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Palio 1.6 16v t, ajuda com duvidas

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    D Offline
    DRoP
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    #1

    seguinte, meu carro deu uma zica e atropelo as valvulas,

    fiz retifica do cabecote, entre outras coisas, ficou tudo zerinho.

    aproveitei que tava parado e refiz todo coletor, pressurização e ainda fiz um cai, tudo em inox.

    o hpi saiu fora, voltou o dosador original,

    bicos foram trocados por novos trabalhados em 35% pra alimentar faze aspro(achei muito, e que ficou um pouco gordo, porem não embola)

    e entrou um bico extra + um gerenciador mtf,

    que segundo fabricante, pulsa de acordo com pressão de turbina, posição de borboleta e rpm.

    o mesmo gerenciador é reponsável pelo atraso de ponto.

    o s ajustes são feitos analogicamente, mas o controle é por micr processador.

    blz, de cara notei que o carro perdeu muiiiiiiito em pegada,

    antes eu tava a 2k rpm de segunda marcha, cravava o po no fundo,

    o carro embolava, dava coices de excesso, mas aos 3k rpm,

    dava uma porrada pra tras e saia borachando os michelan pilot exalto 195x50 r15.

    em 2800 comecava a encher, e a 3500 no maximo tava com potencia total….

    hj em dia isso não acontece, o carro ta 100% liso, pouco po, meio po, po no fundo.

    porem quando puxo a primeira vez, a turbina comeca a encher lá pros 3700, e so fica cheia la na casa dos 5500.

    fiquei sem pegada, mas ela entra suave, não tem mais aquela porrada, mas depois que enche vai embora...

    o unico problema que tve, inclusive por isso o carro ta lá pra ver isso, é que com po no fundo, chegando nos

    4500-5000 rpm o carro da umas tossidinhas, não sei se é meu cabo de vela bosh que é uma merda, velas mal ajustadas.

    mas carro da umas tossidas, e o manometro tá lá bunitinho indicando mistura correta.

    quando engordamos melhorou um pouco, seria batina de pino?

    o novo coletor ficou em formato diferente, já que a turbina foi invertida de posição,

    ele poderia estar gerando essa pegada mais tarde?

    ou carro com bico extra geralmente tem a pegada mais suave, e a entrada da turbina é um pouco mais demorada?

    pensei tambem no excesso que antes o carro tinha com o hpi, gerava muito mais carga na turbina fazendo ela acordar bem mais cedo...

    o carro com hpi era uma merda, embolava muito em meio po,

    era impossivel manter velocidade constante de uns 130 por q a turbina ficava querendo entrar e com isso gerando excesso no hpi.

    hj ta liso, tirando essas tossidas...

    minha dúvida é quando a pegada da turbina, e de fato piorou muito, e essa tossida que da com po no fundo, somente com po no fundo.

    aqui uma foto de como era.

    agoro como ficou.

    valeu

    []s

    daniel

    1 Resposta Última resposta
    • K Offline
      K Offline
      krespo
      escreveu em última edição por
      #2

      será queo gerenciador não está tirando muito ponto???

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      • D Offline
        D Offline
        DRoP
        escreveu em última edição por
        #3

        não, desligamos o atraso de ponto, e continuo igual…

        1 Resposta Última resposta
        • M Offline
          M Offline
          MarcioBeco
          escreveu em última edição por
          #4

          esse teu coletor não tá estrangulando a turbina?

          o meu tá… :( só enche nos 5.000

          1 Resposta Última resposta
          • R Offline
            R Offline
            rocmtfk
            escreveu em última edição por
            #5

            não, desligamos o atraso de ponto, e continuo igual…

            [snapback]404268[/snapback]

            perai… desligou o atraso e não deu diferença nenhuma?

            1 Resposta Última resposta
            • O Offline
              O Offline
              overspeed
              escreveu em última edição por
              #6

              1- com certeza gerenciador é mais liso em termos de pegada

              2- como mudou coletor pode sim ter mudado a pegada, vc usa a mesma valvula que usava antes ?..a posição da turbina (?ngulo entre sa?da do coletor de escape-turbina-sa?da para a pressurização) mudou ?..as vezes só isso é capaz de mudar a pegada porque a valvula num veda direito e vc precisa de mola com carga diferente

              3- antes embolava e ia de uma vez, então qdo embola vc num tem quase nenhuma potência e qdo esta vem vemd e uma vez…obvio que vc sente muito mais o tranco (pensa assim vc vai de digamos -20% pra mais 30% em um instante... agora vc vai direto pra 30%...o buraco de potência é menor

              4- ao embolar vc joga uma puta qdade de combustivel na turbina, na hora que vc consegue queimar e vai mistura quente vc tem uma expansão na turbina (tipo um als, só que obvio num é heheheh) que fa ela virar mais rápido e entra em regime (começa a pressurizar) mais cedo.

              5- o maior problema de usar apenas hpi (pra alimenar a fase turbo) é justamente o que vc disse... com meia carga (meio acelerador) qdo sobe um pouco de pressão de turbo e a pressão de combustivel já dispara enriquecendo demais...e por isso que geralmente montado desta forma costuma ficar sempre mais gastão que com suplementar, map positivo, etc.

              justamente por isso é que hpi é feito pra ter uma pequena variação de pressão, tipo o original é 3bar vc coloca 2,5bar de inicial e final que seria digamos 3,8 (0,8bar de boost) com 4bar (ou 3,5bar...depende); usado como geralmente é no brasil cmo valores perto de 1bar em ml e 6bar em plena carga varia demais a pressão...

              tem uma resposta minha a um tópico sobre isso na semana passada que mostra com equações simplificadas este fen?meno...

              6- tossidinha pode ser vela, cabo ou mesmo excesso... é preciso ver direito..as vezes a sonda marca digamos 920mv, mas já é dificil queimar e ocorre esta engasgada... mas geralmente nessa condição é vela/cabo realmente... mas sempre é bom revisar tudo

              1 Resposta Última resposta
              • D Offline
                D Offline
                DRoP
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                #7

                bom vamos lá, desligamos o atras de ponto, e não mudou nem a tossida, nem a pegada.

                a diferenca, é q antes a 3k rpm de segunda, se eu crava-se o po o carro saia igual um louco borrachando, hj não sai, ele vai ganhando velocidade e a turbina vai enchendo mais lentamente.

                sim a turbina foi trocada de posição, fo invertida de lado. tem como explicar melhor esse lance da mola? vc acha que a valvula pode estar deixando vazar pressão e por isso enchendo mais tarde? nesse caso então inclusive eu to forcando a turbina né…

                a wastgate quando a prioridade são as mesmas, a turbina é uma kkk16, eu antes a wastagate original não entrava, não dava espaço, acho que agora que inverteu a posição dela, talvez caiba, seria interessante voltar com a wastgate original ?

                a tossida no final não é excesso nem falta, nés diminuimos bem o combustivel, e depois engordamos e continuo, e é meio intermitente, tem horas que o giro sobe liso. poderia ser bico entupido? pouco provavel já que so acontece em po no fundo né? e os bicos tem 3500 km rodados...

                os cabos eu medi, e a fuga está dentro do limite, então acho que é meio descartada essa possibilidade né, poderia ser ajuste de velas né?

                valeu

                []s

                daniel

                1 Resposta Última resposta
                • D Offline
                  D Offline
                  DRoP
                  escreveu em última edição por
                  #8

                  esqueci de comentar, meu carro não tem clamper, a luz no painel acende…

                  o preparador andou com o scanner no carro, e disse que nenhum parametro é alterado pelo erro do map. o ponto se mantem, e a mistura não é enriquecida. então não fiz o clamper.

                  1 Resposta Última resposta
                  • O Offline
                    O Offline
                    overspeed
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                    #9

                    sim, nesta injeção usa o ultimo valor vêlido de map por isso não altera combustivel ou ponto…apenas acende a luz e grava na memória o erro.. msa não intervem no funcionamento.

                    se é intermitente eu trocaria velas e cabos de velas... são o que mais dão esse defeito intermintende de corte..

                    neste motor a k16 pega nuns 3000rpm mesmo... então provavelmente a mola da valvula que é o problema... ou então ...já veio um carro aqui que a tomada de pressão pra abrir a valvula estava estrangulada, então para num subir muita pressão o antigo preparador deixou a valvula bem solta e o carro num tinha pegada nenhuma... qdo refez o kit só de trocar a mangueira sem dobrar e por uma mais grossa permitiu usar mais pressão na mola e o carro ganhou um absurdo em pegada...

                    a pressurização da valvula com uma tomada de vêcuo ajuda a abrir a valvula a aliviar a pressão de turbo...se esta tomada de vacuo for insuficiente a mola num abre e vem mais pressão, então geralmente se deixa a mola mais solta pra subir menos pressão... só que aí em giros baixos a mola deixa a valvula aberta até ter pressão suficiente pra fecha-la...

                    se a valvula é incorporada e vc muda ao angulo dela vc muda a posiçãoq ue a valvula pode fechar (e portanto a carga da mola) e aí muda o acerto dela e ela pdoe ser insuficiente... tive este problema usando a gt12 no meu ex-gol... qdo mudei a pressurização a valvula ficou numa posição que num vedava toda a valvula internamente... aí demorava pra ter pressão... um dia soltou a pressurização e acabei mudando de posi?ao alguns mm (e portanto alguns graus) a turbina e milagrosamente o carro ganhou uma puta pegada e a pressão voltou a ser o que ?ra antes..

                    1 Resposta Última resposta
                    • O Offline
                      O Offline
                      overspeed
                      escreveu em última edição por
                      #10

                      uhm…esqueci de dizer... verifica se num tem vazamento nenhum, tipo mangueira de pressurização rasgada ou meio solta... tbm faz perder a pegada... tbm já tive carro aqui que o intercooler estava trincado a caixa plastica... olhando num se via, mas qdo vinha pressão ele abria a trinca e vazava...e o fdp num fzaia nem barulho de vazamento... só descobriu tirando e levando numa casa de radiador.

                      1 Resposta Última resposta
                      • F Offline
                        F Offline
                        Fahrell
                        escreveu em última edição por
                        #11

                        o que eh estranho, muito estranho eh ter desligado o atraso de ponto e o carro ter ficado o mesmo….

                        quanto a linearidade, pode acreditar... com o suplementar vc acha que nao tem pegada.../. mas na verdade ela vem, progressiva... o carro anda mais mas vc nao se impressiona....

                        1 Resposta Última resposta
                        • D Offline
                          D Offline
                          DRoP
                          escreveu em última edição por
                          #12

                          isso me disseram, que vc não sente a turbina entrar então a sensação de potencia fica estranha, parece que o carro não ta rendendo a mesma coisa…

                          over, todas as mangueiras são novas, nenhuma tá rasgada não, a pressurização tava soltando, foi conseguimos dar um jeito, fica dificil saber se ainda tá vazando.

                          esse lacne da mola da valvula so acontece em valvulas incorporadas a turbina? pois eu não to usando a valvula original, eu tive que tirar e colocar outra por que não tinha espaço, mesmo essa outra pode dar esse defeito?

                          ? que a diferença de pegada mudou absurdamente, por isso eu to achando que tem algo estranho...

                          bom, o carro tá no preparador pra resolver o problema das tossidas, quando eu for lá sabado pra companhar,ver como anda, eu vo comentar com ele esse problema da valvula.

                          seria interessante eu colocar a valvula original da kkk de volta? visto qe hj ela em outra posição pode ter espaço pra valvula...

                          1 Resposta Última resposta
                          • K Offline
                            K Offline
                            krespo
                            escreveu em última edição por
                            #13

                            sim, nesta injeção usa o ultimo valor vêlido de map por isso não altera combustivel ou ponto…apenas acende a luz e grava na memória o erro.. msa não intervem no funcionamento.

                            [snapback]404443[/snapback]

                            engraçado o tbel do cpt disse que a diferença no dele foi absurda com o clamper, até o barulho mudou segundo ele…

                            1 Resposta Última resposta
                            • D Offline
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                              DRoP
                              escreveu em última edição por
                              #14

                              pra quem não sabe, o tbel tem um siena sport mtv 1.6 16v t tambem, mas meu carro é 96, o dele provavelmente 98, pode ser que tenha alguma diferença….

                              1 Resposta Última resposta
                              • O Offline
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                                #15

                                sim drop, a dureza da mola é fundamental pra regular a pressão…emt ermos gerais quem tem mola mole só consegue regular pressões baixas (porque a mola não consegue vedar direito pressões elevadas e abre), quem usa mola dua só consegue pressões altas (porque pra vir pouca pressão ela fica solta e num dá pegada de baixa)

                                outra coisa important?ssima é o di?metro da valvula...qto maior o di?metro em geral mais facil é acertar a pressão...

                                qto a mudar o barulho, comportamento, etc pode ser que o carro estivesse rico demais, aí ao limitar o valor do map num valor mais baixo deixou-o mais pobre e ainda com mais ponto (pois o map ao não perceber que a carga é máxima não vai diminuindo o ponto como é necessário)

                                1 Resposta Última resposta
                                • O Offline
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                                  #16

                                  até 2001 (ou 2002 dependendo do modelo) todos os 1.6 16v usam 1ab da marelli…

                                  mas mudam algumas versões de software, o meu ex-siena eu usava 0,7bar e não acendia a luz de injeção...

                                  1 Resposta Última resposta
                                  • D Offline
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                                    #17

                                    saquei, então vc acha q minha mola pode estar muito dura, por isso demora a comecar a dar pressão…

                                    mas fico bolado de somente a posição da turbina ter interferido nisso, pois duvido que o preparador tenha mexido na pressão da mola.

                                    volto a pergunta, se eu colocar a valvula original da turbina, muda algo?

                                    to pensando em voltar com ela etal... visto que agora devo ter espaço...

                                    1 Resposta Última resposta
                                    • O Offline
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                                      #18

                                      ah…a? é com o seu preparador... com essa turbina vc tem que ter pegada perto dos 3.000 se estiver tudo certinho de alimentação e ponto... mse num tem é bom procurar aonde tem o gato na tuba

                                      eu olharia tudo e em caso de não achar nada trocava a valvula...

                                      olha, não é o caso, mas a gente vai lembrando teve um carro aqui que montamos com uma turbina verdadeiramente frankstein... só que a gnte montava e depois de uns 2 ou 3 dias o carro perdia pressão...a? num achava nada, desmontava tudo pra procurar defeito e qdo montava vinha de novo... descobrimos que a turbina tinha uma folga entre a carca?a fria e o rotativo, conforme usava ela ia afastando aí num vedava direito e em vez de mandar pro motor o ar ele sa?a pela lateral... qdo desmontava acabava colocando no lugar de novo..trocou a turbina (?ra um troão muito frank pra fazer outra igual) e zerou o problema...

                                      e olha que a folga ?ra minuscula nem se via... o reparador da turbina disse nunca ter visot algo assim

                                      1 Resposta Última resposta
                                      • F Offline
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                                        #19

                                        a posição do bico extra me pareceu estranha….

                                        1 Resposta Última resposta
                                        • R Offline
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                                          escreveu em última edição por
                                          #20

                                          qto pagou no gerenciador mtf? e como está o consumo atualmente?

                                          melhorou? piorou? se manteve?

                                          1 Resposta Última resposta

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