhor escolha
se não estaráamos ainda com motores carburados, corpo simples, 2 valvulas por cilindro, comando sem variação de fase e rendendo 30cv/litro....
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funcionar é diferente de ser a melhor escolha
se não estaráamos ainda com motores carburados, corpo simples, 2 valvulas por cilindro, comando sem variação de fase e rendendo 30cv/litro….
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como um reporter disse numa revista de motos se referindo as esportivas: andar, todas andam, mas o importante é como andam.
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o ponto de vista dele (pelo que entendi) ?:
até 1 bar vc não precisa deles, os seus aguentam.
mais que isso, seu câmbio vai pro espaço (se o carro tracionar, pq não adianta vc ter 600 cv, lixar até de 5? que vai tomar nabo de um carro de 200 que tem ch?o ).
não que não precisa deles … depende até onde vc vai na brincadeira
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faão minhas as suas palavras over (ali?s, se vc nao lembra de mim, sou aquele chato que tava de terno que ficou te enchendo o saco um tempão naquele dia que fomos numa pizzaria aqui em curitiba com o daniel fabr?cio e outros).
foi bem o que eu disse lá em cima.. funcionar é uma coisa, ser a melhor escolha é outra.
ah, gostaria de mais informações sobre esse livro. vc tem?
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faão minhas as suas palavras over (ali?s, se vc nao lembra de mim, sou aquele chato que tava de terno que ficou te enchendo o saco um tempão naquele dia que fomos numa pizzaria aqui em curitiba com o daniel fabr?cio e outros).
foi bem o que eu disse lá em cima.. funcionar é uma coisa, ser a melhor escolha é outra.
ah, gostaria de mais informações sobre esse livro. vc tem?
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opa, lembro sim… bem eu tenho ele aqui, mas num empresto, vendo, dou ou faão leasing foi meu livro de cabeceira por um bom tempo...
se vc quiser tem na biblioteca da sae-brasil é uma introdução aos sistemas jetronic e motronic, é obviamente um livro para iniciantes, ams vai muito bem até o nivel m?dio e avan?ado, obvio que tem algumas coisas que mudaram com as me (borboleta eletrúnica) que ele cita vagamente pois o livro que tenho é de 93, provavelmente exista uma versão mais moderna.
se vc entrar no site da bosch em algum lugar existem livros sobre a motronic m e as me a venda...
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pode usar sim… o negócio é feio, tem pedras dentro, mas passa um motor original para turbo mesmo.
só tenho uma ressalva ao meg, ?s vezes quando subia a serra para curitiba dava excesso em carga parcial...
na época (2003) foi a melhor solução que encontrei, com atraso de ponto por 530 reais....
uma curiosidade, em 1994-1995, logo depois que saiu o corsa 1.0 efi, o pessoal da revista oficina mecanica inventou de turbinar o carrinho... fizeram o kit, montaram na gasosa com uma pressão conservadora, botaram um bico extra... quebrou. veio o cm e colocou uma caixa cheia de fios , mais um bico snme e mandou aumentar a pressão... o carro andou e não quebrou. não lembro agora 100% as infos, mas saiu na revista...
ou seja, mais de 10 anos nas costas tem o meg.....
caramba , posso copiar e colocar no nosso fórum ??? rodrigo , o pior é que você ta colocando as coisas com tremenda clareza e a turma não entendeu ainda .
temos vêrios clientes com o mesmo depoimento , afirmando o resultado , mas acredito que por você ser respeitado aqui no pp , dessa vez a turma vai acreditar .
sds
gustavo
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prometi não comentar mais sobre o tópico, mas gostaria de saber aonde estará o erro na seguinte lágica de pensamento:
1- se existe uma curva de combustável montada dentro do controlador isto seria de forma anal?gica, afinal não é microprocessado, se não é microprocessado não existe auto regulação (adaptação a pequenas variações da entrada de dados) portanto não se adapta sozinho a nada.
2- se existe uma curva motada analogicamente isso significa que:
2-a ele conseguiu fazer uma injeção igual a le jetronic que é especifica para cada motor devido a calibração dos componentes (amplificadores sob fuinções de soma, divisão, etc) para montar a tal curva, mas em um espaço 1/5 do tamanho da jetronic e com 1/100 dos componentes e sensores…
2-b se isto ocorre a o aparelho não pode ser usado em nenhum outro carro que não seja o para o qual a curva foi montada o que nos leva ao próximo item
3 - se o aparelho tem uma curva perfeita montada pro carro perfeito pelo engenheiro que é perfeito ele não serve a algum que tenha modificação sequer por exemplo em termos de:
comando
corpo de borboleta
coletor de escape
escape
taxa
fluxo no cabeçote
blz junior?
vou ter que dar uma de advogado do diabo, mas pelo que eu entendi sempre o meg parte do pressuposto que a injecao vai alimenta perfeitamente o carro se for retirado o turbo.
por isso ele é voltado para os carros originais…o meu tem uma injeção toda frankstein, andando 1.8 alcool com ecu 1.6 gasolina, fica uma merda a frio...
se for pra colocar em um carro a gasolina com uma pressao civilizada,acho que é uma solução até competitiva... em álcool prejudica um pouco a conversão tabajara, mas vai bem também, e vc tem liberdade de mudar a pressão (principalmente se for com 2 pressostatos) e fazer vc mesmo o acerto.
afinal estes fatores modificam extremamente a curva de torque e como é sabido a curva de combustivel necessária depende da curva de torque, são de formato miuto parecido (quem quiser aprender compre o livro bosch fuel injection & engine management de charles o. probst sae considerado um dos maiores especialistas em injeção eletrúnica do mundo (vai ter algum engenheirinho -como ele chama os colegas- que vai afirmar que ele apesar de ser um eng mecânico membro da sae - não conhece nada de mecânica ao afirmar que fator lambda = 0,8 num tem nada a vre com tensão de 0,85v medidas numa sonda narrow).
por ultimo… quem quiser que o faça... existem multimetro que consegue gravar o valor lido, calculndo a média dos valores...coloque e o multimetro ir? indicar entre 450 e 550mv de valor m?dio na sonda (obvio isso com carga estratificada e sem ser wot onde vai tender a 850mv) são valores adotados por todas as montadoras e todos os fabroicantes de injeção, seja siemens, bosch, marelli, denso, vdo, delco, honda, mitsubishi, hitachi...um pouco dificil todas estas empresas estarem erradas mesmo uma competindo arduamente contra a outra...
se alguem quiser vem aqui puxamos um fio da sonda e coloco um fluke com aferição rbc vêlida ainda e que grava valor máximo, minimo e média e fazemos a experiencia...
complementando a parte de sonda, quando o carro está funcionando em malha fechada a riqueza (inverso do lambda) fica oscilando ciclicamente entre 1,01 e 0,99, algo como 750-800mv e 250-300mv… ela faz assim pois a curva de resposta da sonda é linear apenas nessa faixa bem estreita de riqueza / lambda... é necessário manter a riqueza nessa faixa para o funcionamento otimizado do catalisador (e para não destru?-lo).
a partir de certa carga, já não interessa mais o nível de emissões (pois está fora do ciclo de homologação) e começa a ficar cr?tica a temperatura dos componentes internos... além do fato da maior potência ser em uma riqueza maior que 1 (ou lambda menor que 1)...
então o que se vê na prática são riquezas de 1,10 a 1,20 (lambda 0,91 a 0,83) em plena carga, dependendo do motor, do combustável e das condições de funcionamento... isso para motores normais, originais e aspirados.
gostaria de que pensassem sobre a frase abaixo:
funcionar é diferente de ser a melhor escolha
se não estaráamos ainda com motores carburados, corpo simples, 2 valvulas por cilindro, comando sem variação de fase e rendendo 30cv/litro….
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concordo, mas hoje em dia ainda se usa muito 2v, e o carburador só está saindo das motos por questáes de emissões mesmo….
para um kit b?sico em um carro original, pra ficar divertido e confiável (e não um campeão de arrancada), em um lugar onde não se tenha acesso a alguém que faça uma boa calibração da ie original (e que não custe 1500 reais pra fazer isso), pode ir de meg.
[]s
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bom cara.. topicos envolvendo o cm costumam dar muita confusao. entaum pra evitar esse tipo de confusao… e melhor tranca-los saka?
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acho que não saq?ei bem o que quer dizer, mas, no meu entender, você votou no sim na campanha do desarmamento, acertei???
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isso ai ja foi motivo de brigas em varios foruns.
mas só digo uma coisa. a ignição do cm é fudeosa mesmo
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grato por falar a verdade. ela é a mais forte do mundo, e provo a quem quiser, além de comparar com qualquer uma.
o conceito de melhor é muito amplo, por isso digo que ela é apenas a mais forte, mas ela é a única que trabalha com cabos diretos, aceita velas diretas nos fiats, etc, e faz verdadeiros milagres no gnv, fiats e motores 16 v. até no audi a-8, que considero uma das melhores ignições do mundo, ela da muita diferença.
e o meg ?, sem a menor dúvida, o melhor gerenciador de turbos do mundo. foi o primeiro gerenciador do mundo, e o unico que funciona em qualquer motor do mundo. pode verificar. no brasil, por exemplo, ninguém faz m?gicas para zetecs, fiats 16 v, fires, f-250, celta, novos corsa, astra, vectra, etc. e os motores com acelerador eletrúnico o meg é o único que funciona…
acabei de tirar um fuel tech de um fiesta 1.0 2005, que passou por dois bons preparadores, e após instalar o meg, o motor passou de 2,5 por litro para 6,5 e anda muito mais. acabei de fazer um filme com ele e um fiat 1.0 8 v com 0,8 de pressão até 190 km. zero a 100 em 7 segundos
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ahh legal rs…
então peão mesmo desculpas...
pq.. é estranho.. conheco algumas pessoas que tem carro chipado e eles realmente andam um pouco melhor que os originais..
e sente-se no po...
sei la.. de qlqr maneira..
desculpem..
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depois do 20 telefonema pedindo para eu entrar aqui, e me deparar com isso, vou te dar uma sugestáo:
essa merda de pa?s não vai para frente enquanto valer o realmente andam um pouco melhor amigo, isso não existe: teste e mostro na pogina como fazer.
a nova matéria vai mostrar horrores sobre essas m?gicas, etc. mas passa pela sua cabeça que todos os eng das fábricas são burros???
ou voc~e é daqueles que acredita que dá para converter um carro para álcool sem mexer nos bicos??? pra e pejnse um pouco: porque será que todo carro é álcool tem bicos pelo menos 35 % maiores que os a gasolina e gastam normalmente acima de 40 % do que os a gasolina???
aprenda a pensar e quem sabe terá algum futuro nesse mundo competitivo…
ou então seja do pt...
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cara até acho que melhoram.. mas n tudo o que os caras que tao la tentando vender dizem.. e nem tanto como a cmracing ta falando..
cada um querendo vender o seu peixe né …
só penso que se desejar alguma coisa que faça diferença no motor.. um mero chip n resolve... tem que ser algo mais real que virtual..
o que to querendo fazer aqui é um novo sistema de escape pro celtinha ...
isso sim sei que melhora .. mas vai no maximo uns 10 hp.. sendo bem otimista..
mas to mais interessado mesmo é na queda do consumo de gasolina hehe..
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faão uma proposta para você. vamos num dino sório e tiramos todo seu escape. não dá 3 hp a mais (sem contar catalisador), e caso dinheiro. se quer economizar, cito marcelo que tem seu carro e falou 2 horas comigo ontem, de recife, colocou a ignição a uns 6 meses, e mandou carta para a gm dizendo que está 17 % mais econômico, além de andar muito mais. se taxar, e usar a ignição, ai ter?s um milagre…
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dizer que em nenhum caso o corpo de borboleta pode ser alargado corresponde a dizer que um opala com carburação simples rende melhor que com tripla …
abraços ...
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amigo, posso dar uma sugestáo??? pense antes de falar, e ai não perco meu tempo tendo que responder.
quem está olhando suas afirmações normalmente não conhece nada, e voc~e até pode impressionar essa turma, mas não a qualquer eng que preste, algo muito raro nesse meio.
o opala tem um motor da dácada de 40 , lançado no brasil em 1969, e saiu por total obsolesc~encia em 1992… seu motor comum tinha 126 hp sae, e qualquer 1.6 de hoje tem 105 din/abnt, e andam muito mais que aquele troão de quase 70 anos de idade. veja na minha pogina os cálculos da área necessária para admissão dos motores, e vai ver que elas estão bem acima do necessário. mas se não acredita, basta um instrumento de 50 merrecas para comprovar, ou acha que medição ?: eu apenas encostei o po no acelerador e deu um pulo para a frente????
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nada pesoal. mas quando é pra dizer que o carro ganhou 3 cv por causa de chip e filtro, eles dizem que é margem de erro. mas quando perdem 3 cv com o corpo de borboleta, aí é culpa do corpo de borboleta.
esse povo precisa estudar método cient?fico.
fico por aqui.
[]s
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gostei de você: atitudes é disso que esse pa?s de merda precisa…
tenho certeza que todos aqui estão esperando seus métodos cient?ficos para avaliar aquela matéria mal escrita, e mal feita, da revista. por favor mande-me c?pia de sues métodos e publico, com as correções, na minha pogina.
vamos melhorar o baix?ssimo nível de preparação do brasil.
aguardo ansioso
abraços