Cmracing x magicas
-
funcionar é diferente de ser a melhor escolha
se não estaráamos ainda com motores carburados, corpo simples, 2 valvulas por cilindro, comando sem variação de fase e rendendo 30cv/litro….
[snapback]396958[/snapback]
como um reporter disse numa revista de motos se referindo as esportivas: andar, todas andam, mas o importante é como andam.
-
o ponto de vista dele (pelo que entendi) ?:
até 1 bar vc não precisa deles, os seus aguentam.
mais que isso, seu câmbio vai pro espaço (se o carro tracionar, pq não adianta vc ter 600 cv, lixar até de 5? que vai tomar nabo de um carro de 200 que tem ch?o ).
não que não precisa deles … depende até onde vc vai na brincadeira
[snapback]396957[/snapback]
faão minhas as suas palavras over (ali?s, se vc nao lembra de mim, sou aquele chato que tava de terno que ficou te enchendo o saco um tempão naquele dia que fomos numa pizzaria aqui em curitiba com o daniel fabr?cio e outros).
foi bem o que eu disse lá em cima.. funcionar é uma coisa, ser a melhor escolha é outra.
ah, gostaria de mais informações sobre esse livro. vc tem?
-
faão minhas as suas palavras over (ali?s, se vc nao lembra de mim, sou aquele chato que tava de terno que ficou te enchendo o saco um tempão naquele dia que fomos numa pizzaria aqui em curitiba com o daniel fabr?cio e outros).
foi bem o que eu disse lá em cima.. funcionar é uma coisa, ser a melhor escolha é outra.
ah, gostaria de mais informações sobre esse livro. vc tem?
[snapback]397010[/snapback]
opa, lembro sim… bem eu tenho ele aqui, mas num empresto, vendo, dou ou faão leasing foi meu livro de cabeceira por um bom tempo...
se vc quiser tem na biblioteca da sae-brasil é uma introdução aos sistemas jetronic e motronic, é obviamente um livro para iniciantes, ams vai muito bem até o nivel m?dio e avan?ado, obvio que tem algumas coisas que mudaram com as me (borboleta eletrúnica) que ele cita vagamente pois o livro que tenho é de 93, provavelmente exista uma versão mais moderna.
se vc entrar no site da bosch em algum lugar existem livros sobre a motronic m e as me a venda...
-
pode usar sim… o negócio é feio, tem pedras dentro, mas passa um motor original para turbo mesmo.
só tenho uma ressalva ao meg, ?s vezes quando subia a serra para curitiba dava excesso em carga parcial...
na época (2003) foi a melhor solução que encontrei, com atraso de ponto por 530 reais....
uma curiosidade, em 1994-1995, logo depois que saiu o corsa 1.0 efi, o pessoal da revista oficina mecanica inventou de turbinar o carrinho... fizeram o kit, montaram na gasosa com uma pressão conservadora, botaram um bico extra... quebrou. veio o cm e colocou uma caixa cheia de fios , mais um bico snme e mandou aumentar a pressão... o carro andou e não quebrou. não lembro agora 100% as infos, mas saiu na revista...
ou seja, mais de 10 anos nas costas tem o meg.....
caramba , posso copiar e colocar no nosso fórum ??? rodrigo , o pior é que você ta colocando as coisas com tremenda clareza e a turma não entendeu ainda .
temos vêrios clientes com o mesmo depoimento , afirmando o resultado , mas acredito que por você ser respeitado aqui no pp , dessa vez a turma vai acreditar .
sds
gustavo
[snapback]396286[/snapback]
-
prometi não comentar mais sobre o tópico, mas gostaria de saber aonde estará o erro na seguinte lágica de pensamento:
1- se existe uma curva de combustável montada dentro do controlador isto seria de forma anal?gica, afinal não é microprocessado, se não é microprocessado não existe auto regulação (adaptação a pequenas variações da entrada de dados) portanto não se adapta sozinho a nada.
2- se existe uma curva motada analogicamente isso significa que:
2-a ele conseguiu fazer uma injeção igual a le jetronic que é especifica para cada motor devido a calibração dos componentes (amplificadores sob fuinções de soma, divisão, etc) para montar a tal curva, mas em um espaço 1/5 do tamanho da jetronic e com 1/100 dos componentes e sensores…
2-b se isto ocorre a o aparelho não pode ser usado em nenhum outro carro que não seja o para o qual a curva foi montada o que nos leva ao próximo item
3 - se o aparelho tem uma curva perfeita montada pro carro perfeito pelo engenheiro que é perfeito ele não serve a algum que tenha modificação sequer por exemplo em termos de:
comando
corpo de borboleta
coletor de escape
escape
taxa
fluxo no cabeçote
blz junior?
vou ter que dar uma de advogado do diabo, mas pelo que eu entendi sempre o meg parte do pressuposto que a injecao vai alimenta perfeitamente o carro se for retirado o turbo.
por isso ele é voltado para os carros originais…o meu tem uma injeção toda frankstein, andando 1.8 alcool com ecu 1.6 gasolina, fica uma merda a frio...
se for pra colocar em um carro a gasolina com uma pressao civilizada,acho que é uma solução até competitiva... em álcool prejudica um pouco a conversão tabajara, mas vai bem também, e vc tem liberdade de mudar a pressão (principalmente se for com 2 pressostatos) e fazer vc mesmo o acerto.
afinal estes fatores modificam extremamente a curva de torque e como é sabido a curva de combustivel necessária depende da curva de torque, são de formato miuto parecido (quem quiser aprender compre o livro bosch fuel injection & engine management de charles o. probst sae considerado um dos maiores especialistas em injeção eletrúnica do mundo (vai ter algum engenheirinho -como ele chama os colegas- que vai afirmar que ele apesar de ser um eng mecânico membro da sae - não conhece nada de mecânica ao afirmar que fator lambda = 0,8 num tem nada a vre com tensão de 0,85v medidas numa sonda narrow).
por ultimo… quem quiser que o faça... existem multimetro que consegue gravar o valor lido, calculndo a média dos valores...coloque e o multimetro ir? indicar entre 450 e 550mv de valor m?dio na sonda (obvio isso com carga estratificada e sem ser wot onde vai tender a 850mv) são valores adotados por todas as montadoras e todos os fabroicantes de injeção, seja siemens, bosch, marelli, denso, vdo, delco, honda, mitsubishi, hitachi...um pouco dificil todas estas empresas estarem erradas mesmo uma competindo arduamente contra a outra...
se alguem quiser vem aqui puxamos um fio da sonda e coloco um fluke com aferição rbc vêlida ainda e que grava valor máximo, minimo e média e fazemos a experiencia...
complementando a parte de sonda, quando o carro está funcionando em malha fechada a riqueza (inverso do lambda) fica oscilando ciclicamente entre 1,01 e 0,99, algo como 750-800mv e 250-300mv… ela faz assim pois a curva de resposta da sonda é linear apenas nessa faixa bem estreita de riqueza / lambda... é necessário manter a riqueza nessa faixa para o funcionamento otimizado do catalisador (e para não destru?-lo).
a partir de certa carga, já não interessa mais o nível de emissões (pois está fora do ciclo de homologação) e começa a ficar cr?tica a temperatura dos componentes internos... além do fato da maior potência ser em uma riqueza maior que 1 (ou lambda menor que 1)...
então o que se vê na prática são riquezas de 1,10 a 1,20 (lambda 0,91 a 0,83) em plena carga, dependendo do motor, do combustável e das condições de funcionamento... isso para motores normais, originais e aspirados.
gostaria de que pensassem sobre a frase abaixo:
funcionar é diferente de ser a melhor escolha
se não estaráamos ainda com motores carburados, corpo simples, 2 valvulas por cilindro, comando sem variação de fase e rendendo 30cv/litro….
[snapback]396958[/snapback]
concordo, mas hoje em dia ainda se usa muito 2v, e o carburador só está saindo das motos por questáes de emissões mesmo….
para um kit b?sico em um carro original, pra ficar divertido e confiável (e não um campeão de arrancada), em um lugar onde não se tenha acesso a alguém que faça uma boa calibração da ie original (e que não custe 1500 reais pra fazer isso), pode ir de meg.
[]s
-
bom cara.. topicos envolvendo o cm costumam dar muita confusao. entaum pra evitar esse tipo de confusao… e melhor tranca-los saka?
[snapback]389020[/snapback]
acho que não saq?ei bem o que quer dizer, mas, no meu entender, você votou no sim na campanha do desarmamento, acertei???
-
isso ai ja foi motivo de brigas em varios foruns.
mas só digo uma coisa. a ignição do cm é fudeosa mesmo
[snapback]389021[/snapback]
grato por falar a verdade. ela é a mais forte do mundo, e provo a quem quiser, além de comparar com qualquer uma.
o conceito de melhor é muito amplo, por isso digo que ela é apenas a mais forte, mas ela é a única que trabalha com cabos diretos, aceita velas diretas nos fiats, etc, e faz verdadeiros milagres no gnv, fiats e motores 16 v. até no audi a-8, que considero uma das melhores ignições do mundo, ela da muita diferença.
e o meg ?, sem a menor dúvida, o melhor gerenciador de turbos do mundo. foi o primeiro gerenciador do mundo, e o unico que funciona em qualquer motor do mundo. pode verificar. no brasil, por exemplo, ninguém faz m?gicas para zetecs, fiats 16 v, fires, f-250, celta, novos corsa, astra, vectra, etc. e os motores com acelerador eletrúnico o meg é o único que funciona…
acabei de tirar um fuel tech de um fiesta 1.0 2005, que passou por dois bons preparadores, e após instalar o meg, o motor passou de 2,5 por litro para 6,5 e anda muito mais. acabei de fazer um filme com ele e um fiat 1.0 8 v com 0,8 de pressão até 190 km. zero a 100 em 7 segundos
-
ahh legal rs…
então peão mesmo desculpas...
pq.. é estranho.. conheco algumas pessoas que tem carro chipado e eles realmente andam um pouco melhor que os originais..
e sente-se no po...
sei la.. de qlqr maneira..
desculpem..
[snapback]389022[/snapback]
depois do 20 telefonema pedindo para eu entrar aqui, e me deparar com isso, vou te dar uma sugestáo:
essa merda de pa?s não vai para frente enquanto valer o realmente andam um pouco melhor amigo, isso não existe: teste e mostro na pogina como fazer.
a nova matéria vai mostrar horrores sobre essas m?gicas, etc. mas passa pela sua cabeça que todos os eng das fábricas são burros???
ou voc~e é daqueles que acredita que dá para converter um carro para álcool sem mexer nos bicos??? pra e pejnse um pouco: porque será que todo carro é álcool tem bicos pelo menos 35 % maiores que os a gasolina e gastam normalmente acima de 40 % do que os a gasolina???
aprenda a pensar e quem sabe terá algum futuro nesse mundo competitivo…
ou então seja do pt...
-
cara até acho que melhoram.. mas n tudo o que os caras que tao la tentando vender dizem.. e nem tanto como a cmracing ta falando..
cada um querendo vender o seu peixe né …
só penso que se desejar alguma coisa que faça diferença no motor.. um mero chip n resolve... tem que ser algo mais real que virtual..
o que to querendo fazer aqui é um novo sistema de escape pro celtinha ...
isso sim sei que melhora .. mas vai no maximo uns 10 hp.. sendo bem otimista..
mas to mais interessado mesmo é na queda do consumo de gasolina hehe..
[snapback]389029[/snapback]
faão uma proposta para você. vamos num dino sório e tiramos todo seu escape. não dá 3 hp a mais (sem contar catalisador), e caso dinheiro. se quer economizar, cito marcelo que tem seu carro e falou 2 horas comigo ontem, de recife, colocou a ignição a uns 6 meses, e mandou carta para a gm dizendo que está 17 % mais econômico, além de andar muito mais. se taxar, e usar a ignição, ai ter?s um milagre…
-
dizer que em nenhum caso o corpo de borboleta pode ser alargado corresponde a dizer que um opala com carburação simples rende melhor que com tripla …
abraços ...
[snapback]389158[/snapback]
amigo, posso dar uma sugestáo??? pense antes de falar, e ai não perco meu tempo tendo que responder.
quem está olhando suas afirmações normalmente não conhece nada, e voc~e até pode impressionar essa turma, mas não a qualquer eng que preste, algo muito raro nesse meio.
o opala tem um motor da dácada de 40 , lançado no brasil em 1969, e saiu por total obsolesc~encia em 1992… seu motor comum tinha 126 hp sae, e qualquer 1.6 de hoje tem 105 din/abnt, e andam muito mais que aquele troão de quase 70 anos de idade. veja na minha pogina os cálculos da área necessária para admissão dos motores, e vai ver que elas estão bem acima do necessário. mas se não acredita, basta um instrumento de 50 merrecas para comprovar, ou acha que medição ?: eu apenas encostei o po no acelerador e deu um pulo para a frente????
-
nada pesoal. mas quando é pra dizer que o carro ganhou 3 cv por causa de chip e filtro, eles dizem que é margem de erro. mas quando perdem 3 cv com o corpo de borboleta, aí é culpa do corpo de borboleta.
esse povo precisa estudar método cient?fico.
fico por aqui.
[]s
[snapback]389196[/snapback]
gostei de você: atitudes é disso que esse pa?s de merda precisa…
tenho certeza que todos aqui estão esperando seus métodos cient?ficos para avaliar aquela matéria mal escrita, e mal feita, da revista. por favor mande-me c?pia de sues métodos e publico, com as correções, na minha pogina.
vamos melhorar o baix?ssimo nível de preparação do brasil.
aguardo ansioso
abraços
-
=igor bastos,nov 28 2005, 03:50 pm
editado pela moderação respeite para ser respeitado
veja bem, ele afirma q não adianta nada mudar o chip original porque os engenheiros das montadores passam milhares de horas para fazer a programação perfeita e um chip papai noel não vai te dar nenhum cv a mais.
posso dar uma suget?o, leia a materia ante de sair dando opiniões…
posso te mandar a nova.
porque não procura bons engenheiros e fala com eles??? ou faz os testes que sugiro na pogina???
se um chip feito em uma preparadora não pode dar ganhos de potencia como disse o ger geral de eng da vw, não tira um único hp a mais de um motor vw. e na pogina, pago 2:1 em qualquer aposta. que tal??? e ainda ensino você como fazer o teste e quebrar qualquer motor que use essas m?gicas, etc
, porque a sua ignição m?gica não, não não, acho que não leu direito, é apenas a mais forte do mundo
( só a dele funciona, msd e mallory não
acho que agora é apenas um problema de leitura. eu comparo elas com as originais, e basta ler para entender, mas se duvidar, testo de gra?a, comparo, etc
teria tantos benefícios já que a ignição original foi feita pelos mesmos engenheirosó engano seu leia a matéria. só a boschta e a marelli vendem no brasil. entrou outra agora, mas é farinha do mesmo saco.
mês passado falava com a turma da gm e eles me disseram que já tem aqui o bico de 10 furos, etc, mas está cro. será que voc~e conseguiu entender isso que expliquei???
ligue para marcelo de recife, ou qualquer outro, e ele vai te dizer que a ignição economiza pelo menos 15 %, etc
será q o pessoal da fábrica não gostaria de colocar uma ignição muito mais forte pra poder anunciar q os seu motores consomem menos, tem mais potencia, não carbonizam é com certeza. se esse pa?s de merda tivesse um povo decente, não tinhamos lula, teriamos as fantásticas velas que a ngk só exporta, bicos de 10 furos, gasolina decente, bobinas perto da que as porsche usavam em 1980 (680 ohms no secund?rio), etc
pense bem, quantos milhares de carros eles iriam vender a maisó na pogina vai encontrar o discurso do mark hogan, presidente da gm. e quem sabe não vai passar a lutar por algo melhor, em vez de falar sem nenhum embasamento???
será q as montadores não querem mais dinheiro é por isso usam ignições da dácada de 80
ou será que não tem nenhum downtrend em aumentar muito a potencia da ignição? será q os engenheiros das montadores são todos iditotas é eles são muito bons, o povo é que é uma merda, ou não se lembra da mercedes com o teste do alce??? e os preju?zos que teve???
-
bem…
-
sobre o cesar, nao comentarei, pois se achar oq penso o topico sera fechado.
-
alteracao no chip dá potencia sim (se bem feito) pois vc pode trabalhar livre do maior problema no acerto do carro: emissoes. o detalhe é q o ganho de 3 a 5% sera mto pequeno....
-
produto da cm: se o problema fosse falta de fa?sca, teriamos ao redor do mundo produtos similares. a unica vantagem do produto é o atraso de ponto(ja existem a muitos anos neste produto), algo q mtos controladores atuais fazem qto aos bicos extra acionados por preostato eu nao acho bom. e envolver tudo em uma gosma preta com pedras p cobrir o volume pior ainda.
e quem utiliza o produto, me desculpe por postar os dados acima dizendo da maneira como o controlador é construido, mas eu já vê alguns deles abertos por dentro e sei que são assim.
infelizmente não tenho mais fotos do produto por aqui, caso contrario eu mandava p vcs verem.
[]s
[snapback]391817[/snapback]
posso te mandar fotos das cpu dos cherokee, etc.
mas também posso mandar da brastemp, último modelo, que usa pedra láquida , que o meg e a cm racing usam desde 1992, quando tive vêrios problemas nos testes de homologação, etc.
ela tentou vêrias soluções para resolver seus problemas e depois de me consultar, já que sou, reconhecidamente, especialista nessa área e de ru?dos, passaram a usar minha solução: pedra láquida
como info, mas tenho certeza que sabe, pressostatos são altamente confi?veis, baratos, fáceis de se ajustar, altamente repetit?vos, e duram 50 anos. pergunte se alguém que usa meg já trocou pressostatos??? agora entre em qualquer oficina e veja quantos maps queimaram no último m~es???
aproveite e se-pergunte-se porque será que carros com meg não quebram, mesmo tendo muito mais potência que outros com muito mais pressão???
-
-
liga no luchessi e pergunta porque ele que ?ra o unico e ultimo defensor da cm em sampa (preparador) já num usa mais…
eu já vi sim quebrado... só num corsa foram 3 quebras relacionadas a ponto e/ou combustivel (o que podia ser bomba tbm ...mas num ?ra) até ele resolver fazer chip e colocar um his...
[snapback]392183[/snapback]
c?zar, mantenha a discussão no ?mbito técnico, não ofenda os outros usuários
quarteto
quanto ao chip, aposto com quem quiser.
quanto ao his está analisado tecnicamente na minha pogina. mas posso te mandar dezenas de e-mails de quem usava his e agora usa meg.
não dá para comparar um pulsador de bicos com um gerenciador como o meg.
e, por último, porque será que ninguém faz um gerenciador que funcione em todos os carros, como o meg???
ou que atrase o ponto de ignição (sem falhas, como todos eles)???
ou que injete sequencialmente (não tive o prazer de conhecer nehum, mas quem sabe estou mal informado???
-
?… ele devia aprender um pouco de engenharia e saber que num motor 4t o tempo entre um evento e outro de cada pistão é dado por
t = 2 x 60/rpm porque o pistão dá duas voltas pra cada admissão...
ou perceber que o tempo de injeção é maior no regime ligeiramente superior ao de torque máximo e não potência máxima
ou ainda ler e descobrir que apesar de ser a mesma injeção m1.5.5 na zafira 8v ela é por bancada e no 16v é sequencial...
mas como ele perde muito tempo xingando os outros de viado, babaca, brasileirinho e inventando outros modos de ser groseiro e vulgar .. já viu.
qo ao luchessi...liga lá e fala com o julio ou com o z? ricardo (luchessi) eles te contam... ali?s se quiser falar com o julio ele vai estar aqui a tarde...
[snapback]392701[/snapback]
não acredito que seja engenheiro eu diria que é impossível…
mas vou te dar uma chance de provar que eu não sei nada.
vamos pegar seu 16 m?gico, e aposte o que quiser. pago dobrada a aposta, em dinheiro, claro.
mas para te dar mais chances, e provar que você não sabe absolutamente nada, vale para qualquer carro do brasil, e qualquer carro do mundo que eu conhe?a???
qaundo vamos mostrtar para todos que voc~e não sabe nada???
-
sim o buiu trabalho com o mario da mtf, o cara saca pra cacete de eletronica porem.. nao tem divulga?ao ou site ou etc… vou procurar me informar com o buiu sobre o mario e modulos e te passo a informa?ao marcio.
[snapback]393767[/snapback]
diz para eles que é buiu??? que cursos ele tem??? que projetos fez, etc??
quanto a esse circuito, o junior da fast-brake usava na bmw dele quando dei palestra no rio em 2004. tinham 33 carros e ele foi o último a chegar. fui direto no carro dele e liguei o oscilosc?pio. olhei para o junior e disse baixo: está vendo???
ele disse: sim, está falhando
o eng kramer que estava ao lado, gritou para todos ouvirem: o gerenciador do junior está falhando
amigo, quando voc~e está doente procura quem??? o man? da esquina??/
e quando tem problemas nos dentes??? o z? arruela???
alguma dúvida, ou entendeu???
-
o que mais me chama a atenção tambem é saber como o meg faz o cálculo só com sinal de rotação e de entrada de turbo.
já vi vêrios métodos citados aqui e todos eu conseguir entender a lágica de funcionamento, onde também é posivel identificar vantagens e desvantagens. já o meg não, ainda não encontrei uma explicação lágica para com os resultados de quem o usa, uma das unicas vantagens que percebi foi o atraso de ponto no mesmo módulo, reduzindo custo e tranqueiras a mais no carro pra encomodar.
[snapback]393941[/snapback]
já que parece ser um profundo conhecedor de injeção(s), vou te fazer uma proposta, que todos vão gostar. mostre-nos um gerenciador que faça o que diz que o meg não faz e faão a análise dele para você. descreva como ele faz esse cálculos, como se mapeia, etc. se leu o outro tópico que escrevi, o fuel tech não faz nem perto disso num fiesta… o hardware não faz nem perto dissi num fox...
existe algum que eu desconhe?a???
mas em caso de dúvida, basta marcar um teste comparativo, e pode chamar o engenheiro que quiser, ou quantos quiser, para verificar se o que mostro não é a verdade???
meg ?, como digo, o melhor gerenciador do mundo
-
modulo mtf produzido pelo mario que trabalha com o buiu, e usado no palio 1.6 16v turbo de um amigo meu, trabalha com o devido atraso de ponto, e se por acaso alguem estiver duvidando convido para vir aqui no rio dar uma volta no carro pra conferir o serviço.
[snapback]394724[/snapback]
só o meg atrasa o ponto desse carro, assim como de muitos outros. por exemplo, me ligaram hoje, e já compraram, um meg top para tempra turbo, já que a hardware não fabrica para esse motor.
mas se tem dúvida traga aqui, e meão de gra?a, ou me pague para ir ai… e como sempre, pago o dobro do que apostar, a não ser que ele tenha conseguido copiar o meg... heheheh